Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso
471) As habilidades socioemocionais são aquelas relacionadas aos aspectos sociais e emocionais dos indivíduos, como a capacidade de se conhecer, comunicar, relacionar, resolver problemas e tomar decisões. Elas são fundamentais para o sucesso pessoal e profissional e podem ser ensinadas e desenvolvidas ao longo da vida. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define dez competências gerais que devem ser desenvolvidas na educação básica, das quais cinco são socioemocionais. Trata-se uma dessas cinco competências socioemocionais:
- A) Comunicação e argumentação.
- B) Autoconhecimento e autocuidado.
- C) Conhecimento científico e tecnológico.
- D) Repertório cultural e pensamento crítico.
A resposta correta é a letra B) Autoconhecimento e autocuidado.
Essa competência socioemocional é fundamental para o sucesso pessoal e profissional. Autoconhecimento e autocuidado se referem à capacidade de reconhecer e compreender os próprios pensamentos, sentimentos e comportamentos, além de ser capaz de cuidar da própria saúde física e emocional. Isso inclui a habilidade de se autoavaliar, identificar os próprios pontos fortes e fracos, e desenvolver estratégias para melhorar a si mesmo.
Essa competência é essencial para tomar decisões informadas, estabelecer metas e alcançá-las, além de manter relacionamentos saudáveis com os outros. Além disso, o autoconhecimento e autocuidado também permitem que as pessoas sejam mais resistentes ao estresse e à adversidade, e sejam capazes de se adaptar às mudanças e aos desafios.
Em um contexto educacional, o desenvolvimento da competência de autoconhecimento e autocuidado pode ser feito através de atividades que promovam a reflexão, a autoavaliação e a autorregulação. Isso pode incluir exercícios de autoconhecimento, como a identificação de valores e objetivos, além de estratégias para gerenciar o tempo e o estresse.
472) As políticas públicas em educação são um conjunto de ações e normas que visam garantir o direito à educação de qualidade para todos os cidadãos, considerando as demandas e necessidades da sociedade. A psicologia escolar é uma área de atuação profissional e de produção de conhecimento, que busca contribuir para a melhoria das condições de ensino e aprendizagem nas instituições educacionais, tendo como referência os princípios do desenvolvimento humano e a estimulação de potencialidades. A atuação do psicólogo escolar deve estar, portanto, alinhada com as políticas públicas em educação e enfatizar a valorização pessoal e a cidadania. Assinale a alternativa que apresenta esse alinhamento de forma correta.
- A) Aplicar testes psicológicos e psicopedagógicos para identificar aptidões, interesses, dificuldades e transtornos de aprendizagem dos alunos.
- B) Promover ações de saúde mental na escola, como palestras, oficinas, grupos de apoio e encaminhamentos para serviços especializados.
- C) Realizar orientação vocacional e profissional para os alunos do ensino médio, auxiliando-os na escolha de uma carreira e na preparação para o mercado de trabalho.
- D) Participar da elaboração, implementação e avaliação de projetos pedagógicos, que contemplem a diversidade cultural, étnica, de gênero, classe e necessidades educacionais especiais dos alunos.
A alternativa correta é a letra D) Participar da elaboração, implementação e avaliação de projetos pedagógicos, que contemplam a diversidade cultural, étnica, de gênero, classe e necessidades educacionais especiais dos alunos.
Essa alternativa está em consonância com as políticas públicas em educação, que buscam garantir o direito à educação de qualidade para todos os cidadãos, considerando as demandas e necessidades da sociedade. O psicólogo escolar deve atuar em conformidade com essas políticas, contribuindo para a melhoria das condições de ensino e aprendizagem nas instituições educacionais.
Os projetos pedagógicos devem ser elaborados, implementados e avaliados de forma a atender às necessidades educacionais específicas dos alunos, considerando a diversidade cultural, étnica, de gênero, classe e necessidades especiais. Dessa forma, o psicólogo escolar pode contribuir para a criação de um ambiente educacional mais inclusivo e democrático.
