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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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491) Sobre as teorias psicogenéticas aplicadas à Educação, avalie as afirmações abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.

1.( ) Piaget enfatiza o papel da interação social no desenvolvimento cognitivo das crianças.

2.( ) Vygotsky considera que o desenvolvimento cognitivo ocorre de forma independente do contexto cultural e social.

3.( ) Wallon propõe que o desenvolvimento humano é influenciado por fatores emocionais, cognitivos e sociais.

A sequência CORRETA é:

  • A) 1.V, 2.F, 3.V;
  • B) 1.F, 2.V, 3.F;
  • C) 1.V, 2.V, 3.F;
  • D) 1.V, 2.F, 3.F;
  • E) 1.F, 2.V, 3.V.

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A resposta correta é a letra A) 1.V, 2.F, 3.V;

Vamos analisar cada uma das afirmações:

1. Piaget enfatiza o papel da interação social no desenvolvimento cognitivo das crianças. VERDADEIRO. De acordo com a teoria de Piaget, a interação social é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, pois as crianças constroem seu conhecimento por meio da interação com o ambiente e com os outros.

2. Vygotsky considera que o desenvolvimento cognitivo ocorre de forma independente do contexto cultural e social. FALSO. Vygotsky, ao contrário, enfatiza a importância do contexto cultural e social no desenvolvimento cognitivo. Ele defende que o desenvolvimento cognitivo é influenciado pela interação com os outros e pela cultura.

3. Wallon propõe que o desenvolvimento humano é influenciado por fatores emocionais, cognitivos e sociais. VERDADEIRO. De acordo com a teoria de Wallon, o desenvolvimento humano é influenciado por uma combinação de fatores emocionais, cognitivos e sociais.

Portanto, a sequência correta é 1.V, 2.F, 3.V.

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492) Existem diversos tipos de aprendizagem, consubstanciadas nas mais variadas atividades da vida humana. Algumas aprendizagens se dão desde os primeiros anos de vida e estão vinculadas ao cotidiano da pessoa como, por exemplo, sentar, andar, falar, identificar e pegar objetos, comer sozinha etc. Outras acontecem de forma ordenada em instituições próprias, como a escola.

(Nunes, 2015 p. 10.)

Sobre o processo de aprendizagem, assinale a afirmativa correta.

  • A) A aprendizagem não se produz nos mais variados contextos; esta só é possível em situações formais.
  • B) Para Vygotsky (1989), a aprendizagem é um processo crucial no desenvolvimento do homem como espécie e como ser.
  • C) Viver novas formas de interações sociais, tornando mais complexos a si mesmo e ao mundo ao seu redor não é um processo de aprendizagem.
  • D) Ao longo de milhares de anos, a aprendizagem avançou de uma realidade primitiva para construir civilizações; contudo, não tem conseguido descobrir grandes conhecimentos científicos.

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A resposta correta é a letra B) Para Vygotsky (1989), a aprendizagem é um processo crucial no desenvolvimento do homem como espécie e como ser.

Vygotsky defende que a aprendizagem é um processo fundamental para o desenvolvimento humano, desde a infância até a vida adulta. Segundo ele, a aprendizagem é um processo que ocorre em diferentes contextos, incluindo a família, a escola e a comunidade, e que é influenciada por fatores como a linguagem, a cultura e as relações sociais.

Essa afirmação é correta porque Vygotsky destaca a importância da aprendizagem como um processo que ocorre ao longo da vida, e que é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional do indivíduo. Além disso, ele também defende que a aprendizagem é um processo que envolve a interação entre o indivíduo e o meio ambiente, e que é influenciado por fatores como a linguagem, a cultura e as relações sociais.

As outras opções não são corretas porque a aprendizagem não ocorre apenas em contextos formais, como a escola, mas também em contextos informais, como a família e a comunidade. Além disso, a aprendizagem não é apenas um processo que ocorre na infância, mas também ao longo da vida adulta. Por fim, a aprendizagem não é apenas um processo individual, mas também é influenciada por fatores sociais e culturais.

493) Tendo em vista que motivar o aluno é um dos desafios do trabalho educacional, julgue o item seguinte, relativo a esse tema.

Bruner é defensor da proposta de que o aluno seja desafiado, para que deseje saber, e crê que uma forma de criar esse interesse é dar ao aluno a possibilidade de descobrir.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é a letra A) Certo.

Essa afirmação está correta porque, de acordo com Bruner, o desafio é um dos principais motivadores do aluno. Ao proporcionar ao aluno a possibilidade de descobrir, o educador cria um ambiente que estimula a curiosidade e o interesse do aluno em aprender. Isso ocorre porque, quando o aluno é desafiado, ele se sente motivado a buscar conhecimento e a resolver problemas, o que contribui para o seu desenvolvimento cognitivo e emocional.

