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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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501) No que se refere à linguagem, é importante que os profissionais da área educacional conheçam os marcos de desenvolvimento da linguagem. Crianças com atrasos da primeira linguagem, se não forem devidamente estimuladas, podem experimentar consequências cognitivas, sociais e emocionais. Acerca dos marcos de desenvolvimento e atraso de linguagem na infância, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A) Espera-se que crianças entre 12 e 18 meses comecem a dizer as primeiras palavras com significado.
  • B) Por volta de 12 a 24 meses, surgem palavras que valem por uma frase inteira.
  • C) O uso de discursos diretos e indiretos começam por volta dos 18 meses,
  • D) Uma criança entre 24 a 30 meses apresenta um vocabulário de 150 a 200 palavras,
  • E) Um atraso de linguagem pode caracterizar-se por vocabulário pobre, dificuldade na combinação de palavras para formar frases, sintaxe pouco estruturada, fala ininteligível, dificuldade com conceitos abstratos e figurativos, dentre outras características.

FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra C) O uso de discursos diretos e indiretos começa por volta dos 18 meses.

É importante que os profissionais da área educacional conheçam os marcos de desenvolvimento da linguagem, pois crianças com atrasos na primeira linguagem, se não forem devidamente estimuladas, podem experimentar consequências cognitivas, sociais e emocionais. No que se refere ao desenvolvimento da linguagem, é fundamental que as crianças passem por diferentes estágios, como a fase de balbucio, a fase de uma palavra e a fase de combinação de palavras.

De acordo com a teoria do desenvolvimento da linguagem, as crianças começam a dizer as primeiras palavras com significado entre 12 e 18 meses. Por volta de 12 a 24 meses, surgem palavras que valem por uma frase inteira. Já entre 24 a 30 meses, as crianças apresentam um vocabulário de 150 a 200 palavras.

No entanto, a alternativa C) O uso de discursos diretos e indiretos começa por volta dos 18 meses é INCORRETA. Isso porque os discursos diretos e indiretos são característicos de uma linguagem mais avançada, que surge em torno dos 3 a 4 anos de idade.

Portanto, é fundamental que os profissionais da área educacional conheçam os marcos de desenvolvimento da linguagem para identificar possíveis atrasos ou dificuldades em crianças e intervirem de forma eficaz, estimulando o desenvolvimento linguístico saudável.

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502) De acordo com Smith e Strick (2001), alguns alertas para dificuldades de aprendizagem são observáveis bem antes do início da escolarização, enquanto outros se tornarão mais óbvios depois que a criança começa a estudar. Ocasionalmente, esses comportamentos podem indicar outro problema que não uma dificuldade de aprendizagem. Todos, contudo, devem ser considerados como um sinal de que algo está errado – e, se existirem problemas, uma avaliação para dificuldades de aprendizagem não deverá ser adiada. Diante disso, é necessário que os educadores compreendam pontos de normalidade e defasagem no processo educacional, a fim de que possam promover intervenções adequadas. Nesse sentido, dando sequência às afirmações dos autores acima, leia as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) As dificuldades de aprendizagem podem ser causadas por um desenvolvimento cerebral desigual ( ) Um atraso no desenvolvimento sempre indica uma deficiência.

( ) Crianças que iniciam a escola com atrasos desenvolvimentais, frequentemente, progridem em um ritmo mais lento que o habitual

( ) Os problemas de comportamento na sala de aula ou uma mudança no humor em casa podem ser os primeiros sinais de um problema de aprendizagem.

( ) O mau comportamento persistente, em geral, indica que as necessidades das crianças estão fora de compasso com seus ambientes em algum aspecto importante.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

  • A) V-F-V-V-V
  • B) F-V-V-V-V
  • C) V-V-V-F-F
  • D) F-F-V-V-V
  • E) V-V-F-V-V

FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra A) V-F-V-V-V

Para entender porque essa é a resposta correta, vamos analisar cada uma das afirmativas apresentadas.

A primeira afirmativa é verdadeira, pois as dificuldades de aprendizagem podem ser causadas por um desenvolvimento cerebral desigual. Isso significa que as crianças podem ter habilidades e capacidades diferentes em diferentes áreas, o que pode afetar sua capacidade de aprender.

A segunda afirmativa é falsa, pois um atraso no desenvolvimento não sempre indica uma deficiência. As crianças podem ter atrasos em diferentes áreas, mas isso não significa que elas tenham uma deficiência. É importante lembrar que cada criança se desenvolve em seu próprio ritmo.

A terceira afirmativa é verdadeira, pois crianças que iniciam a escola com atrasos desenvolvimentais frequentemente progridem em um ritmo mais lento que o habitual. Isso significa que elas podem precisar de mais tempo e apoio para alcançar os objetivos educacionais.

