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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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431) Qual conceito de Lev Vygotsky define melhor a frase “Obtenção de conhecimento a partir de um elo intermediário entre o indivíduo e o ambiente”?

  • A) Aprendizagem mediada;
  • B) Aprendizagem interpessoal;
  • C) Aprendizagem corporal-sinestésica;
  • D) Aprendizagem compartilhada.

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A alternativa correta é letra A) Aprendizagem mediada;

Gabarito Letra A

Qual conceito de Lev Vygotsky define melhor a frase “Obtenção de conhecimento a partir de um elo intermediário entre o indivíduo e o ambiente”?
a)  Aprendizagem mediada;
b)  Aprendizagem interpessoal;
c)  Aprendizagem corporal-sinestésica;
d)  Aprendizagem compartilhada.

 

Esse elo intermediário faz uma mediação entre o indivíduo e o meio. Vygotsky aborda o conceito de aprendizagem mediada. O autor não dedica sua obra a estudar a aprendizagem interpessoal nem corporal-sinestésica. Veja:

“No início da infância, explorar o ambiente é uma das maneiras mais poderosas que a criança tem (ou deveria ter) à disposição para aprender. Ela se diverte ao ouvir os sons das teclas de um piano, pressiona interruptores e observa o efeito, aperta e morde para examinar a textura de um ursinho de pelúcia e assim por diante. Essa lista de atividades, entretanto, pode dar a impressão de que, para adquirir saberes, basta o contato direto com o objeto de conhecimento. Na realidade, boa parte das relações entre o indivíduo e seu entorno não ocorre diretamente. Para levar a água à boca, por exemplo, a criança utiliza um copo. Para alcançar um brinquedo em cima da mesa, apoia-se num banquinho. Ao ameaçar colocar o dedo na tomada, muda de ideia com o alerta da mãe - ou pela lembrança de um choque. Em todos esses casos, um elo intermediário se interpõe entre o ser humano e o mundo. Em sua obra, o bielorrusso Lev Vygotsky (1896-1934) dedicou espaço a estudar esses filtros entre o organismo e o meio. Com a noção de mediação, ou aprendizagem mediada, o pesquisador mostrou a importância deles para o desenvolvimento dos chamados processos mentais superiores - planejar ações, conceber consequências para uma decisão, imaginar objetos etc. Tais mecanismos psicológicos distinguem o homem dos outros animais e são essenciais na aquisição de conhecimentos. Vygotsky demonstrou essa característica referindo-se a diversos experimentos realizados com animais. Num deles, um macaco conseguia pegar uma banana no alto de uma jaula se visse um caixote no mesmo ambiente. No entanto, se não houvesse o caixote, o símio nem sequer cogitaria buscar outro objeto que o aproximasse de seu objetivo. O ser humano, por outro lado, agiria de forma diferente.”

 

Nosso gabarito é Letra A.

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432) Em relação ao trabalho do psicólogo(a) numa instituição pública de ensino superior, podemos considerar seu trabalho na equipe multidisciplinar como tendo um papel de:

  • A) Uma escuta qualificada, como um mediador das relações na equipe, como um problematizador das relações instituídas e propositor de programas e projetos.
  • B) Uma escuta qualificada e analítica que possa contribuir em tornar conscientes, aspectos da dinâmica inconsciente que podem obstruir o trabalho da equipe.
  • C) Mediador na equipe, atuando de modo assertivo, apontando de modo claro e objetivo comportamentos, muitos dos quais encobertos, que possam contribuir para dificuldades relacionadas ao grupo e a tarefa.
  • D) Mediador nas discussões dos casos que requeiram um entendimento e um acompanhamento clínico.
  • E) Gestor do serviço e da equipe, considerando os referenciais teóricos e conceituais de que pode lançar mão.

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A alternativa correta é letra A) Uma escuta qualificada, como um mediador das relações na equipe, como um problematizador das relações instituídas e propositor de programas e projetos.

