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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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61) De acordo com o livro “Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão” (TAILE; OLIVEIRA; PINTO, 1992), no que concerne ao capítulo “O lugar da interação social na concepção de Jean Piaget”, de Yves de La Taille, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Para Piaget, no processo de desenvolvimento as ações dos sujeitos sobre os objetos são desnecessárias, visto que não constroem conhecimentos.

( ) As operações mentais permitem a construção de conhecimentos em resposta a uma demanda social de algum tipo e, também, na comunicação do pensamento cuja correção e coerência são avaliadas pelos outros.

( ) As relações de cooperação pressupõem as operações de dois ou mais sujeitos onde há simetria, discussão, troca de pontos de vista e controle mútuo dos argumentos e provas.

( ) A coação representa uma etapa obrigatória e necessária em toda a vida do ser humano, somente com ela se compreende o desenvolvimento das operações mentais, pois parte de relações assimétricas muito importantes para o desenvolvimento cognitivo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A) V – F – F – V.
  • B) V – V – F – V.
  • C) F – V – V – F.
  • D) F – V – F – F.
  • E) V – F – V – V.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) F – V – V – F.

   

  

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Para Piaget, essa "marcha para o equilíbrio" tem bases biológicas no sentido de que é próprio de todo sistema vivo procurar o equilíbrio que lhe permite a adaptação; e também no sentido em que existem processos de auto-regulação que garantem a conquista deste equilíbrio. Nesse processo de desenvolvimento são essenciais as ações do sujeito sobre os objetos, já que é sobre os últimos que se vão construir conhecimentos, e que é através de uma tomada de consciência da organização das primeiras (abstração reflexiva) que novas estruturas mentais vão sendo construídas.

(...)

Neste ponto, devemos nos perguntar para que servem as operações mentais. Sem dúvida alguma, elas cumprem o papel de permitir um conhecimento objetivo dos diversos elementos presentes na natureza e na cultura. Dito de outra forma, permitem à inteligência chegar à coerência, à objetividade, mas tanto a busca do conhecimento como da coerência não representam necessidades quase poderiam atribuir indivíduo isolado: são, antes de mais nada, necessidades decorrentes da vida social. De fato, cada um de nos precisa construir conhecimentos em resposta a uma demanda social de algum tipo, e também precisa comunicar seu pensamento, cuja correção e coerência serão avaliadas pelos outros.

(...)

As relações de cooperação representam justamente aquelas que vão pedir e possibilitar esse desenvolvimento. Como se indica, a cooperação pressupõe a coordenação das operações de dois ou mais sujeitos. Agora, não há mais assimetria, imposição, repetição, crença etc. Há discussão, troca de pontos de vista, controle mútuo dos argumentos e das provas.

(...)

Portanto, a coação representa uma etapa a obrigatória e necessária da socialização da criança. Todavia, se somente houvesse coação, não se compreenderia o desenvolvimento das operações mentais. A cooperação necessária a esse desenvolvimento tem seu início, segundo Piaget, nas relações entre crianças, daí a simpatia que ele sempre teve pelos trabalhos em grupo como alternativa pedagógica."

 

Fonte: “Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão” (Taille et al.)

 

Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas abaixo.

 

( F ) Para Piaget, no processo de desenvolvimento as ações dos sujeitos sobre os objetos são desnecessárias, visto que não constroem conhecimentos.

  

( V ) As operações mentais permitem a construção de conhecimentos em resposta a uma demanda social de algum tipo e, também, na comunicação do pensamento cuja correção e coerência são avaliadas pelos outros.

  

( ) As relações de cooperação pressupõem as operações de dois ou mais sujeitos onde há simetria, discussão, troca de pontos de vista e controle mútuo dos argumentos e provas.

  

( ) A coação representa uma etapa obrigatória e necessária em toda a vida do ser humano, somente com ela se compreende o desenvolvimento das operações mentais, pois parte de relações assimétricas muito importantes para o desenvolvimento cognitivo.

