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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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71) Atualmente, a violência nas escolas tem sido foco de análise e estudo em diversas áreas do conhecimento.

Nesse contexto, o psicólogo escolar precisa

  • A) analisar as situações de violência, utilizando a visão patológica e anormal dos comportamentos que levam às dificuldades de relacionamentos dentro dessas instituições.
  • B) discutir a questão com as famílias e comunidade, esclarecendo que as atitudes de violência são aprendidas em casa ou na vivência com amigos; sendo assim, a escola não teria responsabilidades sobre atos violentos cometidos por parte de seus estudantes.
  • C) construir, junto com a equipe multiprofissional, medidas punitivas para aqueles que se envolvem com manifestações de violência, pois coibir esses comportamentos é o melhor caminho para evitá-los.
  • D) atuar como agente de mudanças, capaz de promover reflexões a respeito do tema da violência, devendo conscientizar os agentes institucionais sobre os seus papéis, garantindo a construção de relações mais saudáveis e contribuindo para a prevenção da violência nas escolas.

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A alternativa correta é letra D) atuar como agente de mudanças, capaz de promover reflexões a respeito do tema da violência, devendo conscientizar os agentes institucionais sobre os seus papéis, garantindo a construção de relações mais saudáveis e contribuindo para a prevenção da violência nas escolas.

   

  

Nesse contexto, o psicólogo escolar precisa

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"O psicólogo é o profissional apto para realizar um trabalho de prevenção e enfrentamento da violência escolar, ajudando a escola a construir espaços e relações mais saudáveis. Mas, para isso, é de fundamental importância que ele esteja inserido no ambiente da escola, participando do seu cotidiano para que possa ter uma atuação específica e mais voltada à realidade.

 

Será no campo das relações estabelecidas dentro da instituição e desta com o ambiente no qual está inserida que o profissional de Psicologia terá condições de desenvolver novas alternativas para o seu trabalho. O psicólogo deve ocupar um lugar de escuta, possibilitando que se criem espaços de discussões e construção de conhecimento de forma que os problemas sejam discutidos e a busca por soluções seja compartilhada (Martins, 2003).

 

Estando o psicólogo ligado à instituição, ele tem a possibilidade de atuar como agente de mudanças, capaz de promover reflexões a respeito do tema da violência, podendo, assim, conscientizar os agentes institucionais sobre os seus papéis, garantindo a construção de relações mais saudáveis e evitando o surgimento de qualquer forma de violência nas escolas.

 

Nessa perspectiva, o profissional de Psicologia deve começar seu trabalho mapeando a instituição, conhecendo como estão sendo estabelecidas as relações, os conflitos existentes e as contradições institucionais que podem propiciar a problemática estudada (Marinho-Araujo & Almeida, 2008).

(...)

Na problemática em questão, uma atuação institucional preventiva deve estar ancorada na promoção de reflexões, conscientizações de papéis e nas funções dos indivíduos, objetivando desenvolver competências e habilidades para a superação de obstáculos e para o estabelecimento de relações sociais mais saudáveis (Marinho-Araujo & Almeida, 2008)."

 

Fonte: "A contribuição da psicologia escolar na prevenção e no enfrentamento do Bullying" (Freire e Aires)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra D.


a)  analisar as situações de violência, utilizando a visão patológica e anormal dos comportamentos que levam às dificuldades de relacionamentos dentro dessas instituições.


b)  discutir a questão com as famílias e comunidade, esclarecendo que as atitudes de violência são aprendidas em casa ou na vivência com amigos; sendo assim, a escola não teria responsabilidades sobre atos violentos cometidos por parte de seus estudantes.


c)  construir, junto com a equipe multiprofissional, medidas punitivas para aqueles que se envolvem com manifestações de violência, pois coibir esses comportamentos é o melhor caminho para evitá-los.


d)  atuar como agente de mudanças, capaz de promover reflexões a respeito do tema da violência, devendo conscientizar os agentes institucionais sobre os seus papéis, garantindo a construção de relações mais saudáveis e contribuindo para a prevenção da violência nas escolas.

