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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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421) “Atualmente, os bebês entram em um espaço educacional muito cedo. Já a partir dos quatro meses circulam em ambientes públicos e coletivos e se relacionam com diferentes pessoas, de todas as idades, sendo que muitas vezes, permanecem nesses ambientes mais tempo do que no convívio com suas famílias. Sabe-se, porém, a partir do referencial psicanalítico freudiano e lacaniano, que operações psíquicas sustentam o início da subjetividade a partir de um lugar Outro que não o organismo, o que imprime grande responsabilidade às creches, uma vez que essas operações podem fazer-se sem que sejam necessariamente pilotadas pelas mesmas pessoas que exercem as funções materna e paterna. Ou seja, podem ser pilotadas pelo professor na creche” (BRIDON & KUPFER, 2014, p. 276). Assinale a alternativa que apresenta um indicador clínico de referência do desenvolvimento infantil (IRDI) da faixa etária entre os 4 e os 8 meses e que deve ser observado na relação entre professora e bebê, na creche:

  • A) A professora dá suporte às iniciativas da criança sem poupar-lhe o esforço.
  • B) A criança estranha pessoas desconhecidas para ela.
  • C) A professora alterna momentos coletivos com momentos de dedicação exclusiva à criança.
  • D) A professora já não se sente mais obrigada a satisfazer tudo que a criança pede.
  • E) A professora coloca pequenas regras de comportamento à criança.

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A alternativa correta é letra A) A professora dá suporte às iniciativas da criança sem poupar-lhe o esforço.

Gabarito Letra A

“Atualmente, os bebês entram em um espaço educacional muito cedo. Já a partir dos quatro meses circulam em ambientes públicos e coletivos e se relacionam com diferentes pessoas, de todas as idades, sendo que muitas vezes, permanecem nesses ambientes mais tempo do que no convívio com suas famílias. Sabe-se, porém, a partir do referencial psicanalítico freudiano e lacaniano, que operações psíquicas sustentam o início da subjetividade a partir de um lugar Outro que não o organismo, o que imprime grande responsabilidade às creches, uma vez que essas operações podem fazer-se sem que sejam necessariamente pilotadas pelas mesmas pessoas que exercem as funções materna e paterna. Ou seja, podem ser pilotadas pelo professor na creche” (BRIDON & KUPFER, 2014, p. 276). Assinale a alternativa que apresenta um indicador clínico de referência do desenvolvimento infantil (IRDI) da faixa etária entre os 4 e os 8 meses e que deve ser observado na relação entre professora e bebê, na creche:
a)  A professora dá suporte às iniciativas da criança sem poupar-lhe o esforço.

Certo! Vamos relembrar todos os indicadores de 4 a 8 meses:

6. A criança começa a adaptar-se à rotina da creche.

7. A criança utiliza sinais diferentes para expressar suas diferentes necessidades.

8. A criança solicita a professora e faz um intervalo para aguardar sua resposta.

 9. A professora fala com a criança dirigindo-lhe pequenas frases.

10. A criança reage (sorri, vocaliza) quando a professora ou outra pessoa está se dirigindo a ela.

11. A criança procura ativamente o olhar da professora.

12. A professora dá suporte às iniciativas da criança sem poupar-lhe o esforço.

13. A criança pede a ajuda de outra pessoa sem ficar passiva.”


b)  A criança estranha pessoas desconhecidas para ela.

Errado. Esse é um indicador esperado de 8 a 12 meses.


c)  A professora alterna momentos coletivos com momentos de dedicação exclusiva à criança.
Errado. Esse é um indicador esperado de 12 a 18 meses.

 

d)  A professora já não se sente mais obrigada a satisfazer tudo que a criança pede.

Errado. Esse é um indicador esperado de 12 a 18 meses.


e)  A professora coloca pequenas regras de comportamento à criança.

Errado. Esse é um indicador esperado de 12 a 18 meses.

 

Assim, nosso gabarito é Letra A

 

Fonte: Brandão, Daniela Bridon dos Santos Reis e Kupfer, Maria Cristina MachadoA construção do laço educador-bebê a partir da Metodologia IRDI1 1 Este artigo foi produzido no interior da pesquisa “Metodologia IRDI: uma intervenção junto a educadores de creche a partir da Psicanálise” financiada pela FAPESP – Processo 2012/50156-4. . Psicologia USP [online]. 2014, v. 25, n. 3 [Acessado 11 Fevereiro 2022] , pp. 276-283.

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422) Segundo os princípios do behaviorismo radical, o professor deveria ter uma extensa gama de habilidades. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas habilidades:

  • A) Prover condições consequentes ao comportamento do aluno.
  • B) Minimizar ou suprimir contingências aversivas.
  • C) Substituir progressivamente reforçadores naturalizados por reforçadores arbitrários, o que torna o aluno autônomo do reforço discricionário.
  • D) Graduar conteúdos por dificuldade, transformando-os em pequenos passos e em sequência.
  • E) Promoção da manutenção e generalização do comportamento após a sua instalação.

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A alternativa correta é letra D) Graduar conteúdos por dificuldade, transformando-os em pequenos passos e em sequência.

Gabarito: Letra D

Segundo os princípios do behaviorismo radical, o professor deveria ter uma extensa gama de habilidades. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas habilidades:

 

Antes de ver as afirmativas, vamos ver quais são as habilidades que o professor deve possuir, segundo o Behaviorismo radical:

“Existem outros aspectos importantes do papel do professor. O terceiro deles é que deve selecionar os conteúdos acadêmicos para consecução dos objetivos e, em quarto lugar, deve propor quais os procedimentos para consecução dos objetivos. Esses procedimentos comportam um amplo espectro de habilidades que o professor poderia possuir:

Minimizar ou eliminar contingências aversivas, bastante comuns nas escolas, desde tempos imemoriais. Os alunos, ainda hoje, estudam mais para se livrar de possíveis consequências negativas (reforço negativo) do que pelo prazer de estudar ou pelo aumento da competência no conhecimento e no trato de alguns assuntos (reforço positivo). Isso sem falar dos problemas e polêmicas relacionadas à utilização de punição.