Além disso, a teoria de Bruner também destaca a importância da descoberta na aprendizagem. Segundo ele, quando os alunos têm a oportunidade de descobrir conceitos e princípios por si mesmos, eles tendem a se sentir mais engajados e comprometidos com o processo de aprendizagem. Isso ocorre porque a descoberta permite que os alunos desenvolvam uma compreensão mais profunda e significativa dos conceitos, o que pode levar a uma aprendizagem mais efetiva e duradoura.

Portanto, a afirmação de que dar ao aluno a possibilidade de descobrir é uma forma de criar interesse e motivá-lo é correta, pois se baseia nas teorias de Bruner sobre a importância do desafio e da descoberta na aprendizagem.

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494) Julgue o próximo item, relativo a teorias de aprendizagem.

A partir da concepção de que a relação entre aprendizagem e desenvolvimento é indissociável, Vygotsky construiu o conceito de zona de desenvolvimento proximal, entendida como a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar a partir da solução independente de problemas pela criança, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros.

  • A) Certo
  • B) Errado
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Here is the response:

A alternativa correta é letra A) Certo

A teoria de Vygotsky sobre a zona de desenvolvimento proximal é fundamental na psicologia educacional. Segundo Vygotsky, a aprendizagem e o desenvolvimento são indissociáveis. A zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar a partir da solução independente de problemas pela criança, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros.

Vygotsky argumenta que a zona de desenvolvimento proximal é onde a aprendizagem ocorre, pois é nessa zona que a criança recebe apoio e orientação de um adulto ou de um peer mais experiente, permitindo que ela desenvolva suas habilidades e conhecimentos. Além disso, Vygotsky defende que a zona de desenvolvimento proximal é dinâmica e pode variar de acordo com a criança e a situação.

Portanto, a afirmação de que a zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial é correta, o que justifica a resposta A) Certo.

495) Segundo a psicanálise, a dificuldade de aprendizagem de uma criança ou adolescente pode ser um sintoma no campo educacional. Acerca desse tema, julgue o item que se segue.

Segundo Lacan, as manifestações sintomáticas na criança podem apresentar-se de duas formas: uma ocorre quando o sintoma representa na criança a verdade do casal familiar; outra condição de manifestação ocorre quando o sintoma que vem a prevalecer decorre da subjetividade da mãe; o sintoma, como resposta dessa relação, impõe ao sujeito, no processo analítico, a necessidade de modificá-lo.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra A) Certo

A psicanálise, como teoria, busca compreender o comportamento humano e as razões pelas quais as pessoas agem de certas maneiras. No contexto educacional, a psicologia educacional se interessa em entender como os alunos aprendem e como os professores podem facilitar esse processo.

Segundo Lacan, as manifestações sintomáticas na criança podem se apresentar de duas formas. A primeira ocorre quando o sintoma representa na criança a verdade do casal familiar. Isso significa que o sintoma é uma forma de expressão da criança em relação à sua família e às relações que estabelece com os pais ou responsáveis.

Já a segunda condição de manifestação ocorre quando o sintoma que vem a prevalecer decorre da subjetividade da mãe. Nesse caso, o sintoma é uma forma de resposta da criança à relação que estabelece com a mãe e ao papel que ela desempenha em sua vida.

Portanto, é correto afirmar que, segundo Lacan, as manifestações sintomáticas na criança podem se apresentar de duas formas, uma ligada à verdade do casal familiar e outra ligada à subjetividade da mãe. Essas manifestações sintomáticas podem ser sintomas de dificuldades de aprendizagem em uma criança ou adolescente.

É importante notar que a abordagem lacaniana se centra na análise da subjetividade e das relações que a criança estabelece com os outros, especialmente com a mãe. Isso significa que a compreensão dos sintomas e das dificuldades de aprendizagem deve levar em conta a complexidade das relações humanas e a forma como elas influenciam no desenvolvimento da criança.

Em resumo, a afirmação de que as manifestações sintomáticas na criança podem se apresentar de duas formas, uma ligada à verdade do casal familiar e outra ligada à subjetividade da mãe, é uma ideia central na abordagem lacaniana e é correto afirmar que essa é uma forma de compreender as dificuldades de aprendizagem em uma criança ou adolescente.

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496) Julgue o item seguinte, considerando a atuação do psicólogo escolar na identificação das causas de evasão e repetência na educação básica.