A quarta afirmativa é verdadeira, pois os problemas de comportamento na sala de aula ou uma mudança no humor em casa podem ser os primeiros sinais de um problema de aprendizagem. É importante que os educadores estejam atentos a esses sinais e intervenham de forma adequada.

A quinta afirmativa é verdadeira, pois o mau comportamento persistente, em geral, indica que as necessidades das crianças estão fora de compasso com seus ambientes em algum aspecto importante. Isso significa que os educadores precisam trabalhar com as crianças para entender suas necessidades e encontrar formas de apoiá-las.

Portanto, a resposta correta é a letra A) V-F-V-V-V, pois todas as afirmativas foram analisadas e verificadas como verdadeiras ou falsas de acordo com a teoria de Smith e Strick (2001).

503) A psicologia escolar refere-se a um campo de ação determinado, isto é, o processo de escolarização, tendo por objeto a escola e as relações que nela se estabelecem. Sobre os compromissos e perspectivas para a psicologia escolar no Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A) A psicologia escolar tem pouco a contribuir para a educação, uma vez que os fatores determinantes são predominantemente de ordem socioeconômica.
  • B) A psicologia escolar deve limitar sua atuação à compreensão do educando como indivíduo isolado, desconsiderando suas condições concretas de vida.
  • C) A psicologia escolar deve evitar se envolver na formação do educador/professor, uma vez que isso não afeta diretamente o processo educativo.
  • D) A psicologia escolar tem pouca relevância na compreensão dos fatores presentes no processo educativo, uma vez que estes são determinados exclusivamente por fatores externos à sala de aula.
  • E) A psicologia escolar deve fornecer elementos que permitam a compreensão dos processos psicológicos que constituem o sujeito do processo educativo, contribuindo para a ação pedagógica.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) A psicologia escolar deve fornecer elementos que permitam a compreensão dos processos psicológicos que constituem o sujeito do processo educativo, contribuindo para a ação pedagógica.

Gabarito: Letra E.

 

A psicologia escolar refere-se a um campo de ação determinado, isto é, o processo de escolarização, tendo por objeto a escola e as relações que nela se estabelecem. Sobre os compromissos e perspectivas para a psicologia escolar no Brasil, assinale a alternativa correta.

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"A educação é constituída por múltiplos determinantes, dentre os quais os fatores de ordem psicológica; portanto, a psicologia tem contribuição para a Educação.

 

Que seja uma psicologia capaz de compreender o processo ensino-aprendizagem e sua articulação com o desenvolvimento, fundamentada na concreticidade humana (determinações sócio-históricas), compreendida a partir das categorias totalidade, contradição, mediação e superação. Deve fornecer categorias teóricas e conceitos que permitam a compreensão dos processos psicológicos que constituem o sujeito do processo educativo e são necessários para a efetivação da ação pedagógica.

(...)

A psicologia deve assumir seu lugar como um dos fundamentos da educação e da prática pedagógica, contribuindo para a compreensão dos fatores presentes no processo educativo a partir de mediações teóricas "fortes", com garantia de estabelecimento de relação indissolúvel entre teoria e prática pedagógica cotidiana.

 

Esta psicologia deve propiciar a compreensão do educando a partir da perspectiva de classe e em suas condições concretas de vida, condição necessária para se construir uma prática pedagógica realmente inclusiva e transformadora.

(...)

O psicólogo não é pedagogo, mas se quiser trabalhar com educação terá que mergulhar nessa realidade como alguém que faz parte dela, reconhecendo-se como portador de um conhecimento que pode e deve ser socializado com os demais educadores, tanto no trabalho interdisciplinar, como na formação de educadores, sobretudo professores;"

 

Fonte: "Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas" (Antunes)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra E.


a)  A psicologia escolar tem pouco a contribuir para a educação, uma vez que os fatores determinantes são predominantemente de ordem socioeconômica.


b)  A psicologia escolar deve limitar sua atuação à compreensão do educando como indivíduo isolado, desconsiderando suas condições concretas de vida.


c)  A psicologia escolar deve evitar se envolver na formação do educador/professor, uma vez que isso não afeta diretamente o processo educativo.


d)  A psicologia escolar tem pouca relevância na compreensão dos fatores presentes no processo educativo, uma vez que estes são determinados exclusivamente por fatores externos à sala de aula.


e)  A psicologia escolar deve fornecer elementos que permitam a compreensão dos processos psicológicos que constituem o sujeito do processo educativo, contribuindo para a ação pedagógica.

