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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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41) Jean Piaget e Lev Vygosky são dois importantes teóricos do campo da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. São conhecidos como interacionistas por pressuporem a interação entre os polos organismo e meio no processo de desenvolvimento. Embora haja similaridades em suas proposições, há, também, discordâncias, sobretudo no que se refere à importância do fator aprendizagem ao desenvolvimento humano. Acerca da noção de aprendizagem, é correto afirmar que, para Piaget, a aprendizagem

  • A) aconteceria em estágios que seriam determinados pelas relações sociais, e, para Vygotsky, a aprendizagem seria resultado de processos relacionados à Zona de desenvolvimento proximal.
  • B) somente poderia ocorrer após o período de desenvolvimento consequente da maturação do organismo, e, para Vygotsky, o desenvolvimento seria estimulado pela aprendizagem.
  • C) estaria relacionada aos estágios de desenvolvimento, e, para Vygotsky, a aprendizagem seria consequência da maturação do organismo.
  • D) aconteceria por estágios que seriam estimulados pelo ambiente, e, para Vygotsky, a aprendizagem seria resultado da maturação do organismo.
  • E) seria o processo anterior ao desenvolvimento do organismo, e, para Vygotsky, a aprendizagem seria resultado de fatores sociais.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) somente poderia ocorrer após o período de desenvolvimento consequente da maturação do organismo, e, para Vygotsky, o desenvolvimento seria estimulado pela aprendizagem.

 

Jean Piaget e Lev Vygosky são dois importantes teóricos do campo da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. São conhecidos como interacionistas por pressuporem a interação entre os polos organismo e meio no processo de desenvolvimento. Embora haja similaridades em suas proposições, há, também, discordâncias, sobretudo no que se refere à importância do fator aprendizagem ao desenvolvimento humano. Acerca da noção de aprendizagem, é correto afirmar que, para Piaget, a aprendizagem

  

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"Desenvolvimento é encarado como um processo maturacional que ocorre antes da aprendizagem, criando condições para que esta se de. É preciso haver um determinado nível de desenvolvimento para que certos tipos de aprendizagem seriam possíveis. Esta é, em essência, a posição defendida por Piaget

(...)

Piaget privilegia a maturação biológica; Vygotski, 0 ambiente social. Piaget, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que desenvolvimento segue uma seqüência fixa e universal de estágios. Vygotski, ao salientar 0 ambiente social em que a criança nasceu, reconhece que, em se variando esse ambiente, o desenvolvimento também variará. Neste sentido, para este autor, não se pode aceitar uma visão única, universal, de desenvolvimento humano.

(...)

Piaget acredita que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Com isso, ele minimiza o papel da interação social. Vygotski, ao contrário, postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento."

 

Fonte: "Psicologia na Educação" (Davis e Oliveira)

 

Portanto, encontramos a resposta na Letra B.

 

a)  aconteceria em estágios que seriam determinados pelas relações sociais, e, para Vygotsky, a aprendizagem seria resultado de processos relacionados à Zona de desenvolvimento proximal.


b)  somente poderia ocorrer após o período de desenvolvimento consequente da maturação do organismo, e, para Vygotsky, o desenvolvimento seria estimulado pela aprendizagem.


c)  estaria relacionada aos estágios de desenvolvimento, e, para Vygotsky, a aprendizagem seria consequência da maturação do organismo.


d)  aconteceria por estágios que seriam estimulados pelo ambiente, e, para Vygotsky, a aprendizagem seria resultado da maturação do organismo.


e)  seria o processo anterior ao desenvolvimento do organismo, e, para Vygotsky, a aprendizagem seria resultado de fatores sociais.

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42) A professora, percebendo que o aluno X apresenta algumas dificuldades cognitivas na execução das atividades propostas em sala de aula e, sabendo que o aluno Y possui grande desenvoltura na execução dessas mesmas atividades, decide juntar as carteiras dos dois, para que o segundo possa dar algum suporte ao primeiro. Essa professora parte do princípio de que o aluno X conseguirá realizar plenamente a atividade, desde que tenha o auxílio de outrem. Considerando as diferentes concepções de Psicologia do Desenvolvimento, é correto afirmar que essa professora baseia-se em que conceito?

  • A) Acomodação imposta pelo ambiente, de Piaget.
  • B) Nível de Desenvolvimento Real, de Lev Vygotsky.
  • C) Assimilação de aprendizagem orgânica, de Piaget.
  • D) Nível de Desenvolvimento Potencial, de Lev Vygotsky.
  • E) Zona de Desenvolvimento Proximal, de Lev Vygotsky.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Zona de Desenvolvimento Proximal, de Lev Vygotsky.

 

A professora, percebendo que o aluno X apresenta algumas dificuldades cognitivas na execução das atividades propostas em sala de aula e, sabendo que o aluno Y possui grande desenvoltura na execução dessas mesmas atividades, decide juntar as carteiras dos dois, para que o segundo possa dar algum suporte ao primeiro. Essa professora parte do princípio de que o aluno X conseguirá realizar plenamente a atividade, desde que tenha o auxílio de outrem. Considerando as diferentes concepções de Psicologia do Desenvolvimento, é correto afirmar que essa professora baseia-se em que conceito?

 

Observe o texto abaixo:

 

"Quanto à educação escolar, um dos aspectos mais relevantes da contribuição de Vygotsky à prática educativa refere-se ao seu conceito de zona de desenvolvimento proximal.