 

Portanto, a sequência ficou F V V F. Encontramos a resposta na Letra C.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


a)  V – F – F – V.
b)  V – V – F – V.
c)  F – V – V – F.
d)  F – V – F – F.
e)  V – F – V – V.

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62) De acordo com “Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão” (TAILE; OLIVEIRA; PINTO, 1992), sobre o capítulo “A afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon”, de Heloysa Dantas, analise as assertivas abaixo:

I. Na psicogenética de Wallon, a dimensão afetiva ocupa lugar central, tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento.

II. A posição da emoção na ontogênese parte do pressuposto walloniano de que o psiquismo é a cisão do orgânico e do social, sendo que ele se dedica a demonstrar essa separação.

III. Quando a emoção não consegue transmutar-se em ação mental ou motora, ou seja, quando permanece emoção pura, produz os efeitos descritos como desorganizadores por várias teorias.

IV. A afetividade, assim, é apenas uma das dimensões da pessoa, se diferenciando da vida racional em termos de desenvolvimento.

Quais estão INCORRETAS?

  • A) Apenas II.
  • B) Apenas IV.
  • C) Apenas I e III.
  • D) Apenas II e IV.
  • E) Apenas III e IV.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Apenas II e IV.

   

  

  

Correto. Essa afirmativa está de acordo com o seguinte texto:

 

"Na psicogenética de Henry Wallon, a dimensão afetiva ocupa lugar central, tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento. Ambos se iniciam num período que ele denomina impulsivo-emocional e se estende ao longo do primeiro ano da vida. Neste momento a afetividade reduz-se praticamente às manifestações fisiológicas da emoção, que constitui, portanto, o ponto de partida do psiquismo."

 

Fonte: “Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão” (Taille et al.)

  

  

Incorreto. Essa afirmativa distorce o texto abaixo:

 

"Esta posição da emoção na ontogênese ilustra o significado da afirmação walloniana de que o psiquismo é uma síntese entre o orgânico e o social: ela indica precisamente o momento em que ela ocorre e permanece como testemunho dele, persistindo como conduta em que estão nítidos os dois componentes."

 

Fonte: “Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão” (Taille et al.)

  

  

Correto. A afirmativa está de acordo com o texto abaixo:

  

"A emoção traz consigo a tendência para reduzir a eficácia do funcionamento cognitivo; neste sentido, ela é regressiva. Mas a qualidade final do comportamento do qual ela está na origem dependerá da capacidade cortical para retomar o controle da situação. Se ele for bem-sucedido, soluções inteligentes serão mais facilmente encontradas, e neste caso a emoção, embora, sem dúvida, não desapareça completamente (isto significaria atingir um estado não emocional, o que não existe, já que para Wallon, a afetividade é componente permanente da ação, e se deve entender como emocional também um estado de serenidade), se reduzirá.

 

É quando não consegue transmutar-se dessa maneira em ação mental ou motora, isto é, quando permanece emoção pura, que produz os efeitos descritos como desorganizadores por várias teorias."

 

Fonte: “Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão” (Taille et al.)

   

Incorreto. Essa afirmativa distorce o texto abaixo:

 

"A afetividade, nesta perspectiva, não é apenas uma das dimensões da pessoa: ela é também uma fase do desenvolvimento, a mais arcaica. O ser humano foi, logo que saiu da vida puramente orgânica, um ser afetivo. Da afetividade diferenciou-se, lentamente, a vida racional. Portanto, no início da vida, afetividade e inteligência estão sincreticamente misturadas, com o predomínio da primeira."

 

Fonte: “Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão” (Taille et al.)

 

Portanto, estão incorretas as afirmativas II e IV. Encontramos a resposta na Letra D.

 

Quais estão INCORRETAS?


a)  Apenas II.
b)  Apenas IV.
c)  Apenas I e III.
d)  Apenas II e IV.
e)  Apenas III e IV.