Gabarito Letra A

Em relação ao trabalho do psicólogo(a) numa instituição pública de ensino superior, podemos considerar seu trabalho na equipe multidisciplinar como tendo um papel de:
a) Uma escuta qualificada, como um mediador das relações na equipe, como um problematizador das relações instituídas e propositor de programas e projetos.

Certo! O psicólogo inserido em uma equipe multiprofissional pode auxiliar as relações e problematiza-las, além de propor programas e projetos, sempre objetivando oferecer o melhor cuidado possível.


b) Uma escuta qualificada e analítica que possa contribuir em tornar conscientes, aspectos da dinâmica inconsciente que podem obstruir o trabalho da equipe.

Errado. O psicólogo inserido em uma equipe não atua como psicólogo da equipe. Seu trabalho não é de oferecer atendimento clínico para os membros do grupo.


c) Mediador na equipe, atuando de modo assertivo, apontando de modo claro e objetivo comportamentos, muitos dos quais encobertos, que possam contribuir para dificuldades relacionadas ao grupo e a tarefa.

Errado. Essa seria uma função do líder da equipe, e não necessariamente o psicólogo assumirá esse papel.


d) Mediador nas discussões dos casos que requeiram um entendimento e um acompanhamento clínico.

Errado. O ideal é que não haja hierarquização entre as profissões dentro de uma equipe. Se há exigência de discussão de um caso pelo grupo, todos os profissionais envolvidos devem participar de forma equivalente. O psicólogo pode mediar as relações, mas não de uma forma controladora da discussão. Essa afirmativa é mais interpretativa, se não tivéssemos uma resposta mais correta, poderíamos até pensar nela como resposta, mas ela deixa subentendido essa noção de hierarquia nas discussões de caso, que não deve estar presente.


e) Gestor do serviço e da equipe, considerando os referenciais teóricos e conceituais de que pode lançar mão.

Errado. Ser gestor é uma função a parte, que pode ser exercida por qualquer um dos profissionais, desde que seja decidido dessa forma. Não é uma função natural do psicólogo.

 

Nosso gabarito é Letra A.

433) A educação é um campo em disputa e nos últimos tempos tem estado no centro do debate público. A Psicologia tem muito a contribuir com este debate. Há uma complexa teia de relações que acontecem dentro da escola e fora dela que afetam estudantes, professores e a comunidade escolar, de modo geral. Entretanto, a atuação do profissional de psicologia deve:

  • A) Fomentar a desideologização na educação, dando visibilidade ao que está escamoteado, como as opressões, as violências e as desigualdades, explicitando como a realidade se constituiu.
  • B) Cabe ao psicólogo escolar, fortalecer ideologias e propostas que valorizem a conservação de valores historicamente estabelecidos pela maioria social.
  • C) Construir um espaço para a produção de diagnóstico das dificuldades dos alunos, de elaboração de sentimentos e histórias, de retomadas de memórias pessoal e coletivas.
  • D) Usar recursos midiáticos para atingir o público e convidá-lo ao debate, promovendo a coerção, sem necessidade de empregar a violência.
  • E) Fomentar a interdição à formação do pensamento crítico, promovendo a formação profissional de excelência, por meio do uso da linguagem técnica e científica.

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A alternativa correta é letra A) Fomentar a desideologização na educação, dando visibilidade ao que está escamoteado, como as opressões, as violências e as desigualdades, explicitando como a realidade se constituiu.

Gabarito Letra A

A educação é um campo em disputa e nos últimos tempos tem estado no centro do debate público. A Psicologia tem muito a contribuir com este debate. Há uma complexa teia de relações que acontecem dentro da escola e fora dela que afetam estudantes, professores e a comunidade escolar, de modo geral. Entretanto, a atuação do profissional de psicologia deve:
a) Fomentar a desideologização na educação, dando visibilidade ao que está escamoteado, como as opressões, as violências e as desigualdades, explicitando como a realidade se constituiu.