 

Em mais de um trabalho, o autor enfatiza que a aprendizagem é sempre fonte de desenvolvimento psicológico, não aceitando as teorias que subordinam a aprendizagem aos níveis de desenvolvimento já alcançado. Para o autor, a criança quando chega à escola traz uma série de aprendizagens já realizadas, e os professores não podem ignorá-las. Mas há diferenças nítidas nas formas como as aprendizagens passam a ocorrer na escola.

 

A contribuição de Vygotsky é de que, para que o aprendizado ocorra com maior aproveitamento, é necessário determinar pelo menos dois níveis de desenvolvimento. O primeiro, aquele que a criança já atingiu, pode ser considerado nível de desenvolvimento real, pois reflete ciclos de desenvolvimento já completados pela criança. Reflete-se naquilo que as crianças são capazes de fazer sozinhas. Este nível pode ser detectado por testes, tarefas, desafios que a criança resolve sem a ajuda de ninguém.

 

Por outro lado, se a criança resolve o problema depois de fornecermos pistas, indicarmos início de solução, ou o problema é resolvido com a colaboração de outras crianças, ou encontramos um outro nível de desenvolvimento que chamamos de potencial.

 

'Essa diferença entre o nível de desenvolvimento real e o potencial é o que chamamos de zona de desenvolvimento proximal. Ela é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através de solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.' (2003, p. 112)"

 

Fonte: "Psicologia e Educação" (Baeta)

 

Portanto, podemos organizar da seguinte maneira:

 

Nível de Desenvolvimento Real - o que as crianças já conseguem fazer sozinhas.

 

Nível de Desenvolvimento Potencial - o que as crianças só conseguem fazer com ajuda.

 

Zona de Desenvolvimento Proximal - lacuna entre os dois níveis.

 

Com isso, pode-se pensar que a professora buscou trabalhar nessa lacuna que é a Zona de Desenvolvimento Proximal. Portanto, a alternativa correta é a Letra E.

 

No entanto, é possível abrir recurso contra a questão, pois para trabalhar com a ZDP a professora também precisa estar baseada nos conceitos de Desenvolvimento Real e Potencial.

 

a)  Acomodação imposta pelo ambiente, de Piaget.
b)  Nível de Desenvolvimento Real, de Lev Vygotsky.
c)  Assimilação de aprendizagem orgânica, de Piaget.
d)  Nível de Desenvolvimento Potencial, de Lev Vygotsky.
e)  Zona de Desenvolvimento Proximal, de Lev Vygotsky.

43) Conforme as Referências técnicas para atuação de psicólogos na educação básica (CFP, 2019), em relação às possibilidades de atuação do psicólogo, analise as assertivas abaixo:

I. O saber da psicologia na relação com a instituição escola se fundamenta na dimensão subjetiva do processo de ensino-aprendizagem através de temáticas como: desenvolvimento, relações afetivas, prazeres e sofrimentos, comportamentos, ideias, sentimentos, motivação, interesse, aprendizagem, socialização, significados, sentidos e identificações.

II. A função social da escola deve ser considerada nas práticas dos profissionais de psicologia, de modo que o ser humano deve ser apreendido como constituído pela realidade histórico-social e que, por isso, necessita saber-se sujeito nesse contexto para aprender a pensar, ter sentimentos, agir e avaliar.

III. A função da escola é hierarquizar conhecimentos e experiências produzidos pela humanidade, sobretudo, nas dimensões de classe, cultura, religião, e as relações de gênero e étnicos-raciais.

IV. O profissional de psicologia no contexto educativo, ao conhecer as múltiplas determinações da atividade educacional, pode priorizar adequadamente determinadas áreas de intervenção e desenvolver um trabalho com toda a comunidade escolar, sempre seguindo o princípio da coletividade e visando o bem de todos e todas.

Quais estão INCORRETAS?

  • A) Apenas III.
  • B) Apenas IV.
  • C) Apenas I e III.
  • D) Apenas II e IV.
  • E) Apenas III e IV.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Apenas III.

   

  

A questão está baseada no seguinte texto:

  

"Na direção de contribuir para a melhoria da qualidade da educação em todos os níveis, nossas ações devem pautar-se em tornar disponível um saber específico da Psicologia para questões da Educação que envolvam prioritariamente o fortalecimento de uma gestão educacional democrática que considere todos os agentes que participam da comunidade escolar, e de formas efetivas de acompanhamento do processo de escolarização.

 

Esse saber fundamenta-se no entendimento da dimensão subjetiva do processo ensino-aprendizagem. Temáticas como: desenvolvimento, relações afetivas, prazeres e sofrimentos, comportamentos, ideias e sentimentos, motivação e interesse, aprendizagem, socialização, significados, sentidos e identificações contribuem para valorizar os sujeitos envolvidos nas relações escolares.

 

Para uma intervenção na área, uma das primeiras questões que se põe ao profissional é: qual a função social da escola? Entendemos que o ser humano é constituído pela realidade histórico-social que vem sendo produzida de geração em geração. O homem não nasce sabendo ser homem e para aprender a pensar, para ter sentimentos, agir, avaliar, é preciso aprender, o que compete ao trabalho educativo (SAVIANI, 2003). Nesses termos, é fundamental que a educação atue no processo de humanização, contribuindo para a apropriação dos conhecimentos produzidos na sociedade.

