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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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451)   Texto associado

O conceito de Educação foi amplamente debatido por vários pesquisadores ao longo do tempo. Estes interpretaram a Educação, segundo áreas do conhecimento distintas e formularam teorias e metodologias que permeiam as atividades educacionais até os dias atuais. O conhecimento das principais teorias de aprendizagem permite embasar e traçar estratégias que atendam aos objetivos de aprendizagem.

(Pinheiro, 2002.)

Não existe uma teoria específica para todos os objetivos, mas sim uma teoria adequada a cada tipo de objetivo. Nesse sentido, deve-se utilizar uma combinação dessas teorias visando a atender a diversidade de alunos e recursos.

(Bittencourt, 1999.)

Sobre o exposto e, ainda, considerando as principais teorias que permeiam as ações educativas e curriculares no cenário geral da educação, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Tradicional.

2. Humanista.

3. Cognitivista.

4. Sociocultural.

( ) Esta concepção da educação leva em consideração aspectos como o contexto político, econômico, social e cultural no qual o aluno está inserido. A educação é sempre problematizadora, especialmente no que tange aos aspectos da sociedade.

( ) É um modelo educacional amplamente difundido no território brasileiro desde o Império. Nesta concepção, o aluno é visto como receptor passivo das informações, conteúdos e práticas preestabelecidas pelo sistema educacional, pela instituição, ou mesmo pelo professor.

( ) Preza pela centralidade do sujeito que está em processo de aprendizagem. As experiências pessoais dos alunos são ressignificadas diante dos conteúdos do currículo escolar, de modo que não se parte do externo para o indivíduo, mas do aluno para o que está fora dele.

( ) Tem como base os vários conhecimentos constituídos ao longo da história do aluno, considerando para tanto a sua cultura, personalidade, afetividade, o momento histórico no qual ele está inserido e, ainda, o meio social no qual ele vive. É uma das concepções mais conhecidas na educação brasileira, pois explora o desenvolvimento cognitivo das crianças.

A sequência está correta em

  • A) 4, 1, 2, 3.
  • B) 2, 1, 4, 3.
  • C) 4, 3, 2, 1.
  • D) 2, 1, 4, 3.

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A alternativa correta é letra A) 4, 3, 2, 1.

Essa questão está relacionada ao conceito de Educação, que foi amplamente debatido por vários pesquisadores ao longo do tempo. Segundo diferentes áreas do conhecimento, esses autores interpretaram a Educação e formularam teorias e metodologias que permeiam as atividades educacionais até os dias atuais.

O conhecimento das principais teorias de aprendizagem permite embasar e traçar estratégias que atendam aos objetivos de aprendizagem. Nesse sentido, não existe uma teoria específica para todos os objetivos, mas sim uma teoria adequada a cada tipo de objetivo. Portanto, deve-se utilizar uma combinação dessas teorias visando atender à diversidade de alunos e recursos.

Agora, considerando as principais teorias que permeiam as ações educativas e curriculares no cenário geral da educação, relacione adequadamente as colunas a seguir:

1. Tradicional: Esta concepção da educação leva em consideração aspectos como o contexto político, econômico, social e cultural no qual o aluno está inserido. A educação é sempre problematizadora, especialmente no que tange aos aspectos da sociedade.

2. Humanista: Preza pela centralidade do sujeito que está em processo de aprendizagem. As experiências pessoais dos alunos são ressignificadas diante dos conteúdos do currículo escolar, de modo que não se parte do externo para o indivíduo, mas do aluno para o que está fora dele.

3. Cognitivista: Tem como base os vários conhecimentos constituídos ao longo da história do aluno, considerando para tanto a sua cultura, personalidade, afetividade, o momento histórico no qual ele está inserido e, ainda, o meio social no qual ele vive. É uma das concepções mais conhecidas na educação brasileira, pois explora o desenvolvimento cognitivo das crianças.

4. Sociocultural: Esta concepção da educação considera a interação entre o aluno e o meio social em que ele está inserido. O aluno não é visto como um receptor passivo de informações, conteúdos e práticas preestabelecidas pelo sistema educacional, pela instituição ou mesmo pelo professor.

Portanto, a sequência correta é: 4, 1, 2, 3. A letra A é a alternativa correta porque relaciona adequadamente as colunas, considerando as principais teorias que permeiam as ações educativas e curriculares no cenário geral da educação.

