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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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51) Conforme o artigo “A Dimensão da Afetividade na Relação Professor/Aluno” (SILVA, 2019), analise as assertivas abaixo.

I. A relação entre professor e aluno se constrói, especificamente, a partir do ambiente que vai ser estabelecido pelo professor e da relação de aceitação/empatia com seus alunos, ou seja, de sua capacidade de ouvir, interagir e discutir.

II. O professor não deve estar aberto para as mudanças diante das transformações sociais, econômicas, culturais e educacionais, educando de forma tutelar e enfocando em práticas verticalizadas e punitivistas.

III. Na relação ensino-aprendizagem, a afetividade não é um fator relevante para a interação do docente na dimensão pessoal e profissional com a pessoa do aluno, de modo que é a homogeneidade do grupo que deve orientar as práticas docentes.

IV. Aspirar por uma resposta pronta para a afetividade no relacionamento entre professor e aluno(a) seria ilusório e inútil, posto que as situações de sala de aula reúnem especificidades como ensino-aprendizagem e relações interpessoais que se desdobram em um interjogo de afetividade, valores e diferenças.

Quais estão corretas?

  • A) Apenas II.

  • B) Apenas IV.

  • C) Apenas I e III.

  • D) Apenas I e IV.

  • E) Apenas I, II e III.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Apenas I e IV.

     

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Sobretudo, a afetividade na relação entre professor e aluno depende, especificamente, do ambiente estabelecido pelo professor, da relação de aceitação/empatia com seus alunos, de sua capacidade de ouvir, interagir e discutir.

(...)

O professor deve estar aberto às mudanças diante das transformações sociais, econômica, cultural, educacionais, buscando educar para a autonomia, para a liberdade, enfocando o lado positivo dos alunos e para a formação de um cidadão consciente de suas obrigações e de suas responsabilidades sociais.

(...)

Na relação ensino-aprendizagem em sala de aula a afetividade vem a ser um fator relevante de interação do docente, pessoa e profissional com a pessoa do aluno em sala de aula. Para Grillo (2004, p.79-80), nenhum professor é professor isoladamente, mas sempre num encontro com a individualidade de cada aluno, a qual constrói a heterogeneidade de um grupo. Toda essa heterogeneidade torna mais contingente a dimensão pessoal e se expressa de forma mais concreta na relação professor-aluno acentuando a responsabilidade do professor e a conduta da afetividade aliada ao compromisso de auxiliar na construção do conhecimento do aluno.

(...)

Buscar uma resposta pronta para a afetividade no relacionamento entre professor e aluno seria ilusório e inútil, pois as situações de sala de aula reúnem tantas especificidades como ensino, aprendizagem, relacionamentos interpessoais resultando num interjogo de afetividade, valores, diferenças, o que exige “também muito de sensibilidade e intuição do professor para fazer a leitura precisa do que está ocorrendo no momento exato”. Assim na relação professor-aluno a afetividade pode ser destacada como um fator que contribuirá para a riqueza da intenção levando ao respeito às diferenças no que tange a conhecimento prévio, tempo de cada aluno, área de formação, oportunidades para o exercício do crítico."

 

Fonte: "A Dimensão da Afetividade na Relação Professor/Aluno" (Silva)

   

Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas.

 

  

  

  

 

Portanto, estão corretas as afirmativas I e IV. Encontramos a resposta na Letra D.

  

a)  Apenas II.

b)  Apenas IV.

c)  Apenas I e III.

d)  Apenas I e IV.

e)  Apenas I, II e III.

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52) Analise o trecho abaixo considerando as “Referências técnicas para atuação de psicólogas na educação básica” (CFP, 2019):

“Com pais, familiares ou responsáveis, a(o) psicóloga(o) pode refletir sobre o papel _____ da escola e da família, assim como sobre as problemáticas que atravessam a vida de pais e filhos. Frente a possíveis dificuldades escolares, a _________ coletiva pode facilitar novas ideias e ações favorecedoras de uma prática compartilhada que contribua para a ________ do processo ensino e aprendizagem.” (p. 45).

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A) moral – reunião – efetivação
  • B) tutelar – conversa – padrão
  • C) afetivo – conversa – qualidade

  • D) comunitário – entrevista – padrão

  • E) social – discussão – qualidade

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) social – discussão – qualidade

   

 

 

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

 

   

Base teórica para a compreensão da questão

 

Para a análise das alternativas, peço ao aluno que não deixe de acompanhar o recorte textual a seguir, importado da publicação “Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na educação básica” (2019, p.45)”, atentando-se especialmente para os grifos em azul:

 

“Com pais, familiares ou responsáveis, a(o) psicóloga(o) pode refletir sobre o papel social da escola e da família, assim como sobre as problemáticas que atravessam a vida de pais e filhos. Frente a possíveis dificuldades escolares, a discussão coletiva pode facultar novas ideias e ações favorecedoras de uma prática compartilhada que contribua para a qualidade do processo ensino e aprendizagem.”

 


 

Análise das alternativas

 
  • Considerando as alternativas disponíveis ratifica-se que apenas a LETRA “E” (social – discussão – qualidade) preenche corretamente o que requisita o enunciado e é mencionado pela publicação supracitada;

   

  • Concluindo a análise, destaca-se as demais alternativas não são compatíveis ao que solicita a questão na íntegra, pela ausência de literalidade em relação a descrição do que é especificado pelo enunciado;

   

  • Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “E” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.