A realização do diagnóstico e o início do tratamento dos alunos com dificuldades de aprendizagem, déficits cognitivos e outros transtornos mentais são condições essenciais para que esses alunos sejam considerados adequados ao processo de ensino-aprendizagem.

  • A) Certo
  • B) Errado
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Resposta: B) Errado

A afirmação de que a realização do diagnóstico e o início do tratamento dos alunos com dificuldades de aprendizagem, déficits cognitivos e outros transtornos mentais são condições essenciais para que esses alunos sejam considerados adequados ao processo de ensino-aprendizagem não é verdadeira.

De acordo com a psicologia educacional, a identificação das causas de evasão e repetência na educação básica é um processo complexo que envolve various fatores, incluindo aspectos sociais, emocionais, cognitivos e ambientais. O psicólogo escolar atua na identificação dessas causas, mas não tem como objetivo único a realização do diagnóstico e o início do tratamento dos alunos.

O papel do psicólogo escolar é mais amplo e envolve ações preventivas, como a promoção de estratégias de ensino mais eficazes, a capacitação de professores e a criação de um ambiente escolar mais favorável ao aprendizado. Além disso, o psicólogo escolar também trabalha em estreita colaboração com os professores, os pais e os próprios alunos para desenvolver estratégias de intervenção mais eficazes.

Portanto, a realização do diagnóstico e o início do tratamento dos alunos com dificuldades de aprendizagem não são condições essenciais para que esses alunos sejam considerados adequados ao processo de ensino-aprendizagem. A identificação das causas de evasão e repetência na educação básica é um processo mais amplo e complexo que envolve various fatores e ações.

497) Julgue o item subsequente, relativo a aspectos pertinentes a necessidades especiais na aprendizagem.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo um conjunto de medidas planejadas e implementadas com vistas a orientar as práticas necessárias para desenvolver, facilitar o desenvolvimento, supervisionar a efetividade e reorientar, sempre que necessário, as estratégias, os procedimentos, as ações, os recursos e os serviços que promovem a inclusão social, intelectual, profissional, política e os demais aspectos da vida humana, da cidadania e da cultura.

  • A) Certo
  • B) Errado
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Here is the response:

A alternativa correta é letra A) Certo

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo um conjunto de medidas planejadas e implementadas com vistas a orientar as práticas necessárias para desenvolver, facilitar o desenvolvimento, supervisionar a efetividade e reorientar, sempre que necessário, as estratégias, os procedimentos, as ações, os recursos e os serviços que promovem a inclusão social, intelectual, profissional, política e os demais aspectos da vida humana, da cidadania e da cultura.

Essa política busca garantir que todos os alunos, independentemente de suas necessidades especiais, tenham acesso à educação de qualidade e possam desenvolver suas habilidades e competências de forma igualitária. Além disso, essa política busca criar um ambiente escolar mais inclusivo, onde os alunos sejam valorizados e respeitados, independentemente de suas diferenças.

Portanto, é correto afirmar que a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo um conjunto de medidas planejadas e implementadas com vistas a orientar as práticas necessárias para desenvolver, facilitar o desenvolvimento, supervisionar a efetividade e reorientar, sempre que necessário, as estratégias, os procedimentos, as ações, os recursos e os serviços que promovem a inclusão social, intelectual, profissional, política e os demais aspectos da vida humana, da cidadania e da cultura.

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498) Em relação à Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares, instituída pela Lei n.º 14.819/2024, bem como a aspectos pertinentes a dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar, e ao disposto no Código de Ética Profissional do Psicólogo, julgue o seguinte item.

O fomento e a promoção de ações para a execução dos objetivos e das diretrizes da citada lei caberão às secretarias de Estado de educação das unidades da Federação.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é B) Errado

A Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares, instituída pela Lei n.º 14.819/2024, estabelece que a promoção e o fomento de ações para a execução dos objetivos e das diretrizes da lei seja de responsabilidade compartilhada entre os órgãos gestores do sistema educacional, incluindo as secretarias de Estado de Educação das unidades da Federação, os municípios e as escolas.

No entanto, o Código de Ética Profissional do Psicólogo também estabelece que os psicólogos devem atuar de forma ética e responsável em sua prática profissional, respeitando a autonomia e a dignidade dos alunos e das comunidades escolares.

Portanto, a afirmação de que o fomento e a promoção de ações para a execução dos objetivos e das diretrizes da lei caberiam apenas às secretarias de Estado de Educação das unidades da Federação é incorreta, pois a responsabilidade pela implementação da política é compartilhada entre os diferentes níveis de governo e os órgãos gestores do sistema educacional.