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452)   Texto associado

O conceito de Educação foi amplamente debatido por vários pesquisadores ao longo do tempo. Estes interpretaram a Educação, segundo áreas do conhecimento distintas e formularam teorias e metodologias que permeiam as atividades educacionais até os dias atuais. O conhecimento das principais teorias de aprendizagem permite embasar e traçar estratégias que atendam aos objetivos de aprendizagem.

(Pinheiro, 2002.)

Não existe uma teoria específica para todos os objetivos, mas sim uma teoria adequada a cada tipo de objetivo. Nesse sentido, deve-se utilizar uma combinação dessas teorias visando a atender a diversidade de alunos e recursos.

(Bittencourt, 1999.)

Considerando a atuação do professor na concepção sociocultural, infere-se que:

  • A) Nesta concepção, é um mediador entre o conhecimento e o aluno. O docente tem a responsabilidade de problematizar os conteúdos e conceitos, desafiando os alunos, de modo que a criatividade e a criticidade sejam desenvolvidas nas aulas.
  • B) Nesta concepção, cabe o planejamento das melhores ações para se chegar aos objetivos de aprendizagem propostos. São comumente utilizados estímulos e punições, visando a incentivar o aluno ou corrigir aspectos que não sejam positivos.
  • C) Atua como um facilitador dos processos de aprendizagem. As subjetividades individuais dos alunos são elementos que favorecem a interação com os conteúdos; o professor estimula as percepções e a personalidade de cada um na aprendizagem.
  • D) Tem o papel de instigar o aluno a perceber a organização social em que vive e situá-lo no espaço geográfico e seu tempo histórico. Leva o aluno a entender que é um sujeito ativo na construção dos conhecimentos históricos. A relação entre estudante e professor é igualitária; o aluno é instigado a questionar sempre.

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Resposta: A alternativa correta é a letra D) Tem o papel de instigar o aluno a perceber a organização social em que vive e situá-lo no espaço geográfico e seu tempo histórico. Leva o aluno a entender que é um sujeito ativo na construção dos conhecimentos históricos. A relação entre estudante e professor é igualitária; o aluno é instigado a questionar sempre.

A resposta correta é a letra D porque, , de acordo com a concepção sociocultural, o professor tem o papel de instigar o aluno a perceber a organização social em que vive e situá-lo no espaço geográfico e seu tempo histórico. Isso significa que o professor deve criar um ambiente que permita ao aluno entender que é um sujeito ativo na construção dos conhecimentos históricos, e não apenas um receptor passivo de informações.

Essa abordagem é fundamental para o desenvolvimento da criticidade e da criatividade do aluno, pois permite que ele se situe no contexto histórico e geográfico e entenda como as relações sociais influenciam a construção do conhecimento. Além disso, a igualitária relação entre estudante e professor é essencial para que o aluno se sinta estimulado a questionar e a buscar respostas, tornando-se um sujeito ativo na construção do conhecimento.

É importante notar que as outras alternativas não apresentam a mesma abordagem sociocultural, que enfatiza a importância do professor como um mediador entre o conhecimento e o aluno, e a construção do conhecimento como um processo ativo e participativo.

453) Segundo Piaget, cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias. Todos os indivíduos passam por todas essas fases ou períodos, nessa sequência, porém, o início e o término de cada uma delas dependem das características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais, sociais.

Portanto, a divisão nessas faixas etárias é uma referência, e não uma norma rígida. Dos estágios de desenvolvimento de Piaget é correto afirmar:

  • A) Sensório-motor (2 a 7 anos).
  • B) Pré-operatório (0 a 2 anos).
  • C) Operações concretas (11 ou 12 anos em diante).
  • D) Sensório-motor (7 a 11 ou 12 anos).
  • E) Pré-operatório (2 a 7 anos).

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Segundo Piaget, cada período é caracterizado pelo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias. Todos os indivíduos passam por todas essas fases ou períodos, nessa sequência, porém, o início e o término de cada uma delas dependem das características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais, sociais.