Certo! É função ética do psicólogo contribuir ativamente para a eliminação de toda forma de opressão e violência. O psicólogo não pode ser conivente com situações em que essas violências aconteçam e sejam acobertadas.

        
b) Cabe ao psicólogo escolar, fortalecer ideologias e propostas que valorizem a conservação de valores historicamente estabelecidos pela maioria social.

Errado. O psicólogo não pode, em seu exercício profissional, induzir a ideologias, sejam elas quais forem.


c) Construir um espaço para a produção de diagnóstico das dificuldades dos alunos, de elaboração de sentimentos e histórias, de retomadas de memórias pessoal e coletivas.

Errado. A produção de diagnósticos deve ser feita de forma cuidadosa e apenas quando necessária, considerando a potencialidade que os diagnósticos tem de estigmatizar a vida do indivíduo que o carrega. Não é papel do psicólogo criar um espaço destinado a essa produção.


d) Usar recursos midiáticos para atingir o público e convidá-lo ao debate, promovendo a coerção, sem necessidade de empregar a violência.

Errado. O psicólogo não deve jamais promover coerção em seu exercício profissional.


e) Fomentar a interdição à formação do pensamento crítico, promovendo a formação profissional de excelência, por meio do uso da linguagem técnica e científica.

Errado. Pelo contrário, o psicólogo deve ter uma formação que estimule o pensamento crítico, que considera a realidade social, histórica e cultural.

 

Nosso gabarito é Letra A

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434) Carlos, um jovem professor, buscou orientação sobre a realização de grupos operativos por seus alunos. Ele ficou satisfeito ao compreender que a atividade poderia corroborar seu plano pedagógico. A profissional que o orientou ressaltou que há uma ideologia presente nos grupos operativos relacionados com o campo ensino-aprendizagem, que é a seguinte:

  • A) É fundamental ultrapassar o momento da pré- tarefa e alcançar os objetivos propostos. Assim, encontra-se uma maior facilidade em ampliar os conhecimentos associados com a ementa.
  • B) O importante é auxiliar os aprendizes para que se tornem capazes de nivelar seus conhecimentos.
  • C) O essencial é aprender a aprender, e mais importante que encher a cabeça de conhecimentos é formar pessoas críticas e reflexivas.

  • D) “O essencial é invisível aos olhos”.
  • E) Os encontros proporcionam momentos de descontração, que possibilitam a cristalização de um conjunto de ideias para uma adequada formação humanística.

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A alternativa correta é letra C) O essencial é aprender a aprender, e mais importante que encher a cabeça de conhecimentos é formar pessoas críticas e reflexivas.

Gabarito Letra C

Carlos, um jovem professor, buscou orientação sobre a realização de grupos operativos por seus alunos. Ele ficou satisfeito ao compreender que a atividade poderia corroborar seu plano pedagógico. A profissional que o orientou ressaltou que há uma ideologia presente nos grupos operativos relacionados com o campo ensino-aprendizagem, que é a seguinte:
a) É fundamental ultrapassar o momento da pré- tarefa e alcançar os objetivos propostos. Assim, encontra-se uma maior facilidade em ampliar os conhecimentos associados com a ementa.

Errado. A pré-tarefa é caracterizada pelas resistências dos integrantes do grupo ao contato com os outros e consigo mesmo, então de fato não é possível atingir objetivos ficando nesse momento. Entretanto, essa não é a ideologia fundamental dos grupos operativos no contexto do ensino aprendizagem.

 

b) O importante é auxiliar os aprendizes para que se tornem capazes de nivelar seus conhecimentos.
Errado. Deixar o conhecimento dos aprendizes no mesmo nível não é a ideologia dos grupos operativos.

 

c) O essencial é aprender a aprender, e mais importante que encher a cabeça de conhecimentos é formar pessoas críticas e reflexivas.

Certo! Veja:

“Pichon-Riviére (2009) trouxe uma grande contribuição quando credita ao "vínculo", o ponto necessário para se compreender um grupo. Sem o vínculo, tratar-se-ia então, apenas de um agrupamento de pessoas em um determinado espaço e tempo. Dado isso, pode se atribuir a esse conceito-chave o ponto necessário para se considerar o que é um grupo.