63) A atuação profissional do psicólogo escolar é determinada pela influência de variáveis decorrentes de sua própria formação e opção teórica.

Durante sua formação, deve ser estimulado o desenvolvimento de profissionais que

  • A) analisem o campo de relações sócio-político-pedagógicas para melhoria das condições do processo educacional.
  • B) elaborem metodologias de trabalhos individuais, valorizando e potencializando a produção de saberes dos diferentes espaços educacionais.
  • C) atuem na direção da ampliação da qualidade do processo educacional, por meio de práticas que avaliem o estudante e especifiquem suas dificuldades.
  • D) compartilhem a prática e o conhecimento desenvolvido pela Psicologia, mas sem necessitar divulgar seus conhecimentos para os demais membros da comunidade escolar.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) analisem o campo de relações sócio-político-pedagógicas para melhoria das condições do processo educacional.

   

  

Durante sua formação, deve ser estimulado o desenvolvimento de profissionais que

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Atuação do Psicólogo na Educação Básica

 

A partir da década de 1990, entidades da Psicologia, a saber, ABRAPEE, CFP e ABEP estão trabalhando na construção de um modelo de atuação institucional para o psicólogo no campo da educação e que leve em conta uma postura ético-política frente aos desafios educacionais, tendo como práticas, ações que

 

• considerem a realidade da escola brasileira, articulando com setores da saúde, do trabalho, dos movimentos sociais, da assistência social e do poder judiciário,

 

• compreendam os fatores que produzem e causam sofrimento em educandos e educadores,

 

analisem o campo de relações sócio-político-pedagógicas para melhoria das condições do processo educacional,

 

• comprometam-se com as funções sociais da escola de acesso aos bens culturais constituídos e a promoção de autonomia dos indivíduos,

 

• elaborem metodologias de trabalhos multidisciplinares, valorizando e potencializando a produção de saberes dos diferentes espaços educacionais,

 

• atuem na direção da ampliação da qualidade do processo educacional, através de práticas coletivas que potencializem pessoas e grupos da comunidade escolar,

 

• compartilhem a prática e o conhecimento desenvolvido pela Psicologia, socializando saberes e ampliando as possibilidades de atuação."

 

Fonte: "Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira" (Verona et al.)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra A.


a)  analisem o campo de relações sócio-político-pedagógicas para melhoria das condições do processo educacional.
 

b)  elaborem metodologias de trabalhos individuais, valorizando e potencializando a produção de saberes dos diferentes espaços educacionais.


c)  atuem na direção da ampliação da qualidade do processo educacional, por meio de práticas que avaliem o estudante e especifiquem suas dificuldades.


d)  compartilhem a prática e o conhecimento desenvolvido pela Psicologia, mas sem necessitar divulgar seus conhecimentos para os demais membros da comunidade escolar.

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64) Vygotsky (2007) defende que o aprendizado do indivíduo não pode ser dissociado do contexto histórico, social e cultural em que está inserido.

Para aprender, elaborar conhecimentos e para se autoconstruir, segundo o autor, o ser humano precisa

  • A) seguir o processo de assimilação e acomodação.
  • B) ter envolvimento e afetividade com os objetos de aprendizagem.
  • C) possuir uma estrutura cognitiva preexistente em que a nova informação se ancora.
  • D) interagir com outros membros de sua espécie, com o meio e também com a cultura.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) interagir com outros membros de sua espécie, com o meio e também com a cultura.

   

  

Para aprender, elaborar conhecimentos e para se autoconstruir, segundo o autor, o ser humano precisa

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Vygotsky (2007) defende que o aprendizado do indivíduo não pode ser dissociado do contexto histórico, social e cultural em que está inserido. Para aprender, elaborar conhecimentos e para se autoconstruir, o ser humano precisa interagir com outros membros de sua espécie, com o meio e também com a cultura. Para o autor, as relações sociais podem se tornar aprendizado via mediação, a qual é definida pela ação que se interpõe entre sujeito e objeto de aprendizagem."