• Outro procedimento é o referente à habilidade de fornecer condições consequentes ao comportamento do aluno, com privilégio para a utilização correta e efetiva de reforçadores, quer sejam arbitrários ou naturais; dando preferência ao uso de confirmação de desempenho, indicação de progresso, trabalho preferido e aprovação social. Tais exemplos são importantes para diferenciarmos reforços muito distantes dos que geralmente se encontram no ambiente escolar e, principalmente, muito distantes do desempenho que se deseja instalar e que, na vida natural, dificilmente seriam autoproduzidos pelo comportamento em questão. Caso o professor ainda não tenha conseguido instalar o repertório comportamental que produza reforçadores por si só, poderá utilizar alguns reforços arbitrários, mas com preferência para os reforços arbitrários do tipo social e do tipo mais facilmente encontrado dentro do ambiente da sala de aula. Reforçadores muito artificiais são contra indicados.

• O professor deve também substituir progressivamente reforçadores arbitrários por reforçadores naturais. Em outros termos, o professor pode utilizar reforçadores arbitrários no início da aprendizagem, mas sempre com o compromisso de substituí-los por reforçadores naturais ao longo do tempo.

• Os aspectos anteriores relacionam-se com a tarefa de promoção da manutenção e generalização do comportamento após a sua instalação, o que torna o aluno independente de reforço arbitrário. O aluno só irá continuar estudando no mundo fora da escola e no futuro caso ele consiga produzir seus próprios reforçadores como decorrência do comportamento que ele está emitindo.

• O professor também deve ter respeito ao ritmo do aluno estabelecendo critério comportamental para reforçamento e individualização do ensino.

• O professor deve graduar conteúdos por dificuldade, transformando-o em pequenos passos e em sequência. Em outras palavras, realizar modelagem dos comportamentos que deseja ensinar, expressos nos objetivos curriculares.

• Deve propor e executar estratégias e procedimentos de ensino, atuando sobre as condições antecedentes e consequentes ao comportamento, por intermédio de modelagem, modelação, instruções, fading, timeout, instigação, treino discriminativo, discriminação condicional, discriminação condicional por exclusão etc..

• O professor pode utilizar tecnologia do ensino? O que seria considerado tecnologia do ensino? Sim, ele pode aplicar materiais programados, manuais, softwares educacionais ou pacotes instrucionais. No Brasil, os pacotes instrucionais mais identificados com análise do comportamento e mais conhecidos também são o PSI (Personalized System of Instruction) e o IP (Instrução Programada). O PSI é o ensino personalizado e individualizado, desenvolvido pelo psicólogo americano Fred Keller, na Universidade de Brasília, na década de 1960. Já a Instrução programada é o “pacote instrucional” elaborado pelo próprio Skinner. Existem vários outros “pacotes instrucionais” que podem ser identificados com os princípios analítico- comportamentais, pouco conhecidos no Brasil (Precision Teaching, Direct Instruction etc.). · Por último e não menos importante, o professor deve avaliar o desempenho do aluno, a partir dos objetivos e critérios de desempenho anteriormente estabelecidos. Deve avaliar não somente o desempenho do aluno, mas também o método e as condições de ensino, utilizando a avaliação do processo ensino-aprendizagem como condição para replanejamentos, sempre tentando observar e manter registro do comportamento dos alunos como base para identificação de repertórios, para modificação de materiais e procedimentos de ensino bem como, para estabelecer critérios de desempenho.”

 

“Dentre os elementos que compõem a aplicação à educação propusemos o ensino da concepção de ensino, conhecimento e educação do behaviorismo radical/análise do comportamento, bem como papel do professor (Identificar Para quem ensinar; O quê ensinar; Para quê ensinar e Quanto está sendo ensinado). Também propusemos que deve contemplar tudo o que a abordagem possa trazer de contribuição sobre ensinar a “como ensinar” (Minimização ou eliminação de contingências aversivas; Utilização correta e efetiva de reforçadores; Promoção de manutenção e generalização do comportamento após sua instalação; Respeito ao ritmo do aluno; Observação e manutenção de registros sobre o comportamento dos alunos; Gradação dos conteúdos e da dificuldade; Propor e executar estratégias e procedimentos de ensino; Utilizar - ou não- tecnologia de ensino).”


a)  Prover condições consequentes ao comportamento do aluno.

Certo! Essa é uma habilidade que o professor deve ter, segundo o Behaviorismo.


b)  Minimizar ou suprimir contingências aversivas.

Certo! Essa também é uma habilidade que o professor deve ter, segundo o Behaviorismo.


c)  Substituir progressivamente reforçadores naturalizados por reforçadores arbitrários, o que torna o aluno autônomo do reforço discricionário.

Errado. Na verdade, o professor deve fazer o movimento contrário, de substituir os reforçadores arbitrários por reforçadores naturais.


d)  Graduar conteúdos por dificuldade, transformando-os em pequenos passos e em sequência.

Certo! Esse é o processo de modelagem.


e)  Promoção da manutenção e generalização do comportamento após a sua instalação.

Certo! Essa também é uma habilidade que o professor deve ter, segundo o Behaviorismo.

 

Assim, a resposta que indica algo que não é uma habilidade do professor é a Letra C, e não a Letra D.