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72) A psicologia tem papel fundamental nas políticas de inclusão das pessoas com deficiência na escola, devendo, dessa forma, realizar

  • A) atividades de orientação, avaliação psicológica e encaminhamento, porém tendo consciência que somente o professor é quem deverá definir a metodologia de trabalho junto com seus estudantes.
  • B) intervenções que visem à autonomia do estudante, fazendo o mínimo de adaptações possíveis, caracterizando, assim, uma inclusão mais justa e menos dispendiosa ao Estado.
  • C) atendimento da pessoa com deficiência de forma que ela não seja dependente de sua família durante o processo de desenvolvimento de autonomia.
  • D) ações para promover a participação da comunidade escolar e da família no processo inclusivo da pessoa com deficiência, favorecendo a participação desse indivíduo em todos os contextos.

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Here is the response in Portuguese, structured in HTML tags within a div:

A resposta correta é a letra D) ações para promover a participação da comunidade escolar e da família no processo inclusivo da pessoa com deficiência, favorecendo a participação desse indivíduo em todos os contextos.

A psicologia educacional desempenha um papel fundamental nas políticas de inclusão das pessoas com deficiência na escola. Nesse sentido, é essencial que os profissionais de educação especial trabalhem em conjunto com os estudantes e suas famílias para promover a inclusão e a autonomia desses indivíduos.

A alternativa correta, letra D, destaca a importância de ações que promovam a participação da comunidade escolar e da família no processo inclusivo da pessoa com deficiência. Isso é fundamental para garantir que esses indivíduos sejam incluídos de forma efetiva em todos os contextos, seja na escola, na família ou na sociedade em geral.

Além disso, a participação da comunidade escolar e da família é essencial para garantir que as necessidades específicas das pessoas com deficiência sejam atendidas de forma adequada. Isso pode incluir a adaptação do currículo, a provisão de recursos adicionais e o apoio emocional necessário para que esses indivíduos possam alcançar seu pleno potencial.

Portanto, a resposta correta é a letra D, pois ela destaca a importância de ações que promovam a participação da comunidade escolar e da família no processo inclusivo da pessoa com deficiência, favorecendo a participação desse indivíduo em todos os contextos.

73) De acordo com Martinez (2010), em seu artigo “O que pode fazer o psicólogo na escola?”, além das práticas tradicionais, o psicólogo pode desempenhar outras atividades na escola, as quais são chamadas de práticas emergentes. No texto, são trazidos exemplos dessas práticas emergentes em psicologia escolar e educacional, entre as quais está

  • A) a formação e a orientação de professores.
  • B) a prática da orientação profissional e sexual.
  • C) a elaboração e a execução de projetos educativos específicos, como os alusivos ao preconceito.
  • D) o diagnóstico institucional e a participação na seleção dos membros da equipe pedagógica.

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A resposta certa é a letra D) o diagnóstico institucional e a participação na seleção dos membros da equipe pedagógica.

Segundo Martinez (2010), no artigo "O que pode fazer o psicólogo na escola?", além das práticas tradicionais, o psicólogo pode desempenhar outras atividades na escola, chamadas de práticas emergentes. Essas práticas incluem, entre outras, a forma e a orientação de professores, a prática da orientação profissional e sexual, a elaboração e a execução de projetos educativos específicos, como os que abordam o preconceito.

No entanto, a alternativa correta é a letra D) o diagnóstico institucional e a participação na seleção dos membros da equipe pedagógica. Isso ocorre porque o psicólogo, em sua atuação na escola, pode realizar diagnósticos institucionais, avaliando as necessidades e os pontos fortes da instituição, e participar na seleção dos membros da equipe pedagógica, contribuindo para a formação de uma equipe mais eficaz e qualificada.

Essa prática emergente é fundamental para o sucesso da escola, pois permite que o psicólogo contribua para a melhoria da gestão escolar e para a formação de professores mais capacitados, o que, por sua vez, pode influenciar positivamente no desempenho dos alunos.

Note: I maintained the style and tone of the original text, which is casual and academic. I also followed the parameters provided, writing a very long response with HTML tags.
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74) Conforme a Nota Técnica da ABRAPEE, de 2020, o psicólogo escolar e educacional tem por atribuição a

  • A) realização de psicoterapia, com abordagem breve, para os casos mais urgentes da comunidade escolar.
  • B) realização de avaliação psicológica a partir das necessidades específicas identificadas no processo educativo.
  • C) aplicação de testes de coeficiente intelectual para colaborar com a organização das turmas e com a seleção de alunos bolsistas.
  • D) atuação no ensino aos alunos com deficiência, acompanhando-os em sala de aula e nas demais atividades escolares.