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504) Para viabilizar a educação inclusiva, foi preciso ampliar o conceito de acessibilidade, atribuindo seis dimensões à sua definição. A partir da legislação que garante atendimento prioritário às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, relacione as colunas, associando cada dimensão da acessibilidade à sua correspondente descrição, e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Dimensão arquitetônica.

2. Dimensão comunicacional.

3. Dimensão metodológica.

4. Dimensão instrumental.

5. Dimensão programática.

6. Dimensão atitudinal.

( ) Facilita o acesso ao conteúdo programático oferecido pelas escolas, ampliando estratégias para ações na comunidade e na família, favorecendo a inclusão.

( ) Possibilita a acessibilidade a todos os instrumentos, utensílios e equipamentos utilizados na escola, nas atividades de vida diária, no lazer e na recreação.

( ) Elimina barreiras em todos os ambientes físicos (internos e externos) da escola, incluindo o transporte escolar.

( ) Transpõe obstáculos em todos os âmbitos da comunicação, considerada nas suas diferentes formas (falada, escrita, gestual, língua de sinais, digital, dentre outras).

( ) Extingue todos os tipos de atitudes preconceituosas que impeçam o pleno desenvolvimento das potencialidades da pessoa com deficiência.

( ) Combate o preconceito e a discriminação em todas as normas, programas, legislação em geral que impeçam o acesso a todos os recursos oferecidos pela sociedade, promovendo a inclusão e a equiparação de oportunidade.

  • A) 4 – 3 – 1 – 2 – 5 – 6.
  • B) 3 – 4 – 1 – 2 – 6 – 5.
  • C) 4 – 2 – 3 – 1 – 6 – 5.
  • D) 3 – 4 – 1 – 2 – 5 – 6.
  • E) 3 – 4 – 6 – 5 – 2 – 1.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) 3 – 4 – 1 – 2 – 6 – 5.

Gabarito: Letra B.

     

   

A questão está baseada na seguinte tabela:

 
Dimensões da AcessibilidadeConceitos

1. Arquitetônica

Elimina barreiras em todos os ambientes físicos (internos e externos) da escola, incluindo o transporte escolar.

2. Comunicacional

Transpõe obstáculos em todos os âmbitos da comunicação, considerada nas suas diferentes formas (falada, escrita, gestual, língua de sinais, digital, entre outras).

3. Metodológica

Facilita o acesso ao conteúdo programático oferecido pelas escolas, ampliando estratégias para ações na comunidade e na família, favorecendo a inclusão.

4. Instrumental

Possibilita a acessibilidade em todos os instrumentos, utensílios e equipamentos, utilizados na escola, as atividades de vida diária, no lazer e recreação.

5. Programática

Combate o preconceito e discriminação em todas as normas, programas, legislação em geral que impeçam o acesso a todos os recursos oferecidos pela sociedade, promovendo a inclusão e equiparação de oportunidade.

6. Atitudinal

Extingue todos os tipos de atitudes preconceituosas que impeçam o pleno desenvolvimento das potencialidades da pessoa com deficiência.

Fonte: "Tecnologia Assistiva nas escolas" (ITS Brasil)

 

Com isso, podemos relacionar as colunas abaixo.

 

  

  

  

  

  

  

( 3 ) Facilita o acesso ao conteúdo programático oferecido pelas escolas, ampliando estratégias para ações na comunidade e na família, favorecendo a inclusão. (Dimensão metodológica)

  

( 4 ) Possibilita a acessibilidade a todos os instrumentos, utensílios e equipamentos utilizados na escola, nas atividades de vida diária, no lazer e na recreação. (Dimensão instrumental)

  

( 1 ) Elimina barreiras em todos os ambientes físicos (internos e externos) da escola, incluindo o transporte escolar. (Dimensão arquitetônica)

  

( 2 ) Transpõe obstáculos em todos os âmbitos da comunicação, considerada nas suas diferentes formas (falada, escrita, gestual, língua de sinais, digital, dentre outras). (Dimensão comunicacional)

  

( 6 ) Extingue todos os tipos de atitudes preconceituosas que impeçam o pleno desenvolvimento das potencialidades da pessoa com deficiência. (Dimensão atitudinal)

  

( 5 ) Combate o preconceito e a discriminação em todas as normas, programas, legislação em geral que impeçam o acesso a todos os recursos oferecidos pela sociedade, promovendo a inclusão e a equiparação de oportunidade. (Dimensão programática)

 

Portanto, a sequência ficou 3 4 1 2 6 5. Encontramos a resposta na Letra D.


a)  4 – 3 – 1 – 2 – 5 – 6.
b)  3 – 4 – 1 – 2 – 6 – 5.
c)  4 – 2 – 3 – 1 – 6 – 5.
d)  3 – 4 – 1 – 2 – 5 – 6.
e)  3 – 4 – 6 – 5 – 2 – 1.