 

A escola tem como objetivo socializar os conteúdos e também os instrumentos necessários para o acesso ao saber. Sua função é socializar conhecimentos e experiências produzidos pela humanidade, problematizando as dimensões de classe, cultura, religião, as relações de gênero e étnico-raciais constituintes da sociedade em que vivemos, bem como dos conhecimentos historicamente produzidos. Dessa forma, a(o) psicóloga(o) entende que sua ação pode se encaminhar para a transformação ou para a manutenção da socie- dade, tal como está organizada.

(...)

A(O) psicóloga(o), no contexto educativo, ao conhecer as múltiplas determinações da atividade educacional, pode focar mais adequadamente determinadas áreas de intervenção e desenvolver um trabalho envolvendo toda a comunidade escolar - professores, pais, funcionários, estudantes. Qualquer trabalho realizado com um desses segmentos deve ter como princípio a coletividade, visando o bem de todos e todas."

 

Fonte: "Referências técnicas para atuação de psicólogos na educação básica" (CFP)

  

Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas abaixo.

  

  

  

  

   

Portanto, a única incorreta é a Letra A.

 

Quais estão INCORRETAS?


a)  Apenas III.
b)  Apenas IV.
c)  Apenas I e III.
d)  Apenas II e IV.
e)  Apenas III e IV.

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44) De acordo com as Referências técnicas para atuação de psicólogos na educação básica (CFP, 2019), em relação às possibilidades de atuação do psicólogo na constituição do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e nas intervenções nos processos de ensino-aprendizagem, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A) A dimensão política do projeto pedagógico se encontra nos valores e metas que permeiam o conjunto de práticas na escola, por isso, é função do psicólogo participar de sua elaboração e da avaliação e reformulação, principalmente para destacar a dimensão psicológica ou subjetiva da realidade escolar.
  • B) Para a elaboração dos planos de intervenção, levando em conta o projeto político-pedagógico, não é necessário conhecer dados objetivos relativos à organização escolar como o número de estudantes, de turmas, de professores, índice de aprovação, reprovação e evasão, perfil socioeconômico da comunidade escolar; informações sobre características do território em que a escola está localizada, bem como sua história.
  • C) O psicólogo, quando participa do cotidiano do processo educativo, se aproxima das equipes e colabora para que conhecimentos e práticas possam resultar em experiências enriquecedoras para a formação do coletivo, o que resulta no planejamento, desenvolvimento e avaliação de diferentes possibilidades de intervenção.
  • D) A partir de uma perspectiva crítica, o processo de ensino-aprendizagem deve ser compreendido como uma decorrência das práticas sociais e escolares, portanto, o psicólogo deve analisá-lo a partir de condições histórico-sociais determinadas.
  • E) A complexidade do processo de escolarização, em uma sociedade desigual, que se desdobra em condições de acesso e permanência nas escolas, deve ser considerada, não como um adendo da subjetividade humana, mas como a base social de sua constituição. Assim, as análises das práticas escolares devem centrar-se nas relações institucionais através do contexto histórico e social em que se produz o processo de escolarização.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Para a elaboração dos planos de intervenção, levando em conta o projeto político-pedagógico, não é necessário conhecer dados objetivos relativos à organização escolar como o número de estudantes, de turmas, de professores, índice de aprovação, reprovação e evasão, perfil socioeconômico da comunidade escolar; informações sobre características do território em que a escola está localizada, bem como sua história.

 

De acordo com as Referências técnicas para atuação de psicólogos na educação básica (CFP, 2019), em relação às possibilidades de atuação do psicólogo na constituição do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e nas intervenções nos processos de ensino-aprendizagem, assinale a alternativa INCORRETA.

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"A(O) psicóloga(o) e o projeto político-pedagógico

 

As escolas desenvolvem sua prática a partir de um projeto político-pedagógico. A dimensão política do projeto pedagógico refere-se a valores e metas que permeiam o conjunto de práticas na escola. É função da(o) psicóloga(o) participar do trabalho de elaboração, avaliação e reformulação do projeto, destacando a dimensão psicológica ou subjetiva da realidade escolar. Isso permite sua inserção no conjunto das ações desenvolvidas pelos profissionais da escola e reafirma seu compromisso com o trabalho interdisciplinar.

 

Ao se deparar com o contexto escolar para elaborar planos de intervenção, levando em conta o projeto político pedagógico, é necessário compreender e conhecer dados objetivos relativos à organização escolar. Entre eles destacamos: o número de estudantes, de turmas, de professores, serviços prestados à comunidade, reuniões que estão planejadas; índice de aprovação, reprovação e evasão; membros das equipes pedagógicas, administrativas e de prestação de serviços gerais; o perfil socioeconômico da comunidade escolar; informações sobre características do território em que a escola está localizada, bem como sua história. É importante ainda conhecer o corpo docente e equipe pedagógica, considerando sua formação acadêmico-profissional, salários e condições de trabalho, carga horária; informações sobre o trabalho pedagógico, enfocando como ocorre a prática pedagógica incluindo a metodologia, recursos, conteúdos.

 

Entendemos que a(o) psicóloga(o), ao participar do cotidiano do processo educativo, estará junto às equipes colaborando para que conhecimentos e práticas possam resultar em experiências enriquecedoras para a formação do coletivo, no qual ele está incluído. Esse processo permitirá o planejamento, desenvolvimento e avaliação de diferentes possibilidades de intervenção.