   

________________

Fonte consultada:

 

Conselho Federal de Psicologia (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na educação básica / Conselho Federal de Psicologia. —— 2. ed. —— Brasília : CFP, 2019.


53) Em consonância com o artigo “A relação família-escola: intersecções e desafios” (OLIVEIRA; MARINHO-ARAÚJO, 2010), assinale a alternativa correta.

  • A) A responsabilidade familiar junto às crianças não se relaciona com o modelo que desempenha a educação primária, de modo que a família não se relaciona com os padrões sociais vigentes em uma determinada cultura.
  • B) A escola é uma instituição com a função de segmentar os saberes, ou seja, de afirmar os saberes do senso comum como naturais e inquestionáveis.

  • C) Escola e família têm suas especificidades e suas complementaridades, assim esses dois sistemas têm objetivos distintos, mas que se interpenetram, uma vez que inserem as crianças e jovens na sociedade.
  • D) Através de uma análise histórica na relação entre escola e família, é possível identificar que essa relação sempre foi marcada por movimentos cooperativos e distantes de culpabilização de somente uma das partes.
  • E) A relação entre escola e família se estabeleceu e se mantém através de vínculos de ações do dia a dia e não por problemas eventuais, por isso, deve-se investir em práticas que ensejam os fatores negativos desta relação.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Escola e família têm suas especificidades e suas complementaridades, assim esses dois sistemas têm objetivos distintos, mas que se interpenetram, uma vez que inserem as crianças e jovens na sociedade.

   

Em consonância com o artigo “A relação família-escola: intersecções e desafios” (OLIVEIRA; MARINHO-ARAÚJO, 2010), assinale a alternativa correta.


a)  A responsabilidade familiar junto às crianças não se relaciona com o modelo que desempenha a educação primária, de modo que a família não se relaciona com os padrões sociais vigentes em uma determinada cultura.

 

Incorreto. Essa afirmativa distorce o texto abaixo:

 

"A responsabilidade familiar junto às crianças em termos de modelo que a criança terá e do desempenho de seus papéis sociais é tradicionalmente chamada de educação primária, uma vez que tem como tarefa principal orientar o desenvolvimento e aquisição de comportamentos considerados adequados, em termos dos padrões sociais vigentes em determinada cultura."

 

Fonte: “A relação família-escola: intersecções e desafios” (Oliveira e Marinho-Araújo)

 


b)  A escola é uma instituição com a função de segmentar os saberes, ou seja, de afirmar os saberes do senso comum como naturais e inquestionáveis.

 

Incorreto. Essa afirmativa não está de acordo com o texto abaixo:

 

"A escola é a instituição que tem como função a socialização do saber sistematizado, ou seja, do conhecimento elaborado e da cultura erudita. De acordo com Saviani (2005), a escola se relaciona com a ciência e não com o senso comum, e existe para proporcionar a aquisição de instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado (ciência) e aos rudimentos (bases) desse saber. A contribuição da escola para o desenvolvimento do sujeito é específica à aquisição do saber culturalmente organizado e às áreas distintas de conhecimento. No que diz respeito à família, “um dos seus papéis principais é a socialização da criança, isto é, sua inclusão no mundo cultural mediante o ensino da língua materna, dos símbolos e regras de convivência em grupo, englobando a educação geral e parte da formal, em colaboração com a escola” (Polonia & Dessen, 2005, p.304)."

 

Fonte: “A relação família-escola: intersecções e desafios” (Oliveira e Marinho-Araújo)

 

c)  Escola e família têm suas especificidades e suas complementaridades, assim esses dois sistemas têm objetivos distintos, mas que se interpenetram, uma vez que inserem as crianças e jovens na sociedade.

 

Correto. Essa é a alternativa que está de acordo com o artigo supracitado.

 


d)  Através de uma análise histórica na relação entre escola e família, é possível identificar que essa relação sempre foi marcada por movimentos cooperativos e distantes de culpabilização de somente uma das partes.

 

Incorreto. Essa afirmativa distorce o seguinte trecho:

 

"Analisando a história da relação que se estabeleceu entre escola e família ao longo do tempo, iden- tifica-se que em certos momentos essa relação foi caracterizada em função de determinantes sociais e, em outros, em função de aspectos psicológicos da família e do próprio sujeito. Diz-se, de forma geral, que esta relação sempre esteve marcada por movimentos de culpabilização de uma das partes envolvidas, pela ausência de responsabilização compartilhada de todos os envolvidos e pela forte ênfase em situações-problema que ocorrem no contexto escolar."

 

Fonte: “A relação família-escola: intersecções e desafios” (Oliveira e Marinho-Araújo)


e)  A relação entre escola e família se estabeleceu e se mantém através de vínculos de ações do dia a dia e não por problemas eventuais, por isso, deve-se investir em práticas que ensejam os fatores negativos desta relação.

 

Incorreto. Outra distorção. Veja:

 

"A relação entre família e escola se estabeleceu, e ainda se mantém, a partir de situações vinculadas a algum tipo de problema e, desta forma, pouco contribui para que as duas instituições possam construir uma parceria baseada em fatores positivos e gratificantes relacionados ao aprendizado, desenvolvimento e sucesso dos alunos."

 

Fonte: “A relação família-escola: intersecções e desafios” (Oliveira e Marinho-Araújo)

 

Portanto, a alternativa correta é a Letra C.

