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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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441) No documento de Referências Técnicas para Atuação de Psicólogos na Educação Básica, elaborado pelo Conselho Federal de Psicologia, no ano de 2013, encontram-se conteúdos em relação à discussão sobre temática das políticas públicas em educação e psicologia escolar. De acordo com as normas técnicas, a discursão dessa temática é recente no campo da psicologia escolar e educacional, sendo de fundamental importância para a atuação do profissional da área. Sobre a temática em relações de políticas públicas em educação e psicologia escolar, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A) Colocar em análise as políticas públicas para a educação é problematizar os princípios, os valores e as condições institucionais presentes no cotidiano da escola em que participam todos os envolvidos na comunidade escolar.
  • B) A discussão sobre políticas públicas em educação e psicologia escolar só tem sido possível à medida que a psicologia e, mais especificamente, a psicologia escolar e educacional passaram a ser questionadas nas suas bases epistemológicas e nas suas finalidades.
  • C) Conhecer a forma como as políticas são implantadas, as questões postas pelos educadores com relação às concepções e perspectivas, as condições e circunstâncias em que se realiza o trabalho é fundamental, para que educadores e psicólogos atuem na educação básica.
  • D) Em relação à discussão sobre políticas públicas em educação e psicologia escolar pode-se afirmar que, apesar de não serem denominadas de políticas públicas, muitas ações no âmbito dos estados e municípios não passam de programas de governo e que, em muitos casos, sofrem devido à falta de continuidade.

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The correct answer is option D) Em relação à discussão sobre políticas públicas em educação e psicologia escolar pode-se afirmar que,, a despeito de não serem denominadas de políticas públicas, muitas nas esferas dos estados e municípios não passam de programas de governo e que, em muitos casos, sofrem devido à falta de continuidade.

This option is the correct one because it highlights the fact that many public policies in education and school psychology are not actually policies, but rather government programs that lack continuity. This is a common issue in many states and municipalities, where programs are implemented without a clear long-term strategy or sustainable funding, leading to a lack of continuity and effectiveness.

The other options are incorrect because they do not address the specific issue of public policies in education and school psychology. Option A) is too broad and does not provide a clear understanding of the issue, while option B) is too focused on the epistemological and finalistic aspects of psychology and education. Option C) is also incorrect because it does not provide a clear understanding of the issue and is too focused on the educators' perspectives.

In the context of the Document of Technical References for the Action of Psychologists in Basic Education, it is essential to understand the importance of public policies in education and school psychology. The discussion around public policies is recent in the field of school psychology and education, and it is fundamental for the action of professionals in the area. Therefore, it is crucial to identify the correct answer as option D), which highlights the issue of lack of continuity in public policies in education and school psychology.

In conclusion, the correct answer is option D) because it addresses the specific issue of public policies in education and school psychology, highlighting the lack of continuity in many states and municipalities. This understanding is essential for professionals in the area to develop effective strategies and interventions that can promote positive change in the education system.

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442)   Texto associado

O conhecimento da psicologia na compreensão dos processos de ensino e aprendizagem se constitui, historicamente, desde concepções higienistas até aquelas que analisam esse processo como síntese de múltiplas determinações: pedagógicas, institucionais, relacionais, políticas, culturais e econômicas. As práticas de intervenção, portanto, decorrem dessas concepções.

(CFP, 2013 P. 55.)

Sobre o processo de ensino-aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.

I. O resultado do processo ensino e aprendizagem, em uma perspectiva crítica, é entendido como decorrente das práticas sociais e escolares que o produzem. Nessa perspectiva, o psicólogo avança no entendimento desse processo quando o analisa a partir de condições histórico-sociais determinadas.

II. A complexidade do processo de escolarização, numa sociedade marcada pela desigualdade, é refletida nas condições de acesso e permanência nas escolas. Portanto, essa desigualdade precisa ser considerada, não como elemento acessório da subjetividade humana, mas sim como a base social de sua constituição.