505) Ao estudar os processos de aprendizagem e desenvolvimento humano, Vygotsky construiu um arcabouço teórico com uma importante repercussão no processo de escolarização de nossas crianças. Essa nova abordagem fica explícita em algumas ideias que podemos considerar os pilares do pensamento de Vygotsky. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma dessas ideias basilares de Vygotsky.

  • A) As funções psicológicas, embora tenham inegavelmente uma base biológica, são determinadamente desenvolvidas pela mediação, isto é, pela dimensão social.
  • B) O funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, que são sempre dialéticas e se desenvolvem em um processo histórico.
  • C) O desenvolvimento da espécie humana fundamentalmente ocorreu pela atividade trabalho, a partir da aquisição de instrumentos materiais, além dos instrumentos simbólicos.
  • D) O cérebro é um órgão com grande plasticidade, cuja estrutura e funcionamento foram se desenvolvendo ao longo da história da espécie e do desenvolvimento pessoal.
  • E) O processo de desenvolvimento vai do individual para o social, como resultado da apropriação de formas culturais de ação e de pensamento.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) O processo de desenvolvimento vai do individual para o social, como resultado da apropriação de formas culturais de ação e de pensamento.

Gabarito: Letra E.

 

Ao estudar os processos de aprendizagem e desenvolvimento humano, Vygotsky construiu um arcabouço teórico com uma importante repercussão no processo de escolarização de nossas crianças. Essa nova abordagem fica explícita em algumas ideias que podemos considerar os pilares do pensamento de Vygotsky. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma dessas ideias basilares de Vygotsky.

 

A questão está baseada nos textos abaixo:

 

"Essa nova abordagem para a psicologia fica explícita em três ideias centrais que podemos considerar como sendo os 'pilares' básicos do pensamento de Vygotsky:

 

- as funções psicológicas têm um suporte biológico pois são produtos da atividade cerebral;

- o funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, as quais desenvolvem-se num processo histórico;

- a relação homem / mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos.

(...)

A importância dos instrumentos na atividade humana, para Vygotsky, tem clara ligação com sua filiação teórica aos postulados marxistas. Vygotsky busca compreender as características do homem através do estudo da origem e desenvolvimento da espécie humana, tomando o surgimento do trabalho e a formação da sociedade humana, com base no trabalho, como sendo o processo básico que vai marcar o homem como espécie diferenciada. É o trabalho que, pela ação transformadora do homem sobre a natureza, une homem e natureza e cria a cultura e a história humanas. No trabalho desenvolvem-se, por um lado, a atividade coletiva e, portanto, as relações sociais, e, por outro lado, a criação e utilização de instrumentos.

(...)

O cerebro, no entanto, não é um sistema de funções fixas e imutáveis, mas um sistema aberto, de grande plasticidade, cuja estrutura e modos de funcionamento são moldados ao longo da história da espécie e do desenvolvimento individual. Dadas as imensas possibilidades de realização humana, essa plasticidade é essencial: o cérebro pode servir a novas funções, criadas na história do homem, sem que sejam necessárias transformações no órgão físico. Essa idéia da grande flexibilidade cerebral não de uma supõe um caos inicial, mas sim a presença estrutura básica estabelecida ao longo da evolução da espécie, que cada um de seus membros sigo ao nascer."

 

Fonte: "VYGOTSKY: Aprendizado e desenvolvimento Um processo sócio-histórico" (Oliveira)

 

e

 

"Desde o nascimento, a criança tem com o mundo uma relação mediada pelo outro e pela linguagem. Aos poucos, ela aprende a falar e passa a utilizar a própria linguagem para regular suas ações, conferir sentido aos objetos culturais. É na sua relação com o outro que a criança vai-se apropriando das significações socialmente construídas. Assim, é o grupo social que, por meio da linguagem e das significações, possibilita o acesso a formas culturais de perceber e estruturar a realidade.

 

Dessa forma, a abordagem histórico-cultural considera que o processo de desenvolvimento vai do social para o individual, ou seja, as nossas maneiras de pensar e agir são resultado da apropriação de formas culturais de ação e de pensamento.

 

Vygotsky (1984) assumiu uma perspectiva de desenvolvimento para as emoções, destacando que não há uma redução ou desaparecimento das mesmas, mas um deslocamento para o plano simbólico, da significação e do sentido."