Além disso, concebe-se o grupo como agente de mudança e transformação da realidade, sendo que ao passo que o indivíduo vai se constituindo, o grupo também vai ganhando, enquanto o grupo se fortalece o indivíduo também se caracteriza, e isso, devido à interação e ao vínculo estabelecido (Pichon-Rivière, 2009).

A ideologia fundamental deste tipo de grupo é que o essencial é ‘aprender a aprender’, e que ‘mais importante do que encher a cabeça de conhecimentos é formar cabeças’. Incontáveis são as modalidades de aplicação dos grupos operativos, sendo que, muitas vezes, sob múltiplas denominações distintas, designam um funcionamento assemelhado (ZIMERMAN, 2000, p. 91).”

 

d) “O essencial é invisível aos olhos”.

Errado. Essa é uma frase do livro infantil “pequeno príncipe”.


e) Os encontros proporcionam momentos de descontração, que possibilitam a cristalização de um conjunto de ideias para uma adequada formação humanística.

Errado. Os grupos operativos não são de orientação humanística.

 

Nosso gabarito é Letra C.

 

Fonte: Costa, Jobert Teixeira, Silva, Felipe Santos Da, & Silveira, Cláudia Alexandra Bolela. (2018). As práticas grupais e a atuação do psicólogo: intervenções em grupo no Estágio de Processos Grupais. Vínculo15(2), 57-81.

435) O trabalho psicopedagógico, sendo terapêutico e centrado na aprendizagem, não se configura como reeducativo. Ele se destina apenas ao público das crianças, contribuindo para a evolução da humanidade. É evidente que a Psicopedagogia desempenha um papel crucial no atual contexto educacional ao facilitar a inserção e manutenção de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) no ensino regular, promovendo a prática comumente denominada inclusão.

  • A) Certo
  • B) Errado
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B) Errado

A resposta certa é B) Errado, pois o trabalho psicopedagógico não se configura apenas como reeducativo. Ao contrário, ele é terapêutico e centrado na aprendizagem, contribuindo para a evolução da humanidade.

A Psicopedagogia tem um papel crucial no contexto educacional atual, pois ajuda a facilitar a inserção e manutenção de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) no ensino regular, promovendo a prática comumente denominada inclusão.

Além disso, a Psicopedagogia não se destina apenas ao público das crianças, mas sim a todos os indivíduos que precisam de apoio para aprender e se desenvolver. Ela é uma área que busca compreender como as pessoas aprendem e como elas podem ser apoiadas em seu processo de desenvolvimento.

Portanto, a ideia de que o trabalho psicopedagógico se destina apenas às crianças e é apenas reeducativo é errada. A Psicopedagogia é uma área mais ampla que busca promover a aprendizagem e o desenvolvimento de todas as pessoas, independentemente de sua idade ou necessidade.

Em resumo, a resposta certa é B) Errado, pois o trabalho psicopedagógico é mais amplo e complexo do que apenas uma abordagem reeducativa para crianças.

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436) Sobre as estratégias de aprendizagem cabe mencionar a importância da concepção de conhecimento e aprendizagem. De acordo com Nunes e Silveira (2015), “apesar desta conceituação geral da aprendizagem, este não é um conceito simples e unânime. Há diferentes concepções de conhecimento que têm abordado a aprendizagem de forma variada, centrando no aspecto externo, no aspecto interno ou na interação sujeito e meio”. No cenário da psicologia da educação, pode-se destacar várias concepções de conhecimento, que são amplamente discutidas, consideradas importantes para esse campo de atuação, sendo denominadas:

  • A) Construtivista, Humanista e Inatista.
  • B) Histórico-cultural, Humanista e Empirista.
  • C) Empirista, Inatista, Construtivista e Humanista.
  • D) Empirista, Inatista, Construtivista e Histórico-cultural.