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54) De acordo com o artigo “Psicologia Escolar e Relação Família-Escola: Um Levantamento da Literatura” (ALBUQUERQUE; AQUINO, 2018), analise as assertivas abaixo:

I. Destaca-se a relevância de explorar o trabalho do profissional de psicologia como mediador da relação família-escola, favorecendo o desenvolvimento de ações que fortaleçam essa relação.

II. As ações dos profissionais de psicologia devem produzir a conscientização dos agentes escolares e, também, produzir um melhor entendimento das famílias sobre o seu papel no processo de escolarização dos filhos.

III. Para a atuação de profissionais de psicologia no âmbito escolar, não se faz necessária uma formação básica, nem que seja possível a apreensão de pressupostos teóricos-metodológicos.

IV. As especificidades do trabalho do psicólogo escolar devem fortalecer, de forma dialética, a relação entre teoria e prática profissional, de forma a utilizar e produzir teorias que se relacionem com a materialidade do cotidiano de trabalho.

Quais estão INCORRETAS?

  • A) Apenas II.

  • B) Apenas III.
  • C) Apenas IV.
  • D) Apenas I e III.
  • E) Apenas II e IV.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Apenas III.

Gabarito: Letra B

     

   

A questão está baseada no seguinte texto:

"Destacou-se a relevância de explorar o trabalho do psicólogo como mediador da relação família-escola, com vista a favorecer o desenvolvimento de ações que fortaleçam essa relação.

 

Tais ações irão provocar a conscientização dos agentes escolares e propiciar um melhor entendimento das famílias sobre o seu papel no processo de escolarização dos filhos.

 

Estagiários e profissionais do campo da psicologia escolar devem tomar conhecimento da gama de ações que podem ser efetivadas nas escolas e outros espaços educacionais para reconfigurar as relações entre família e escola. Enfatiza-se, como elemento essencial para uma atuação efetiva diante dessa questão, uma formação básica que possibilite a apreensão de pressupostos teórico-metodológicos.

 

Dessa forma, é possível demarcar as especificidades do trabalho do psicólogo escolar, fortalecendo, de forma dialética, a relação entre teoria e prática profissional."

 

Fonte: “Psicologia Escolar e Relação Família-Escola: Um Levantamento da Literatura” (Albuquerque e Aquino)

 

Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas abaixo.

 

  

  

  

 

Portanto, apenas a afirmativa III é incorreta. Encontramos a resposta na Letra B.

 

Quais estão INCORRETAS?


a)  Apenas II.

b)  Apenas III.
c)  Apenas IV.
d)  Apenas I e III.
e)  Apenas II e IV.

55) Conforme o artigo “Medicalização e patologização da educação: desafios à psicologia escolar e educacional” (SCARIN; Souza, 2020), analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Em relação ao termo nominal “estatístico” do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), as autoras pontuam que não há apresentação ou discussão sobre os aspectos estatísticos apresentados ou prospectados, apenas as apresentações à indicação dos dados, considerados somente do ponto de vista numerário e classificatório que são pautados por um olhar clínico dos comportamentos humanos.

( ) As autoras também pontuam que a origem das psicopatologias é considerada nos psicodiagnósticos que se valem do DSM, permitindo, assim, que se faça uma reflexão e crítica sobre a lógica do sofrimento mental, sem que seja uma mera proposta classificatória. Ou seja, na maioria dos psicodiagnósticos orientados pelo DSM, interessa mais o contexto social-histórico-cultural do que a localização nominal da patologia em questão.

( ) Conforme a pesquisa realizada pelas autoras, as publicações favoráveis aos textos utilizados no DSM contemplam uma abordagem biologicista do comportamento e afeto humanos, sendo a questão neurológica apontada como a causa do comportamento humano e fundante do afeto.

( ) A escola, de acordo com o estudo mencionado, tem apresentado maior suscetibilidade a esses aspectos diagnósticos. De maneira que os estudantes “que não aprendem” são encaminhados para profissionais como médicos, psiquiatras ou psicólogos para a realização de exames e avaliações neurológicas e neuropsicológicas. O que implica, em muitos casos, em uma intensa medicalização desta população.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A) V – F – V – V.
  • B) V – F – F – V.
  • C) F – F – V – V.
  • D) F – V – F – F.
  • E) V – V – V – F.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) V – F – V – V.

   

  

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"O que salta aos olhos, conforme vem sendo discutido, é que o nome do DSM é Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais e, a despeito do termo “estatístico” nominalmente presente, não há apresentação e/ou discussão acerca dos aspectos estatísticos apresentados ou prospectados, limitando as apresentações à indicação dos dados, considerados tão somente do ponto de vista numerário e classificatório, pautados por um olhar clínico dos comportamentos humanos.

 

Prosseguindo com a reflexão, pode-se considerar o que é acarretado pela ausência da discussão acerca das questões etiológicas na área da psicopatologia, a qual é dotada de enorme complexidade e, assim, de muitos pontos ainda obscuros. As questões ideológicas, certamente, permeiam essa seara da obscuridade, apontando uma tendência possível à confusão entre fenômeno patológico e seu hospedeiro ideológico. O que se perde em meio a essa proposta classificatória maciça é a abertura para discussão acerca da lógica do sofrimento mental e, por conseguinte, das questões concernentes e fundantes do que tange a relação saúde/doença. Esse aspecto fica reduzido à mera possibilidade de localização nominal da patologia em questão, quando há um processo psicodiagnóstico em curso.

(...)