 

Fonte: "Efeitos aversivos das práticas de avaliação da aprendizagem escolar" (Leite e Kager)

 

Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra E.


a)  As funções psicológicas, embora tenham inegavelmente uma base biológica, são determinadamente desenvolvidas pela mediação, isto é, pela dimensão social.


b)  O funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, que são sempre dialéticas e se desenvolvem em um processo histórico.


c)  O desenvolvimento da espécie humana fundamentalmente ocorreu pela atividade trabalho, a partir da aquisição de instrumentos materiais, além dos instrumentos simbólicos.


d)  O cérebro é um órgão com grande plasticidade, cuja estrutura e funcionamento foram se desenvolvendo ao longo da história da espécie e do desenvolvimento pessoal.


e)  O processo de desenvolvimento vai do individual para o social, como resultado da apropriação de formas culturais de ação e de pensamento.

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506) Nas últimas décadas, a psicologia vem se reinventando enquanto ciência e construindo concepções críticas da atuação profissional no campo da educação, tendo sempre por parâmetro as mudanças que ocorrem no campo político educacional brasileiro. Com base na relação entre a psicologia escolar e as políticas públicas em educação voltadas para a construção de uma escola emancipadora, a atuação do psicólogo escolar deve considerar:

I. a análise crítica das políticas públicas em educação, compreendendo seus objetivos, impactos e limitações.

II. o compromisso com a luta por uma escola democrática e com qualidade social.

III. a manutenção epistemológica relativa à visão adaptacionista de psicologia.

IV. a construção de uma práxis psicológica diante da queixa escolar.

Estão corretas:

  • A) apenas I e IV.
  • B) apenas I, II e IV.
  • C) apenas II e IV.
  • D) apenas I, III e IV.
  • E) apenas III e IV.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) apenas I, II e IV.

Gabarito: Letra B

         

   

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"O aprofundamento das discussões no âmbito da Psicologia Escolar e Educacional permitiu que a área produzisse estudos que levaram à elaboração de elementos constitutivos de uma atuação/formação em Psicologia Escolar em uma perspectiva crítica (Checchia & Souza, 2003), a saber:

 

a) Compromisso político do psicólogo com a luta por uma escola democrática e de qualidade social;

 

b) ruptura epistemológica com concepções adaptativas de Psicologia na direção de uma Psicologia Crítica;

 

c) construção de uma práxis psicológica frente à queixa escolar.

 

A seguir, detalharemos cada um desses elementos.

 

No que se refere ao compromisso político do psicólogo com a luta por uma escola democrática e de qualidade social, destaca-se o resgate da função social da escola em uma perspectiva histórico-crítica que remete à: a) formação do pensamento científico; b) formação do cidadão crítico; c) ampliação da socialização e da difusão de valores na direção da sociedade democrática.

 

Quanto à ruptura epistemológica com concepções adaptativas de Psicologia na direção de uma Psicologia Crítica, houve um intenso movimento na área pela busca de referenciais teórico-metodológicos no campo da Psicologia da Educação que compreendam: a) os fenômenos escolares enquanto produtos do processo de escolarização, constituídos pelas dimensões institucional, pedagógica e relacional; b) o desenvolvimento humano e a aprendizagem enquanto processos inseparáveis, articulando as dimensões biológica, psicológica e histórica dos indivíduos; c) a necessidade de construir instrumentos psicológicos de aproximação e de conhecimento da realidade que permitam compreender a complexidade dos fenômenos educativos; d) a consideração da dimensão educativa no trabalho psicológico.

 

A construção de uma práxis psicológica frente à queixa escolar deverá considerar como fundamentais: a) a demanda escolar/educacional como ponto de partida de uma ação na escola/instituição educativa que precisa ser compartilhada ; b) o trabalho participativo com todos os setores do processo educativo; c) o fortalecimento do trabalho do professor/ educador; d) a análise coletiva dos diferentes discursos presentes na escola/instituição educativa e nos processos escolares/educacionais em busca do enfrentamento dos desafios produzidos pela demanda escolar/educativa.

(...)

O compromisso profissional do psicólogo com uma concepção política emancipatória também implica uma ética profissional que reside na indignação diante da humilhação e das práticas disciplinares e pedagógicas que retiram do sujeito o seu status de ser humano. (...) Por fim, consideramos importante a participação dos psicólogos escolares e educacionais nos espaços organizativos e políticos, bem como na construção de políticas públicas na área da educação, tais como: associações de classe; fóruns de discussão; conselhos de representantes e órgãos de controle social."

 

Fonte: "Psicologia Escolar e Educacional em busca de novas perspectivas" (Souza)

 

Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas abaixo.

 

  

  

  

 

Portanto, estão corretas as afirmativas I, II e IV. Encontramos a resposta na Letra B.

 

Estão corretas:


a)  apenas I e IV.
b)  apenas I, II e IV.
c)  apenas II e IV.
d)  apenas I, III e IV.
e)  apenas III e IV.