 

Fonte: Carmo, J.S. Contribuições da análise do comportamento à prática educacional. Org. João dos Santos Carmo e Maria Julia Ferreira Xavier Ribeiro. 1a ed. Santo André, SP: ESETec Editores Associados, 2012

423) Sobre as concepções behavioristas radicais/análise do comportamento relativas à área educacional é correto afirmar:

  • A) Defesa do uso do controle aversivo do comportamento, por meio de punições, no ambiente educativo.
  • B) Equiparação da “didática behaviorista” às propostas tradicional e tecnicista de ensino, pois a possibilidade de empregar tecnologia de ensino é satisfatória para igualar ambas as propostas.
  • C) O homem é uma tábula rasa, assim conhecer é responder a estímulos imediatamente presentes. A percepção do mundo é o comportamento em relação a ele, e via de acesso com o mundo propriamente dito.
  • D) Das influências filosóficas do behaviorismo radical, é corriqueiro atribui-las a uma origem pragmatista, porém suas raízes seriam mais corretamente centradas na epistemologia positivista.
  • E) Para Skinner, o conhecimento não pode ser abarcado como representação do mundo, segundo declaravam os empiristas, e sim como uma forma de ação sobre o mundo.

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ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

Questão anulada

Sobre as concepções behavioristas radicais/análise do comportamento relativas à área educacional é correto afirmar:
a)  Defesa do uso do controle aversivo do comportamento, por meio de punições, no ambiente educativo.

Errado. É um erro afirmar que o behaviorismo radical defende o uso de controle aversivo do comportamento.

“A defesa do controle aversivo do comportamento, por meio de punições, presente no ensino tradicional, por exemplo, opõe-se francamente a uma proposição behaviorista radical.”


b)  Equiparação da “didática behaviorista” às propostas tradicional e tecnicista de ensino, pois a possibilidade de empregar tecnologia de ensino é satisfatória para igualar ambas as propostas.

Errado. Essa afirmação é falsa, uma vez que os princípios behavioristas radicais são muitas vezes incompatíveis com os do ensino tradicional.

“Em textos didáticos voltados ao público educacional e mesmo no discurso de profissionais da área, além dos equívocos, também é comum encontrarmos uma série de afirmações que podem ser consideradas “meias verdades”, além dos completos equívocos. É comum, por exemplo, a equiparação da “didática behaviorista” às propostas tradicional e tecnicista de ensino. Não pretendemos nos aprofundar nos princípios de tais propostas, mas o fato é que as proposições behavioristas radicais chegam a ser, por vezes, incompatíveis com os do ensino tradicional.


c)  O homem é uma tábula rasa, assim conhecer é responder a estímulos imediatamente presentes. A percepção do mundo é o comportamento em relação a ele, e via de acesso com o mundo propriamente dito.

Errado. Cada uma das afirmações feita aqui está incorreta, menos a que diz que a percepção do mundo é o comportamento em relação a ele, veja:

“Ainda para Micheletto (1999), o homem não é uma tabula rasa e conhecer é mais que responder a estímulos imediatamente presentes. A nossa percepção do mundo é nosso comportamento em relação a ele, e não pode ser confundido com o mundo propriamente dito. Sendo assim, podemos dizer que o dado empírico é importante para Skinner? Sim, mas isto não o insere automaticamente nas concepções empiristas do conhecimento. Isso ocorre por duas razões, a primeira é que ele difere na forma como explica a percepção e a segunda é porque o conhecimento não pode ser compreendido como representação do mundo, conforme professavam os empiristas, e sim como uma forma de ação sobre o mundo.”


d)  Das influências filosóficas do behaviorismo radical, é corriqueiro atribui-las a uma origem pragmatista, porém suas raízes seriam mais corretamente centradas na epistemologia positivista.

Errado. Na verdade é o contrário: comumente se atribui ao positivismo, mas suas raízes são mais centradas no pragmatismo.

“Sobre as influências filosóficas do behaviorismo radical, é comum atribuir origens filosóficas positivistas, quando as raízes estariam mais corretamente centradas na epistemologia pragmatista. O termo “positivista” é muito discutível por ser uma concepção muito ampla e, portanto, um pouco “imprestável”. Um rótulo com muita extensão e pouca definição torna o seu conteúdo muito diluído. A ciência em geral, especialmente a natural, onde o behaviorismo radical se situa, tem raízes positivistas. Skinner combate a metafísica e acredita ser possível conhecer o seu objeto de estudo e nele intervir.”


e)  Para Skinner, o conhecimento não pode ser abarcado como representação do mundo, segundo declaravam os empiristas, e sim como uma forma de ação sobre o mundo.

Certo!

“Sendo assim, podemos dizer que o dado empírico é importante para Skinner? Sim, mas isto não o insere automaticamente nas concepções empiristas do conhecimento. Isso ocorre por duas razões, a primeira é que ele difere na forma como explica a percepção e a segunda é porque o conhecimento não pode ser compreendido como representação do mundo, conforme professavam os empiristas, e sim como uma forma de ação sobre o mundo.”

 

Assim, a resposta correta é Letra E.

 

Fonte: Carmo, J.S. Contribuições da análise do comportamento à prática educacional. Org. João dos Santos Carmo e Maria Julia Ferreira Xavier Ribeiro. 1a ed. Santo André, SP: ESETec Editores Associados, 2012

   

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424) Sobre as contribuições da abordagem psicanalítica ao campo da Educação, marque (V) verdadeiro ou (F) falso para as assertivas à seguir e assinale a alternativa correta:

(    ) A abordagem psicanalítica alargou consideravelmente o interesse pela investigação do desenvolvimento em geral e, particularmente, do desenvolvimento infantil, bem como colaborou para um maior conhecimento dos processos psicoafetivos (ou psicossexuais).