 

(...)

 

O resultado do processo ensino e aprendizagem, em uma perspectiva crítica, é entendido como decorrente das práticas sociais e escolares que o produzem. Nessa perspectiva, a(o) psicóloga(o) avança na compreensão desse processo quando o analisa a partir de condições histórico-sociais determinadas. Sua superação depende de ação que envolva os diferentes aspectos do processo de escolarização: relações familiares, grupos de amigos, práticas institucionais e contexto social. A complexidade do processo de escolarização, numa sociedade marcada pela desigualdade, é refletida nas condições de acesso e permanência nas escolas. Portanto, essa desigualdade precisa ser considerada, não como elemento acessório da subjetividade humana, mas sim como a base social de sua constituição (SOUZA, 2002). Dessa forma, a análise das práticas escolares centra-se nas relações institucionais, considerando o contexto social e histórico em que é produzido o processo de escolarização."

 

Fonte: "Referências técnicas para atuação de psicólogos na educação básica" (CFP)

 

Portanto, encontramos a alternativa incorreta na Letra B.


a)  A dimensão política do projeto pedagógico se encontra nos valores e metas que permeiam o conjunto de práticas na escola, por isso, é função do psicólogo participar de sua elaboração e da avaliação e reformulação, principalmente para destacar a dimensão psicológica ou subjetiva da realidade escolar.
 

b)  Para a elaboração dos planos de intervenção, levando em conta o projeto político-pedagógico, não é necessário conhecer dados objetivos relativos à organização escolar como o número de estudantes, de turmas, de professores, índice de aprovação, reprovação e evasão, perfil socioeconômico da comunidade escolar; informações sobre características do território em que a escola está localizada, bem como sua história.
 

c)  O psicólogo, quando participa do cotidiano do processo educativo, se aproxima das equipes e colabora para que conhecimentos e práticas possam resultar em experiências enriquecedoras para a formação do coletivo, o que resulta no planejamento, desenvolvimento e avaliação de diferentes possibilidades de intervenção.
 

d)  A partir de uma perspectiva crítica, o processo de ensino-aprendizagem deve ser compreendido como uma decorrência das práticas sociais e escolares, portanto, o psicólogo deve analisá-lo a partir de condições histórico-sociais determinadas.
 

e)  A complexidade do processo de escolarização, em uma sociedade desigual, que se desdobra em condições de acesso e permanência nas escolas, deve ser considerada, não como um adendo da subjetividade humana, mas como a base social de sua constituição. Assim, as análises das práticas escolares devem centrar-se nas relações institucionais através do contexto histórico e social em que se produz o processo de escolarização.

45) No artigo “Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas”. (ANTUNES, 2008), a autora conceitua que existem distinções na interface da psicologia com a educação, de modo que existe uma psicologia que se trata de um conjunto de saberes que tem por objetivo explicar e subsidiar a prática pedagógica, que é necessária para a prática dos educadores. A outra, no entanto, se trata de um campo de atuação de profissionais da psicologia que atuam no âmbito da escola. Assinale a alternativa que denomina corretamente essas psicologias na ordem de sua apresentação supracitada.

  • A) Psicologia Social e Psicologia Clínica.
  • B) Psicologia Educacional e Psicologia do Trabalho.
  • C) Psicologia Institucional e Psicologia Escolar.
  • D) Psicologia Hospitalar e Psicologia Clínica.
  • E) Psicologia Educacional e Psicologia Escolar.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Psicologia Educacional e Psicologia Escolar.

 

No artigo “Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas”. (ANTUNES, 2008), a autora conceitua que existem distinções na interface da psicologia com a educação, de modo que existe uma psicologia que se trata de um conjunto de saberes que tem por objetivo explicar e subsidiar a prática pedagógica, que é necessária para a prática dos educadores. A outra, no entanto, se trata de um campo de atuação de profissionais da psicologia que atuam no âmbito da escola. Assinale a alternativa que denomina corretamente essas psicologias na ordem de sua apresentação supracitada.

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Nesse contexto, começam a se diferenciar, ainda que de forma não sistemática e formal, a psicologia educacional, como conjunto de saberes que pretende explicar e subsidiar a prática pedagógica, sendo, portanto, de domínio necessário para todos os educadores, e a psicologia escolar, como campo de atuação de profissionais da psicologia que atuariam no âmbito da escola, desempenhando uma função especifica, alicerçada na psicologia e que se caracterizou inicialmente por adotar o modelo clínico de intervenção."

 

Fonte: “Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas” (Antunes)

 

Portanto, encontramos a resposta na Letra E.


a)  Psicologia Social e Psicologia Clínica.
b)  Psicologia Educacional e Psicologia do Trabalho.
c)  Psicologia Institucional e Psicologia Escolar.
d)  Psicologia Hospitalar e Psicologia Clínica.
e)  Psicologia Educacional e Psicologia Escolar.

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46) O artigo “Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas” (ANTUNES, 2008), discute os compromissos e perspectivas da psicologia escolar e educacional. Diante disso, analise as seguintes assertivas.

I. A educação democrática implica na democratização de saberes, os quais antes foram historicamente privilégios das classes dominantes.

II. A psicologia Escolar e Educacional deve se comprometer com a educação das classes populares.

III. Para uma educação democrática, é necessário que se dimensione as mais variadas aquisições de conhecimentos, domínio da leitura e da escrita, da matemática e de outros recursos contemporâneos, como informática e línguas estrangeiras.

