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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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511) Sobre a Orientação Profissional (OP) como um campo de atuação em psicologia escolar na escola do século XXI, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A) Embora pouco enfatizada nos meios educacionais, a atuação do psicólogo escolar em OP é tão legítima como necessária.
  • B) O trabalho de OP nas escolas, para ser efetivo, deve ser ofertado pelo psicólogo escolar mediante a realização de atendimentos individuais semanais de caráter obrigatório.
  • C) Uma das metas orientadoras do trabalho do psicólogo escolar em OP é promover o desenvolvimento humano, propiciando o exercício do pensamento crítico.
  • D) A OP é um campo de atuação relevante em psicologia escolar, embora não se encerre na intervenção psicológica, uma vez que requer a contribuição de outras áreas também.
  • E) Os programas de OP ofertados pelo psicólogo escolar nas escolas devem se tornar parte integrante do processo de educação formal e não se restringir a uma sequência de ações pontuais.

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A alternativa correta é letra B) O trabalho de OP nas escolas, para ser efetivo, deve ser ofertado pelo psicólogo escolar mediante a realização de atendimentos individuais semanais de caráter obrigatório.

Gabarito: Letra B.

 

Sobre a Orientação Profissional (OP) como um campo de atuação em psicologia escolar na escola do século XXI, assinale a alternativa INCORRETA.


a)  Embora pouco enfatizada nos meios educacionais, a atuação do psicólogo escolar em OP é tão legítima como necessária.

 

Correto. Essa afirmativa está de acordo com o texto abaixo:

 

"Embora pouco enfatizada nos meios educacionais, a atuação do psicólogo escolar em OP é tão legítima como necessária. Fala-se aqui de uma Psicologia Escolar comprometida socialmente com a cidadania, cujas práticas estejam orientadas por finalidades transformadoras; que objetive a promoção do desenvolvimento humano, superando perspectivas meramente remediativas ou de solução de problemas."

 

Fonte: "Psicologia Escolar e Orientação Profissional" (Carvalho e Marinho-Araújo)

 


b)  O trabalho de OP nas escolas, para ser efetivo, deve ser ofertado pelo psicólogo escolar mediante a realização de atendimentos individuais semanais de caráter obrigatório.

 

Falso. Observe o que o texto utilizado como referência propõe:

 

"Valore (2003) propõe que o processo de OP, assim pensado, seja ofertado pelo psicólogo escolar mediante a realização de seis a dez encontros grupais, semanais, com duração de aproximadamente duas horas, de caráter não-obrigatório, com utilização de técnicas e instrumentos variados, incluindo dinâmica de grupo, dramatizações, jogos relativos às profissões, visitas a instituições de ensino superior e de trabalho e outros."

 

Fonte: "Psicologia Escolar e Orientação Profissional" (Carvalho e Marinho-Araújo)

 


c)  Uma das metas orientadoras do trabalho do psicólogo escolar em OP é promover o desenvolvimento humano, propiciando o exercício do pensamento crítico.

 

Correto. Essa afirmativa está de acordo com o seguinte trecho:

 

"Promover o desenvolvimento humano, propiciando o exercício do pensamento crítico dos sujeitos, deve ser a meta orientadora do trabalho do psicólogo."

 

Fonte: "Psicologia Escolar e Orientação Profissional" (Carvalho e Marinho-Araújo)

 


d)  A OP é um campo de atuação relevante em psicologia escolar, embora não se encerre na intervenção psicológica, uma vez que requer a contribuição de outras áreas também.

 

Correto. Essa afirmativa está de acordo com o texto abaixo:

 

"Em oposição ao supracitado, defende-se que a OP é um campo de atuação relevante em Psicologia Escolar, embora ela não se encerre na intervenção psicológica, uma vez que requer a contribuição de outras áreas também. Como afirma Pimenta (1981), auxiliar uma pessoa na tomada de decisões profissionais não se reduz a “ajudá-la psicologicamente”, pois esta seria uma ajuda parcial e fragmentária. Contribuições advindas de ramos como a pedagogia, sociologia e economia, por exemplo, são também fundamentais nesse processo."

 

Fonte: "Psicologia Escolar e Orientação Profissional" (Carvalho e Marinho-Araújo)

 


e)  Os programas de OP ofertados pelo psicólogo escolar nas escolas devem se tornar parte integrante do processo de educação formal e não se restringir a uma sequência de ações pontuais.

 

Correto. Outra afirmativa que está de acordo com o artigo. Observe:

 

"A ideia básica aqui posta é a de que o desenvolvimento do indivíduo é um processo contínuo, ininterrupto. Portanto, os programas que visam promover o desenvolvimento humano no domínio da carreira, devem partir desse pressuposto, fazendo com que a orientação não se restrinja a uma sequência de ações pontuais, mas que se torne parte integrante do processo de educação formal."