(    ) O estudo e compreensão do papel das pulsões, desejos, motivações e intenções foram subsídios significativos de Freud, Anna Freud, Melanie Klein, Renée Spitz e Donald Winnicott. Em todos eles é manifesta a preocupação com uma compreensão global do desenvolvimento e dos sentidos individuais, a valorização das experiências subjetivas, o imprescindível estabelecimento de relações e o valor das experiências intersubjetivas.

(    ) Ultimamente, o termo pedagogia psicanalítica recobre o conjunto das incursões psicanalíticas na educação. Entende-se por tal a pretensão de se encontrar uma matriz de intervenções junto às crianças capaz de vir a convertê-las em adultos sem padecimentos psíquicos. Essa nova pedagogia, resultante da junção de um pouco de educação e um outro tanto de psicanálise encerraria, então, faculdades profiláticas. Em suma, quando se pensa em termos de pedagogia psicanalítica, anseia-se achar a fórmula do equilíbrio para o desenvolvimento de crianças no processo civilizacional.

(   ) A reflexão psicanalítica aplicada ao domínio pedagógico consentiu reconhecer a grande diversidade de fatores abrangidos na aprendizagem.

(    ) Um dos seus contributos, notadamente importante, calhou da consideração conferida aos aspectos mais ocultos na educação, designadamente os aspectos inconscientes da relação educativa, que por sua vez, constitui um ensaio reducionista de explicação do processo de aprendizagem, não obstante diferentes contribuições da perspectiva psicanalítica têm estimulado a um entendimento e colaboração transdisciplinares na abordagem das questões que se aludem à aprendizagem.

A sequência correta de cima para baixo é:

  • A) V, V, F, F, F.
  • B) F, F, V, F, V.
  • C) V, F, V, F, V.
  • D) V, V, F, V, F.
  • E) F, V, F, V, V.

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A alternativa correta é letra A) V, V, F, F, F.

Gabarito: Letra A

(V) A abordagem psicanalítica alargou consideravelmente o interesse pela investigação do desenvolvimento em geral e, particularmente, do desenvolvimento infantil, bem como colaborou para um maior conhecimento dos processos psicoafetivos (ou psicossexuais).

Verdadeiro! Os teóricos psicanalíticos foram pioneiros nos estudos sobre desenvolvimento infantil.

“A abordagem psicanalítica aumentou consideravelmente o interesse pela investigação do desenvolvimento em geral e, particularmente, do desenvolvimento infantil, bem como contribuiu para um maior conhecimento dos processos psico-afectivos e de pensamento. Hoje qualquer abordagem do desenvolvimento psicológico é indissociável dos nomes de Freud, Anna Freud, Melanie Klein, Renée Spitz, Donald Winnicott e tantos outros que, a partir de uma perspectiva psicodinâmica, contribuíram para uma compreensão do mundo infantil e dos processos de desenvolvimento.” 

 

(V) O estudo e compreensão do papel das pulsões, desejos, motivações e intenções foram subsídios significativos de Freud, Anna Freud, Melanie Klein, Renée Spitz e Donald Winnicott. Em todos eles é manifesta a preocupação com uma compreensão global do desenvolvimento e dos sentidos individuais, a valorização das experiências subjetivas, o imprescindível estabelecimento de relações e o valor das experiências intersubjetivas.

Verdadeiro! Veja:

O estudo e compreensão do papel das pulsões, desejos, motivações e intenções foram contributos significativos destes investigadores. Em todos eles é comum a preocupação com uma compreensão global do desenvolvimento, a busca da totalidade e do sentido individuais, a valorização das experiências subjectivas, a necessidade do estabelecimento de relações e a importância das experiências intersubjectivas.” 

 

(F) Ultimamente, o termo pedagogia psicanalítica recobre o conjunto das incursões psicanalíticas na educação. Entende-se por tal a pretensão de se encontrar uma matriz de intervenções junto às crianças capaz de vir a convertê-las em adultos sem padecimentos psíquicos. Essa nova pedagogia, resultante da junção de um pouco de educação e um outro tanto de psicanálise encerraria, então, faculdades profiláticas. Em suma, quando se pensa em termos de pedagogia psicanalítica, anseia-se achar a fórmula do equilíbrio para o desenvolvimento de crianças no processo civilizacional.

Falso. O tempo “pedagogia psicanalítica” não recobre esse conjunto.

 “O termo pedagogia psicanalítica não recobre o conjunto das incursões psicanalíticas na educação. Entende-se por tal a pretensão de se encontrar uma educação "no ponto", ou seja, uma matriz de intervenções junto às crianças capaz de vir a convertê-las em adultos sem padecimentos psíquicos. Essa nova pedagogia, resultante da conjugação de um pouco de educação e um outro tanto de psicanálise teria, então, poderes profiláticos. Em suma, quando se pensa em termos de pedagogia psicanalítica, almeja-se encontrar a fórmula do balanceio para crianças do processo civilizacional.”

 

(V) A reflexão psicanalítica aplicada ao domínio pedagógico consentiu reconhecer a grande diversidade de fatores abrangidos na aprendizagem.

Verdadeiro! Veja:

A reflexão psicanalítica aplicada ao domínio pedagógico permitiu reconhecer a enorme diversidade de factores envolvidos na aprendizagem. Um dos seus contributos, especialmente importante, adveio do relevo dado aos aspectos mais escondidos na educação e na aprendizagem, nomeadamente os aspectos inconscientes da relação educativa. Tal não significa uma tentativa reducionista de explicação do processo de aprendizagem. Pelo contrário, diferentes contribuições da perspectiva psicanalítica têm incentivado a uma compreensão e colaboração transdisciplinares na abordagem das questões que se referem à aprendizagem. O próprio Freud marcou esta abertura, considerando a aprendizagem humana como um conceito que não é unitário, mas muito variável e complexo, ao ponto de, nem a Psicanálise nem a Educação, separadas ou em conjunto, poderem pretender ser os únicos árbitros da verdade e de produção de conhecimento sobre ela.” 