IV. A prática pedagógica deve centrar-se no desenvolvimento pleno do educando, sem necessidade de diálogo e respeito com a cultura própria da criança.

Quais estão corretas?

  • A) Apenas I e III.
  • B) Apenas II e III.
  • C) Apenas II e IV.
  • D) Apenas I, II e III.
  • E) Apenas I, II e IV.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Apenas I, II e III.

   

  

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"É condição para a discussão de compromissos, assim como das perspectivas que se colocam a partir deles, a explicitação do lugar a partir do qual se fala. Compromisso implica três instâncias: aquele que se compromete (neste caso, referimo-nos à Psicologia Escolar e Educacional), aquele com quem se compromete (as classes populares) e aquilo com que se compromete (a construção de uma educação democrática). Trata-se, portanto, de discutir o compromisso da Psicologia Escolar e Educacional com a educação das classes populares, o que torna necessário expor a concepção de educação que dá base à posição aqui defendida.

(...)

A educação que aqui se afirma é uma educação rigorosa e amplamente democrática, que deve ser acessível a todos e que não transige na defesa desse princípio. É concebida como instância social responsável pela tarefa de socialização dos conhecimentos produzidos pela humanidade ao longo de sua história, criando condições para que todos possam ascender do senso-comum aos saberes fundamentados, articulados e sintéticos sobre o mundo. Educação democrática significa, portanto, democratização de saberes; saberes estes que foram historicamente privilégios - na produção e no acesso - das classes dominantes.

 

Para que ela se realize em cada sujeito, é necessário garantir o domínio de recursos necessários para a apreensão do conhecimento, como o domínio da leitura e da escrita, da matemática e de outros recursos próprios da contemporaneidade, como informática e línguas estrangeiras. Isso, entretanto, constitui-se tão somente o ponto de partida, pois são apenas os meios necessários para a aquisição de outros conhecimentos, que devem ser considerados em todas as suas expressões, da filosofia à ciência e às artes, em permanente diálogo com a cultura própria da criança, que deve ser respeitada e considerada no processo de ensino-aprendizagem.

 

Disso decorre uma concepção de prática pedagógica centrada nos processos de ensino e aprendizagem, cuja finalidade é propiciar o desenvolvimento pleno do educando, em todos os aspectos que o constitui como sujeito singular e, ao mesmo tempo, pertencente ao gênero humano."

 

Fonte: “Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas” (Antunes)

 

Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas.

 

  

  

  

 

Portanto, estão corretas as afirmativas I, II e III. Encontramos a resposta na Letra D.

 

Quais estão corretas?


a)  Apenas I e III.
b)  Apenas II e III.
c)  Apenas II e IV.
d)  Apenas I, II e III.
e)  Apenas I, II e IV.

47) O artigo “O psicólogo escolar na educação infantil: uma proposta de intervenção psicossocial” (Mezzalira et al., 2019) compartilha uma intervenção psicossocial desenvolvida por estudantes e profissionais da psicologia escolar dentro de uma instituição municipal de Educação Infantil localizada em uma cidade do estado de São Paulo:

“As intervenções descritas neste artigo revelaram algumas possibilidades de ação do psicólogo escolar na educação infantil. O procedimento inicial de mapear as crianças foi de extrema importância para o conhecimento das crianças e a _______ sobre suas histórias de vida. A partir destas informações, foi possível a elaboração de intervenções _______ com educadores e famílias. A atividade do mapeamento também permitiu visualizar e construir uma rede municipal de acompanhamento das crianças, entrando em contato e reunindo-se com os equipamentos públicos de proteção à criança e ao adolescente, tais como: Conselho Tutelar, o Centro de Referência de Assistência Social e o _______”. (p. 11 e 12).

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A) reflexão – contextualizadas – posto de saúde
  • B) construção – holísticas – ONGS
  • C) construção – descritivas – centro comercial
  • D) meditação – contextualizadas – posto de saúde
  • E) reflexão – artísticas – serviço de convivência

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) reflexão – contextualizadas – posto de saúde

   

 

 

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

 

   

Base teórica para a compreensão da questão

 

Para a análise das alternativas trazidas por esta questão, peço ao aluno que não deixe de acompanhar o recorte textual importado da literatura de Mezzalira et al., (2019, pp11-12), atentando-se especialmente para os grifos em azul:

 

“As intervenções descritas neste artigo revelaram algumas possibilidades de ação do psicólogo escolar na educação infantil. O procedimento inicial de mapear as crianças foi de extrema importância para o conhecimento das crianças e a reflexão sobre suas histórias de vida. A partir destas informações foi possível a elaboração de intervenções contextualizadas com educadores e famílias. A atividade do mapeamento também permitiu visualizar e construir uma rede municipal de acompanhamento das crianças, entrando em contato e reunindo-se com os equipamentos públicos de proteção à criança e ao adolescente, tais como: Conselho Tutelar, o Centro de Referência de Assistência Social e o Posto de Saúde.”

 
 

Análise das alternativas

 
  • Considerando as alternativas disponíveis ratifica-se que apenas a LETRA “A” (reflexão – contextualizadas – posto de saúde) corresponde corretamente o que requisita o enunciado e é mencionado pela publicação supracitada;

   

  • Concluindo a análise, destaca-se as demais alternativas não são compatíveis ao que solicita a questão na íntegra, pela ausência de literalidade em relação a descrição do que é especificado pelo enunciado;

   

  • Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “A” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.