507) Assinale a alternativa que NÃO apresenta a uma competência ou habilidade do psicólogo escolar para a atuação dos profissionais de psicologia na escola.

  • A) Realizar encaminhamento de alunos para profissionais especializados fora da instituição escolar em casos excepcionais, nos quais sua complexidade e especificidade assim o demandem.
  • B) Identificar e atender individualmente os alunos com problemas de comportamento, tais como indisciplina e agressividade.
  • C) Propor programas e ações adequados às especificidades de cada aluno com necessidades especiais e à legislação vigente, que auxiliem a sua inclusão e o seu processo de ensino-aprendizagem.
  • D) Atender às demandas psicológicas emergenciais do aluno, visando promover a escuta e o acolhimento dele.
  • E) Acompanhar o desempenho escolar do aluno, visando auxiliar na melhoria do seu processo de ensino-aprendizagem.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Identificar e atender individualmente os alunos com problemas de comportamento, tais como indisciplina e agressividade.

Gabarito: Letra B.

 

Assinale a alternativa que NÃO apresenta a uma competência ou habilidade do psicólogo escolar para a atuação dos profissionais de psicologia na escola.

 

A questão está baseada no seguinte texto que fala sobre as competências do psicólogo escolar:

 

"Competência e descrição sugerida:

  • Acompanhamento do Processo Ensino-Aprendizagem: Acompanhar o desempenho escolar do aluno, visando auxiliar na melhoria do seu processo de ensino-aprendizagem.

  • Educação Especial: Propor programas e ações adequados às especificidades de cada aluno com necessidades especiais e à legislação vigente, que auxiliem a sua inclusão e o seu processo de ensino-aprendizagem.

  • Promover Espaços de Diálogo com Alunos: Promover espaços de diálogo com alunos possibilitando o estabelecimento de vínculo e confiança além de criar possibilidades de escuta e oportunidades de dar voz aos mesmos dentro da instituição escolar.

  • Orientação Psicopedagógica: Auxiliar na prevenção e identificação de dificuldades de aprendizagem, considerando as condições bio-psico-sócio-culturais do aluno.

  • Orientação Profissional: Auxiliar na escolha de carreira e construção de planos profissionais de alunos a partir da realização de espaços promotores de reflexão e autoconhecimento.

  • Orientação Individualizada: Realizar orientação e/ou aconselhamento psicológico, auxiliando na melhoria do processo educacional do aluno.

  • Suporte Emocional: Atender a demandas psicológicas emergenciais do aluno visando promover a escuta e o acolhimento do mesmo.

  • Encaminhamento: Realizar encaminhamento de alunos para profissionais especializados fora da instituição escolar em casos excepcionais, nos quais sua complexidade e especificidade assim o demandem."

Fonte: "Mapeamento de competências do psicólogo escolar" (Santos et al.)

 

Com isso, nota-se que a única alternativa que não apresenta uma das competências supracitadas é a Letra B.


a)  Realizar encaminhamento de alunos para profissionais especializados fora da instituição escolar em casos excepcionais, nos quais sua complexidade e especificidade assim o demandem.
 

b)  Identificar e atender individualmente os alunos com problemas de comportamento, tais como indisciplina e agressividade.
 

c)  Propor programas e ações adequados às especificidades de cada aluno com necessidades especiais e à legislação vigente, que auxiliem a sua inclusão e o seu processo de ensino-aprendizagem.


d)  Atender às demandas psicológicas emergenciais do aluno, visando promover a escuta e o acolhimento dele.
 

e)  Acompanhar o desempenho escolar do aluno, visando auxiliar na melhoria do seu processo de ensino-aprendizagem.

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508) No trabalho de avaliação de estudantes com necessidades especiais na aprendizagem, o psicólogo escolar deve tomar uma série de precauções e cuidados. Assinale a alternativa que apresenta um desses cuidados.

  • A) Priorizar a avaliação de habilidades cognitivas e, havendo necessidade, considerar também o desenvolvimento da afetividade.
  • B) Considerar os estudantes avaliados como criança, independentemente de sua idade cronológica.
  • C) Privilegiar a sua experiência profissional em detrimento da adoção de um referencial teórico que julgue útil para sustentar as suas conclusões.
  • D) Ter um vasto conhecimento acerca do desenvolvimento humano típico em diferentes abordagens teóricas.
  • E) Utilizar diferentes fontes de informação quando a observação do comportamento em sala de aula for insuficiente para a conclusão do trabalho.

FAZER COMENTÁRIO

Resposta: A alternativa correta é a letra D) Ter um vasto conhecimento acerca do desenvolvimento humano tópico em diferentes abordagens teóricas.