Portanto, a divisão nessas faixas etárias é uma referência, e não uma norma rígida. Dos estágios de desenvolvimento de Piaget é correto afirmar:

  • A) Sensório-motor (0 a 2 anos) - INCORRETO
  • B) Pré-operatório (7 a 11 anos) - INCORRETO
  • C) Operações concretas (11 ou 12 anos em diante) - INCORRETO
  • D) Sensório-motor (7 a 11 ou 12 anos) - INCORRETO
  • E) Pré-operatório (2 a 7 anos) - CORRETO

A alternativa correta é a letra E) Pré-operatório (2 a 7 anos). Isso porque, de acordo com a teoria de Piaget, o estágio pré-operatório ocorre entre os 2 e os 7 anos de idade. Nessa fase, as crianças começam a desenvolver a capacidade de representar o mundo por meio de símbolos e imagens, mas ainda não possuem a habilidade de realizar operações mentais lógicas.

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454) A(o) psicóloga(o), no contexto educativo, ao conhecer as múltiplas determinações da atividade educacional, pode focar mais adequadamente em determinadas áreas de intervenção e desenvolver um trabalho envolvendo toda a comunidade escolar – professores, pais, funcionários, estudantes.

Qualquer trabalho realizado com um desses segmentos deve ter como princípio a coletividade, visando o bem de todos. A(o) psicóloga(o), ao participar do cotidiano do processo educativo, estará junto às equipes colaborando para que conhecimentos e práticas possam resultar em experiências enriquecedoras para a formação do coletivo, no qual ele está incluído. Esse processo permitirá o planejamento, desenvolvimento e avaliação de diferentes possibilidades de intervenção.

Não é campo de atuação o Psicólogo Escolar:

  • A) A formação de Educadores.
  • B) A intervenção no âmbito da Educação Inclusiva.
  • C) Atividades com grupos de alunos.
  • D) Escuta e orientação das famílias.
  • E) Considerar a dimensão de produção da subjetividade aproximando-se do modelo clínico.

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When considering the multiple determinations of educational activity, psychologists, in the educational context, can focus more adequately on specific areas of intervention and develop a comprehensive work involving the entire school community - teachers, parents, staff, and students.

Any work done with one of these segments must have as a principle the collective, aiming for the well-being of all. By participating in the daily educational process, the psychologist is alongside the teams, collaborating so that knowledge and practices can result in enriching experiences for the formation of the collective, where they are included. This process allows for planning, development, and evaluation of different intervention possibilities.

The correct answer is E) Consider the dimension of production of subjectivity, approximating the clinical model. This is because the psychologist's role goes beyond just working with educators, intervening in inclusive education, or conducting activities with student groups. It also involves listening and guiding families, as well as considering the subjective dimension of individuals. By doing so, the psychologist can create a more comprehensive and inclusive approach to educational psychology.

In this sense, the psychologist's work is not limited to a specific area, but rather is interconnected and involves the entire educational community. By considering the dimension of production of subjectivity, the psychologist can better understand the complexities of each individual and develop more effective interventions. This approach is essential in promoting a more inclusive and comprehensive educational environment.

Therefore, option E is the correct answer because it highlights the importance of considering the subjective dimension in educational psychology, which is a crucial aspect of the psychologist's role in the educational context.

455) A escola desempenha um papel importante na promoção da saúde mental infantojuvenil, podendo disponibilizar um ambiente seguro e estruturado para ajudar crianças e adolescentes a desenvolverem habilidades sociais, emocionais e comportamentais. “[…] a escola é um dos principais contextos de vida de crianças e adolescentes na atualidade, possuindo, assim, um caráter psicossocial relevante que deve ser assumido e explorado” (CID, et al., 2019, p.4).

Que intervenções podem ser desenvolvidas nas escolas de educação básica para a promoção da saúde mental dos estudantes? Assinale a alternativa correta:

  • A) Formação continuada de toda a equipe escolar, ações direcionadas aos problemas enfrentados pelos alunos no ambiente escolar e demais situações sociais, envolver os pais e familiares no cotidiano escolar, criar rede de apoio para estudantes (equipe escolar, familiares, serviços de saúde e os próprios estudantes).
  • B) Ações direcionadas aos problemas enfrentados pelos alunos no ambiente escolar e demais situações sociais, envolver apenas os professores na promoção da saúde mental, criar rede de apoio para estudantes com diagnósticos de transtorno mental.
  • C) Formação continuada de toda a equipe escolar para diagnosticar os alunos com possíveis transtornos mentais.
  • D) Ações direcionadas aos problemas enfrentados pelos alunos no ambiente escolar e demais situações sociais e medicação dos estudantes no ambiente escolar.
  • E) A escola deve promover atendimento exclusivo para os alunos com diagnóstico de transtorno de personalidade.