 

Fonte: "Psicologia Escolar e Orientação Profissional" (Carvalho e Marinho-Araújo)

 

Portanto, a alternativa incorreta é a Letra B.

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512) O documento A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades, em seu segundo volume que trata sobre as “Atividades de Estimulação de Alunos” recomenta a adoção da estratégia denominada “Portfólio do Talento Total”.

Esta estratégia foi desenvolvida para “identificar e maximizar o potencial de cada aluno. Trata-se de um processo sistemático por meio do qual inventários de interesse, estilo de aprendizagem e de expressão e produtos elaborados pelo aluno são coletados, ajudando tanto o aluno quanto professor, a tomar decisões a respeito de seu trabalho” (Chagas; Maia-Pinto; Pereira. In Brasil, 2007, p. 58).

O Portfólio do Talento Total é uma estratégia inerente ao

  • A) Modelo de Enriquecimento Escolar.
  • B) Modelo de Superação Intelectual.
  • C) Modelo de Competitividade e Foco.
  • D) Modelo Israelense de Inclusão para Pessoas com Altas Habilidades e Superdotação.

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A alternativa correta é letra A) Modelo de Enriquecimento Escolar.

Gabarito: Letra A

O documento A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades, em seu segundo volume que trata sobre as “Atividades de Estimulação de Alunos” recomenta a adoção da estratégia denominada “Portfólio do Talento Total”.

 

 

O Portfólio do Talento Total é uma estratégia inerente ao

 

O Portfólio do Talento Total faz parte do Modelo de Enriquecimento Escolar, desenvolvido para identificar e maximizar o potencial de cada aluno, especialmente aqueles com altas habilidades ou superdotação.

“Renzulli (1997 apud CHAGAS 2007) comenta que o Modelo de Enriquecimento Escolar é bastante flexível, viabilizando sua adaptação a qualquer realidade escolar e sua aplicação a qualquer série e modalidade de ensino, independente do contexto social, pois haverá o envolvimento dos professores, direção e comunidade escolar, na discussão da realidade e necessidades locais para o desenvolvimento da proposta. Enfim, não se trata de um pacote instrumental pronto e fechado, mas sim de um plano de organização a ser adaptado conforme as necessidades do professor e do aluno e as características do ambiente escolar. Renzulli (1997 apud CHAGAS 2007) salienta duas estratégias propostas nesse modelo: o portfólio do talento total e o modelo triádico de enriquecimento, que podem ser adotados pela escola que aplicar o Modelo de Enriquecimento Escolar. O primeiro foi desenvolvido para identificar e maximizar o potencial de cada aluno. Valoriza-se o estilo de aprendizagem, interesses, expressões e produtos elaborados, ajudando tanto o aluno quanto o professor a tomar decisões a respeito de seu trabalho. Essa estratégia tem como foco ampliar a capacidade da escola na competência do educando autodirecionando e incrementando seu desenvolvimento acadêmico. A segunda estratégia sugere a implementação de atividades de enriquecimento de três tipos: a do tipo I, do tipo II e do tipo III.”


a)  Modelo de Enriquecimento Escolar.
b)  Modelo de Superação Intelectual.
c)  Modelo de Competitividade e Foco.
d)  Modelo Israelense de Inclusão para Pessoas com Altas Habilidades e Superdotação.

   

Nosso gabarito é Letra A

513) Sobre a oferta de educação bilíngue de surdos é correto afirmar:

  • A) será ofertada fora da escola no turno oposto ao do ensino regular. Seu caráter é informal e no ensino médio torna-se facultativa.

  • B) terá início no primeiro ano do ensino fundamental e se estenderá até o ensino médio.

  • C) terá início aos quatro anos, na pré-escola, e se estenderá até os anos finais do ensino fundamental.

  • D) terá início ao zero ano, na educação infantil, e se estenderá ao longo da vida.

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A alternativa correta é letra D) terá início ao zero ano, na educação infantil, e se estenderá ao longo da vida.

Gabarito: Letra D

a)  será ofertada fora da escola no turno oposto ao do ensino regular. Seu caráter é informal e no ensino médio torna-se facultativa.

Errado. A oferta de educação bilingue é ofertada em escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos e é regulamentada por lei, além de não finalizar ou se tornar opcional no ensino médio.

 

b)  terá início no primeiro ano do ensino fundamental e se estenderá até o ensino médio.

Errado. O início é na educação infantil, e estendido pela vida toda.

 

c)  terá início aos quatro anos, na pré-escola, e se estenderá até os anos finais do ensino fundamental.

Errado. O início e fim do processo também está errado aqui.

 

d)  terá início ao zero ano, na educação infantil, e se estenderá ao longo da vida.

Certo!