 

(F) Um dos seus contributos, notadamente importante, calhou da consideração conferida aos aspectos mais ocultos na educação, designadamente os aspectos inconscientes da relação educativa, que por sua vez, constitui um ensaio reducionista de explicação do processo de aprendizagem, não obstante diferentes contribuições da perspectiva psicanalítica têm estimulado a um entendimento e colaboração transdisciplinares na abordagem das questões que se aludem à aprendizagem.

Falso. Como vimos no trecho apresentado na afirmativa anterior, a importância dada aos aspectos inconscientes da relação educativa não constitui uma tentativa reducionista do processo de aprendizagem.

 

Assim, a sequência correta é V V F V F

O gabarito deveria, então, ser Letra D.

 

Fonte: Lajonquière, Leandro de. (2002). Sigmund freud, a educação e as crianças. Estilos da Clinica7(12), 112-129. Recuperado em 06 de janeiro de 2022, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282002000100010&lng=pt&tlng=pt.

Contributos Da Psicanálise Para A Educação E Para A Relação Professor – Aluno. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8257

 

425) Sobre a relação transferencial entre aluno-professor, assinale a alternativa correta:

  • A) Quando o professor é alçado ao posto de substituto das figuras parentais, isso pode provocar um mal-estar na educação, caso o professor acolha esse lugar, despertando no aluno um sentimento de estranhamento com o próprio saber.

  • B) A transferência é um mecanismo que pode formar na relação professor- aluno, na melhor das hipóteses, uma excelente transmissão de conteúdos.

  • C) O professor deve assumir a posição de detentor do saber e se colocar como um instrumento de mediação entre o aluno e a ciência; essa atitude acarreta como implicações que o discente fique à mercê de seus próprios impulsos.

  • D) Abdicar da diferença conduzida na relação professor- aluno é efetivo na composição da subjetividade, sendo uma marca inerente à vida (a castração), razão pela qual é uma das transmissões fundamentais do ato de educar.
  • E) Na relação pedagógica, a transferência se instala quando o desejo de saber do aluno imbrica-se em algum predicado do professor, desta forma a imagem do docente é preenchida com a fantasia do aluno.

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A resposta correta é a letra A) Quando o professor é alçado ao posto de substituto das figuras parentais, isso pode provocar um mal-estar na educação, caso o professor acolha esse lugar, despertando no aluno um sentimento de estranhamento com o próprio saber.

Essa situação ocorre quando o professor assume o papel de figura paterna ou materna, substituindo a figura de autoridade e cuidado que os alunos precisam. Isso pode causar um desconforto ou mal-estar na relação professor-aluno, uma vez que o aluno pode se sentir desconectado de seu próprio saber e dependente do professor.

Além disso, essa situação pode levar a uma perda de autonomia do aluno, que pode começar a depender excessivamente do professor para obter conhecimento e orientação. Isso pode ser negativo para o processo de aprendizado, pois o aluno precisa desenvolver suas próprias habilidades e pensamento crítico.

No entanto, é importante notar que a relação professor-aluno é complexa e multifacetada. Enquanto o professor pode exercer uma influência significativa sobre o aluno, é importante que ele também respeite a autonomia e a individualidade do aluno.

Portanto, é fundamental que o professor esteja ciente de seu papel e de suas responsabilidades na relação com o aluno. Ele deve encontrar um equilíbrio entre o papel de autoridade e o papel de guia, permitindo que o aluno desenvolva suas próprias habilidades e pensamento crítico.

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426) De acordo com Martínez (2003) a participação do Psicólogo da construção do Projeto Político Pedagógico se constitui como uma dimensão emergente do trabalho psicológico que pode favorecer a consolidação de sua atuação neste contexto e o aprimoramento da ação educativa na instituição de ensino. A autora apresenta vários aspectos da atuação do psicólogo na construção e implantação da proposta pedagógica da escola, tais como:

  • A) liderar o planejamento, realizado em conjunto com a comunidade escolar, de ações correspondentes a cada etapa do trabalho.
  • B) participar languidamente na formação continuada de professores.
  • C) gerir o sistema de seleção de professores e coordenadoras pedagógicas.
  • D) coordenar a realização de projetos de trabalhos específicos que demandam conhecimentos e habilidades relativas ao campo da psicologia clínica.
  • E) promover espaços para a resolução de conflitos e a busca de soluções para as dificuldades encontradas.

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A alternativa correta é letra E) promover espaços para a resolução de conflitos e a busca de soluções para as dificuldades encontradas.

Gabarito: Letra E

 A autora apresenta vários aspectos da atuação do psicólogo na construção e implantação da proposta pedagógica da escola, tais como:

Vamos, primeiro, ver os aspectos apresentados por Martinez:

 

“Além disso, Martínez (2003) exibe vários aspectos da atuação do psicólogo na construção e implantação da proposta pedagógica da escola, tais como: (a) dar assessoria no planejamento, realizado em conjunto com a comunidade escolar, de ações correspondentes a cada etapa do trabalho; (b) monitorar a evolução do processo; (c) promover espaços para a resolução de conflitos e a busca de soluções para as dificuldades encontradas; (d) incentivar a avaliação processual dos resultados obtidos; (e) coordenar a realização de projetos de trabalhos específicos que demandam conhecimentos e habilidades relativas ao campo da psicologia; (f) participar ativamente na formação continuada de professores; e (g) colaborar no sistema de seleção de professores e coordenadoras pedagógicas. As referidas atividades se articulariam com as outras possibilidades tradicionais de trabalho para contribuir para a real efetivação da proposta pedagógica no contexto educativo.”


a)  liderar o planejamento, realizado em conjunto com a comunidade escolar, de ações correspondentes a cada etapa do trabalho.