 

Fonte: "As contribuições da Teoria da Aprendizagem de Lev Vygotsky para o desenvolvimento da competência em informação" (Santos et al.)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra D.


a)  seguir o processo de assimilação e acomodação.


b)  ter envolvimento e afetividade com os objetos de aprendizagem.


c)  possuir uma estrutura cognitiva preexistente em que a nova informação se ancora.


d)  interagir com outros membros de sua espécie, com o meio e também com a cultura.

65) O trabalho do psicólogo escolar relacionado à educação inclusiva deve estar pautado na

  • A) contribuição com a construção do plano da escola e o desenvolvimento de programas e outras situações, para promover a apropriação do conhecimento, por todos, das dificuldades individuais.
  • B) mobilização de encontros e participação em reuniões com docentes e outros profissionais, visando auxiliar a equipe de servidores da escola na construção do planejamento educacional.
  • C) reflexão e adequação do processo de avaliação psicopedagógica, visando o acompanhamento dos estudantes com deficiência, orientando a necessidade de adaptações somente quando solicitado.
  • D) aprendizagem do estudante, sem refletir sobre a produção social e os impactos gerados pelo preconceito e vivências individuas de cada aluno.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) mobilização de encontros e participação em reuniões com docentes e outros profissionais, visando auxiliar a equipe de servidores da escola na construção do planejamento educacional.

 

O trabalho do psicólogo escolar relacionado à educação inclusiva deve estar pautado na

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Na educação inclusiva, a(o) psicóloga(o) pode desenvolver ações como:

 

- acompanhamento de estudantes visando à inclusão e permanência com qualidade de todos e todas no contexto escolar;

 

- participação na articulação de serviços para o atendimento da(o) estudante com deficiência, na busca da garantia de seu direito à educação, à saúde e à assistência social;

 

- mobilização de encontros e participação em reuniões com docentes e outras(os) profissionais, visando auxiliar a equipe de docentes da escola na construção do planejamento educacional para a(o) estudante com deficiência;

 

- reflexão e adequação do processo de avaliação psicopedagógica;

 

- inserção de discussão e possibilidades de atuação nos projetos políticos pedagógicos, contribuindo com a construção do plano da escola e desenvolvendo programas e outras situações para promover a apropriação do conhecimento por todas(os) as(os) alunas(os)."

 

Fonte: "Considerações e orientações acerca da inserção do Serviço Social e da Psicologia nas redes públicas de educação básica após a aprovação da Lei 13.935/2019" (Albuquerque et al.)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra B.


a)  contribuição com a construção do plano da escola e o desenvolvimento de programas e outras situações, para promover a apropriação do conhecimento, por todos, das dificuldades individuais.


b)  mobilização de encontros e participação em reuniões com docentes e outros profissionais, visando auxiliar a equipe de servidores da escola na construção do planejamento educacional.


c)  reflexão e adequação do processo de avaliação psicopedagógica, visando o acompanhamento dos estudantes com deficiência, orientando a necessidade de adaptações somente quando solicitado.


d)  aprendizagem do estudante, sem refletir sobre a produção social e os impactos gerados pelo preconceito e vivências individuas de cada aluno.

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66) Nos últimos anos, foi observado um aumento significativo das questões de saúde mental, inclusive no ambiente escolar. Essa situação foi agravada pela pandemia de COVID 19, que ocasionou diversas mudanças no processo de ensino-aprendizagem.