Quando se trata de avaliar estudantes com necessidades especiais na aprendizagem, o psicólogo escolar deve possuir um conhecimento amplo e diversificado sobre o desenvolvimento humano, abrangendo diferentes abordagens teóricas. Isso permite que o psicólogo escolar compreenda as necessidades específicas de cada estudante e desenvolva estratégias personalizadas para apoiar seu crescimento e desenvolvimento.

As outras alternativas não são corretas porque:

  • A) Priorizar a avaliação de habilidades cognitivas e considerar o desenvolvimento da afetividade é importante, mas não é o único cuidado que o psicólogo escolar deve ter.
  • B) Considerar os estudantes avaliados como crianças, independentemente de sua idade cronológica, não é uma abordagem apropriada, pois cada estudante tem suas necessidades e habilidades únicas.
  • C) Privilegiar a experiência profissional em detrimento de um referencial teórico não é adequado, pois o psicólogo escolar deve ter conhecimento teórico para fundamentar suas práticas.
  • E) Utilizar diferentes fontes de informação quando a observação do comportamento em sala de aula for insuficiente é importante, mas não é o cuidado mais fundamental que o psicólogo escolar deve ter.

Em resumo, o psicólogo escolar deve ter um conhecimento amplo e diversificado sobre o desenvolvimento humano para avaliar e apoiar estudantes com necessidades especiais na aprendizagem de forma eficaz.

509) Com base nos estudos que tratam da relevância da atuação do psicólogo escolar na mediação da relação entre escola e família, assinale a alternativa que reflete uma prática relevante para fortalecer essa relação.

  • A) Focar em condutas individualizantes que fortaleçam a parceria entre escola e família, sempre em busca de melhoria no processo de escolarização.
  • B) Desconsiderar as expectativas dos pais/responsáveis sobre o processo de escolarização dos filhos, pois a escola é a principal responsável por ele.
  • C) Realizar ações institucionais, coletivas e preventivas sem se importar com a falta de envolvimento dos diversos segmentos da comunidade escolar.
  • D) Desenvolver e utilizar instrumentos e procedimentos, sempre em consonância com o SATEPSI do CFP, para levantar informações relevantes sobre os pais/responsáveis e a comunidade escolar.
  • E) Responsabilizar as famílias disfuncionais pelas dificuldades no processo de escolarização dos alunos com dificuldades de aprendizagem.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Desenvolver e utilizar instrumentos e procedimentos, sempre em consonância com o SATEPSI do CFP, para levantar informações relevantes sobre os pais/responsáveis e a comunidade escolar.

Gabarito: Letra D.

 

Com base nos estudos que tratam da relevância da atuação do psicólogo escolar na mediação da relação entre escola e família, assinale a alternativa que reflete uma prática relevante para fortalecer essa relação.


a)  Focar em condutas individualizantes que fortaleçam a parceria entre escola e família, sempre em busca de melhoria no processo de escolarização.

 

Falso. O trabalho em psicologia escolar não foca em condutas individualizantes.

 


b)  Desconsiderar as expectativas dos pais/responsáveis sobre o processo de escolarização dos filhos, pois a escola é a principal responsável por ele.

 

Falso. As expectativas dos pais/responsáveis têm impactos sobre os filhos e devem ser consideradas.

 


c)  Realizar ações institucionais, coletivas e preventivas sem se importar com a falta de envolvimento dos diversos segmentos da comunidade escolar.

 

Falso. O envolvimento da comunidade escolar é importante para o trabalho nesse âmbito.

 


d)  Desenvolver e utilizar instrumentos e procedimentos, sempre em consonância com o SATEPSI do CFP, para levantar informações relevantes sobre os pais/responsáveis e a comunidade escolar.

 

Correto. Essa é a afirmativa que está de acordo com a prática da psicologia escolar.

 


e)  Responsabilizar as famílias disfuncionais pelas dificuldades no processo de escolarização dos alunos com dificuldades de aprendizagem.

 

Falso. As dificuldades no processo de escolarização são complexos e envolvem todo o contexto escolar. Não dá para responsabilizar apenas as famílias. 

   

Portanto, a alternativa correta é a Letra D.

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510) Em um trabalho publicado em 1990, Maria Helena de Souza Patto apresentou os resultados de uma pesquisa sobre a produção do fracasso escolar que se tornou um divisor de águas no campo da psicologia escolar e educacional brasileira. Em relação às conclusões da autora com esse trabalho, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. As teorias sobre o fracasso escolar que enfatizam o déficit e as diferenças culturais carecem de fundamento, pois é preciso levar em conta os mecanismos escolares que produzem as dificuldades de aprendizagem.

