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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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481) Sobre a finalidade da atuação do psicólogo na educação, conforme referência técnica para atuação de psicólogos na educação básica (Crepop, 2013), assinale a afirmativa correta.

  • A) Considerar a dimensão de produção da subjetividade na escola, como modelo clínico-assistencial.
  • B) Considerar patologização, medicalização e judicialização das práticas educacionais nas demandas.
  • C) Compor, sozinho, a elaboração, a implementação e a avaliação do Projeto Político-Pedagógico da escola.
  • D) Buscar conhecimentos técnico-científicos da psicologia e da educação, em sua dimensão ética para sustentar uma atuação potencializadora.

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A alternativa correta é letra D) Buscar conhecimentos técnico-científicos da psicologia e da educação, em sua dimensão ética para sustentar uma atuação potencializadora.

Gabarito: Letra D.

 

Sobre a finalidade da atuação do psicólogo na educação, conforme referência técnica para atuação de psicólogos na educação básica (Crepop, 2013), assinale a afirmativa correta.

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"E, nesse cenário de muitas e múltiplas demandas, apoiados nos princípios que defendemos para a atuação de psicólogas (os) na Educação Básica (CFP & CRPs, 2010), propomos:

 

Compor com a equipe escolar, a elaboração, implementação e avaliação do Projeto Político Pedagógico da Escola e, a partir dele, construir seu projeto de atuação, como um profissional inserido e implicado no campo educacional.

• Problematizar o cotidiano escolar, colaborando na construção coletiva do projeto de formação em serviço, no qual professores possam planejar e compor ações continuadas.

• Construir, com a equipe da escola, estratégias de ensino-aprendizagem, considerando os desafios da contemporaneidade e as necessidades da comunidade onde a escola está inserida.

• Considerar a dimensão de produção da subjetividade, sem reduzi-la a uma perspectiva individualizante, afastando se do modelo clínico-assistencial.

• Valorizar e potencializar a construção de saberes, nos diferentes espaços educacionais, considerando a diversidade cultural das instituições e seu entorno para subsidiar a prática profissional.

Buscar conhecimentos técnico-científicos da Psicologia e da Educação, em sua dimensão ética para sustentar uma atuação potencializadora.

• Produzir deslocamento do lugar tradicional da (o) psicóloga (o) no sentido de desenvolver práticas coletivas que possam acolher as tensões, buscando novas saídas para os desafios da formação entre educadores e educandos.

Romper com a patologização, medicalização e judicialização das práticas educacionais nas situações em que as demandas por diagnósticos fortalecem a produção do distúrbio/transtorno, da criminalização e da exclusão."

 

Fonte: "Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educacão Básica" (CFP)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra D.


a)  Considerar a dimensão de produção da subjetividade na escola, como modelo clínico-assistencial.
 

b)  Considerar patologização, medicalização e judicialização das práticas educacionais nas demandas.
 

c)  Compor, sozinho, a elaboração, a implementação e a avaliação do Projeto Político-Pedagógico da escola.
 

d)  Buscar conhecimentos técnico-científicos da psicologia e da educação, em sua dimensão ética para sustentar uma atuação potencializadora.

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482) De acordo com a psicologia educacional, o desenvolvimento e a aprendizagem são processos que se influenciam mutuamente e dependem de diversos fatores, como as características individuais, o contexto social e as experiências vivenciadas.

Sobre o desenvolvimento e a aprendizagem, assinale a afirmativa correta.

  • A) O desenvolvimento é um processo natural e inato, que ocorre de forma linear e independente da aprendizagem.
  • B) A aprendizagem é um processo que depende, exclusivamente, da maturação biológica e do nível de inteligência do indivíduo.
  • C) O desenvolvimento e a aprendizagem são processos que seguem etapas fixas e universais, que não podem ser alteradas por fatores externos.
  • D) O desenvolvimento e a aprendizagem são processos que se complementam e se modificam ao longo da vida, de acordo com as interações e as demandas do meio.