III. Ao psicólogo cabe uma prática que conduza a criança e o jovem a descobrir o seu potencial de aprendizagem, auxiliando na utilização de mediadores culturais (música, teatro, desenho, dança, literatura, cinema, grafite e tantas outras formas de expressão artística, que possibilitam expressões da subjetividade.

Está correto o que se afirma em

  • A) I, II e III.
  • B) I e II, apenas.
  • C) I e III, apenas.
  • D) II e III, apenas.

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A resposta correta é a letra A) I, II e III.

Essa afirmação é verdadeira porque as três escolhas apresentadas possuem uma relação direta com a Psicologia Educacional.

A escolha I destaca a importância de considerar as práticas sociais e escolares que influenciam no processo de ensino-aprendizagem, mostrando que o psicólogo deve analisar essas condições histórico-sociais para entender melhor o processo.

Já a escolha II ressalta a complexidade do processo de escolarização em uma sociedade marcada pela desigualdade, destacando que essa desigualdade precisa ser considerada como base social da constituição da subjetividade humana.

Por fim, a escolha III destaca a prática do psicólogo em conduzir a criança e o jovem a descobrir seu potencial de aprendizagem, utilizando mediadores culturais como música, teatro, desenho, dança, literatura, cinema, grafite, entre outros.

Portanto, é correto afirmar que as três escolhas estão relacionadas à Psicologia Educacional e que o psicólogo deve considerar esses fatores para melhor entender o processo de ensino-aprendizagem e conduzir a criança e o jovem a alcançar seu potencial.

443)   Texto associado

Pensando o papel do psicólogo na educação inclusiva, Vygotsky (1997) menciona que “a deficiência em si não decide o destino da personalidade e, sim, as consequências sociais e sua realização sócio-psicológica”.

(CFP, 2013 P. 59.)

“Promovendo uma discussão sobre a _____________ e o respeito à _______________ humana, pode-se ter uma compreensão ___________________ do significado da deficiência, do preconceito, das práticas excludentes, superando intervenções focadas na atuação clínica, individual. A intervenção focada no ____________, na instituição, certamente colaborará para a inclusão daqueles que estão alijados do processo de escolarização, estudantes com ou sem deficiências.” Sobre atuação do psicólogo na educação inclusiva, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A) exclusão / diversidade / individual / social
  • B) diversidade / inclusão / individual / grupo
  • C) inclusão / diversidade / histórico-social / grupo
  • D) inclusão / exclusão / histórico-social / individual

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A alternativa correta é letra C) inclusão / diversidade / histórico-social / grupo

Essa alternativa é correta porque, promove uma discussão sobre a inclusão e o respeito à diversidade humana, o que pode ter uma compreensão mais ampla do significado da deficiência, do preconceito e das práticas excludentes. Além disso, a intervenção focada no histórico-social, na instituição, certamente colaborará para a inclusão daqueles que estão alijados do processo de escolarização, estudantes com ou sem deficiências.

Isso está de acordo com a visão de Vygotsky (1997), que menciona que a deficiência não decide o destino da personalidade e, sim, as consequências sociais e sua realização sócio-psicológica. Portanto, é fundamental que o psicólogo atue de forma a promover a inclusão e o respeito à diversidade, superando intervenções focadas na ação clínica individual.

Ao focar na inclusão, diversidade e histórico-social, o psicólogo pode colaborar para a criação de um ambiente mais justo e igualitário, onde todos os estudantes possam se desenvolver de forma plena e satisfatória.