O psicólogo escolar precisa estar atento a esse contexto, buscando

  • A) considerar a dimensão de produção da subjetividade, analisando uma perspectiva individualizante, aproximando-se do modelo de assistência ao estudante.
  • B) problematizar o cotidiano escolar, colaborando na construção individual do projeto de formação em serviço, no qual professores possam planejar e compor ações especificas para seus estudantes.
  • C) incentivar com a patologização, medicalização e judicialização das práticas educacionais nas situações em que as demandas por diagnósticos existam.
  • D) construir, com a equipe da escola, estratégias de ensino-aprendizagem, considerando os desafios da contemporaneidade e as necessidades da comunidade onde a escola está inserida.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) construir, com a equipe da escola, estratégias de ensino-aprendizagem, considerando os desafios da contemporaneidade e as necessidades da comunidade onde a escola está inserida.

   

  

O psicólogo escolar precisa estar atento a esse contexto, buscando

 

A questão está baseada nos princípios, definidos pelo CFP, para atuação na atenção básica. Veja:

 

"• compor com a equipe escolar, a elaboração, implementação e avaliação do Projeto Político Pedagógico da Escola e, a partir dele, construir seu projeto de atuação, como um profissional inserido e implicado no campo educacional;

 

• problematizar o cotidiano escolar, colaborando na construção coletiva do projeto de formação em serviço, no qual professores possam planejar e compor ações continuadas;

 

construir, com a equipe da escola, estratégias de ensino-aprendizagem, considerando os desafios da contemporaneidade e as necessidades da comunidade onde a escola está inserida;

 

• considerar a dimensão de produção da subjetividade, sem reduzi-la a uma perspectiva individualizante, afastando-se do modelo clínico-assistencial;

 

• valorizar e potencializar a construção de saberes, nos diferentes espaços educacionais, considerando a diversidade cultural das instituições e seu entorno para subsidiar a prática profissional;

 

• buscar conhecimentos técnico-científicos da Psicologia e da Educação, em sua dimensão ética para sustentar uma atuação potencializadora;

 

• produzir deslocamento do lugar tradicional da(o) psicóloga(o) no sentido de desenvolver práticas coletivas que possam acolher as tensões, buscando novas saídas para os desafios da formação entre educadores e educandos;

 

romper com a patologização, medicalização e judicialização das práticas educacionais nas situações em que as demandas por diagnósticos fortalecem a produção do distúrbio/transtorno, da criminalização e da exclusão.

 

• formar profissionais da Psicologia para se dedicarem a este campo de atuação e poderem acompanhar os estudantes em contextos sociais de desenvolvimento."

 

Fonte: "Referências Técnicas para Atuação de psicólogas(os) na educação básica" (CFP)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra D.


a)  considerar a dimensão de produção da subjetividade, analisando uma perspectiva individualizante, aproximando-se do modelo de assistência ao estudante.


b)  problematizar o cotidiano escolar, colaborando na construção individual do projeto de formação em serviço, no qual professores possam planejar e compor ações especificas para seus estudantes.


c)  incentivar com a patologização, medicalização e judicialização das práticas educacionais nas situações em que as demandas por diagnósticos existam.


d)  construir, com a equipe da escola, estratégias de ensino-aprendizagem, considerando os desafios da contemporaneidade e as necessidades da comunidade onde a escola está inserida.

67) Levando em conta a prática do psicólogo escolar, é de fundamental importância que ele esteja inserido no ambiente da escola, participando do seu cotidiano para que possa ter uma atuação específica e mais voltada à realidade.

Desse modo, o psicólogo, nessas instituições, é um agente fundamental para

  • A) valorização da construção de saberes, nos diferentes espaços educacionais, considerando somente as questões internas da escola, sem necessitar refletir sobre seu entorno social.
  • B) elaboração de espaços de produção da subjetividade, conduzindo a uma perspectiva individualizante e desenvolvendo um modelo clínico-assistencial que contribua com a aprendizagem dos estudantes.
  • C) construção do projeto político-pedagógico, participando do trabalho de elaboração, avaliação e reformulação do documento, destacando a dimensão psicológica ou subjetiva da realidade escolar.
  • D) construção de procedimentos e estratégias de intervenção voltadas para o tratamento das patologias daqueles estudantes que possuam dificuldades de aprendizagem.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) construção do projeto político-pedagógico, participando do trabalho de elaboração, avaliação e reformulação do documento, destacando a dimensão psicológica ou subjetiva da realidade escolar.