   

_______________

Fonte consultada:

 

da Costa Mezzalira, A. S., Weber, M. A. L., Beckman, M. V. R., & Guzzo, R. S. L. (2019). O psicólogo escolar na educação infantil: uma proposta de intervenção psicossocial. Revista de Psicologia da IMED11(1), 233-247.

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48) Em consonância com as “Referências técnicas para atuação de psicólogos na educação básica” (CFP, 2019), em relação à dimensão ético-política, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A) “Não se pode compreender a Educação sem inseri-la no contexto das políticas econômicas, das políticas públicas e das políticas sociais, que lhe dão suporte, sendo fundamental um cuidado especial para que essas terminologias não sejam incorporadas ao cotidiano de trabalho de profissionais, em diferentes campos, sem serem bem compreendidas, analisadas e debatidas” (p. 25).

  • B) “(...) a escola pública brasileira se configura como um espaço instituído no modelo econômico que insere a Educação como uma importante dimensão para a implantação de um projeto neoliberal de sociedade, ditando muitas das políticas educacionais, principalmente a partir dos anos 1990. (...) A Educação, com o advento do capitalismo, torna-se uma obrigação de todos, sem que haja distinção de acesso pelas diferentes camadas sociais, ou seja, todas pessoas conseguem acessar igualmente” (p. 25).

  • C) “Conhecer as direções éticas e políticas que norteiam o cotidiano escolar passa a ser prioridade para a ação de psicólogas(os). Questões como: escola para quem, escola para quê, e como se engendram as práticas atravessadas por essas implicações no cotidiano são fundamentais e devem ser debatidas por profissionais que atuam no campo da Educação” (p. 26).

  • D) “À Educação, almejamos (...) o respeito ao processo de aprendizagem e desenvolvimento de todas as crianças, adolescentes e jovens, incluindo aquelas(es) que necessitam de atendimento educacional especializado, estudantes indígenas e de comunidades tradicionais, bem como aquelas(es) que cumprem medidas socioeducativas” (p. 26).

  • E) “Na perspectiva ético-política deste documento, se faz necessário demarcar posicionamentos em defesa (...) da escola como espaço privilegiado para reflexões sobre relações de gênero, sexualidade e relações étnico-raciais, afirmando as contribuições do trabalho da psicologia nestes assuntos e na desconstrução de violências, tais como o machismo, a LGBTfobia, o racismo, sexismo” (p. 27).

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) “(...) a escola pública brasileira se configura como um espaço instituído no modelo econômico que insere a Educação como uma importante dimensão para a implantação de um projeto neoliberal de sociedade, ditando muitas das políticas educacionais, principalmente a partir dos anos 1990. (...) A Educação, com o advento do capitalismo, torna-se uma obrigação de todos, sem que haja distinção de acesso pelas diferentes camadas sociais, ou seja, todas pessoas conseguem acessar igualmente” (p. 25).

   

Em consonância com as “Referências técnicas para atuação de psicólogos na educação básica” (CFP, 2019), em relação à dimensão ético-política, assinale a alternativa INCORRETA.

 

A alternativa incorreta distorce o seguinte trecho:

 

"Apesar de haver amplas diretrizes objetivando uma Educação Básica para todos (EFA, 2000), o cotidiano da escola pública brasileira, em sua complexidade, expressa as condições pragmáticas sobre as quais se constituem as políticas educacionais. Nesse sentido, a escola pública brasileira se configura como um espaço instituído no modelo econômico que insere a Educação como uma importante dimensão para a implantação de um projeto neoliberal de sociedade, ditando muitas das políticas educacionais, principalmente a partir dos anos 1990. O texto de Kruppa (2001) ressalta a ampliação da interferência do Banco Mundial na Educação Brasileira para atender aos projetos de educação para todos — um ordenamento sistêmico de todos os níveis de ensino com claros compromissos envolvendo o capital privado. A Educação, com o advento do capitalismo, torna-se uma mercadoria e não um direito de todos. Diferenças entre o sistema público e privado passam a se constituir como um verdadeiro “apartheid” da educação com graves consequências para as camadas populares."

 

Fonte: "Referências técnicas para atuação de psicólogos na educação básica” (CFP)

 

Portanto, encontramos a alternativa incorreta na Letra B.

 

As outras alternativas fazem citações corretas do texto do CFP.

 

a)  “Não se pode compreender a Educação sem inseri-la no contexto das políticas econômicas, das políticas públicas e das políticas sociais, que lhe dão suporte, sendo fundamental um cuidado especial para que essas terminologias não sejam incorporadas ao cotidiano de trabalho de profissionais, em diferentes campos, sem serem bem compreendidas, analisadas e debatidas” (p. 25).

 

b)  “(...) a escola pública brasileira se configura como um espaço instituído no modelo econômico que insere a Educação como uma importante dimensão para a implantação de um projeto neoliberal de sociedade, ditando muitas das políticas educacionais, principalmente a partir dos anos 1990. (...) A Educação, com o advento do capitalismo, torna-se uma obrigação de todos, sem que haja distinção de acesso pelas diferentes camadas sociais, ou seja, todas pessoas conseguem acessar igualmente” (p. 25).