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A resposta correta é a letra A)

A escola desempenha um papel fundamental na promoção da saúde mental infantojuvenil, podendo disponibilizar um ambiente seguro e estruturado para ajudar crianças e adolescentes a desenvolverem habilidades sociais, emocionais e comportamentais. Como afirma CID et al. (2019, p.4), a escola é um dos principais contextos de vida de crianças e adolescentes na atualidade, possuindo, assim, um caráter psicossocial relevante que deve ser assumido e explorado.

Portanto, a intervenção mais eficaz para a promoção da saúde mental dos estudantes é a forma contínua de toda a equipe escolar, que se direciona aos problemas enfrentados pelos alunos no ambiente escolar e demais situações sociais. Além disso, é fundamental envolver os pais e familiares no cotidiano escolar, criar rede de apoio para estudantes, incluindo a equipe escolar, familiares, serviços de saúde e os próprios estudantes.

Essa abordagem holística permite que a escola seja um ambiente de apoio e desenvolvimento para os estudantes, onde eles possam receber ajuda e suporte para lidar com os desafios que enfrentam. Além disso, a equipe escolar pode trabalhar em conjunto com os pais e familiares para desenvolver estratégias de apoio e intervenção mais eficazes.

Já as outras opções não são tão eficazes, pois se limitam a apenas uma parte da equipe escolar ou se concentram em diagnosticar os alunos com possíveis transtornos mentais, o que não é suficiente para promover a saúde mental dos estudantes.

Em resumo, a alternativa A é a mais completa e abrangente, pois envolve toda a equipe escolar e os pais e familiares, e se direciona aos problemas enfrentados pelos alunos no ambiente escolar e demais situações sociais.

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456) De acordo com os conhecimentos sobre transtornos mentais, é correto afirmar:

  • A) A pedofilia só pode ser caracterizada transtorno mental quando um adulto se envolve em atividades sexuais com outros adultos por um período mínimo de seis meses.
  • B) As pessoas diagnosticadas com esquizofrenia sofrem com alucinações e ideias delirantes, sintomas de um dos tipos da doença, que levam alguns destes indivíduos a praticar atos violentos.
  • C) Os prejuízos nas capacidades cognitivas e de adaptação ao meio social são iguais em indivíduos com deficiência intelectual, embora nenhum deles consiga atingir um grau de adaptação social que lhes configure uma vida independente.
  • D) O indivíduo com transtorno de personalidade antissocial apresenta comportamentos como mentir, infringir leis, agir impulsivamente e desconsiderar sua própria segurança ou a segurança dos outros. Os sintomas podem iniciar na infância, mas não é possível diagnosticar a condição até a adolescência ou idade adulta.
  • E) O distanciamento afetivo é um dos sintomas positivos para o TDAH.

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A resposta correta é a letra D) O indivíduo com transtorno de personalidade antissocial apresenta comportamentos como mentir, infringir leis, agir impulsivamente e desconsiderar sua própria segurança ou a segurança dos outros.

Essa alternativa é a correta pois descreve os sintomas característicos do transtorno de personalidade antissocial, que se manifestam através de comportamentos desrespeitosos e agressivos em relação às normas sociais e aos direitos dos outros. Além disso, esses comportamentos podem se iniciar na infância, mas não é possível diagnosticar a condição até a adolescência ou idade adulta.

É importante destacar que as outras opções são incorretas pois:

  • A) A pedofilia não é caracterizada como um transtorno mental quando um adulto se envolve em atividades sexuais com outros adultos por um período mínimo de seis meses. A pedofilia é um transtorno mental que envolve a atração sexual por crianças.
  • B) As pessoas diagnosticadas com esquizofrenia sofrem com alucinações e ideias delirantes, sintomas de um dos tipos de doença, que podem levar alguns desses indivíduos a praticar atos violentos. No entanto, não há uma relação direta entre a esquizofrenia e a prática de atos violentos.
  • C) Os prejuízos nas capacidades cognitivas e de adaptação ao meio social são iguais em indivíduos com deficiência intelectual, embora nenhum deles consiga atingir um grau de adaptação social que lhes configure uma vida independente.
  • E) O distanciamento afetivo não é um sintoma positivo para o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Portanto, a resposta correta é a letra D) O indivíduo com transtorno de personalidade antissocial apresenta comportamentos como mentir, infringir leis, agir impulsivamente e desconsiderar sua própria segurança ou a segurança dos outros.