   

  

Desse modo, o psicólogo, nessas instituições, é um agente fundamental para

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"A(O) psicóloga(o) e o projeto político-pedagógico

 

As escolas desenvolvem sua prática a partir de um projeto político-pedagógico. A dimensão política do projeto pedagógico refere-se a valores e metas que permeiam o conjunto de práticas na escola. É função da(o) psicóloga(o) participar do trabalho de elaboração, avaliação e reformulação do projeto, destacando a dimensão psicológica ou subjetiva da realidade escolar. Isso permite sua inserção no conjunto das ações desenvolvidas pelos profissionais da escola e reafirma seu compromisso com o trabalho interdisciplinar.

 

(...)

 

- Valorizar e potencializar a construção de saberes, nos diferentes espaços educacionais, considerando a diversidade cultural das instituições e seu entorno para subsidiar a prática profissional;

 

(...)

 

Observou-se também a importância da demonstração de outras possibilidades de ampliação da atuação na Educação Básica que superem os limites da intervenção psicoterapêutica voltadas para o atendimento individual. Muitos profissionais de Psicologia afirmaram que tem sido possível desenvolver práticas que não focalizam os indivíduos e sim o contexto educacional como um todo.

 

(...)

 

À Psicologia Escolar e Educacional almejamos um projeto educacional que vise a coletivizar práticas de formação e de qualidade para todos; que lute pela valorização do trabalho do professor e constitua relações escolares democráticas, que enfrente os processos de medicalização, patologização e judicialização da vida de educadores e estudantes; que lute por políticas públicas que possibilitem o desenvolvimento de todos e todas, trabalhando na direção da superação dos processos de exclusão e estigmatização social."

 

Fonte: "Referências Técnicas para Atuação de psicólogas(os) na educação básica" (CFP)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.


a)  valorização da construção de saberes, nos diferentes espaços educacionais, considerando somente as questões internas da escola, sem necessitar refletir sobre seu entorno social.


b)  elaboração de espaços de produção da subjetividade, conduzindo a uma perspectiva individualizante e desenvolvendo um modelo clínico-assistencial que contribua com a aprendizagem dos estudantes.


c)  construção do projeto político-pedagógico, participando do trabalho de elaboração, avaliação e reformulação do documento, destacando a dimensão psicológica ou subjetiva da realidade escolar.


d)  construção de procedimentos e estratégias de intervenção voltadas para o tratamento das patologias daqueles estudantes que possuam dificuldades de aprendizagem.

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68) Levando em conta a atuação do psicólogo escolar diante das questões relacionadas ao uso de álcool e outras drogas, podem ser identificados alguns aspectos fundamentais que podem contribuir com esse trabalho, como

  • A) as informações atuais sobre o tema e a importância da análise do caráter do usuário.
  • B) a análise individual de cada estudante que possa estar envolvido com o uso de drogas.
  • C) a multicausalidade do fenômeno e a necessidade de uma atuação conjunta com toda comunidade escolar.
  • D) a necessidade de proibição do uso de quaisquer substâncias considerada prejudicial a formação do sujeito.

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A alternativa correta é letra C) a multicausalidade do fenômeno e a necessidade de uma atuação conjunta com toda comunidade escolar.

 

Levando em conta a atuação do psicólogo escolar diante das questões relacionadas ao uso de álcool e outras drogas, podem ser identificados alguns aspectos fundamentais que podem contribuir com esse trabalho, como

 

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"Dentre as diversas vulnerabilidades e riscos sociais às quais as famílias podem estar expostas no território, uma delas diz respeito à convivência com álcool e outras drogas, um fenômeno multicausal e multidimensional, que requer dos serviços de Proteção Social Básica a atuação em estreita articulação com as áreas da saúde, educação, trabalho, habitação e segurança pública uma vez que existem questões de violência, associação ao tráfico, ameaça de morte, dentre outros."