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444) Sobre a discussão acerca da pedagogia e da andragogia na educação de jovens e adultos, podemos considerar o que aponta De Aquino (2007), a grande discussão hoje existente nos meios universitários e de educação continuada é se a pedagogia é uma forma adequada para o ensino e aprendizagem de adultos ou, se a andragogia, uma abordagem que considera a postura crítica e a necessidade da experimentação, seria capaz de trazer resultados melhores para esse grupo particular de aprendizes. Em contraposição ao modelo pedagógico, o modelo andragógico é baseado em vários pressupostos, dentre os quais destacam-se, EXCETO:

  • A) A obrigatoriedade do saber.
  • B) O autoconceito dos aprendizes.
  • C) As motivações internas dos aprendizes.
  • D) O papel das experiências dos aprendizes.

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A resposta certa é a letra A) A obrigação do saber.

Essa afirmação está correta porque o modelo andragógico se baseia em pressupostos que consideram a autonomia e a experiência dos adultos. Ao contrário do modelo pedagógico, que se concentra na transmissão de conhecimentos pelo professor, o modelo andragógico considera que os adultos já possuem conhecimentos e experiências que devem ser considerados no processo de aprendizado.

Entre os pressupostos do modelo andragógico, destacam-se a autoconcepção dos aprendizes, as motivações internas, o papel das experiências dos aprendizes e a necessidade de uma abordagem mais colaborativa e centrada no aprendiz. Já a obrigação do saber não é um pressuposto do modelo andragógico, pois este modelo considera que os adultos já possuem conhecimentos e experiências que devem ser valorizados e considerados no processo de aprendizado.

Portanto, a alternativa correta é a letra A) A obrigação do saber, pois essa não é uma característica do modelo andragógico. É importante ressaltar que, ao entendermos as diferenças entre os modelos pedagógico e andragógico, podemos desenvolver estratégias de ensino mais eficazes para adultos e jovens.

445) Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho, assim conceitua Fleury e Fisher (1992) a expressão gestão de pessoas. Para Chiavenato (2002), toda organização é constituída de pessoas e que delas depende para seu sucesso e continuidade. O estudo das pessoas é fundamentalmente básico para uma organização, principalmente para a administração de recursos humanos. Pelo exposto até o momento, pode-se observar que tanto nas áreas de conhecimento da educação quanto na administração, existe um elemento comum que é o “indivíduo”, e enquanto parte da organização/instituição é influenciado por alguns fatores, tais como: comunicação, motivação, reciprocidade, criatividade e trabalho em equipe. Sobre a motivação, assinale o INCORRETO.

  • A) A motivação é relativa às forças internas ou externas que fazem uma pessoa se entusiasmar e persistir na busca de um objetivo.
  • B) As atividades motivadas extrinsecamente são aquelas para as quais não há recompensas aparentes, para além da atividade em si mesma.
  • C) A motivação está diretamente relacionada com a valorização, produtividade e sentimento de pertença atribuídos externa e internamente.
  • D) Pessoas mais motivadas intrinsecamente tendem a estar mais comprometidas com o trabalho e a estabelecer relação mais profunda com a organização e com as pessoas que a compõe.

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A resposta certa é a letra B) As atividades motivadas extrinsecamente são aquelas para as quais não há recompensas aparentes, para além da atividade em si mesma.

Essa alternativa está correta porque a motivação extrínseca se refere às razões ou estímulos que vêm de fora do indivíduo, como recompensas, prêmios ou reconhecimento. Já a motivação intrínseca se refere às razões ou estímulos que vêm de dentro do indivíduo, como a satisfação pessoal, o prazer ou a realização.

Portanto, as atividades motivadas extrinsecamente são aquelas que são realizadas em busca de uma recompensa ou reconhecimento, e não por causa do prazer ou satisfação que elas proporcionam. Já as atividades motivadas intrinsecamente são realizadas porque elas proporcionam uma sensação de realização ou satisfação pessoal.

Essa distinção é importante porque as pessoas motivadas intrinsecamente tendem a ser mais comprometidas com o trabalho e a estabelecer relações mais profundas com a organização e as pessoas que a compõem.