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Resposta: A alternativa correta é D) Empirista, Inatista, Construtivista e Histórico-cultural.

Essa alternativa é considerada correta pois, de acordo com Nunes e Silveira (2015), as concepções de conhecimento e aprendizagem são variadas e podem ser abordadas de forma diferente, destacando-se os aspectos externo, interno ou a interação sujeito e meio.

No contexto da psicologia educacional, é possível destacar diferentes concepções de conhecimento, que são amplamente discutidas e consideradas importantes para esse campo de atuação. Destacam-se as concepções Empirista, Inatista, Construtivista, Humanista e Histórico-cultural.

A concepção Empirista enfatiza a importância da experiência e da observação na construção do conhecimento. Já a concepção Inatista destaca a ideia de que o conhecimento é inato, ou seja, que as pessoas nascem com certas habilidades e conhecimentos pré-concebidos.

A concepção Construtivista, por outro lado, considera que o conhecimento é construído socialmente, através da interação entre os indivíduos e o meio. A concepção Humanista destaca a importância da motivação e do interesse pessoal na construção do conhecimento.

Já a concepção Histórico-cultural enfatiza a importância do contexto histórico e cultural na construção do conhecimento, destacando que o conhecimento é influenciado pelas experiências e práticas culturais.

Portanto, a alternativa D) Empirista, Inatista, Construtivista e Histórico-cultural é considerada correta pois aborda as diferentes concepções de conhecimento e aprendizagem de forma mais completa e abrangente.

437)   Texto associado

Sobre o processo de aprender pode-se afirmar que existem diversos tipos de aprendizagem consubstanciadas nas mais variadas atividades da vida humana. Algumas aprendizagens se dão desde os primeiros anos de vida e estão vinculadas ao cotidiano da pessoa como: sentar, andar, falar, identificar e pegar objetos, comer sozinha etc. Outras acontecem de forma sistemática em instituições próprias como a escola.

(Nunes, 2015 p. 11.)

Considerando as informações anteriores, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Para o autor Vygotsky (1989), a aprendizagem pode ser considerada como um processo crucial no desenvolvimento do homem como espécie e como ser que, ao longo de milhares de anos, avançou de uma realidade primitiva para construir civilizações.

( ) Autores como Friedrich e Preiss (2006) apontam que estudos da neurobiologia ressaltam que, dada a plasticidade do cérebro e a possibilidade de milhares de sinapses, isto é, a conexão entre os neurônios, as diferentes situações de aprendizagem modificam as capacidades cognitivas e cerebrais.

( ) Para Pozo (2002), apesar da aprendizagem acontecer também nas demais espécies animais, desde insetos até primatas, é o ser humano aquele que possui competências de aprendizagens mais complexas, desenvolvidas e com maior flexibilidade.

A sequência está correta em

  • A) V, V, F.
  • B) F, F, F.
  • C) V, V, V.
  • D) V, F, F.

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A alternativa correta é letra C) V, V, V.

Essa questão aborda a temática da psicologia educacional, mais especificamente sobre o processo de aprendizagem. É importante ressaltar que existem diversos tipos de aprendizagem, desde as mais básicas, como sentar, andar, falar, identificar e pegar objetos, até aquelas mais complexas, como as aprendizagens sistemáticas em instituições próprias, como a escola.

Os autores mencionados, como Vygotsky (1989), Friedrich e Preiss (2006), e Pozo (2002), contribuem para a compreensão do processo de aprendizagem, destacando sua importância no desenvolvimento do homem como espécie e como ser que, ao longo de milhares de anos, avançou de uma realidade primitiva para construir civilizações.

Além disso, a plasticidade do cérebro e a possibilidade de milhares de sinapses permitem que as diferentes situações de aprendizagem modifiquem as capacidades cognitivas e cerebrais. É o caso do ser humano que, apesar de a aprendizagem ocorrer também em outras espécies animais, desde insetos até primatas, é o que possui competências de aprendizagens mais complexas, desenvolvidas e com maior flexibilidade.