457) Considerando o desenvolvimento humano, na perspectiva histórico-cultural de Lev Vigostski, marque a afirmativa correta.

  • A) A memória, a linguagem e o pensamento são produtos de uma estrutura sociocultural.
  • B) O desenvolvimento do sujeito humano não depende das interações com o meio social em que vive.
  • C) As características biológicas e inatas do indivíduo são preponderantes para o desenvolvimento humano e suas habilidades.
  • D) O desenvolvimento humano compõe-se de fatores isolados que amadurecem e controlam o comportamento do indivíduo ao seu meio.

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A resposta certa é a letra A) A memória, a linguagem e o pensamento são produtos de uma estrutura sociocultural.

De acordo com a perspectiva histórico-cultural de Lev Vygotsky, o desenvolvimento humano é influenciado pelo contexto social e cultural em que o indivíduo se desenvolve. Essa abordagem destaca a importância da interação social e da linguagem no processo de desenvolvimento cognitivo e emocional.

Vygotsky defende que a memória, a linguagem e o pensamento não são produtos de uma estrutura biológica inata, mas sim de uma estrutura sociocultural que é construída ao longo da vida. Isso significa que as habilidades e competências desenvolvidas pelo indivíduo são resultado da interação com o meio social e cultural.

Portanto, a opção A) é a mais adequada, pois destaca a importância da estrutura sociocultural no desenvolvimento humano. As demais opções não refletem a perspectiva de Vygotsky, que enfatiza a importância da interação social e cultural no processo de desenvolvimento.

Vale destacar que a abordagem de Vygotsky é fundamental para a compreensão da Psicologia Educacional, pois destaca a importância do papel do professor e do ambiente escolar no processo de aprendizado e desenvolvimento do aluno.

Além disso, essa perspectiva pode ser aplicada em various áreas, como a educação, a psicologia clínica e a desenvolvimento infantil, entre outras.

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458) O termo medicalização refere-se ao processo de transformar questões não médicas, eminentemente de origem social e política, em questões médicas. Considerando essa compreensão, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A) No campo educacional, o efetivo enfrentamento da medicalização exige a presença de profissionais capacitados de psicologia nas escolas e de professores que sejam capazes de ensinar bem.
  • B) O processo de medicalização também se faz presente nas escolas, onde muitos estudantes fazem uso de medicamentos para solucionar problemas de aprendizagem e de comportamento.
  • C) No campo educacional, a medicalização gira em torno da concepção de que os problemas de aprendizagem e comportamento são produtos de doenças ou de transtornos dos estudantes, contribuindo para práticas de encaminhamentos desses para realização de diagnósticos e tratamentos.
  • D) A medicalização da/na educação constitui-se em um desdobramento inevitável do processo de patologização dos problemas educacionais.

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A afirmativa INCORRETA é a letra A) No campo educacional, o efetivo enfrentamento da medicalização exige a presença de profissionais capacitados de psicologia nas escolas e de professores que sejam capazes de ensinar bem.

Essa afirmativa é incorreta pois ela sugere que a presença de profissionais de psicologia e professores capacitados seja suficiente para enfrentar a medicalização no campo educacional. No entanto, a medicalização é um processo mais complexo e amplo que envolve a transformação de questões sociais e políticas em problemas médicos. Ela requer uma abordagem mais ampla e crítica, que vá além da presença de profissionais capacitados.

A medicalização é um processo que ocorre quando se atribui uma causa médica a problemas que, na verdade, têm origem social e política. No campo educacional, isso pode ocorrer quando se atribui a problemas de aprendizagem e comportamento a doenças ou transtornos dos estudantes, em vez de considerar as razões sociais e políticas que os provocam. Por exemplo, em vez de considerar que um estudante tem dificuldades de aprendizagem devido à falta de recursos ou à desigualdade social, se atribui a uma doença ou transtorno, como o déficit de atenção ou a dislexia.

Portanto, o enfrentamento da medicalização no campo educacional requer uma abordagem mais crítica e ampla, que considere as razões sociais e políticas que provocam os problemas de aprendizagem e comportamento, e não apenas a presença de profissionais capacitados.

459) As concepções teórico-metodológicas que norteiam o trabalho da psicologia escolar são diversas, exigindo no fazer profissional uma postura crítica. Considere as afirmativas que caracterizam a atuação crítica da psicologia no contexto escolar.

I. O saber-fazer da psicologia escolar deve pautar-se no compromisso social e histórico com o processo de transformação social.