Além disso, a motivação extrínseca pode ser influenciada por fatores externos, como a pressão dos pais, a necessidade de aprovação dos outros ou a busca por status. Já a motivação intrínseca é mais autônoma e depende mais da própria pessoa.

Em resumo, a motivação extrínseca é mais relacionada à busca de recompensas ou reconhecimento, enquanto a motivação intrínseca é mais relacionada à satisfação pessoal e ao prazer de realizar uma atividade.

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446) As instituições estão percebendo a necessidade de estimular e apoiar o contínuo desenvolvimento das pessoas. Para Chiavenato (2004), os processos de desenvolvimento de pessoas envolvem atividades de treinamento e desenvolvimento tanto de pessoas quanto organizacional. Entretanto, treinamento e desenvolvimento não são processos iguais, embora em ambos possam ser utilizadas técnicas similares; os objetivos de cada um são diferentes. Sobre o exposto, infere-se que treinamento trata-se de um:

  • A) Processo educacional, aplicado de maneira sistêmica, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos a curto prazo.
  • B) Processo que tem como finalidade evitar a estagnação na empresa, pois, em um determinado momento de sua evolução, percebe-se a necessidade de estimular e apoiar o contínuo crescimento das pessoas, como forma de manter suas vantagens competitivas.
  • C) Conjunto de experiências não necessariamente relacionadas com o cargo atual, mas que proporcionam oportunidades para crescimento profissional; está mais focalizado no amadurecimento pessoal do empregado, visando à carreira futura e não apenas o cargo atual.
  • D) Processo de crescimento do indivíduo que já está habituado ao clima organizacional; a empresa oferece novas condições de ampliar suas capacidades, conhecimentos e experiências na prevenção e solução de novas e diferentes situações. Esse processo traz resultados a médio e longo prazo.

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Resposta

A alternativa correta é letra A) Processo educacional, aplicado de maneira sistemática, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos a curto prazo.

A explicação para essa resposta está na definição de treinamento e desenvolvimento. O treinamento é um processo educacional que visa ao aprendizado de conhecimentos, atitudes e habilidades específicas, com objetivos definidos a curto prazo. Já o desenvolvimento é um processo mais amplo que busca o crescimento e a melhoria das pessoas e da organização como um todo.

No contexto da questão, a alternativa A é a que melhor se encaixa na definição de treinamento, pois se refere a um processo educacional que busca o aprendizado de conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos a curto prazo.

Já as outras alternativas não se encaixam na definição de treinamento. A alternativa B se refere a um processo que visa evitar a estagnação na empresa, o que não é o objetivo do treinamento. A alternativa C se refere a um conjunto de experiências que proporcionam oportunidades para o crescimento profissional, o que é mais relacionado ao desenvolvimento do que ao treinamento. E a alternativa D se refere a um processo de crescimento do indivíduo que já está habituado ao clima organizacional, o que também não é o objetivo do treinamento.

Portanto, a alternativa A é a que melhor se encaixa na definição de treinamento e é a resposta correta para a questão.

447) A sala de aula é um espaço onde acontecem múltiplas determinações decorrentes da cadeia de práticas pedagógicas que a circunda. Quando se considera a necessidade de olhar essas práticas na perspectiva da totalidade, compreende-se melhor essas relações, tal como realça Lukacs (1967, p. 240). A pedagogia e suas práticas são da ordem da práxis; assim, ocorrem em meio a processos que estruturam a vida e a existência. A pedagogia caminha por entre culturas, subjetividades, sujeitos e práticas. Caminha pela escola, mas a antecede, acompanha-a e caminha além. A pedagogia interpõe intencionalidades e projetos alargados; a didática, paralelamente, compromete-se a dar conta daquilo que se instituiu chamar de saberes escolares. A lógica da didática é a lógica da produção da aprendizagem (nos alunos), a partir de processos de ensino previamente planejados. Sobre os princípios da prática pedagógica na perspectiva crítica, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A) Caminha por entre resistências e desistências numa perspectiva dialética, pulsional e totalizante.
  • B) Trabalha com e na historicidade; implica tomadas de decisões, de posições e se transforma pelas contradições.
  • C) Organiza-se em torno de intencionalidades previamente estabelecidas; tais intencionalidades serão perseguidas ao longo do processo didático de formas e meios variados.
  • D) Não se estrutura em mecanismos paralelos e divergentes de rupturas e conservação, assim como as diretrizes de políticas públicas consideram a prática pedagógica como mero exercício reprodutor de fazeres e ações externas aos sujeitos.