 

Fonte: "Caderno de Orientações Técnicas: Atendimento no SUAS às famílias e aos indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social por violação de direitos associada ao consumo de álcool e outras drogas." (Brasil)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.


a)  as informações atuais sobre o tema e a importância da análise do caráter do usuário.
 

b)  a análise individual de cada estudante que possa estar envolvido com o uso de drogas.
 

c)  a multicausalidade do fenômeno e a necessidade de uma atuação conjunta com toda comunidade escolar.
 

d)  a necessidade de proibição do uso de quaisquer substâncias considerada prejudicial a formação do sujeito.

69) O psicólogo escolar colabora, com seus conhecimentos, no processo de ensino-aprendizagem, nas relações interpessoais e nos processos intrapessoais das instituições, baseando-se sempre nas dimensões política, econômica, social e cultural.

Para isso, esse profissional precisa

  • A) atuar de forma individual com os estudantes.
  • B) trabalhar em equipes multiprofissionais dentro da escola.
  • C) realizar o apoio somente as equipes pedagógicas.
  • D) orientar apenas os docentes com seus conhecimentos psicológicos.

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A alternativa correta é letra B) trabalhar em equipes multiprofissionais dentro da escola.

   

  

Para isso, esse profissional precisa

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Psicólogo Educacional

Introdução

 

Atua no âmbito da educação, nas instituições formais ou informais. Colabora para a compreensão e para a mudança do comportamento de educadores e educandos, no processo de ensino aprendizagem, nas relações interpessoais e nos processos intrapessoais, referindo-se sempre as dimensões política, econômica, social e cultural. Realiza pesquisa, diagnóstico e intervenção psicopedagógica individual ou em grupo. Participa também da elaboração de planos e políticas referentes ao Sistema Educacional, visando promover a qualidade, a valorização e a democratização do ensino.

 

Descrição de ocupação: (detalhamento de atribuições)

 

1-  Colabora com a adequação, por parte dos educadores, de conhecimentos da Psicologia que lhes sejam úteis na consecução crítica e reflexiva de seus papéis.

 

2-  Desenvolve trabalhos com educadores e alunos, visando a explicitação e a superação de entraves institucionais ao funcionamento produtivo das equipes e ao crescimento individual de seus integrantes.

 

3-  Desenvolve, com os participantes do trabalho escolar (pais, alunos, diretores, professores, técnicos, pessoal administrativo), atividades visando a prevenir, identificar e resolver problemas psicossociais que possam bloquear, na escola, o desenvolvimento de potencialidades, a auto-realização e o exercício da cidadania consciente.

 

4-  Elabora e executa procedimentos destinados ao conhecimento da relação professor-aluno, em situações escolares específicas, visando, através de uma ação coletiva e interdisciplinar a implementação de uma metodologia de ensino que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento.

 

5-  Planeja, executa e/ou participa de pesquisas relacionadas a compreensão de processo ensino-aprendizagem e conhecimento das características Psicossociais da clientela, visando a atualização e reconstrução do projeto pedagógico da escola, relevante para o ensino, bem como suas condições de desenvolvimento e aprendizagem, com a finalidade de fundamentar a atuação crítica do Psicólogo, dos professores e usuários e de criar programas educacionais completos, alternativos, ou complementares.

 

6-  Participa do trabalho das equipes de planejamento pedagógico, currículo e políticas educacionais, concentrando sua ação naqueles aspectos que digam respeito aos processos de desenvolvimento humano, de aprendizagem e das relações interpessoais, bem como participa da constante avaliação e do redirecionamento dos planos, e praticas educacionais implementados.