“Art. 60-A. Entende-se por educação bilíngue de surdos, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português escrito, como segunda língua, em escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos, para educandos surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas, optantes pela modalidade de educação bilíngue de surdos.

§ 1º Haverá, quando necessário, serviços de apoio educacional especializado, como o atendimento educacional especializado bilíngue, para atender às especificidades linguísticas dos estudantes surdos.

§ 2º A oferta de educação bilíngue de surdos terá início ao zero ano, na educação infantil, e se estenderá ao longo da vida.

§ 3º O disposto no caput deste artigo será efetivado sem prejuízo das prerrogativas de matrícula em escolas e classes regulares, de acordo com o que decidir o estudante ou, no que couber, seus pais ou responsáveis, e das garantias previstas na Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), que incluem, para os surdos oralizados, o acesso a tecnologias assistivas.

Art. 60-B. Além do disposto no art. 59 desta Lei, os sistemas de ensino assegurarão aos educandos surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas materiais didáticos e professores bilíngues com formação e especialização adequadas, em nível superior.

Parágrafo único. Nos processos de contratação e de avaliação periódica dos professores a que se refere o caput deste artigo serão ouvidas as entidades representativas das pessoas surdas.”

   

Nosso gabarito é Letra D

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514) Medida de apoio integrado centrada na criança e na família, mediante ações de natureza preventiva e habilitativa, designadamente do âmbito da educação, saúde e ação social, que permite assegurar condições facilitadoras do desenvolvimento da criança com deficiência ou em risco de atraso grave de desenvolvimento, potencializar as interações familiares como suporte da sua progressiva capacitação e autonomia face à problemática em questão. Tendo em vista as patologias do desenvolvimento e o campo das políticas públicas para a infância, o enunciado se refere ao processo de

  • A) intervenção precoce.
  • B) avaliação neuropsicológica.
  • C) educação especial.
  • D) inclusão produtiva.
  • E) inclusão educacional e reabilitação.

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A alternativa correta é letra A) intervenção precoce.

Gabarito: Letra A

Medida de apoio integrado centrada na criança e na família, mediante ações de natureza preventiva e habilitativa, designadamente do âmbito da educação, saúde e ação social, que permite assegurar condições facilitadoras do desenvolvimento da criança com deficiência ou em risco de atraso grave de desenvolvimento, potencializar as interações familiares como suporte da sua progressiva capacitação e autonomia face à problemática em questão. Tendo em vista as patologias do desenvolvimento e o campo das políticas públicas para a infância, o enunciado se refere ao processo de
a)  intervenção precoce.

Certo! A questão traz a definição de intervenção precoce dada pelo Ministério da Educação, da Saúde, do Trabalho e da Solidariedade de Portugal:

“A Intervenção Precoce visa prestar um serviço multidisciplinar a crianças com NEE ou com risco de AGD e às respetivas famílias de forma a promover oportunidades de desenvolvimento para as crianças e oportunidades de aquisição e promoção de competências parentais e autonomia para a família. Neste sentido, em 1999, o Despacho Conjunto do Ministério da Educação, da Saúde, do Trabalho e da Solidariedade n° 891/99 que veio regulamentar a Intervenção Precoce durante dez anos, define-a como “(…) uma medida de apoio integrado, centrado na criança e na família, mediante ações de natureza preventiva e habilitativa, designadamente do âmbito da educação, da saúde e da ação social, com vista a: a) Assegurar condições facilitadoras do desenvolvimento da criança com deficiência ou em risco de atraso grave de desenvolvimento; b) Potenciar a melhoria das interações familiares; c) Reforçar as competências familiares com suporte da sua progressiva capacitação e autonomia face à problemática da deficiência".”


b)  avaliação neuropsicológica.

Errado. Avaliação neuropsicológica é um procedimento de investigação complexo que tem como objetivo analisar os aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais do paciente. Embora seja uma prática importante para entender o desenvolvimento da criança, o foco desta alternativa não é a intervenção preventiva descrita no enunciado.


c)  educação especial.

Errado. Educação especial é, de acordo com a lei brasileira, modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Embora relacionada ao desenvolvimento infantil, a educação especial não abrange todo o espectro de ações preventivas mencionadas na definição.


d)  inclusão produtiva.

Errado. Inclusão produtiva é uma estratégia que busca garantir o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica ao mercado de trabalho e aos meios de produção. Este conceito não se aplica diretamente ao desenvolvimento infantil ou às medidas de apoio centradas na criança e na família descritas no enunciado.


e)  inclusão educacional e reabilitação.

Errado. A inclusão educacional refere-se ao processo de garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário à educação. Já a reabilitação envolve a restauração das capacidades funcionais de uma pessoa após uma doença ou lesão. Não é o descrito no enunciado.

 

Nosso gabarito é Letra A

1 50 51 52