Portanto, a sequência correta é V, V, V, pois as afirmações sobre a aprendizagem como um processo crucial no desenvolvimento do homem, a importância da plasticidade do cérebro e a possibilidade de milhares de sinapses, e a complexidade da aprendizagem humana são todas verdadeiras.

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438) Sobre as correntes teóricas da psicopedagogia, assinale a alternativa CORRETA:

  • A) Surgiram os primeiros pensadores os quais se debruçaram nos estudos a respeito da não aprendizagem ou do fracasso escolar.

  • B) A partir da pedagogia e psicologia, juntas, é suficiente para apreender o objeto de estudo da psicopedagogia − o processo de aprendizagem e suas variáveis - e nortear a sua prática.

  • C) Busca compreender de forma integradora, o processo de ensino e aprendizagem, quando ocorre apenas no espaço extraescolar.

  • D) A psicopedagogia nos espaços intra e extraescolar se refere aos espaços de escuta psicopedagógica (ou clínica).

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A alternativa correta é a letra A) Surgiram os primeiros pensadores os quais se debruçaram nos estudos a respeito da não aprendizagem ou do fracasso escolar.

A psicopedagogia é uma disciplina que estuda o processo de aprendizagem e as variáveis que o influenciam. Ela busca compreender como as pessoas aprendem e como os professores podem ajudar a facilitar este processo. Para isso, ela se baseia em estudos sobre a aprendizagem, o desenvolvimento cognitivo e emocional, a motivação e a interação social.

A opção A é a correta porque ela afirma que os primeiros pensadores se debruçaram nos estudos sobre a não aprendizagem ou do fracasso escolar, o que é uma das principais preocupações da psicopedagogia. Esta disciplina busca entender porque os alunos não aprendem ou não alcançam os objetivos escolares, e como os professores podem ajudar a superar essas dificuldades.

Já as outras opções não são corretas porque elas não refletem a essência da psicopedagogia. A opção B afirma que a pedagogia e a psicologia juntas são suficientes para estudar o processo de aprendizagem, o que não é verdade, pois a psicopedagogia é uma disciplina que se baseia em várias áreas do conhecimento, incluindo a pedagogia, a psicologia, a sociologia e a neurociência. A opção C afirma que a psicopedagogia busca compreender o processo de ensino e aprendizagem apenas no espaço extraescolar, o que é um erro, pois a psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem em todos os espaços, seja dentro ou fora da escola. A opção D afirma que a psicopedagogia se refere aos espaços de escuta psicopedagógica, o que é uma característica da psicopedagogia, mas não é a sua definição.

439)   Texto associado

Sobre o percurso histórico da psicologia no Brasil, Cruces (2003) encontrou dados que revelam um desenvolvimento muito voltado para atender os problemas de aprendizagem da educação; portanto, pode-se afirmar que a psicologia aplicada à educação foi propulsora de significante parte do desenvolvimento da psicologia.

(Franschini, 2016 p. 57.)

Considerando o enunciado sobre o percurso da psicologia brasileira aplicada à educação, é correto afirmar que:

  • A) A psicologia brasileira aplicada à educação, principalmente os psicólogos formados antes do século XXI, registram a essa formação uma demanda de carência sobre a constituição teórica para atuação na psicologia escolar e educacional.
  • B) A psicologia brasileira aplicada à educação aponta como uma das fragilidades ao longo dos anos a carência sobre a constituição teórica para atuação na psicologia escolar e educacional. Contudo, esses registros acontecem perante os relatos dos psicólogos formados anterior ao século XXI.
  • C) Uma das fragilidades da psicologia brasileira aplicada à educação se deve ao fato de existirem cursos de graduação que são mantidos à margem de avaliações que não garantem a qualidade, fazendo sua expansão de modo desenfreado, aliados em sua maioria a interesses puramente econômicos.
  • D) Ao longo dos anos o psicodiagnóstico e a avaliação psicológica, considerados como atividades inerentes e exclusivas dos psicólogos, passam a ser as atividades mais desenvolvidas e estudadas, fazendo com que as demais atuações não apresentassem o mesmo nível de importância. Esse fator contribuiu para reduzir significamente o número de disciplinas de psicologia escolar durante a formação.