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A resposta correta é a letra D) Não se estrutura em mecanismos paralelos e divergentes de rupturas e conservação, ao mesmo tempo que as diretrizes de políticas públicas consideram a prática pedagógica como mero exercício reprodutor de fazeres e ações externas aos sujeitos.

Essa afirmação é INCORRETA porque a pedagogia não pode ser reduzida a um mero exercício reprodutor de fazeres e ações externas aos sujeitos. A pedagogia é uma prática que busca compreender as relações entre os sujeitos, a cultura e a sociedade, e não se limita a uma reprodução de conhecimentos ou habilidades pré-definidos.

Além disso, a pedagogia crítica busca promover transformações sociais e políticas, questionando as estruturas de poder e as relações de dominação. Ela não se estrutura em mecanismos paralelos e divergentes de rupturas e conservação, pois busca romper com as estruturas opressivas e promover a emancipação dos sujeitos.

Portanto, a afirmação que a pedagogia se estrutura em mecanismos paralelos e divergentes de rupturas e conservação é uma visão reducionista e conservadora da pedagogia, que não considera a sua dimensão crítica e transformadora.

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448)   Texto associado

As teorias psicológicas, quer se refiram à aprendizagem, quer não fornecem os pressupostos teóricos que orientam o processo pedagógico. A tarefa do educador é a de traduzir a teoria em prática funcional. Neste processo de transformar a teoria em prática, o ponto fundamental é a consistência, ou seja, evitar intervenções incongruentes com os princípios da teoria adotada. Várias teorias se preocupam em descrever a aprendizagem. Basicamente, as divergências existentes entre elas estão na ênfase dada pelos autores a um de dois aspectos: mudança no comportamento ou processo mental subjacente a tal processo.

(Cória-Sabini MA. A aplicação de teorias psicológicas ao planejamento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Rev. Psicopedagogia 2003.)

A adoção de uma das teorias psicológicas pelo educador conduz a um tratamento pedagógico específico e, ainda, considerando a teoria de Skinner, que embora tenha tido o mérito de oferecer um método alternativo à abordagem tradicional de ensino, sua proposta apresenta algumas limitações. NÃO se trata de uma das limitações acerca da teoria de Skinner:

  • A) A crença em uma relação causa-efeito entre o programa de ensino e a aprendizagem do aluno impede a análise dos efeitos de outros fatores que atuam na prática pedagógica. O aprendiz é considerado um elemento passivo e totalmente controlado pelas contingências ambientais, o que não permite uma relação dialética com as mesmas.
  • B) Ao selecionar os objetivos, sequenciar as instruções, planejar a atividade de ensino e a avaliação, o professor pretende ter o controle total sobre o cotidiano da sala de aula. O aluno não tem espaço para manifestar sua individualidade, a não ser no ritmo da aprendizagem. Ele deve apenas emitir respostas e realizar as tarefas previstas no planejamento.
  • C) É adotada uma análise molecular do comportamento, que pode ser útil para respostas muito específicas; porém, não é adequada para a compreensão dos processos mentais superiores e dos comportamentos complexos envolvidos na educação. Ao invés de oferecer explicações para estes aspectos, o autor simplesmente os excluiu a priori de sua teoria.
  • D) No processo de aprendizagem escolar, a criança parte de suas próprias generalizações e significados, raciocinando sobre as explicações recebidas e transformando-as de acordo com seus esquemas conceituais. Para se chegar à generalização e abstração necessárias ao conceito estudado, ela precisa de auxílio e mediação dos adultos e outras crianças.