As outras alternativas não estão em consonância com as políticas públicas em educação, pois não consideram a diversidade dos alunos e não buscam atender às suas necessidades educacionais específicas. A aplicação de testes psicológicos e psicopedagógicos (alternativa A) pode ser um instrumento para identificar as necessidades dos alunos, mas não é suficiente para garantir a inclusão e a diversidade. A promoção da saúde mental na escola (alternativa B) é importante, mas não é o foco principal da atuação do psicólogo escolar. A orientação vocacional e profissional (alternativa C) é importante, mas não considera a diversidade dos alunos.
473) Sobre a dimensão social do processo de aprendizagem, pode-se afirmar que no nível social podemos considerar a aprendizagem como um dos polos do par ensino-aprendizagem, cuja síntese constitui o processo educativo.
- A) Educar consiste então em ensinar, no sentido de mostrar, de estabelecer sinais, de marcar como se faz o que pode ser feito.
- B) A transmissão da cultura às vezes é ideológica, na medida em que é seletiva, sendo própria da conservação de modos peculiares de operar; contudo, não serve à manutenção de estruturas definidas de poder.
- C) O processo educativo compreende todos os comportamentos dedicados à transmissão da cultura, inclusive os objetivados como instituições que, específica (escola) ou secundariamente (família), promovem a educação.
- D) Toda transmissão de cultura supõe uma amostra, uma seleção de modalidades de ação, cujo determinante é a situação do educando na relação de produção, junto com outros fatores de nacionalidade, geração, profissionalização etc.
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474) O psicólogo educacional deve, em sua rotina diária de trabalho, desempenhar o papel de mediador de aprendizagens necessárias ao professor, assim como orientar de acordo com sua função e ética os professores e demais profissionais sobre fatores relacionados ao problema de aprendizagem, com objetivo de, em equipe, elaborar estratégias para que o aluno possa evoluir, considerando a sua singularidade. Considerando as informações expostas, analise as afirmativas a seguir.
- A) I, II e III.
- B) I e II, apenas.
- C) I e III, apenas.
- D) II e III, apenas.
A resposta certa é a letra B) I e II, apenas.
Para entender por que essa é a resposta certa, vamos analisar cada uma das afirmações.
I. Os fatores fundamentais que precisam ser levados em consideração no diagnóstico de um problema de aprendizagem são, de fato, fatores orgânicos, específicos, psicogênicos e ambientais. Portanto, essa afirmação é verdadeira.
II. O problema de aprendizagem pode ser considerado como um sintoma, no sentido de que o não aprender não configura um quadro permanente, mas ingressa em uma constelação peculiar de comportamentos, nos quais se destaca como sinal de descompensação. Isso também é verdadeiro.
III. No entanto, a origem de toda aprendizagem não está nos esquemas de ação desdobrados mediante o corpo. Embora o corpo seja importante para o processo de aprendizagem, não é o único fator envolvido. Além disso, o fator específico mencionado na afirmação III não é um dos principais fatores que influenciam a aprendizagem. Portanto, essa afirmação é falsa.
Portanto, apenas as afirmações I e II são verdadeiras, o que torna a letra B) a resposta certa.
475) O Conselho Federal de Psicologia produziu vários documentos norteadores para a atuação do psicólogo escolar. Dentre eselestes, encontram-se as Referências Técnicas para Atuação de Psicólogos na Educação Básica. De acordo com tais referências, a construção de projetos pedagógicos da escola desenvolve sua prática a partir desse documento e que a dimensão política do projeto pedagógico refere-se a valores e metas, que permeiam o conjunto de práticas na escola. Sobre o trabalho do psicólogo e o projeto pedagógico da escola, assinale a afirmativa correta.
- A) Não é função do psicólogo participar do trabalho de elaboração, avaliação e reformulação do projeto, destacando a dimensão psicológica ou subjetiva da realidade escolar.