Considerando o conteúdo, as publicações favoráveis aos textos dos DSMs contemplam uma abordagem biologicista do comportamento e afeto humanos. A questão neurológica como causa do comportamento humano e fundante do afeto é explanada de maneira clara, trazendo à baila a consequência dessa maneira de compreender o funcionamento mental humano: o tratamento medicamentoso. Quanto à autoria, predominam médicos, sejam psiquiatras, neurologistas, e mesmo psicólogos atuantes na área da neuropsicologia. A discussão de comportamento e afeto realizada nesse formato traz no seu bojo a inserção da biologia como determinante desses aspectos tão humanos, e o resultado é a interferência desses pontos de vista profissionais no tocante a questões não só da saúde, mas da educação e da socialização.

 

A escola tem apresentado enorme suscetibilidade a esses aspectos diagnósticos. A criança e o adolescente “que não aprendem” são frequentemente encaminhados ao médico, que na maioria das vezes, realiza exames neurológicos e solicita avaliações neurospicológicas os quais, uma vez concluídos, afirmam ter essa criança ou adolescente algo como “risco para TDAH”, “risco para Dislexia”, “risco para Transtorno Específico de Aprendizagem”, “risco para Transtorno Opositivo Desafiador”, ou mesmos esses citados quadros já consolidados (no caso, o diagnóstico é apresentado sem a palavra “risco’)."

 

Fonte:Medicalização e patologização da educação: desafios à psicologia escolar e educacional” (Scarin e Souza)

 

Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas abaixo.

 

( V ) Em relação ao termo nominal “estatístico” do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), as autoras pontuam que não há apresentação ou discussão sobre os aspectos estatísticos apresentados ou prospectados, apenas as apresentações à indicação dos dados, considerados somente do ponto de vista numerário e classificatório que são pautados por um olhar clínico dos comportamentos humanos.

  

( F ) As autoras também pontuam que a origem das psicopatologias é considerada nos psicodiagnósticos que se valem do DSM, permitindo, assim, que se faça uma reflexão e crítica sobre a lógica do sofrimento mental, sem que seja uma mera proposta classificatória. Ou seja, na maioria dos psicodiagnósticos orientados pelo DSM, interessa mais o contexto social-histórico-cultural do que a localização nominal da patologia em questão.

  

( V ) Conforme a pesquisa realizada pelas autoras, as publicações favoráveis aos textos utilizados no DSM contemplam uma abordagem biologicista do comportamento e afeto humanos, sendo a questão neurológica apontada como a causa do comportamento humano e fundante do afeto.

  

( ) A escola, de acordo com o estudo mencionado, tem apresentado maior suscetibilidade a esses aspectos diagnósticos. De maneira que os estudantes “que não aprendem” são encaminhados para profissionais como médicos, psiquiatras ou psicólogos para a realização de exames e avaliações neurológicas e neuropsicológicas. O que implica, em muitos casos, em uma intensa medicalização desta população.

 

Portanto, a sequência ficou V F V V. Encontramos a resposta na Letra A.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


a)  V – F – V – V.
b)  V – F – F – V.
c)  F – F – V – V.
d)  F – V – F – F.
e)  V – V – V – F.

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56) Em consonância com o artigo “Medicalização da produção da diferença e racismos em algumas práticas educativas pacificadoras” (LEMOS; CRUZ; SOUZA, 2014) que aponta, a partir de uma perspectiva biopolítica, a objetivação da diferença pelos saberes médicos psicológicos, neuropedagógicos, estatísticos, jurídicos e da administração social que produzem uma racionalidade cristalizada a partir de uma lógica universal e normalizadora. Assim, os autores apontam que:

“Realizar a crítica da vida gerida pela economia política e instrumentalizada pelas técnicas psicológicas e educativas é importante, sobretudo, quando este processo se dá pelo reducionismo biológico e médico das práticas educativas de docentes e de gestores escolares. Também vale destacar como é relevante problematizar a gestão utilitarista dos corpos individuais e em grupo no presente, materializada de forma cada vez mais linear e determinista(…)” (p. 03).

Nesse caso, os autores estão se referindo à medicalização:

  • A) Da cidade.

  • B) Dos docentes.

  • C) Política.

  • D) Da educação.

  • E) Indiscriminada.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Da educação.

       

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Realizar a crítica da vida gerida pela economia política e instrumentalizada pelas técnicas psicológicas e educativas é importante, sobretudo, quando este processo se dá pelo reducionismo biológico e médico das práticas educativas de docentes e de gestores escolares. Também vale destacar como é relevante problematizar a gestão utilitarista dos corpos individuais e em grupo no presente, materializada de forma cada vez mais linear e determinista, em termos de medicalização da educação. Estes procedimentos reducionistas da biomedicina são intensificados na visão da escola e dos processos de ensino-aprendizagem, limitadas às neurociências, aos aspectos neurobiológicos comportamentais apenas."

 

Fonte: “Medicalização da produção da diferença e racismos em algumas práticas educativas pacificadoras” (Lemos, Cruz e Souza)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra D.

 

a)  Da cidade.

b)  Dos docentes.

c)  Política.

d)  Da educação.

e)  Indiscriminada.

57) Ainda de acordo com o artigo “O tripé: acesso, permanência e êxito na educação brasileira” (OLIVEIRA, 2021), assinale a alternativa INCORRETA.