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A resposta correta é a letra D) No processo de aprendizagem escolar, (o aluno) parte de suas próprias generalizações e significados, raciocinando sobre as explicações recebidas e transformando-as de acordo com seus esquemas conceituais.

Essa alternativa destaca a importância do papel ativo do aluno no processo de aprendizagem. Ao contrário da teoria de Skinner, que considera o aluno como um elemento passivo controlado pelas contingências ambientais, a resposta correta destaca a capacidade do aluno de raciocinar e transformar as explicações recebidas em seu próprio conhecimento.

Isso é fundamental para a compreensão dos processos mentais superiores e dos comportamentos complexos envolvidos na educação. A abordagem de Skinner pode ser útil para respostas muito específicas, mas não é adequada para a compreensão dos processos mentais mais complexos.

Além disso, a resposta correta também destaca a importância do papel dos adultos e de outras crianças na aprendizagem escolar. O aluno não aprende sozinho, mas sim com a ajuda e o apoio de outros.

449) A atuação do psicopedagogo e as suas contribuições para o processo de avaliação englobam o ser cognoscente (o educando) e a instituição formal de ensino (a escola), dentro do contexto psicopedagógico educacional. Na visão de Luckesi (2003), a avaliação é uma ferramenta da qual o ser humano não se livra. Ela faz parte de seu modo de agir e, por isso, é necessário que seja usada da melhor forma possível. Segundo Perrenoud (1999), nossas práticas de avaliação são atravessadas por duas lógicas não necessariamente excludentes: a formativa e a somativa. Considerando a prática da avaliação formativa, é correto afirmar que:

  • A) Apoia-se em uma lógica ou em uma concepção classificatória de avaliação cuja função, ao final de uma unidade de estudos, semestre ou ano letivo, é a de verificar se houve aquisição de conhecimento.
  • B) Predomina, nessa lógica, o viés burocrático que empobrece a aprendizagem, estimulando ações didáticas voltadas para o controle das atividades exercidas pelo aluno, mas não necessariamente geradoras de conhecimento.
  • C) Ela se relaciona mais ao produto demonstrado pelo aluno em situações previamente estipuladas e definidas pelo professor, e se materializa na nota, objeto de desejo e sofrimento dos alunos, de suas famílias e até do próprio professor.
  • D) Preocupa-se com o processo de apropriação dos saberes pelo aluno, os diferentes caminhos que percorre, mediados pela intervenção ativa do professor, a fim de promover a regulação das aprendizagens, revertendo a eventual rota do fracasso e reinserindo o aluno no processo educativo.

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A alternativa correta é a letra D) Preocupa-se com o processo de apropriação dos saberes pelo aluno, os diferentes caminhos que percorre, mediados pela intervenção ativa do professor, a fim de promover a regulação das aprendizagens, revertendo a eventual rota do fracasso e reinserindo o aluno no processo educativo.

A avaliação formativa, como concebida por Perrenoud (1999), é fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Ela se preocupa com o acompanhamento do aluno ao longo do processo educativo, identificando suas necessidades e potencialidades. Dessa forma, o professor pode intervir de maneira eficaz, proporcionando oportunidades para que o aluno supere suas dificuldades e consolide seus conhecimentos.

A opção D) destaca a importância da avaliação formativa em promover a regulação das aprendizagens. Isso significa que o professor não se limita a avaliar o produto final do aluno, mas acompanha seu processo de aprendizagem, identificando os obstáculos e fornecendo apoio para que o aluno possa superá-los. Essa abordagem permite que o aluno seja reinserido no processo educativo, revertendo a eventual rota do fracasso.