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A alternativa correta é letra D) O desenvolvimento e a aprendizagem são processos que se complementam e se modificam ao longo da vida, acordo com as interações e as demandas do meio.

Essa afirmação é correta pois, de acordo com a psicologia educacional, o desenvolvimento e a aprendizagem são processos que se influenciam mutuamente e dependem de diversos fatores, como as características individuais, o contexto social e as experiências vivenciadas. Esses processos não seguem etapas fixas e universais, mas sim se adaptam e se modificam ao longo da vida, de acordo com as interações e as demandas do meio.

Isso significa que o desenvolvimento e a aprendizagem são processos dinâmicos e interativos, que se influenciam mutuamente e se modificam ao longo da vida. O desenvolvimento pode influenciar a aprendizagem, e vice-versa, e ambos são influenciados pelas experiências e pelas interações com o meio.

Além disso, a aprendizagem não é um processo que depende exclusivamente da maturação biológica e do nível de inteligência do indivíduo, mas sim de uma combinação de fatores, incluindo as experiências, as interações e as demandas do meio.

Portanto, a afirmação correta é a letra D), que destaca a interdependência e a adaptabilidade dos processos de desenvolvimento e aprendizagem.

483) A relação entre o desenvolvimento humano e a aprendizagem é um tema central na psicologia educacional, que busca compreender os processos psicológicos envolvidos na construção do conhecimento e na promoção da educação.

Trata-se de uma afirmação correta sobre a relação entre desenvolvimento humano e aprendizagem, de acordo com as perspectivas teóricas de Piaget e Vygotsky:

  • A) Para Vygotsky, o desenvolvimento é um processo social e cultural, que ocorre de forma dialética e dependente da aprendizagem; enquanto para Piaget, o desenvolvimento é um processo natural e inato, que ocorre de forma linear e independente da aprendizagem.
  • B) Piaget concebe que desenvolvimento e aprendizagem são processos complementares e que se modificam ao longo da vida, de acordo com as interações e as demandas do meio. Para Vygotsky, o desenvolvimento e a aprendizagem são processos que seguem etapas fixas e universais, não podendo ser alteradas por fatores externos.
  • C) Piaget assegura que desenvolvimento e a aprendizagem são processos de influência mútua e dependem de diversos fatores, como as características individuais, o contexto social e as experiências vivenciadas. Para Vygotsky, são processos que se realizam na zona de desenvolvimento proximal, isto é, a distância entre o nível real e o nível potencial do indivíduo.
  • D) Para Vygotsky, o desenvolvimento e a aprendizagem são processos que se influenciam mutuamente e dependem de diversos fatores, como as características individuais, o contexto social e as experiências vivenciadas. Piaget afirma que são processos consolidados zona de desenvolvimento potencial, ou seja, a distância entre o nível real e nível proximal do indivíduo.

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A alternativa correta é a letra C)

De acordo com a perspectiva teórica de Piaget,, ontem desenvolvimento humano e aprendizagem são processos de influência mútua e dependem de diversos fatores, como as características individuais, o contexto social e as experiências vivenciadas. Por outro lado, Vygotsky defende que o desenvolvimento e a aprendizagem são processos que se realizam na zona de desenvolvimento proximal, isto é, a distância entre o nível real e o nível potencial do indivíduo.

Essa afirmação correta sobre a relação entre desenvolvimento humano e aprendizagem está em consonância com a teoria de Piaget, que considera que o desenvolvimento é um processo natural e inato que ocorre de forma linear e independente da aprendizagem. Já Vygotsky concebe o desenvolvimento como um processo social e cultural que ocorre de forma dialética e dependente da aprendizagem.

Portanto, a resposta correta é a letra C, pois Piaget assegura que desenvolvimento e aprendizagem são processos de influência mútua e dependem de diversos fatores, como as características individuais, o contexto social e as experiências vivenciadas. Já Vygotsky defende que os processos se realizam na zona de desenvolvimento proximal, ou seja, a distância entre o nível real e o nível potencial do indivíduo.