  • A) Em relação aos conceitos utilizados nos documentos oficiais, é necessário que sejam mais definidos e discutidos, sobretudo, o significado de acesso, permanência e êxito.
  • B) O autor acredita que o conceito “evasão” deve ser substituído por acesso, permanência e êxito, já que a complexidade de entender e de se fazer entender no contexto da educação brasileira não poderia mesmo ser resumida em um único termo.
  • C) O acesso se vincula com o movimento de impossibilitar a entrada de diferentes perfis de brasileiros aos ambientes acadêmicos, promovendo a separação necessária para os grupos historicamente excluídos.
  • D) O ato de permanecer vincula-se ao sentimento de pertencimento à instituição, participando de atividades curriculares e de pesquisa e extensão, assim como a identificação com o curso, dentre outros fatores.
  • E) O êxito está além da conclusão do curso, também se vincula ao desenvolvimento de capacidades cognitivas, operativas e sociais, à preparação para o trabalho e para a cidadania.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) O acesso se vincula com o movimento de impossibilitar a entrada de diferentes perfis de brasileiros aos ambientes acadêmicos, promovendo a separação necessária para os grupos historicamente excluídos.

 

Ainda de acordo com o artigo “O tripé: acesso, permanência e êxito na educação brasileira” (OLIVEIRA, 2021), assinale a alternativa INCORRETA.

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Quando se trata de conceitos, eles nem sempre estão claramente definidos nos documentos oficiais. Por esse motivo, debater os possíveis entendimentos das palavras acesso, permanência e êxito, no contexto da educação brasileira, pareceu necessário inicialmente, já que, ao saber o significado de cada uma dessas palavras, ações podem ser propostas, concretizadas e acompanhadas. Para além disso, esses termos têm ganhado destaque no âmbito das pesquisas acadêmicas na área da educação.

(...)

As mudanças na educação acontecerão em diferentes níveis de intervenção, uns no cotidiano escolar e outros nos espaços de criação de políticas públicas e de regulamentos. Independente do nível de intervenção, entender com clareza os conceitos presentes na realidade da gestão escolar, em sentido amplo, é fundamental, além de promover a orientação de ações estratégicas.

 

Um desses conceitos é o de “evasão”, que tem sido objeto de estudos acadêmicos por muitos anos, mas que possivelmente perderá força no futuro e será substituído por três palavras: acesso, permanência e êxito, já que a complexidade de entender e de se fazer entender no contexto da educação brasileira não poderia mesmo ser resumida em um único termo.

 

É por isso que o conceito do tripé supracitado fica definido da seguinte forma: o acesso fica vinculado ao movimento de possibilitar aos diferentes perfis de brasileiros a entrada nos ambientes acadêmicos de formação nos diferentes níveis, promovendo equidade para grupos historicamente excluídos.

 

O ato de permanecer vincula-se ao sentimento de pertencimento à instituição, com a participação ativa nas atividades curriculares e em atividades de pesquisa e extensão, com a identificação com o curso, entre outros fatores.

 

O êxito, além da conclusão do curso, vincula-se ao desenvolvimento de capacidades cognitivas, operativas e sociais, à preparação para o trabalho e para a cidadania, ou seja, essas três palavras carregam um peso considerável quando se trata de direcionar o desenvolvimento da educação brasileira."

 

Fonte: “O tripé: acesso, permanência e êxito na educação brasileira” (Oliveira)

 

Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra C.


a)  Em relação aos conceitos utilizados nos documentos oficiais, é necessário que sejam mais definidos e discutidos, sobretudo, o significado de acesso, permanência e êxito.
 

b)  O autor acredita que o conceito “evasão” deve ser substituído por acesso, permanência e êxito, já que a complexidade de entender e de se fazer entender no contexto da educação brasileira não poderia mesmo ser resumida em um único termo.
 

c)  O acesso se vincula com o movimento de impossibilitar a entrada de diferentes perfis de brasileiros aos ambientes acadêmicos, promovendo a separação necessária para os grupos historicamente excluídos.


d)  O ato de permanecer vincula-se ao sentimento de pertencimento à instituição, participando de atividades curriculares e de pesquisa e extensão, assim como a identificação com o curso, dentre outros fatores.


e)  O êxito está além da conclusão do curso, também se vincula ao desenvolvimento de capacidades cognitivas, operativas e sociais, à preparação para o trabalho e para a cidadania.

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58) De acordo com o artigo “A dimensão ética e política da pesquisa em psicologia escolar” (CAVALCANTE; MARINHO-ARAUJO, 2019), analise as assertivas abaixo:

I. A produção de conhecimento científico não se qualifica apenas pela utilização de técnicas que sejam adequadas ou pela produção de dados fidedignos, mas, também, pelas implicações éticos e políticas com a produção de conhecimentos capazes de proporcionar alternativas de transformação social diante dos problemas, das necessidades e dos interesses dos grupos dominados e maiorias populares.

II. A produção científica em Psicologia Escolar pode e deve constituir-se em ato político, assumindo compromissos com as mudanças de condições sociais, históricas e culturais injustas e coercitivas, conduzindo processos emancipatórios da humanidade.

III. A transformação social do compromisso ético-político das pesquisas em Psicologia Escolar não precisa se comprometer com o impacto do trabalho infanto-juvenil e os índices de evasão e repetência escolares, nem com os determinantes sociais do processo de escolarização, posto que não se vinculam com a temática de pesquisa.