Além disso, a avaliação formativa permite que o professor identifique as necessidades específicas de cada aluno, proporcionando uma educação mais personalizada e eficaz. Isso se contrapõe à avaliação somativa, que se concentra apenas no produto final do aluno, sem considerar o processo de aprendizagem.

Portanto, a opção D) é a mais coerente com a concepção de avaliação formativa, que se preocupa com o processo de aprendizagem do aluno e busca promover sua regulação e desenvolvimento.

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450)   Texto associado

A psicopedagogia e as questões da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade estão indissoluvelmente associadas, simplesmente pelo fato de que a psicopedagogia tem a vocação de trabalhar nestas duas abordagens. A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são dois termos que vêm assumindo importância crescente, como parte de um amplo movimento de interesse e, com isso, de crítica que se trava, atualmente, ao paradigma científico moderno que até então nos alicerçava. Tanto a interdisciplinaridade quanto a transdisciplinaridade apontam para outras possibilidades de atuação como resposta aos limites do modelo atual, caracterizado pela simplificação, redução e fragmentação da realidade, que já não mais responde às perguntas dos pesquisadores e pensadores em Educação.

(Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo. Acesso em: fevereiro de 2024.)

Relacione adequadamente as abordagens educacionais às suas respectivas características.

1. Interdisciplinaridade.

2. Transdisciplinaridade.

( ) É possível perceber a cooperação e o diálogo entre as diferentes disciplinas, coordenadas por uma disciplina específica, um problema comum a todas as disciplinas ou diferentes formas que representem um elemento de integração das disciplinas.

( ) Intercâmbio mútuo e interação de diversos conhecimentos de forma recíproca e coordenada; perspectiva metodológica comum a todos; integra os resultados. Permanecem os interesses próprios de cada disciplina; porém, buscam soluções dos seus próprios problemas através da articulação com as outras disciplinas.

( ) É a coordenação do conhecimento em um sistema lógico que permite o livre trânsito de um campo de saber para outro, ultrapassando a concepção de disciplina e, ainda, enfatizando o desenvolvimento de todas as nuances e aspectos do comportamento humano.

( ) Possibilita o reconhecimento da importância de cada disciplina, não havendo sobreposição de significados, mas contribuição de todas elas, buscando, além disso, compreendê-las de forma a incluí-las em um diálogo inclusivo, respeitoso e essencial devido, principalmente a este campo de estudo ainda não ter seu objeto de estudos definido.

A sequência está correta em

  • A) 1, 1, 2, 2.
  • B) 1, 2, 2, 1.
  • C) 1, 1, 2, 1.
  • D) 1, 2, 2, 2.

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The correct answer is A) 1, 1, 2, 2.

To understand why this is the correct answer, let's break down the concepts of interdisciplinarity and transdisciplinarity in educational approaches.

Interdisciplinarity refers to the cooperation and dialogue between different disciplines, coordinated by a specific discipline, a common problem, or different forms that represent an integrating element of the disciplines. In this approach, each discipline maintains its own interests and seeks solutions to its own problems through articulation with other disciplines.

Transdisciplinarity, on the other hand, involves the coordination of knowledge in a logical system that allows for the free transit of one field of knowledge to another, transcending the concept of discipline and emphasizing the development of all nuances and aspects of human behavior.

In the context of educational approaches, interdisciplinarity is characterized by the mutual exchange and interaction of different knowledge, with a common methodological perspective, integrating the results and maintaining the specific interests of each discipline.

Transdisciplinarity, in contrast, enables the recognition of the importance of each discipline, without overlapping meanings, but rather contributing to a comprehensive understanding through an inclusive, respectful, and essential dialogue.

Therefore, the correct sequence is:

  • A) 1, 1, 2, 2.

This sequence correctly relates the characteristics of interdisciplinarity and transdisciplinarity to their respective approaches in educational settings.

1 43 44 45 46 47 52