II. O fracasso escolar se dá pelo fato de o professor não utilizar metodologias adequadas à aprendizagem dos alunos.

III. O fracasso escolar da escola pública de primeiro grau resulta de um sistema educativo que produz obstáculos à concretização de seus objetivos.

IV. O fracasso escolar é decorrente de prejuízos da capacidade intelectual dos alunos, causados por problemas emocionais.

  • A) Apenas I, II e III.
  • B) Apenas II e III.
  • C) Apenas I e III.
  • D) Apenas I, III e IV.
  • E) Apenas I, II e IV.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Apenas I e III.

Gabarito: Letra C.

     

   

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"1. As explicações do fracasso escolar baseadas nas teorias do déficit da diferença cultural precisam ser revistas a partir do conhecimento dos mecanismos escolares produtores de dificuldades de aprendizagem. Tudo indica que a tese segundo a qual o professor da escola pública de primeiro grau, principalmente em suas duas primeiras séries, ensina segundo modelos adequados à aprendizagem de um aluno ideal, não encontra correspondência na realidade; da mesma a forma, a afirmação de que o ensino que se oferece a estas crianças é inadequado porque parte da suposição de que elas possuem habilidades que na verdade não têm, também pede uma revisão.

 

A inadequação da escola decorre muito mais de sua má qualidade, da suposição de que os alunos pobres não têm habilidades que na realidade muitas vezes possuem, da expectativa de que a clientela não aprenda ou que o faça em condições em vários sentidos adversas à aprendizagem, tudo isso a partir de uma desvalorização social dos usuários mais empobrecidos da escola pública elementar. É no mínimo incoerente concluir, a partir de seu rendimento numa escola cujo funcionamento pode estar dificultando, de várias maneiras, sua aprendizagem escolar, que a chamada "criança carente" traz inevitavelmente para a escola dificuldades de aprendizagem.

(...)

Desvendar as maneiras através das quais este preconceito se faz presente na vida da escola mostrou-se um caminho produtivo no esclarecimento do processo de produção do fracasso escolar. Como vimos, esse preconceito é estruturante de práticas e processos que constituem desde as decisões referentes à política educacional até a relação diária da professora com seus alunos.

(...)

 

2. O fracasso da escola pública elementar é o resultado inevitável de um sistema educacional congenitamente gerador de obstáculos de realização de seus objetivos. Reprodução ampliada das condições de produção dominantes na sociedade que as incluem, as relações hierárquicas de poder, a segmentação e a burocratização do trabalho pedagógico, marcas registradas do sistema público de ensino elementar, criam condições institucionais para a adesão dos educadores à singularidade, a uma prática motivada acima de tudo por interesses particulares, a um comportamento caracterizado pelo descomprorisso social. Cientes da impossibilidade de falar em vida cotidiana nas sociedades capitalistas contemporâneas sem falar em burocracia, estudiosos da conduta burocrática afirmam que ela "implica exagerada dependência de regulamentos e padrões quantitativos, impessoalidade exagerada nas relações intra e extra-grupo e resistências à mudança", o que resulta numa situação na qual "o administrativo tem precedência sobre o pedagógico" (Tragtenberg, 1982, p. 40). A pesquisa demonstrou-o claramente: basta lembrar que o compromisso das educadoras da escola do Jardim era com os números e não com cada uma das crianças, quer enquanto cidadãos com direito à educação, quer como representantes de uma classe social expropriada que precisa escolarizar-se.

(...)

Desta perspectiva, é um equívoco de graves repercussões tentar fazer crer que a causa da ineficiência da escola encontra-se num perfil do educador traçado a partir de considerações moralistas, comuns entre os tecnocratas: "são incompetentes" "não querem saber de nada".

(...)

Cabe perguntar, neste momento, se não é esta a principal consequência de um discurso educacional que põe em relevo a incompetência do professor ou a incompetência do aluno; as observações reunidas na escola do Jardim apontam nesta direção. (...)"

 

Fonte: "A Produção do Fracasso Escolar" (Patto)

 

Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas abaixo.

 

  

II. O fracasso escolar se dá pelo fato de o professor não utilizar metodologias adequadas à aprendizagem dos alunos. (discurso criticado pela autora que põe em relevo a "incompetência do professor")

  

  

IV. O fracasso escolar é decorrente de prejuízos da capacidade intelectual dos alunos, causados por problemas emocionais. (discurso criticado pela autora que põe em relevo a "incompetência do aluno")

 

Portanto, estão corretas as afirmativas I e III. Encontramos a resposta na Letra C.

 

a)  Apenas I, II e III. b)  Apenas II e III. c)  Apenas I e III. d)  Apenas I, III e IV. e)  Apenas I, II e IV.

1 49 50 51 52