IV. A pesquisa em Psicologia Escolar pode se materializar de diferentes formas: sistematização de perfil, identidade e competências profissionais para os psicólogos escolares; promoção de reconfigurações na formação inicial; construção de espaços para o desenvolvimento profissional, tais como as formações continuadas; elaboração de sugestões para a atuação em Psicologia Escolar.

Quais estão corretas?

  • A) Apenas III.
  • B) Apenas I e II.
  • C) Apenas III e IV.
  • D) Apenas I, II e IV.
  • E) Apenas I, II, III e IV.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Apenas I, II e IV.

   

  

  

Correto. Essa afirmativa está de acordo com o texto abaixo:

 

"Compreende-se que a produção de conhecimento científico não se qualifica apenas pela utilização de técnicas adequadas ou pela produção de dados fidedignos, mas por suas implicações éticas e políticas com a produção de conhecimentos capazes de proporcionar alternativas de transformação social diante dos problemas, necessidades e interesses de grupos dominados e maiorias populares (Guareschi, 2011; Ibáñez, 2011; Martín-Baró, 1989/2011). A pesquisa vem sendo concebida, nesse âmbito, como um ato político quando proporciona ruptura e reconstrução do sistema social, reestruturando os fundamentos da vida comum, ampliando as margens de liberdade e transformando injustiças sociais, coerções e silenciamentos simbólicos e concretos (Ibáñez, 2011; Parisí, 2016)."

 

Fonte: "A dimensão ética e política da pesquisa em psicologia escolar" (Cavalcante; Marinho-Araújo)

  

 

Correto. Essa afirmativa também está de acordo com Cavalcante e Marinho-Araújo. Observe:

 

"Objetiva-se, com o presente artigo, apresentar reflexões de como a produção científica em Psicologia Escolar pode e deve constituir-se em ato político, assumindo compromissos com a mudança de condições sociais, históricas e culturais injustas e coercitivas, de modo a conduzir processos emancipatórios do homem. Utilizou-se, metodologicamente, a análise dos 71 capítulos distribuídos nos 10 livros produzidos de 1996 a 2016 pelo Grupo de Trabalho (GT) de Psicologia Escolar e Educacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP)."

 

Fonte: "A dimensão ética e política da pesquisa em psicologia escolar" (Cavalcante; Marinho-Araújo)

  

  

Incorreto. Essa afirmativa distorce o seguinte texto:

 

"Também indicaram a existência de compromisso ético e político da pesquisa em Psicologia Escolar com a transformação social os capítulos que compuseram a seção denominada Para além do aluno padrão: O desafio dos excluídos. Nela, Campos, Dimenstein e Francischini (2001) denunciaram e discutiram o impacto do trabalho infanto-juvenil sobre os índices de evasão e repetência escolares, enquanto Koller (2001) abordou o processo de escolarização de crianças de rua. Considera-se que contemplar esses temas, até então inéditos nas produções do GT de Psicologia Escolar e Educacional, contribuiu para fundar reflexões sobre como a Psicologia Escolar pode se comprometer com a produção de uma sociedade mais justa e igualitária mediante a criação de estratégias que assegurem que crianças e adolescentes, especialmente aquelas em vulnerabilidade, tenham acesso a uma educação de qualidade, mas que também contem com condições que possibilitem sua permanência no processo de escolarização."

 

Fonte: "A dimensão ética e política da pesquisa em psicologia escolar" (Cavalcante; Marinho-Araújo)

   

Correto. Essa afirmativa está de acordo com o seguinte texto:

 

"Constatou-se que, de acordo com os aspectos históricos, sociais e culturais característicos das diferentes épocas em que foram produzidos os livros analisados, o ato político da pesquisa em Psicologia Escolar materializou-se de diferentes formas: (a) sistematização de perfil, identidade e competências profissionais para os psicólogos escolares; (b) promoção de reconfigurações na formação inicial; (c) construção de espaços para o desenvolvimento profissional, tais como a formação continuada; (d) elaboração de sugestões para a atuação em Psicologia Escolar. Esses propósitos estavam fortemente marcados pelos aspectos históricos, sociais e culturais que permearam a produção dos capítulos."

 

Fonte: "A dimensão ética e política da pesquisa em psicologia escolar" (Cavalcante; Marinho-Araújo)

 

Portanto, estão corretas as afirmativas I, II e IV. Encontramos a resposta na Letra D.

 

Quais estão corretas?


a)  Apenas III.
b)  Apenas I e II.
c)  Apenas III e IV.
d)  Apenas I, II e IV.
e)  Apenas I, II, III e IV.

59) Conforme o livro “Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão” (TAILE; OLIVEIRA; PINTO, 1992), em relação ao capítulo “Do ato motor ao ato mental: a gênese da inteligência segundo Wallon”, de Heloysa Dantas, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A) Wallon, enquanto médico, compreendia a doença como um elemento necessário para a compreensão da normalidade, mas, também, considerando-a como uma experiência natural, considerando esta concepção mais apropriada para a prática psicológica.

  • B) As funções devem ser estudadas evolutiva e involutivamente, partindo das bases neurológicas e comparadas com outras espécies de animais, em distintos momentos da história individual e coletiva da pessoa.
  • C) Para Wallon, o ato mental se desenvolve a partir do ato motor, de modo que é pela expressividade que o indivíduo humano atua sobre o outro, e é isso que lhe permite sobreviver durante o seu prolongado período de dependência.
  • D) A motricidade humana, na concepção de Wallon, começa pela atuação no meio social, antes de poder modificar o meio físico, sendo o contato com este, na espécie humana, sempre intermediado pelo social, em sua dimensão tanto interpessoal, quanto cultural.
  • E) Nos estudos de Wallon, a psicogênese da motricidade não deve se confundir com a psicogênese da pessoa, assim como a patologia do movimento e do funcionamento da personalidade não devem ser tomadas como semelhantes.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Nos estudos de Wallon, a psicogênese da motricidade não deve se confundir com a psicogênese da pessoa, assim como a patologia do movimento e do funcionamento da personalidade não devem ser tomadas como semelhantes.