- B) Ao participar do cotidiano do processo educativo, o psicólogo estará junto às equipes colaborando para que conhecimentos e práticas possam resultar em experiências enriquecedoras para a formação do coletivo no qual ele está incluído.
- C) É importante para o psicólogo conhecer o corpo docente e equipe pedagógica; contudo, não deverá se estender, buscando aprofundar na formação acadêmico-profissional; salários e condições de trabalho; e, carga horária; deverá somente focar em como ocorre a prática pedagógica incluindo a metodologia; recursos; e, conteúdos.
- D) Considerar a formação acadêmico-profissional, salários e condições de trabalho, carga horária; informações sobre o trabalho pedagógico e dar ênfase em como ocorre a prática pedagógica incluindo a metodologia, recursos, conteúdos, possibilitará ao psicólogo planejamento, desenvolvimento e avaliação de diferentes possibilidades de intervenção.
The correct answer is B) When participating in the daily educational process, the psychologist will be alongside teams, collaborating so that knowledge and practices can result in enriching experiences for the collective in which they are included.
In this context, the psychologist's role is to work collaboratively with the educational team, sharing knowledge and practices to create enriching experiences for the collective. This approach is in line with the References for Technical Action of Psychologists in Basic Education, which emphasize the importance of the political dimension of the pedagogical project, referring to values and goals that permeate the set of practices in the school.
By participating in the daily educational process, the psychologist can contribute to the development of pedagogical projects that are aligned with the school's values and goals. This collaboration enables the creation of enriching experiences for the collective, which is essential for the growth and development of students.
It is essential to highlight that the psychologist's role goes beyond just participating in the development of pedagogical projects. They must also work collaboratively with the educational team to identify the needs of the students and the school, and to develop strategies that address these needs. This approach requires a deep understanding of the school's context, its values, and its goals.
In conclusion, the correct answer is B) When participating in the daily educational process, the psychologist will be alongside teams collaborating so that knowledge and practices can result in enriching experiences for the collective in which they are included. This approach is essential for the development of pedagogical projects that are aligned with the school's values and goals, and that contribute to the growth and development of students.
476) Leia o trecho a seguir extraído da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
- A) I, apenas.
- B) I e III, apenas.
- C) II, apenas.
- D) II e III, apenas.
- E) I, II e III.
A alternativa correta é letra A) I, apenas.
Gabarito: Letra A.
Correto. Essa afirmativa está de acordo com o seguinte trecho do documento:
"Na direção de contribuir para a melhoria da qualidade da educação em todos os níveis, nossas ações devem pautar-se em tornar disponível um saber específico da Psicologia para questões da Educação que envolvam prioritariamente o fortalecimento de uma gestão educacional democrática que considere todos os agentes que participam da comunidade escolar, e de formas efetivas de acompanhamento do processo de escolarização."
Fonte: "Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica" (CFP)
Falso. Essa afirmativa não está de acordo com o texto abaixo:
"As escolas desenvolvem sua prática a partir de um projeto político-pedagógico. A dimensão política do projeto pedagógico refere-se a valores e metas que permeiam o conjunto de práticas na escola. É função da (o) psicóloga (o) participar do trabalho de elaboração, avaliação e reformulação do projeto, destacando a dimensão psicológica ou subjetiva da realidade escolar. Isso permite sua inserção no conjunto das ações desenvolvidas pelos profissionais da escola e reafirma seu compromisso com o trabalho interdisciplinar."
Fonte: "Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica" (CFP)
Falso. Essa afirmativa reproduz o modelo clínico tradicional. Não é isso que o documento propõe para o trabalho na Educação Básica.
"No caso da avaliação das dificuldades no processo de escolarização, é fundamental avaliar o aluno prospectivamente, naquilo que ele pode se desenvolver, e não se restringir àquilo que o aluno não consegue realizar, ou mesmo centrar se somente no aluno, sem refletir sobre a produção social do fracasso escolar.