Errado. O psicólogo dá assessoria, e não lidera, no planejamento.


b)  participar languidamente na formação continuada de professores.

Errado. O psicólogo deve participar ativamente na formação continuada.


c)  gerir o sistema de seleção de professores e coordenadoras pedagógicas.

Errado. O psicólogo deve colaborar com esse sistema, e não o gerenciar.


d)  coordenar a realização de projetos de trabalhos específicos que demandam conhecimentos e habilidades relativas ao campo da psicologia clínica.

Errado. Ao campo da psicologia como um todo.


e)  promover espaços para a resolução de conflitos e a busca de soluções para as dificuldades encontradas.

Certo!

 

Nosso gabarito é Letra E

 

Fonte: Psicologia Escolar E Projeto Político-Pedagógico: Análise De Uma Experiência. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/dZCnMPZnd9rP6T6ZNxFrwTc/?lang=pt#

427) Segundo Marinho-araújo e Almeida (2005) a compreensão contemporânea acerca da atuação em Psicologia Escolar aponta para a necessidade de o psicólogo se comprometer com a modificação do processo de culpabilização e de exclusão dos alunos que prevaleceu como foco de atuação da área em outros momentos históricos. Nesse sentido, a perspectiva preventiva em Psicologia Escolar mostra-se como possibilidade de uma atuação diferenciada e ao contrário da visão de controle, a atuação preventiva em Psicologia Escolar deve estar respaldada em ações que busquem:

  • A) facilitar e definir a construção de estratégias de ensino diversificadas.
  • B) ajustamento e adequação de situações e comportamentos, tidos como inadequados, a padrões aceitos socialmente.
  • C) superar, de forma individual, os obstáculos à apropriação do conhecimento.
  • D) promover a reflexão e a conscientização de funções, papéis e responsabilidades dos sujeitos.
  • E) classificar crianças com dificuldades escolares e propor às mesmas, métodos especiais de educação.

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A alternativa correta é letra D) promover a reflexão e a conscientização de funções, papéis e responsabilidades dos sujeitos.

Gabarito: Letra D

Segundo Marinho-araújo e Almeida (2005) a compreensão contemporânea acerca da atuação em Psicologia Escolar aponta para a necessidade de o psicólogo se comprometer com a modificação do processo de culpabilização e de exclusão dos alunos que prevaleceu como foco de atuação da área em outros momentos históricos. Nesse sentido, a perspectiva preventiva em Psicologia Escolar mostra-se como possibilidade de uma atuação diferenciada e ao contrário da visão de controle, a atuação preventiva em Psicologia Escolar deve estar respaldada em ações que busquem:

 

Veja o que dizem os autores referenciados:

“Ao contrário da visão de controle, a atuação preventiva em Psicologia Educacional deve estar respaldada em ações que busquem

a) facilitar e incentivar a construção de estratégias de ensino diversificadas,

b) promover a reflexão e a conscientização de funções, papéis e responsabilidades dos sujeitos e

c) superar, junto com a equipe escolar, os obstáculos à apropriação do conhecimento”


a)  facilitar e definir a construção de estratégias de ensino diversificadas.

Errado. As ações devem, na verdade, facilitar e incentivar essa construção, e não defini-la.


b)  ajustamento e adequação de situações e comportamentos, tidos como inadequados, a padrões aceitos socialmente.

Errado. Os autores não falam sobre adequação de comportamentos.


c)  superar, de forma individual, os obstáculos à apropriação do conhecimento.

Errado. A forma de superar os obstáculos é coletiva, e não individual.


d)  promover a reflexão e a conscientização de funções, papéis e responsabilidades dos sujeitos.

Certo!


e)  classificar crianças com dificuldades escolares e propor às mesmas, métodos especiais de educação.

Errado. Os autores não falam classificação de crianças.

 

Nosso gabarito é Letra D

 

Fonte: MARINHO-ARAÚJO, C. M.; ALMEIDA, S. F. C. de. Psicologia Educacional: construção e consolidação da identidade profissional. São Paulo: Editora Alínea, 2005

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428) “Um universitário que desista de tirar notas boas na escola depois de obter alguns resultados ruins nas provas está apresentando o desamparo aprendido”

(MORRIS, 2004).

Segundo as teorias da aprendizagem, o conceito de “desamparo aprendido” faz parte da teoria:

  • A) Condicionamento Clássico, de Skinner.
  • B) Condicionamento Operante, de Pavlov.
  • C) Condicionamento Clássico, de Pavlov.
  • D) Condicionamento Operante, de Skinner.
  • E) Condicionamento Clássico, de Watson.

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A alternativa correta é letra D) Condicionamento Operante, de Skinner.

   

(MORRIS, 2004).

 
 

Para o entendimento do que preconiza a questão, dividimos a análise em duas partes:

 

1) Noção sobre condicionamento operante e respondente

2) Noção sobre Desamparo Aprendido

3) Análise das alternativas

 
 

1) Noção sobre condicionamento operante e respondente

 

1.1) Sobre o condicionamento operante

Os condicionamentos podem ser compreendidos através de dois modelos básicos:  OPERANTE e RESPONDENTE.

Sobre o condicionamento operante, Quadros (2017) com base em Campos (2008) afirma:

“No condicionamento operante, o estímulo importante é o que se segue imediatamente à resposta (comportamento), não o que a precede, constituindo o que Skinner chama de reforço. Qualquer resposta emitida e acompanhada do reforço é fortalecida. Um rato (privado de alimento) pressiona uma alavanca e obtém alimento. Em função disso, o rato terá maior probabilidade de resposta semelhante à inicial”

 

1.2) Sobre condicionamento respondente

A respeito do condicionamento respondente Valério (2005, p. 13) destaca:

A teoria sobre os processos de aprendizagem conhecida como condicionamento clássico, condicionamento respondente ou condicionamento pavloviano, desenvolvida por Ivan Petrovich Pavlov (1849-1936), tem como pressuposto básico que a maioria dos reflexos biológicos (por exemplo, a salivação, as respostas sexuais, etc.), associados com um estímulo neutro, definida como emparelhamento, é responsável por um tipo aprendizado. Com base na teoria do condicionamento respondente, o emparelhamento de um estímulo neutro com um reflexo condicionado biologicamente elicia uma resposta reflexa.”