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A resposta certa é a letra D) Ao longo dos anos o psicodiagnóstico e a avaliação psicológica, (…)

Essa resposta é correta porque, pesquisa realizada por Cruces (2003) revelou que a psicologia aplicada à educação foi propulsora de significante parte do desenvolvimento da psicologia no Brasil. Além disso, Franschini (2016) também destaca que a psicologia educacional é fundamental para atender os problemas de aprendizagem na educação.

No entanto, ao longo dos anos, o psicodiagnóstico e a avaliação psicológica, considerados como atividades inerentes e exclusivas dos psicólogos, passaram a ser as atividades mais desenvolvidas e estudadas, fazendo com que as demais atividades não apresentassem o mesmo nível de importância. Esse fator contribuiu para reduzir significativamente o número de disciplinas de psicologia escolar durante a formação.

Portanto, a resposta D) é a mais adequada, pois destaca a importância do psicodiagnóstico e da avaliação psicológica na formação dos psicólogos, e como essas atividades se tornaram mais desenvolvidas e estudadas em detrimento de outras disciplinas de psicologia escolar.

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440)   Texto associado

O Conselho Federal de Psicologia, acompanhando a orientação da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), apresenta a definição e é responsável pelas normas técnicas embasando teoricamente o profissional psicólogo para atuar com ética na área da psicologia aplicada à educação no Brasil.

(Franschini, 2016 p. 62.)

Os órgãos mencionados anteriormente configuram o psicólogo escolar e educacional e definem o seu papel; assinale-o.

  • A) No âmbito clínico, contribui na análise e intervenção no clima educacional, buscando melhor funcionamento do sistema que resultará na realização dos objetivos educacionais.
  • B) Realiza sua atuação no âmbito da educação informal; realiza pesquisas, diagnósticos, não tem como objetivo trabalhar com intervenções preventivas ou corretivas individual ou em grupos.
  • C) Não participa em conjunto com a equipe e com o corpo docente na elaboração, implantação, avaliação e reformulação de currículos, de projetos pedagógicos, de políticas educacionais e no desenvolvimento de novos procedimentos educacionais.
  • D) Abrange, em sua análise e intervenção, todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino- -aprendizagem. Considera as características do corpo docente, do currículo, das normas da instituição, do material didático, do corpo discente e demais elementos do sistema.

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A resposta certa é a letra D) Abrange, in sua análise e intervenção, todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino-aprendizagem.

Essa alternativa é a correta porque define o papel do psicólogo escolar e educacional, que é abranger todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino-aprendizagem. Isso inclui considerar as características do corpo docente, do currículo, das normas da instituição, do material didático, do corpo discente e demais elementos do sistema.

Essa abordagem holística é fundamental para que o psicólogo escolar e educacional possa desenvolver estratégias eficazes para melhorar o desempenho dos alunos e promover um ambiente de aprendizado saudável e produtivo. Além disso, essa abordagem permitirá ao psicólogo escolar e educacional identificar e abordar os problemas de aprendizado, comportamento e saúde mental dos alunos de forma mais eficaz.

Em contraste, as outras alternativas apresentadas não são tão abrangentes e não consideram todos os segmentos do sistema educacional. Por exemplo, a alternativa A) No âmbito clínico, contribui na análise e intervenção no clima educacional, buscando melhor funcionamento do sistema que resulte na realização dos objetivos educacionais, é muito mais limitada e não considera todos os aspectos do sistema educacional.

Portanto, a alternativa D) é a mais adequada, pois define o papel do psicólogo escolar e educacional de forma mais ampla e abrangente, considerando todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino-aprendizagem.

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