Com pais, familiares ou responsáveis, a (o) psicóloga (o) pode refletir sobre o papel social da escola e da família, assimcomo sobre as problemáticas que atravessam a vida de pais e filhos. Frente a possíveis dificuldades escolares, a discussão coletiva pode facultar novas ideias e ações favorecedoras de uma prática compartilhada que contribua para a qualidade do processo ensino e aprendizagem."
Fonte: "Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica" (CFP)
Portanto, apenas a afirmativa I está correta. Encontramos a resposta na Letra A.
Está CORRETO o que se afirma em
a) I, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
477) Leia o trecho a seguir para responder a esta questão.
- A) O trabalho do psicólogo, em contextos educativos, abrange a atenção ao estudante com deficiência, para avaliação e encaminhamento para escolas especiais.
- B) O psicólogo necessita de atender o estudante com deficiência, com ênfase na escuta clínica e foco no desenvolvimento cognitivo desse estudante.
- C) O trabalho do psicólogo escolar consiste na realização de anamnese com os responsáveis e na avaliação do nível intelectual e emocional.
- D) O psicólogo, em contextos educativos, tem muito a contribuir em busca de uma prática pedagógica voltada à humanização.
- E) O laudo psicológico é elaborado a partir das avaliações e informa aquilo que as crianças e jovens não conseguem expressar em função de suas deficiências, por isso a importância do psicólogo nas escolas.
A alternativa correta é letra D) O psicólogo, em contextos educativos, tem muito a contribuir em busca de uma prática pedagógica voltada à humanização.
Gabarito: Letra D.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a atuação do psicólogo.
a) O trabalho do psicólogo, em contextos educativos, abrange a atenção ao estudante com deficiência, para avaliação e encaminhamento para escolas especiais.
Falso. Essa alternativa cita uma prática antiga que não é mais recomendada. Veja:
"O trabalho da (o) psicóloga (o) em contextos educativos, geralmente, abrange a atenção ao estudante com deficiência, que, até a década de 1990, era excluído do ensino regular e encaminhado para classes e escolas especiais."
Fonte: "Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica" (CFP)
b) O psicólogo necessita de atender o estudante com deficiência, com ênfase na escuta clínica e foco no desenvolvimento cognitivo desse estudante.
Falso. Essa proposta clínica no contexto educacional é criticada pelo documento de Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica.
c) O trabalho do psicólogo escolar consiste na realização de anamnese com os responsáveis e na avaliação do nível intelectual e emocional.
Falso. Outra afirmativa que cita práticas clínicas que não estão mais de acordo com a atual referência técnica.
d) O psicólogo, em contextos educativos, tem muito a contribuir em busca de uma prática pedagógica voltada à humanização.
Correto. Essa afirmativa está de acordo com o seguinte texto:
"De acordo com os pressupostos de uma teoria crítica da educação, cada profissional – educador e psicóloga (o) - assumirá o compromisso de contribuir, com seus conhecimentos e práticas, para a compreensão das questões que envolvem a política educacional e suas implicações no trabalho docente. Esse propósito se constitui no que entendemos seja um processo de formação continuada.
Assim, os profissionais buscarão formas que, efetivamente, propiciem o processo de apropriação do conhecimento e as transformações nas relações sociais. Soma-se a isso, a possibilidade da (o) psicóloga (o) trabalhar conteúdos sobre o desenvolvimento e aprendizagem, assim como questões sobre relações interpessoais que permeiam o processo educativo. A (o) psicóloga (o) em contextos educativos tem muito a contribuir em busca de uma prática pedagógica voltada à humanização. Para tanto, é necessário que enfatize a dimensão subjetiva das experiências educacionais."
Fonte: "Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica" (CFP)
e) O laudo psicológico é elaborado a partir das avaliações e informa aquilo que as crianças e jovens não conseguem expressar em função de suas deficiências, por isso a importância do psicólogo nas escolas.