Essa resposta correta destaca a importância de considerar a interação entre o desenvolvimento humano e a aprendizagem, bem como a influência de fatores individuais e sociais nesse processo. Além disso, essa perspectiva teórica pode contribuir para uma melhor compreensão da construção do conhecimento e da promoção da educação.

Em resumo, a resposta correta é a letra C, pois Piaget defende que desenvolvimento e aprendizagem são processos de influência mútua e dependem de diversos fatores, enquanto Vygotsky concebe os processos como ocorrendo na zona de desenvolvimento proximal.

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484) O psicólogo que atua na área da educação é convidado a participar de um projeto de inclusão de alunos com deficiência na rede pública de ensino.

Nesta situação hipotética, o psicólogo deve realizar uma avaliação psicológica

  • A) dos alunos com deficiência e encaminhá-los para as salas de recursos multifuncionais, onde receberão um atendimento especializado.
  • B) da aprendizagem e dos processos de ensino, e promover ações que estimulem a participação e a colaboração dos alunos com deficiência.
  • C) da escola e do currículo, bem como propor adaptações e modificações que favoreçam a acessibilidade e a diversidade dos alunos com deficiência.
  • D) dos professores e dos gestores escolares, como também oferecer-lhes uma capacitação sobre as características e as necessidades dos alunos com deficiência.

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A resposta certa é a letra B) da aprendizagem e dos processos de ensino, e promover as que estimulem a participação e a colaboração dos alunos com deficiência.

Essa alternativa é a mais adequada porque o papel do psicólogo educacional é justamente identificar as necessidades dos alunos com deficiência e encontrar maneiras de promover a inclusão e a participação deles no processo de ensino. Ao promover a aprendizagem e os processos de ensino, o psicólogo pode ajudar a garantir que os alunos com deficiência tenham acesso a oportunidades de aprendizado equivalentes às dos alunos sem deficiência.

Além disso, a promoção da participação e colaboração dos alunos com deficiência é fundamental para garantir que eles sejam tratados como sujeitos ativos do processo de ensino, e não apenas como receptores passivos de informações. Isso pode ser alcançado através de estratégias de ensino diferenciadas, uso de tecnologias assistivas e adaptações curriculares.

No entanto, é importante notar que as outras alternativas também são importantes, mas não são a resposta certa para essa questão. A avaliação psicológica dos alunos com deficiência é importante para identificar suas necessidades, mas não é a principal função do psicólogo educacional nesse contexto. A encaminhamento dos alunos para as salas de recursos multifuncionais é uma possibilidade, mas não é a resposta mais completa. A adaptação da escola e do currículo é importante, mas novamente, não é a resposta mais completa. E a capacitação dos professores e gestores escolares é fundamental, mas não é a resposta certa para essa questão.

Portanto, a resposta certa é a letra B, que destaca a importância de promover a aprendizagem e os processos de ensino, e de estimular a participação e a colaboração dos alunos com deficiência.

485) Vygotsky afirma que a conduta coletiva e a experiência subjetiva são entrelaçadas pelas funções psicológicas superiores da criança. Essas funções se alteram, porém, ao longo do tempo, conforme:

  • A) o desenvolvimento do inconsciente, independentemente do meio ambiente
  • B) informações externas, influenciadas pela descoberta de técnicas inovadoras
  • C) acoplamentos construídos entre sujeito e objeto, que formam novos grupos relacionais
  • D) determinações da natureza, que organizam as respectivas funções, de acordo com desejos externos

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Resposta:

A alternativa correta é a letra C) acoplamentos construídos entre sujeito e objeto, que formam novos grupos relacionais.

Essa alternativa é correta porque, de acordo com Vygotsky, as funções psicológicas superiores da criança são influenciadas pelas experiências sociais e culturais que ela tem com o meio ambiente. Nesse sentido, os acoplamentos construídos entre sujeito e objeto são fundamentais para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, pois permitem que a criança construa relações entre si mesma e o mundo ao seu redor.