 

c)  “Conhecer as direções éticas e políticas que norteiam o cotidiano escolar passa a ser prioridade para a ação de psicólogas(os). Questões como: escola para quem, escola para quê, e como se engendram as práticas atravessadas por essas implicações no cotidiano são fundamentais e devem ser debatidas por profissionais que atuam no campo da Educação” (p. 26).

 

d)  “À Educação, almejamos (...) o respeito ao processo de aprendizagem e desenvolvimento de todas as crianças, adolescentes e jovens, incluindo aquelas(es) que necessitam de atendimento educacional especializado, estudantes indígenas e de comunidades tradicionais, bem como aquelas(es) que cumprem medidas socioeducativas” (p. 26).

 

e)  “Na perspectiva ético-política deste documento, se faz necessário demarcar posicionamentos em defesa (...) da escola como espaço privilegiado para reflexões sobre relações de gênero, sexualidade e relações étnico-raciais, afirmando as contribuições do trabalho da psicologia nestes assuntos e na desconstrução de violências, tais como o machismo, a LGBTfobia, o racismo, sexismo” (p. 27).

49) Ainda considerando as “Referências técnicas para atuação de psicólogos na educação básica” (CFP, 2019) no eixo da dimensão ético-política, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Para a discussão sobre as políticas públicas de educação, a Psicologia Escolar e Educacional manteve suas bases epistemológicas e suas finalidades como a explicação das dificuldades escolares centradas somente nas crianças e suas famílias.

( ) Colocar em análise as políticas públicas para educação é problematizar tanto os princípios, como os valores e condições institucionais que se fazem presentes no cotidiano escolar.

( ) Algumas pesquisas e trabalhos no âmbito das políticas públicas de educação têm apontado que uma das dificuldades a serem consideradas em sua implantação se trata de executá-la de forma tecnicista, o que incide na alienação do trabalho pedagógico.

( ) É necessário que os profissionais da psicologia se envolvam, também, no controle social das políticas públicas de educação, como, por exemplo, na participação em conselhos municipais e estaduais, visando à garantia dos recursos fundamentais para o direito à uma educação de qualidade.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A) F – V – V – F.
  • B) V – V – F – F.
  • C) F – V – V – V.
  • D) F – F – V – V.
  • E) V – F – F – V.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) F – V – V – V.

   

 


 

( F ) Para a discussão sobre as políticas públicas de educação, a Psicologia Escolar e Educacional manteve suas bases epistemológicas e suas finalidades como a explicação das dificuldades escolares centradas somente nas crianças e suas famílias.

INCORRETA. Divergindo do exposto as “Referências técnicas para atuação de psicólogas na educação básica” CFP (2019, p.27) preconizam:

“A discussão referente à temática das políticas públicas em educação é recente no campo da Psicologia Escolar e Educacional e é de fundamental importância para a atuação do profissional da área. Essa discussão só tem sido possível à medida que a Psicologia e, mais especificamente, a Psicologia Escolar e Educacional passaram a ser questionadas nas suas bases epistemológicas e nas suas finalidades.”

 

 

( V ) Colocar em análise as políticas públicas para educação é problematizar tanto os princípios, como os valores e condições institucionais que se fazem presentes no cotidiano escolar.

CORRETA. Segundo as “Referências técnicas para atuação de psicólogas na educação básica” CFP (2019, p.29) tem-se:

“Colocar em análise as políticas públicas para a educação é problematizar os princípios, os valores e as condições institucionais presentes no cotidiano da escola em que participam todos os envolvidos na comunidade escolar.”

 

 

( V ) Algumas pesquisas e trabalhos no âmbito das políticas públicas de educação têm apontado que uma das dificuldades a serem consideradas em sua implantação se trata de executá-la de forma tecnicista, o que incide na alienação do trabalho pedagógico.

CORRETA. Corroborando isto, na publicação as “Referências técnicas para atuação de psicólogas na educação básica” CFP (2019, p.29) consta:

“Atualmente, trabalhos sobre o tema estão sendo publicados e as pesquisas têm mostrado algumas dificuldades que precisam ser enfrentadas principalmente no que tange à implantação de políticas públicas em educação, tais como: a) manutenção de formas hierarquizadas e pouco democráticas de implementação das políticas educacionais; b) desconsideração da história profissional e política daqueles que fazem o dia a dia da escola; c) implantação de políticas educacionais sem a necessária articulação com a devida infraestrutura para sua real efetivação; d) manutenção de concepções preconceituosas a respeito de estudantes e suas famílias, oriundos das classes populares; e) dificuldade de serem criados espaços de debates sobre as reais finalidades das políticas educacionais implementadas; f) implantação tecnicista da política leva à alienação do trabalho pedagógico

 

 

( V ) É necessário que os profissionais da psicologia se envolvam, também, no controle social das políticas públicas de educação, como, por exemplo, na participação em conselhos municipais e estaduais, visando à garantia dos recursos fundamentais para o direito à uma educação de qualidade.

CORRETA. Corroborando isto, as “Referências técnicas para atuação de psicólogas na educação básica” CFP (2019, p.30) preconizam:

“Dessa forma, é necessário que as(os) profissionais da psicologia se envolvam também no controle social das políticas públicas de educação como, participando dos conselhos municipais e estaduais, visando a garantia dos recursos fundamentais para o direito à uma educação de qualidade.”

 

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

 
 

Considerando as alternativas disponíveis, apenas a LETRA “C” traduz corretamente a sequência de análise das proposições avaliadas (F – V – V – V). As demais alternativas apenas apresentam outros parâmetros a fim de confundir o candidato. Considerando isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “C” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.