Falso. Essa afirmativa não está de acordo com o texto abaixo:
"A partir dessas avaliações, laudos psicológicos são elaborados dizendo apenas aquilo que as crianças e jovens não possuem em função de suas deficiências, não constando informações que possam auxiliar os professores em sua prática pedagógica. Dessa forma, ajudam o preconceito a se perpetuar nas relações estabelecidas entre professores,estudantes, equipe técnica, endossando práticas de exclusão."
Fonte: "Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica" (CFP)
Portanto, a alternativa correta é a Letra D.
478) Leia o fragmento de texto a seguir para responder a esta questão.
- A) Freud.
- B) Vygotsky.
- C) Fritz Perls.
- D) Lacan.
- E) Piaget.
A alternativa correta é letra B) Vygotsky.
Gabarito: Letra B.
Marque a alternativa que apresenta o teórico responsável pela proposição da Psicologia Sócio-histórica.
A questão está baseada no seguinte texto:
"VIGOTSKI E A PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA
A Psicologia, como você já deve ter percebido, está em permanente movimento, isto é, novas abordagens vão se constituindo, gerando uma permanente transformação teórica. Escolhemos apresentar-lhe uma vertente teórica que nasceu na ex-União Soviética, embalada pela Revolução de 1917 e pela teoria marxista.
No Ocidente, a teoria Sócio-Histórica ganharia importância nos anos 70, tornando-se referência para a Psicologia do Desenvolvimento, a Psicologia Social e para a Educação.
Tendo como referência esta nova abordagem teórica formulada por Vigotski, buscava-se construir uma Psicologia que superasse as tradições positivistas e estudasse o homem e seu mundo psíquico como uma construção histórica e social da humanidade. Para Vigotski, o mundo psíquico que temos hoje não foi nem será sempre assim, pois sua caracterização está diretamente ligada ao mundo material e às formas de vida que os homens vão construindo no decorrer da história da humanidade."
Fonte: "Psicologias: uma introdução aos estudos de psicologia" (Bock et al.)
Com isso, encontramos a resposta na Letra B.
a) Freud. (Psicanálise)
b) Vygotsky.
c) Fritz Perls. (Gestalt-Terapia)
d) Lacan. (Psicanálise)
e) Piaget. (Epistemologia Genética)
479) A respeito das recomendações de práticas não -medicalizantes para profissionais e os serviços de educação e saúde, é correto afirmar que elas
- A) são aplicáveis apenas em contextos de saúde mental.
- B) são focadas, exclusivamente, em intervenções farmacológicas.
- C) promovem a medicalização excessiva de crianças e adolescentes.
- D) defendem a diversidade humana e diferentes formas de aprender.
A alternativa correta é letra D) defendem a diversidade humana e diferentes formas de aprender.
Gabarito: Letra D.
A respeito das recomendações de práticas não-medicalizantes para profissionais e os serviços de educação e saúde, é correto afirmar que elas
A questão está baseada no seguinte texto:
"O processo de aprendizagem é multideterminado; isto é, depende de vários fatores que estão relacionados às condições sociais, institucionais, políticas e econômicas nas quais estamos inseridos. Se algo não vai bem na aprendizagem de um determinado aluno, muitos aspectos devem ser observados e relacionados. E o mais importante: o olhar do profissional, tanto da área da educação como da saúde, não deve ser o de procurar o que falta (falta atenção, falta disciplina, falta comida, falta coordenação motora...), pois, nesse caso, a lógica é a mesma da medicalização. O olhar deve se voltar para tudo que situa as condições do início e de todo o decorrer do processo que gerou a questão; perguntas que nos levem a entender quando, por quê, para quê, com quem, para quem, onde o problema se encontra nos mostram esse caminho.
À medida que respostas a essas perguntas são delineadas, surge um sujeito singular com sua história de vida, entendida aqui como narrativa construída na teia de relações sociais em um determinado contexto histórico. Podemos então obter parâmetros para estratégias de acolhimento, alívio e resolução de seu sofrimento. E isso sem despotencializá-lo em seu papel de aprendiz!