   

Conforme o livro “Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão” (TAILE; OLIVEIRA; PINTO, 1992), em relação ao capítulo “Do ato motor ao ato mental: a gênese da inteligência segundo Wallon”, de Heloysa Dantas, assinale a alternativa INCORRETA.

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"A utilização da doença como um (dos muitos) elemento necessário à compreensão da normalidade fica assentada desde o início. Ele não atua apenas como médico preocupado em curar, mas também como investigador que considera a doença, à maneira de Claude Bernard, uma experiência natural, a forma de experimentação mais apropriada à psicologia. 

 

(...)

 

As funções devem ser estudadas evolutiva e involutivamente (dai o interesse pela doença e pela velhice), partindo das suas bases e neurológicas, e comparando-as com as suas equivalentes em diferentes espécies animais, em diferentes momentos da história humana individual e coletiva. O equívoco de classificar de organicista a sua proposta vem da incompreensão de dois fatores fundamentais: em primeiro lugar, que genético abrange a dimensão da espécie e abre espaço para a incorporação dos resultados da "psicologia história", tão prolífica recentemente. E em segundo lugar, do fato de que, para Wallon, o ser humano é organicamente social, isto é, sua estrutura orgânica supõe a intervenção da cultura para se atualizar. Ele seguramente endossaria e aproveitaria a expressão vygotskiana de "extracortical" para significar aquela parte do cérebro humano que está fora do cérebro, isto é, o conhecimento.

 

(...)

 

Mas o grande eixo é a questão da motricidade; os outros surgem porque Wallon não consegue dissociá-lo do conjunto do funcionamento da pessoa. A psicogênese da motricidade (não se estranhe a expressão, porque, em Wallon, "motor" é sempre sinônimo de "psicomotor") se confunde com a psicogênese da pessoa, e a patologia do movimento com a patologia do funcionamento da personalidade. Por esse motivo foi tão aproveitado por Le Boulch, cuja psicocinética e propostas de educação psicomotora se caracterizam pela abrangência da sua compreensão do significado psicológico do movimento.

 

(...)

 

Esse fato foi intuitivamente compreendido por Rodin: sua representação plástica do "Pensador" apresenta um homem intensamente contraído, com a musculatura retesada pelo esforço.

 

Assim é que, para Wallon, o ato mental que se desenvolve a partir do ato motor e passa em seguida a inibi-lo, sem deixar de ser atividade corpórea. Do relevo dado à função tônica, resulta a percepção da importância de um tipo de movimento associado a ela, e que é normalmente ignorado, obscurecido pelo movimento práxico. É a motricidade expressiva da mímica, inteiramente ineficaz do ponto de vista instrumental: não tem efeitos transformadores sobre o ambiente físico. Mas o mesmo não acontece em relação ao ambiente social: pela expressividade o indivíduo humano atua sobre o outro, é isto que lhe permite sobreviver, durante o seu prolongado período de dependência. A motricidade humana, descobre Wallon em sua análise genética, começa pela atuação sobre o meio social, antes de poder modificar o meio físico. O contato com este, na espécie humana, nunca é direto: é sempre intermediado pelo social, tanto em sua dimensão interpessoal quanto cultural."

 

Fonte: “Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão” (Taille et al.)

 

Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra E.

 

As outras alternativas estão de acordo com o livro supracitado.


a)  Wallon, enquanto médico, compreendia a doença como um elemento necessário para a compreensão da normalidade, mas, também, considerando-a como uma experiência natural, considerando esta concepção mais apropriada para a prática psicológica.

 

b)  As funções devem ser estudadas evolutiva e involutivamente, partindo das bases neurológicas e comparadas com outras espécies de animais, em distintos momentos da história individual e coletiva da pessoa.


c)  Para Wallon, o ato mental se desenvolve a partir do ato motor, de modo que é pela expressividade que o indivíduo humano atua sobre o outro, e é isso que lhe permite sobreviver durante o seu prolongado período de dependência.


d)  A motricidade humana, na concepção de Wallon, começa pela atuação no meio social, antes de poder modificar o meio físico, sendo o contato com este, na espécie humana, sempre intermediado pelo social, em sua dimensão tanto interpessoal, quanto cultural.


e)  Nos estudos de Wallon, a psicogênese da motricidade não deve se confundir com a psicogênese da pessoa, assim como a patologia do movimento e do funcionamento da personalidade não devem ser tomadas como semelhantes.

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60) Conforme o livro “Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão” (TAILE; OLIVEIRA; PINTO, 1992), no que concerne ao capítulo “Vigotski e o processo de formação de conceitos”, de Marta Kohl de Oliveira, analise as assertivas abaixo.

I. “Vigotsky tem como um de seus pressupostos básicos a ideia de que o ser humano se constitui como tal na sua relação com o outro social. A cultura torna-se parte da natureza humana num processo histórico que, ao longo do desenvolvimento da espécie e do indivíduo, molda o funcionamento psicológico do homem” (p. 27).