II. A intervenção da psicologia na escola assume compromisso pela defesa de uma sociedade democrática e uma escola participativa.

III. A atuação frente às queixas escolares parte da compreensão de que o fracasso escolar é um fenômeno social e biologicamente determinado.

IV. A atuação deve ser orientada por categorias de análise que contribuam para a apreensão das múltiplas determinações do processo educacional.

Estão corretas as afirmativas

  • A) III e IV, apenas.
  • B) I e II, apenas.
  • C) I, II e III, apenas.
  • D) I, II e IV, apenas.

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Resposta: A alternativa correta é D) I, II e IV, apenas.

Essa questão aborda as concepções teórico-metodológicas que norteiam o trabalho da psicologia escolar, exigindo do profissional uma postura crítica. As afirmativas que caracterizam a atuação crítica da psicologia no contexto escolar são:

I. O saber-fazer da psicologia escolar deve pautar-se no compromisso social e histórico com o processo de transformação social.

II. A intervenção da psicologia na escola assume compromisso pela defesa de uma sociedade democrática e uma escola participativa.

III. A atuação frente às queixas escolares parte da compreensão de que o fracasso escolar é um fenômeno social e biologicamente determinado.

IV. A atuação deve ser orientada por categorias de análise que contribuam para a apreensão das múltiplas determinações do processo educacional.

As afirmativas I, II e IV são corretas porque a psicologia escolar busca promover a transformação social, defendendo a democracia e a participação na escola, e analisando as múltiplas determinações do processo educacional. Já a afirmativa III não é correta por si só, pois, embora o fracasso escolar seja um fenômeno social e biologicamente determinado, a atuação da psicologia escolar não se resume apenas a essa compreensão.

A alternativa D) I, II e IV, apenas, é a correta porque essas afirmativas caracterizam a atuação crítica da psicologia no contexto escolar, buscando a transformação social, a defesa da democracia e a análise das múltiplas determinações do processo educacional.

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460) Conforme a dialética de Vigostsky, o adolescente estabelece uma relação entre memória e pensamento oposta à da criança.

Isso significa que, enquanto a criança:

  • A) se apoia em sua memória para pensar, o adolescente reconstrói sua memória em seus pensamentos
  • B) não consegue pensar, mas apenas lembrar, o adolescente só pode pensar e não lembrar
  • C) ativa recordações coletivas, o adolescente extrapola suas lembranças interiores
  • D) é orientada por afetos, o adolescente torna-se racional

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A alternativa correta é letra A) se apoia em sua memória para pensar, o adolescente reconstrói sua memória em seus pensamentos

Gabarito: Letra A.

     

  

Isso significa que, enquanto a criança:

 

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"Segundo Vigotski, o pensamento da criança se apóia na memória e pensar para ela significa lembrar, enquanto para o adolescente, a memória se baseia fundamentalmente no pensamento, pois lembrar é procurar numa determinada seqüência lógica o que se precisa. Nesta mudança de pensar da criança para o adolescente, ocorrem mudanças qualitativas, verdadeiros saltos no desenvolvimento da linguagem e do pensamento de uma etapa de idade a outra. Percebe-se, aqui, uma ampliação na relação entre pensamento e linguagem que se dá no processo de construção e reconstrução do pensar mais elementar à compreensão mais complexa da realidade."

 

Fonte: "Vigotski: desenvolvimento do adolescente sob a perspectiva do materialismo histórico e dialético" (Koshino)

 

Com isso, vamos analisar as alternativas.


a)  se apoia em sua memória para pensar, o adolescente reconstrói sua memória em seus pensamentos

 

Correto. Essa é a alternativa que está de acordo com o texto supracitado.

 


b)  não consegue pensar, mas apenas lembrar, o adolescente só pode pensar e não lembrar

 

Falso. Vigotsky fala que a criança se apoia na memória para pensar. Isso é diferente de "não consegue pensar".

 


c)  ativa recordações coletivas, o adolescente extrapola suas lembranças interiores

 

Falso. Essa é uma frase criada pela banca que não tem relação com o texto de Vigotsky.

 


d)  é orientada por afetos, o adolescente torna-se racional

 

Falso. Essa afirmativa não aborda a relação entre memória e pensamento proposta por Vigotsky, conforme vimos acima.

   

Portanto, a alternativa correta é a Letra A.

1 44 45 46 47 48 52