Convidamos você, profissional da educação e da saúde que também defende e respeita a diversidade humana e a possibilidade de diferentes formas de aprender, a conhecer este material que apresenta recomendações para orientação e atuação nos serviços."
Fonte: "Recomendações de práticas não medicalizantes para profissionais e serviços de educação e saúde" (CFP)
Com isso, vamos analisar as alternativas.
a) são aplicáveis apenas em contextos de saúde mental.
Falso. Conforme vimos acima, o texto fala sobre o contexto da educação e saúde.
b) são focadas, exclusivamente, em intervenções farmacológicas.
Falso. O texto enfatiza as intervenções não medicalizantes.
c) promovem a medicalização excessiva de crianças e adolescentes.
Falso. O texto é contrário a essa prática de medicalização excessiva.
d) defendem a diversidade humana e diferentes formas de aprender.
Correto. Conforme vimos, essa é a alternativa que está de acordo com o texto.
Portanto, a alternativa correta é a Letra D.
480) Em certa escola, a equipe de psicologia está trabalhando para melhorar o ambiente de aprendizado e o bem-estar dos estudantes. A psicóloga escolar, Silva, observou que alguns alunos estão enfrentando dificuldades emocionais e sociais. Ela acredita que uma abordagem psicológica da educação pode ajudar a resolver esses problemas. Qual das seguintes afirmativas é correta sobre a psicologia escolar e a abordagem psicológica da educação?
- A) A psicologia escolar visa melhorar o ambiente de aprendizado e o bem-estar dos estudantes.
- B) A abordagem psicológica da educação desconsidera o desenvolvimento emocional dos alunos.
- C) A abordagem psicológica da educação está relacionada secundariamente à prática pedagógica.
- D) A psicologia escolar se concentra melhorar o ambiente educacional para as questões acadêmicas.
A alternativa correta é letra A) A psicologia escolar visa melhorar o ambiente de aprendizado e o bem-estar dos estudantes.
Gabarito: Letra A.
Em certa escola, a equipe de psicologia está trabalhando para melhorar o ambiente de aprendizado e o bem-estar dos estudantes. A psicóloga escolar, Silva, observou que alguns alunos estão enfrentando dificuldades emocionais e sociais. Ela acredita que uma abordagem psicológica da educação pode ajudar a resolver esses problemas. Qual das seguintes afirmativas é correta sobre a psicologia escolar e a abordagem psicológica da educação?
A questão parece ter se baseado no texto abaixo:
"A Psicologia Escolar é uma área especializada que visa promover o bem-estar emocional e acadêmico dos alunos, além de contribuir para o aprimoramento do ambiente educacional como um todo.
O psicológico escolar buscará compreender e intervir nos aspectos psicológicos que afetam o processo de aprendizagem e o desenvolvimento socioemocional dos alunos, proporcionando um ambiente propício ao crescimento acadêmico, promovendo a saúde mental e auxiliando na resolução de questões que possam surgir durante a jornada educacional.
(...)
Hoje, a atuação da Psicologia Escolar e Educativa não se limita ao universo particular do aluno, mas a todo o funcionamento da instituição educacional. Isso dá a esse psicólogo um papel-chave no sucesso das políticas pedagógicas. "
Fonte: "Psicologia Escolar e Educacional: conheça os diferenciais dessa área"
Com isso, encontramos a resposta na Letra A.
a) A psicologia escolar visa melhorar o ambiente de aprendizado e o bem-estar dos estudantes.
b) A abordagem psicológica da educação desconsidera o desenvolvimento emocional dos alunos.
c) A abordagem psicológica da educação está relacionada secundariamente à prática pedagógica.
d) A psicologia escolar se concentra melhorar o ambiente educacional para as questões acadêmicas. (incompleto)