II. “(…) o ser humano cria as formas de ação que o distinguem de outros animais. Sendo assim, a compreensão do desenvolvimento psicológico não pode ser buscada em propriedades naturais do sistema nervoso” (p. 27).

III. “Vigotsky aceitou, portanto, a ideia de funções mentais fixas e imutáveis, trabalhando com a noção do cérebro como um sistema fechado, de pouca plasticidade, cuja estrutura e cujos modos de funcionamento são moldados ao nascer” (p. 07 e 28).

IV. “Nos estágios iniciais do desenvolvimento, as atividades mentais apoiam-se, sobretudo, em funções mais elementares, enquanto em estágios subsequentes a participação de funções superiores torna-se mais importante” (p. 29).

Quais estão corretas?

  • A) Apenas III.
  • B) Apenas I e II.
  • C) Apenas II e III.
  • D) Apenas III e IV.
  • E) Apenas I, II e IV.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Apenas I, II e IV.

   

  

  

Correto. Essa afirmativa está de acordo com o seguinte texto:

 

"Falar da perspectiva de Vygotsky é falar da dimensão social do desenvolvimento humano. Interessado fundamentalmente no que chamamos de funções psicológicas superiores, e tendo produzido seus trabalhos dentro das concepções materialistas predominantes na União Soviética pós-revolução de 1917, Vygotsky tem como um de seus pressupostos básicos a idéia de que o ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com outro social. A cultura torna-se parte da natureza humana num processo histórico que, ao longo do desenvolvimento da espécie e do indivíduo, molda o funcionamento psicológico do homem."

 

Fonte: “Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão” (Taille et al.)

  

  

Correto. Outra afirmativa que está de acordo com o livro. Veja:

 

"As concepções de Vygotsky sobre o funcionamento do cérebro humano fundamentam-se em sua idéia de que as funções psicológicas superiores são construídas ao longo da história social do homem. Na sua relação com o mundo, mediada pelos instrumentos e símbolos desenvolvidos culturalmente, o ser humano cria as formas de ação que o distinguem de outros animais. Sendo assim, a compreensão do desenvolvimento psicológico não pode ser buscada em propriedades naturais do sistema nervoso. Vygotsky rejeitou, portanto, idéia de funções mentais fixas a e imutáveis, trabalhando com a noção do cérebro como um sistema aberto, de grande plasticidade, cuja estrutura e modos de funcionamento são moldados ao longo da história da espécie e do desenvolvimento individual. Dada as imensas possibilidades de realização humana, essa plasticidade é essencial: o cérebro pode servir a novas funções, criadas na história do homem, sem que sejam necessárias transformações morfológicas no órgão físico."

 

Fonte: “Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão” (Taille et al.)

  

  

Incorreto. Essa afirmativa distorce o seguinte trecho:

   

"As concepções de Vygotsky sobre o funcionamento do cérebro humano fundamentam-se em sua idéia de que as funções psicológicas superiores são construídas ao longo da história social do homem. Na sua relação com o mundo, mediada pelos instrumentos e símbolos desenvolvidos culturalmente, o ser humano cria as formas de ação que o distinguem de outros animais. Sendo assim, a compreensão do desenvolvimento psicológico não pode ser buscada em propriedades naturais do sistema nervoso. Vygotsky rejeitou, portanto, idéia de funções mentais fixas a e imutáveis, trabalhando com a noção do cérebro como um sistema aberto, de grande plasticidade, cuja estrutura e modos de funcionamento são moldados ao longo da história da espécie e do desenvolvimento individual. Dada as imensas possibilidades de realização humana, essa plasticidade é essencial: o cérebro pode servir a novas funções, criadas na história do homem, sem que sejam necessárias transformações morfológicas no órgão físico."

 

Fonte: “Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão” (Taille et al.)

    

Correto. Essa afirmativa está de acordo com o seguinte trecho:

 

"Essa concepção da organização cerebral como sendo baseada em sistemas funcionais que se estabelecem num processo filogenético e ontogenético tem duas implicações diretas para a questão do desenvolvimento psicológico. Por um lado, supõe uma organização básica do cérebro humano, resultante da evolução da espécie. Isto é, a postulação da plasticidade cerebral não supõe um caos inicial, mas a presença de uma estrutura básica estabelecida ao longo da história da espécie, que cada membro dela traz consigo ao nascer. Luria aprofunda em sua obra a questão da estrutura básica do cérebro, distinguindo três grandes unidades de funcionamento cerebral cuja participação é necessária em qualquer tipo de atividade mental: unidade de regulação do tônus cortical e do estado de vigília; unidade de obtenção, processamento e armazenamento de informações; unidade de programação, regulação e avaliação da atividade mental. (Luria, 1981) Por outro lado, conduz a idéia de que a estrutura dos processos mentais e as relações entre os vários sistemas funcionais transformam-se ao longo do desenvolvimento individual. Nos estágios iniciais do desenvolvimento as atividades mentais apoiam-se principalmente em funções mais elementares, enquanto em estágios subsequentes a participação de funções superiores torna-se mais importante."

 

Fonte: “Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão” (Taille et al.)

 

Portanto, estão corretas as afirmativas I, II e IV. Encontramos a resposta na Letra E.

 

Quais estão corretas?


a)  Apenas III.
b)  Apenas I e II.
c)  Apenas II e III.
d)  Apenas III e IV.
e)  Apenas I, II e IV.

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