Os acoplamentos construídos são resultado da interação entre a criança e o meio ambiente, e são essenciais para o desenvolvimento da consciência, da linguagem e da resolução de problemas. Além disso, esses acoplamentos permitem que a criança construa novos grupos relacionais, ou seja, novas maneiras de se relacionar com o mundo e consigo mesma.

Já as outras alternativas não são corretas porque:

  • A) o desenvolvimento do inconsciente não é uma característica do desenvolvimento das funções psicológicas superiores, e não é influenciado apenas pelo meio ambiente.
  • B) as informações externas não influenciam diretamente o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, mas sim a construção de relações entre sujeito e objeto.
  • D) as determinações da natureza não são diretamente relacionadas ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores, e não organizam as respectivas funções de acordo com desejos externos.

Portanto, a alternativa C) é a mais adequada, pois destaca a importância dos acoplamentos construídos entre sujeito e objeto para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.

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486) Paulo Freire sustenta que o educador e o educando constroem uma relação no processo de formação, em que:

  • A) o primeiro ensina e o segundo assimila o ensinado
  • B) o primeiro deve prescrever certezas para o segundo
  • C) o docente deixa o conhecimento se sedimentar no aluno
  • D) ambos os sujeitos participam ativamente da produção do saber

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A alternativa correta é letra D) ambos os sujeitos participam ativamente da produção do saber

Gabarito: Letra D

Paulo Freire sustenta que o educador e o educando constroem uma relação no processo de formação, em que:
a)  o primeiro ensina e o segundo assimila o ensinado

Errado. Essa é uma visão tradicional de educação que não traduz a perspectiva de Paulo Freire.


b)  o primeiro deve prescrever certezas para o segundo

Errado. O professor não é capaz de prescrever certezas para o aluno, e essa não é a perspectiva do autor.


c)  o docente deixa o conhecimento se sedimentar no aluno

Errado. Essa afirmativa indica uma abordagem passiva, que vai contra a visão de Paulo Freire, que tem uma perspectiva ativa da educação.


d)  ambos os sujeitos participam ativamente da produção do saber

Certo!

“Tomando como base o cenário educacional atual, o presente trabalho faz uma análise dos pensamentos de Paulo Freire, educador brasileiro, que trouxe uma nova visão de educação, caracterizada como revolucionária. Para Freire (2011a), a educação tem a função de conscientizar, ou seja, levar o aluno a compreender sua realidade e refletir sobre ela, de modo que possa mudá-la ou pelo menos tomar medidas que a melhorem. Ele também define a educação como um ato político, pois através dela o educando pode enfrentar e lutar contra um sistema de repressão e opressão. Por isso, as lutas são para levar o aluno à libertação, levá-lo a sair da prisão de um sistema. O professor não é um mero transmissor de conteúdos nem mesmo um “banco” que deposita no aluno disciplinas, mas é um estimulador de ensino, que deve alavancar a produção e construção do conhecimento do educando. Logo, educador e educando participam ativamente do processo educativo.”

 

Nosso gabarito é Letra D

487) A inclusão escolar mudou profundamente os sistemas escolares, porque:

  • A) eliminou a diferença entre ensino especial e regular
  • B) aplicou métodos educativos especializados para pessoas com deficiência
  • C) promoveu programas exclusivos à educação especial, entre eles, reforço escolar e salas de aceleração
  • D) autorizou a existência de espaços de ensino especial adequados às personalidades desajustadas

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Here is the response:

Resposta

A alternativa correta é a letra A) eliminou a diferença entre ensino especial e regular.

Com a inclusão escolar, houve uma profunda mudança nos sistemas escolares. Antes, havia uma separação entre o ensino especial e o ensino regular, onde os alunos com deficiências ou necessidades especiais eram separados dos demais alunos e recebiam atenção especializada. No entanto, com a inclusão escolar, essa separação foi abolida, e os alunos com deficiências ou necessidades especiais passaram a ser integrados nas classes regulares.