Além disso, a política também estabelece a importância da participação ativa das comunidades escolares e dos alunos na elaboração e implementação das ações, o que reforça a ideia de que a responsabilidade não é exclusiva das secretarias de Estado de Educação.

Em resumo, a afirmativa está errada, pois a responsabilidade pela implementação da política é compartilhada entre os diferentes níveis de governo e os órgãos gestores do sistema educacional, e não apenas das secretarias de Estado de Educação.

499) Vygotsky criou uma teoria do desenvolvimento psicológico da infância e da adolescência. Para tanto, ele fez uso do método:

  • A) terapêutico
  • B) psicanalítico
  • C) desenvolvimentista
  • D) histórico-materialista

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A alternativa correta é letra D) histórico-materialista

Vygotsky criou uma teoria do desenvolvimento psicológico da infância e da adolescência, que se baseia em uma abordagem histórico-materialista. Essa abordagem enfatiza a importância do ambiente social e cultural na formação da consciência e no desenvolvimento das habilidades cognitivas.

De acordo com Vygotsky, o desenvolvimento psicológico é influenciado pelas interações sociais e pelas ferramentas culturais disponíveis. Ele argumenta que as crianças aprendem e se desenvolvem mais rapidamente quando estão inseridas em um ambiente que lhes oferece oportunidades de interação social e de uso de ferramentas culturais.

A abordagem histórico-materialista de Vygotsky se opõe às abordagens terapêuticas e psicanalíticas, que se concentram mais na análise individual e na resolução de problemas emocionais. Em vez disso, Vygotsky busca entender como as condições sociais e culturais influenciam o desenvolvimento psicológico.

Além disso, a abordagem histórico-materialista de Vygotsky também se diferencia da abordagem desenvolvimentista, que se concentra mais nos estágios de desenvolvimento e nas mudanças que ocorrem durante a infância e a adolescência. Vygotsky, por sua vez, se concentra mais nas condições sociais e culturais que influenciam o desenvolvimento psicológico.

Portanto, a alternativa correta é a letra D) histórico-materialista, pois Vygotsky criou uma teoria do desenvolvimento psicológico que se baseia em uma abordagem histórico-materialista.

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500) Segundo Palangana (2015), a conexão entre desenvolvimento e aprendizagem é uma questão teórica, fundamental nos estudos psicológicos. Para Vygotsky, essa relação ainda não tinha sido devidamente abordada, permanecendo obscura devido a fundamentos vagos, lacunas críticas na avaliação desses postulados e a presença de ambiguidades e contradições. Leia as frases abaixo sobre a posição teórica interacionista e Vygotskyana acerca da relação entre desenvolvimento interdependente e aprendizagem: um tornando o outro possível.

I. O desenvolvimento é um processo maturacional, que ocorre antes e independentemente da aprendizagem.

II. Aprendizagem é sinônimo de desenvolvimento, entendendo-se por desenvolvimento a acumulação de respostas aprendidas. O desenvolvimento ocorre simultaneamente à aprendizagem, em vez de precedê-la.

III. A maturação depende do sistema nervoso, e o aprendizado é, em si mesmo, um processo de desenvolvimento.

IV. Desenvolvimento e aprendizagem são dois fenômenos distintos.

V. A relação entre desenvolvimento e aprendizagem é permeada pelo papel da competência linguística, já que é por meio da apreensão e internalização da linguagem que a criança se desenvolve.

Está CORRETO o que se afirma em

  • A) I e II.

  • B) II e III.

  • C) II e IV.

  • D) II e V.

  • E) IV e V.

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Resposta Correta: E) IV e V.

A alternativa correta é a letra E) IV e V porque, acordo com a perspectiva teórica interacionista e vygotskyana, a relação entre desenvolvimento e aprendizagem é interdependente. O desenvolvimento não é um processo maturacional que ocorre antes e independentemente da aprendizagem, como afirmado em I. Além disso, a aprendizagem não é sinônimo de desenvolvimento, como sugerido em II. A maturação depende do sistema nervoso, e o aprendizado é, em si mesmo, um processo de desenvolvimento, como visto em III. No entanto, a relação entre desenvolvimento e aprendizagem é permeada pelo papel da competência linguística, como destacado em V.

A afirmação em IV, que desenvolvimento e aprendizagem são dois fenômenos distintos, não é verdadeira, pois a relação entre eles é interdependente. A aprendizagem influencia o desenvolvimento e vice-versa.

Portanto, a alternativa correta é a letra E) IV e V, pois essa é a única opção que não apresenta uma contradição com a perspectiva teórica interacionista e vygotskyana.

1 48 49 50 51 52