 

7-  Desenvolve programas de orientação profissional, visando um melhor aproveitamento e desenvolvimento do potencial humano, fundamentados no conhecimento psicológico e numa visão crítica do trabalho e das relações do mercado de trabalho.

 

8-  Diagnostica as dificuldades dos alunos dentro do sistema educacional e encaminha, aos serviços de atendimento da comunidade, aqueles que requeiram diagnostico e tratamento de problemas psicológicos específicos, cuja natureza transceda a possibilidade de solução na escola, buscando sempre a atuação integrada entre escola e a comunidade.

 

9-  Supervisiona, orienta e executa trabalhos na área de Psicologia Educacional."

 

Fonte: "Atribuições Profissionais do Psicólogo no Brasil" (CFP)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra B.


a)  atuar de forma individual com os estudantes.


b)  trabalhar em equipes multiprofissionais dentro da escola.


c)  realizar o apoio somente as equipes pedagógicas.


d)  orientar apenas os docentes com seus conhecimentos psicológicos.

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70) A psicologia escolar tem, recentemente, buscado participar das discursões sobre as políticas públicas em educação.

Nesse contexto, é possível analisar que

  • A) o psicólogo escolar precisa se envolver nas discussões sobre as políticas públicas educacionais vigentes, para que possa compreender o processo educativo como um todo.
  • B) o psicólogo escolar necessita se envolver com as políticas públicas educacionais, mas seu foco deve permanecer nas dificuldades de aprendizagem dos estudantes.
  • C) as dificuldades dos alunos e dos professores são mais importantes do que as políticas que são implantadas na educação.
  • D) a compreensão das políticas públicas em educação é fundamental para a prática do psicólogo escolar, pois assim poderá compreender melhor os estudantes com transtornos de aprendizagem.

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A alternativa correta é letra A) o psicólogo escolar precisa se envolver nas discussões sobre as políticas públicas educacionais vigentes, para que possa compreender o processo educativo como um todo.

   

  

Nesse contexto, é possível analisar que

 

A questão pode ser respondida com o texto abaixo:

 

"Não se pode compreender a Educação sem inseri-la no contexto das políticas econômicas, das políticas públicas e das políticas sociais, que lhe dão suporte, sendo fundamental um cuidado especial para que essas terminologias não sejam incorporadas ao cotidiano de trabalho de profissionais, em diferentes campos, sem serem bem compreendidas, analisadas e debatidas.

(...)

A discussão referente à temática das políticas públicas em educação é recente no campo da Psicologia Escolar e Educacional e é de fundamental importância para a atuação do profissional da área. Essa discussão só tem sido possível à medida que a Psicologia e, mais especificamente, a Psicologia Escolar e Educacional passaram a ser questionadas nas suas bases epistemológicas e nas suas finalidades.

(...)

Assim, pesquisar a escola, as relações escolares e o processo de escolarização a partir dos anos 1980 significou pesquisar uma escola que foi e está sendo atravessada por um conjunto de reformas educacionais, fruto de políticas públicas no campo da educação escolar. Colocar em análise as políticas públicas para a educação é problematizar os princípios, os valores e as condições institucionais presentes no cotidiano da escola em que participam todos os envolvidos na comunidade escolar. (...)"

 

Fonte: "Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) na educação básica" (CFP)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra A.


a)  o psicólogo escolar precisa se envolver nas discussões sobre as políticas públicas educacionais vigentes, para que possa compreender o processo educativo como um todo.
 

b)  o psicólogo escolar necessita se envolver com as políticas públicas educacionais, mas seu foco deve permanecer nas dificuldades de aprendizagem dos estudantes.
 

c)  as dificuldades dos alunos e dos professores são mais importantes do que as políticas que são implantadas na educação.
 

d)  a compreensão das políticas públicas em educação é fundamental para a prática do psicólogo escolar, pois assim poderá compreender melhor os estudantes com transtornos de aprendizagem.

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