Isso permitiu que os alunos com deficiências ou necessidades especiais recebessem atenção personalizada e apoio dentro da sala de aula regular, ao mesmo tempo em que os professores recebiam treinamento e recursos para atender às necessidades desses alunos. Além disso, a inclusão escolar também promoveu a acessibilidade e a adaptação dos ambientes escolares para atender às necessidades dos alunos com deficiências ou necessidades especiais.

Portanto, a inclusão escolar eliminou a diferença entre o ensino especial e o ensino regular, promovendo a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade entre os alunos.

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488) O emprego da Psicologia Clínica tradicional, no trabalho de atendimento a crianças e adolescentes com queixas escolares, tem sido amplamente criticado, porque essa abordagem:

  • A) enfatiza excessivamente distúrbios inconscientes que não derivam apenas do convívio no sistema educativo
  • B) não discute o papel das práticas escolares no desenvolvimento de complicações nas escolas
  • C) desconsidera o impacto das políticas públicas educacionais em comportamentos estudantis disruptivos
  • D) desconsider

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A alternativa correta é letra B) não discute o papel das práticas escolares no desenvolvimento de complicações nas escolas

Gabarito: Letra B

O emprego da Psicologia Clínica tradicional, no trabalho de atendimento a crianças e adolescentes com queixas escolares, tem sido amplamente criticado, porque essa abordagem:
a)  enfatiza excessivamente distúrbios inconscientes que não derivam apenas do convívio no sistema educativo

Errado. A psicologia clínica não se restringe a psicanálise, ou seja, nem sempre enfatiza o inconsciente e por isso não podemos afirmar que essa é a principal crítica a essa prática.


b)  não discute o papel das práticas escolares no desenvolvimento de complicações nas escolas

Certo! A principal crítica ao emprego da psicologia clínica tradicional nesse contexto é a ênfase em aspectos individuais e intrapsíquicos do aluno, ignorando fatores contextuais e sistêmicos, como as práticas escolares.


c)  desconsidera o impacto das políticas públicas educacionais em comportamentos estudantis disruptivos

Errado. A psicologia clínica tradicional de fato pode desconsiderar o impacto das políticas educacionais, mas esse impacto acaba sendo mais indireto que o das práticas escolares da questão anterior e, portanto, menos relevante, o que faz essa falha da psicologia clínica ser menos grave que o trazido na afirmativa anterior. A afirmativa não está errada, mas a letra B está mais correta.


d)  desconsider

Errado. Essa afirmativa não tem conteúdo.

 

Nosso gabarito é Letra B

489) Apresentada como tratamento para diminuir o fracasso escolar, a autorregulação da aprendizagem consiste em:

  • A) construir possibilidades de autorreflexão para o aluno estruturar, monitorar e avaliar o seu próprio aprendizado
  • B) estabelecer o ensino virtual como padrão técnico capaz de permitir que o aluno interaja apenas consigo mesmo
  • C) estabelecer regras de disciplinamento para que os alunos estejam aptos a acumular conhecimentos
  • D) isolar os sistemas escolares de determinantes sociais

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A alternativa correta é letra A) construir possibilidades de autorreflexão para o aluno estruturar, monitorar e avaliar o seu próprio aprendizado

Gabarito: Letra A

Apresentada como tratamento para diminuir o fracasso escolar, a autorregulação da aprendizagem consiste em:
a)  construir possibilidades de autorreflexão para o aluno estruturar, monitorar e avaliar o seu próprio aprendizado

Certo! A autorregulação da aprendizagem é definida como um processo de autorreflexão e ação no qual o aluno estrutura, monitora e avalia o seu próprio aprendizado.