 

NOTA DA PROFESSORA: resumindo a lógica correspondente a cada condicionamento tem-se o seguinte:

Enquanto o comportamento “respondente” é controlado por seus antecedentes, o comportamento “operante” é controlado por suas consequências.

 
 

2) Noção sobre Desamparo Aprendido

 

Conforme Correia, K. M. L., & Borloti, E. (2011):

 

“O desamparo aprendido caracteriza-se pela incontrolabilidade do ambiente, e o sujeito submetido à estimulação aversiva, sem possibilidade de controlá-la, aprende que não há relação entre seus comportamentos e o estímulo [...]. Em outras palavras, em um contexto de violência excessiva, sem a possibilidade de fuga ou esquiva, a mulher pode aprender que não há nada que ela possa fazer para modificar o contexto aversivo em que está inserida, e passa a se comportar sob a influência dessa regra”

 

NOTA DA PROFESSORA: a base do comportamento de desamparo aprendido é construída a partir da noção do comportamento operante, a particularidade neste caso, é que o organismo ou indivíduo exposto a eventos aversivos incontroláveis, por considerar-se impotente diante da exposição aversiva (aprender que não há nada que se possa fazer), venha desistir de produzir respostas a fim de modificar a configuração desagradável. No exemplo trazido pela banca, tem-se um universitário desistindo de tirar notas boas na escola depois de obter alguns resultados ruins nas provas, portanto, caracterizando o conceito aqui discorrido.

 
 

3) Análise das alternativas

 

Segundo as teorias da aprendizagem, o conceito de “desamparo aprendido” faz parte da teoria:

 

a)  Condicionamento Clássico, de Skinner.

INCORRETA. O condicionamento clássico pertence as contribuições de Pavlov.

 

b)  Condicionamento Operante, de Pavlov.

INCORRETA. O condicionamento operante pertence as contribuições de Skinner.

 

c)  Condicionamento Clássico, de Pavlov.

INCORRETA. Embora a alternativa atribua condicionamento e autor corretamente, a questão trata das contribuições científicas de Skinner.

 

d)  Condicionamento Operante, de Skinner.

CORRETA. A alternativa identifica autor atrelado a noção de “desamparo aprendido”, portanto, opção CERTA.

 

e)  Condicionamento Clássico, de Watson.

INCORRETA.  Vide correção da Letra “A”.

 

_______________

Fonte consultada:

Correia, K. M. L., & Borloti, E. (2011). Mulher e depressão: uma análise comportamental-contextual. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis de Comportamiento, 19(3), 359-373.

Valério, R. de C. (2005). A Compulsão por Compras na Perspectiva da Teoria Comportamental Cognitiva. Disponível em https://bit.ly/3stcaCF Acesso em 30 de Novembro de 2018

Quadros, E. A de. (2017). Psicologia e desenvolvimento humano. Rio de Janeiro: Vozes.

429) Sobre a psicologia escolar e educacional, é INCORRETO afirmar:

  • A) É finalidade dessa área da psicologia contribuir para a elaboração de uma teoria que permita compreender e explicar os processos educativos.
  • B) É finalidade dessa área ajudar na elaboração de procedimentos, estratégias e modelos de planejamento e intervenção que permitam orientar os processos educativos em uma determinada direção.
  • C) É finalidade dessa área contribuir para o estabelecimento de práticas educativas mais eficazes.

  • D) É finalidade dessa prática desenvolver técnicas educacionais eficazes e ser neutra com relação aos objetivos educacionais.
  • E) A educação é uma prática social.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) É finalidade dessa prática desenvolver técnicas educacionais eficazes e ser neutra com relação aos objetivos educacionais.

Gabarito Letra D

Sobre a psicologia escolar e educacional, é INCORRETO afirmar:

Antes, vamos relembrar um pouco sobre as finalidades da psicologia escolar e educacional:

“A Psicologia escolar/educacional estuda os processos educativos com uma tríplice finalidade (Coll, 1999): (1) contribuir para a elaboração de uma teoria que permita compreender e explicar esses processos; (2) ajudar na elaboração de procedimentos, estratégias e modelos de planejamento e de intervenção que permitam orientar os processos educativos em uma determinada direção; (3) contribuir para o estabelecimento de práticas educativas mais eficazes. A Psicologia escolar/educacional gera conhecimento específico sobre os processos educativos, utilizando como instrumento os princípios e explicações da Psicologia (Coll, 1996). Essa concepção implica no estabelecimento de relações recíprocas entre Psicologia e Educação, pois tanto a Psicologia pode ajudar a compreender os processos educativos quanto o estudo destes ampliam o conhecimento psicológico (Coll et al, 2000). Dentro dessa perspectiva a psicologia escolar/educacional volta sua atenção às características próprias das situações educacionais para poder gerar novos conhecimentos. As estreitas relações entre Psicologia e Educação estabelecem um contexto de desenvolvimento da Psicologia marcado pelas contradições dos processos de escolarização formal. Como prática social, a educação não é neutra. Portanto, as demandas apresentadas por esta à Psicologia vêm carregadas de conteúdos ideológicos que influenciaram a construção da psicologia escolar/educacional.””


a)  É finalidade dessa área da psicologia contribuir para a elaboração de uma teoria que permita compreender e explicar os processos educativos.