   

_______________

Fonte consultada:

Conselho Federal de Psicologia (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na educação básica / Conselho Federal de Psicologia. —— 2. ed. —— Brasília : CFP, 2019.

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50) Em consonância com o artigo “A Dimensão da Afetividade na Relação Professor/Aluno” (SILVA, 2019), que aborda a relevância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A) Os adultos que constroem boas relações afetivas conseguem adquirir segurança e equilíbrio, pois se interessam mais pela realidade e com isso tem mais habilidade para leituras dos contextos que estão inseridos e desenvolvem melhor compreensão e desenvolvimento intelectual.

  • B) Existe uma ligação complementar entre o desenvolvimento afetivo e intelectual, de modo que a área intelectual apresenta as formas de cada etapa da afetividade e controla as atividades pessoais na esfera das ações.

  • C) É nas relações familiares que se caracterizam os primeiros vínculos afetivos e, a partir da relação com o outro, o vínculo entre criança e adulto estabelece a sustentação da etapa inicial do processo de ensino-aprendizagem.

  • D) As relações sociais fazem parte do cotidiano e se consolidam como engrenagens fundamentais no desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, assim, a análise da afetividade na relação professor(a)-aluno(a) envolve interesses e interações dada a relevância da educação nos valores da vida humana.

  • E) O(a) professor (a) não deve ultrapassar os limites do conhecimento de conteúdo/informações, sem a necessidade de sensibilização e comprometimento em relação ao seu papel na aprendizagem e da compreensão da afetividade na relação com alunos(as).

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) O(a) professor (a) não deve ultrapassar os limites do conhecimento de conteúdo/informações, sem a necessidade de sensibilização e comprometimento em relação ao seu papel na aprendizagem e da compreensão da afetividade na relação com alunos(as).

     

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"O adulto que constrói uma boa relação afetiva consegue adquirir segurança e equilíbrio com maior equilíbrio, passando a ter interesse pela realidade e com isso passa a realizar com maior habilidade uma leitura do contexto que está inserido apresentando uma melhor compreensão e um melhor desenvolvimento intelectual.

 

Existe uma ligação complementar entre o desenvolvimento afetivo e o intelectual, sendo que a área intelectual apresenta as formas de cada etapa da afetividade, controla a atividade pessoal na esfera das ações, da vontade, da memória, de pensamento, na instintiva complementando o equilíbrio e harmonia da personalidade.

(...)

O âmbito familiar temos caracterizados os primeiros vínculos afetivos que se inicia entre os indivíduos. É a partir da relação com o outro, através do vinculo afetivo que, nos primeiros anos de vida, que primeiramente envolve a relação pai-mãe-filho. Portanto, esse vínculo afetivo entre a criança e o adulto estabelece a sustentação à etapa inicial do processo ensino aprendizagem.

(...)

As relações sociais fazem parte do cotidiano, são engrenagens fundamentais no desenvolvimento pessoal e profissional de um indivíduo. Portanto, a análise da afetividade na relação professor-aluno envolve interesse e interações, pois a educação é uma das peças mais importante e fundamental que agrega valores na vida humana. Segundo Gadotti (1999, p. 02):

 

'[...] o educador para pôr em prática o diálogo, não deve colocar-se na posição de detentor do saber, deve antes, colocar-se na posição de quem não sabe tudo, reconhecendo que mesmo um analfabeto é portador do conhecimento mais importante: o da vida.'

 

Nesta relação o professor deve ultrapassar os limites somente do conhecimento do conteúdo/informações, e preocupar-se com o processo de construção da cidadania do aluno. Portanto, para que isso aconteça, é necessária à sensibilização e comprometimento do professor de que seu papel é de facilitador de aprendizagem, procurando compreender, numa relação de afetividade, os sentimentos, a história da vida dos seus alunos e tentar promover à autonomia social."

 

Fonte: "A Dimensão da Afetividade na Relação Professor/Aluno" (Silva)

 

Portanto, encontramos a alternativa incorreta na Letra E.

 

As outras alternativas estão de acordo com o artigo supracitado.

 

a)  Os adultos que constroem boas relações afetivas conseguem adquirir segurança e equilíbrio, pois se interessam mais pela realidade e com isso tem mais habilidade para leituras dos contextos que estão inseridos e desenvolvem melhor compreensão e desenvolvimento intelectual.

 

b)  Existe uma ligação complementar entre o desenvolvimento afetivo e intelectual, de modo que a área intelectual apresenta as formas de cada etapa da afetividade e controla as atividades pessoais na esfera das ações.

 

c)  É nas relações familiares que se caracterizam os primeiros vínculos afetivos e, a partir da relação com o outro, o vínculo entre criança e adulto estabelece a sustentação da etapa inicial do processo de ensino-aprendizagem.

 

d)  As relações sociais fazem parte do cotidiano e se consolidam como engrenagens fundamentais no desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, assim, a análise da afetividade na relação professor(a)-aluno(a) envolve interesses e interações dada a relevância da educação nos valores da vida humana.

 

e)  O(a) professor (a) não deve ultrapassar os limites do conhecimento de conteúdo/informações, sem a necessidade de sensibilização e comprometimento em relação ao seu papel na aprendizagem e da compreensão da afetividade na relação com alunos(as).

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