“A autorregulação da aprendizagem é definida como o processo no qual o aluno estrutura, monitora e avalia o seu próprio aprendizado (Zimmerman & Schunk, 2011). Esse processo envolve fatores como autoconhecimento, autorreflexão, controle de pensamentos e domínio emocional, além de uma mudança comportamental por parte do estudante (Bembenutty, 2008; Wolters & Benzon, 2013). Ser autorregulado não é uma qualidade inata do indivíduo, mas, na verdade, é uma habilidade que se adquire ao longo da vida a partir de suas próprias experiências, do ensinamento de outras pessoas e da interferência do ambiente em que se está inserido (Grau & Whitebread, 2012;Volet, Vauras & Salonen, 2009).”


b)  estabelecer o ensino virtual como padrão técnico capaz de permitir que o aluno interaja apenas consigo mesmo

Errado. A autorregulação pode ocorrer em qualquer ambiente de aprendizagem, seja virtual ou presencial.


c)  estabelecer regras de disciplinamento para que os alunos estejam aptos a acumular conhecimentos

Errado. A autorregulação é um processo próprio do aluno, não um disciplinamento externo.


d)  isolar os sistemas escolares de determinantes sociais

Errado. Essa afirmativa não tem relação com a definição de autorregulação da aprendizagem.

 

Nosso gabarito é Letra A

Fonte: GANDA, Danielle Ribeiro; BORUCHOVITCH, Evely. A autorregulação da aprendizagem: principais conceitos e modelos teóricos. Psicol. educ.,  São Paulo ,  n. 46, p. 71-80,  jun.  2018

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490) Considere a seguinte situação abaixo:

Um psicólogo escolar é solicitado a avaliar um estudante de 10 anos que apresenta dificuldades significativas de aprendizagem e comportamento em sala de aula. A equipe pedagógica suspeita que o aluno possa ter Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e possíveis comorbidades de aprendizagem.

Considerando a situação descrita, assinale a alternativa CORRETA.

  • A) O psicólogo deve iniciar a intervenção psicoeducacional sem realizar uma avaliação psicoeducacional detalhada, baseando-se apenas nas observações da equipe pedagógica;
  • B) A avaliação psicoeducacional deve focar exclusivamente no potencial diagnóstico de TDAH, ignorando outras possíveis dificuldades de aprendizagem;
  • C) O psicólogo deve realizar uma avaliação psicoeducacional abrangente, incluindo testes cognitivos, observações em sala de aula e entrevistas com pais e professores, antes de propor qualquer intervenção;
  • D) A intervenção psicoeducacional deve ser padronizada, sem necessidade de adaptação às necessidades individuais do estudante;
  • E) A avaliação e a intervenção psicoeducacionais não são necessárias se o aluno já estiver recebendo medicação para o TDAH.

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A alternativa correta é a letra C) O psicólogo deve realizar uma avaliação psicoeducacional abrangente, incluindo testes cognitivos, observações em sala de aula e entrevistas com pais e professores, antes de propor qualquer intervenção.

Essa alternativa é a correta porque, ao avaliar um estudante com dificuldades de aprendizagem e comportamento, é fundamental que o psicólogo escolar realize uma avaliação abrangente e detalhada. Isso inclui a coleta de informações por meio de testes cognitivos, observações em sala de aula e entrevistas com pais e professores. Essa abordagem permite que o psicólogo obtenha uma visão completa do estudante e identifique suas necessidades específicas.

A avaliação psicoeducacional abrangente é essencial para que o psicólogo possa propor intervenções eficazes e personalizadas para o estudante. Além disso, essa abordagem ajuda a evitar a simplificação do problema, que pode ocorrer se o psicólogo se concentrar apenas no diagnóstico de TDAH, ignorando outras possíveis dificuldades de aprendizagem.

Além disso, a avaliação abrangente permite que o psicólogo identifique as habilidades e fortes do estudante, o que é fundamental para o desenvolvimento de estratégias de intervenção que sejam eficazes e motivadoras para o estudante.

Em resumo, a avaliação psicoeducacional abrangente é a chave para que o psicólogo possa propor intervenções personalizadas e eficazes para o estudante, levando em conta suas necessidades específicas e habilidades.

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