Certo!
b)  É finalidade dessa área ajudar na elaboração de procedimentos, estratégias e modelos de planejamento e intervenção que permitam orientar os processos educativos em uma determinada direção.
Certo!

c)  É finalidade dessa área contribuir para o estabelecimento de práticas educativas mais eficazes.

Certo!

d)  É finalidade dessa prática desenvolver técnicas educacionais eficazes e ser neutra com relação aos objetivos educacionais.

Errado. O psicólogo não pode ser neutro em relação aos objetivos educacionais. A prática do psicólogo deve sempre ser crítica.
e)  A educação é uma prática social.

Certo! E como tal, ela não pode ser neutra.

  

 Nosso gabarito é Letra E

 

Fonte: Psicologia para concursos e graduação / Leticia Becker. – [2. ed.] – Rio de Janeiro : Elsevier, 2014.

  
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430) As Referências Técnicas para a Atuação da Psicologia na Educação Básica foram publicadas em 2013. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

(   ) O psicólogo em contextos educativos tem muito a contribuir na busca de uma prática pedagógica voltada à humanização, enfatizando a dimensão subjetiva das experiências educacionais.

(   ) É função do psicólogo participar do trabalho de elaboração, avaliação e reformulação do projeto político-pedagógico das escolas.

(    ) Ao psicólogo cabe uma prática que conduza a criança e o jovem a descobrir o seu potencial de aprendizagem, auxiliando na utilização de mediadores culturais (música, teatro, desenho, dança, literatura, cinema, grafite e tantas outras formas de expressão artísticas) que possibilitam expressões da subjetividade.

(    ) Trabalhar com professores por meio da formação continuada é uma função do psicólogo em contextos educativos, no entanto é pouco requerida do psicólogo, já que é feita pelas secretarias de educação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A) F – V – V – V.
  • B) V – F – V – F.
  • C) F – V – F – V.

  • D) V – V – V – F.
  • E) V – F – F – V.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) V – V – V – F.

Gabarito Letra D

(V ) O psicólogo em contextos educativos tem muito a contribuir na busca de uma prática pedagógica voltada à humanização, enfatizando a dimensão subjetiva das experiências educacionais.

Verdadeiro! Veja:

“De acordo com os pressupostos de uma teoria crítica da educação, cada profissional – educador e psicóloga (o) - assumirá o compromisso de contribuir, com seus conhecimentos e práticas, para a compreensão das questões que envolvem a política educacional e suas implicações no trabalho docente. Esse propósito se constitui no que entendemos seja um processo de formação continuada. Assim, os profissionais buscarão formas que, efetivamente, propiciem o processo de apropriação do conhecimento e as transformações nas relações sociais. Soma-se a isso, a possibilidade da (o) psicóloga (o) trabalhar conteúdos sobre o desenvolvimento e aprendizagem, assim como questões sobre relações interpessoais que permeiam o processo educativo. A (o) psicóloga (o) em contextos educativos tem muito a contribuir em busca de uma prática pedagógica voltada à humanização. Para tanto, é necessário que enfatize a dimensão subjetiva das experiências educacionais. Dar visibilidade à presença do sujeito como uma totalidade, destacando a subjetividade que acompanha e caracteriza o processo educativo é tarefa específica das (os) psicólogas (os).” 

 

(V) É função do psicólogo participar do trabalho de elaboração, avaliação e reformulação do projeto político-pedagógico das escolas.

Verdadeiro! Ao cumprir essa função, o psicólogo deve destacar a dimensão subjetiva da realidade escolar.

“As escolas desenvolvem sua prática a partir de um projeto político-pedagógico. A dimensão política do projeto pedagógico refere-se a valores e metas que permeiam o conjunto de práticas na escola. É função da (o) psicóloga (o) participar do trabalho de elaboração, avaliação e reformulação do projeto, destacando a dimensão psicológica ou subjetiva da realidade escolar. Isso permite sua inserção no conjunto das ações desenvolvidas pelos profissionais da escola e reafirma seu compromisso com o trabalho interdisciplinar.”

 

(V) Ao psicólogo cabe uma prática que conduza a criança e o jovem a descobrir o seu potencial de aprendizagem, auxiliando na utilização de mediadores culturais (música, teatro, desenho, dança, literatura, cinema, grafite e tantas outras formas de expressão artísticas) que possibilitam expressões da subjetividade.

Verdadeiro! Esse é o objetivo do psicólogo nesse contexto.

“No trabalho com estudantes, é fundamental resgatar a função do conhecimento científico como instrumento que possibilita a compreensão e transformação da realidade (VYGOTSKY, 2000). A (ao) psicóloga (o) cabe uma prática que conduza a criança e o jovem a descobrir o seu potencial de aprendizagem, auxiliando na utilização de mediadores culturais (música, teatro, desenho, dança, literatura, cinema, grafite, e tantas outras formas de expressão artísticas) que possibilitam expressões da subjetividade. No caso da avaliação das dificuldades no processo de escolarização, é fundamental avaliar o aluno prospectivamente, naquilo que ele pode se desenvolver, e não se restringir àquilo que o aluno não consegue realizar, ou mesmo centrar-se somente no aluno, sem refletir sobre a produção social do fracasso escolar.” 

 

(F) Trabalhar com professores por meio da formação continuada é uma função do psicólogo em contextos educativos, no entanto é pouco requerida do psicólogo, já que é feita pelas secretarias de educação.

Falso. A formação continuada de professores é uma atividade importante do psicólogo escolar.

 

Assim, a sequência correta é VVVF

Gabarito Letra D

 

Fonte: Conselho Federal de Psicologia Referências técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica / Conselho Federal de Psicologia. - Brasília: CFP, 2013.

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