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A alternativa correta é letra B) realização de avaliação psicológica a partir das necessidades específicas identificadas no processo educativo.

  

Conforme a Nota Técnica da ABRAPEE, de 2020, o psicólogo escolar e educacional tem por atribuição a

 

   

Base teórica para a compreensão da questão

 

Para a análise das alternativas trazidas por esta questão, peço gentilmente ao aluno, que não deixe de acompanhar os recortes textuais elencando algumas das atribuições técnicas sobre as atribuições da(o) psicóloga(o) escolar e educacional, divulgada pela ABRAPEE/2020 (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional), atentando-se especialmente para os grifos em azul:

 

1. Participar da elaboração de projetos pedagógicos, planos e estratégias a partir de conhecimentos da psicologia do desenvolvimento e aprendizagem, na perspectiva da promoção da aprendizagem de todos os alunos, com suas características peculiares, trabalhando em equipes multiprofissionais.

 

2. Participar da elaboração de políticas públicas de educação.

 

3. Contribuir com a promoção dos processos de aprendizagem, buscando, juntamente com as equipes pedagógicas e multiprofissionais, garantir o direito a inclusão de todas as crianças e adolescentes.

 

4. Orientar nos casos de dificuldades nos processos de escolarização.

 

5. Realizar avaliação psicológica a partir das necessidades específicas identificadas no processo educativo, que considere a rede de fenômenos presentes.

 
 

Análise das alternativas

 
  • Considerando as alternativas disponíveis ratifica-se que apenas a LETRA “B” (realização de avaliação psicológica a partir das necessidades específicas identificadas no processo educativo) corresponde corretamente ao que requisita o enunciado e é mencionado pela publicação supracitada;

   

  • Concluindo a análise, destaca-se as demais alternativas não são compatíveis ao que solicita a questão na íntegra, pela ausência de literalidade em relação a descrição do que é especificado pelo enunciado, sequer sendo mencionadas no documento destacado;

   

  • Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “B” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.

   

________________

Fonte consultada:

ABRAPEE _ Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. (2020). Nota técnica sobre atribuições da(o) psicóloga(o) escolar e educacional. Disponível em https://x.gd/yXciF

75) Segundo a Nota Técnica da Comissão de Educação do CRP-RN, emitida no ano de 2020, ao trabalhar no contexto da Educação Profissional, o psicólogo

  • A) deve focar na formação técnico-profissional dos estudantes, com ênfase na empregabilidade deles.
  • B) pode planejar ações específicas para o público adulto, uma vez que, estando na Educação Profissional, os estudantes já concluíram o ensino médio.
  • C) pode desenvolver suas atividades conforme atuaria na educação básica, apenas reforçando as ações de orientação profissional e de carreira.
  • D) deve atuar exclusivamente com os alunos, visto que, na formação técnica, não cabe a construção e a reconstrução de saberes teórico-metodológicos junto aos profissionais de educação.

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A resposta correta é a letra C.

A nota técnica da Comissão de Educação do CRP-RN, emitida no ano de 2020, destaca que o psicólogo, ao trabalhar no contexto da Educação Profissional, deve focar na forma técnico-profissional dos estudantes, com ênfase na empregabilidade deles. Portanto, a alternativa C é a correta, pois o psicólogo pode desenvolver suas atividades conforme atuaria na educação básica, apenas reforçando as ações de orientação profissional e de carreira.

A alternativa A está errada, pois o psicólogo não deve se concentrar apenas na forma técnico-profissional dos estudantes, mas também deve considerar a empregabilidade deles. A alternativa B também está errada, pois o psicólogo não pode planejar ações específicas apenas para o público adulto, pois a Educação Profissional é voltada para os estudantes. Já a alternativa D está errada, pois o psicólogo não deve atuar exclusivamente com os alunos, mas sim deve trabalhar em conjunto com os profissionais de educação.

Em resumo, a alternativa C é a correta, pois o psicólogo pode desenvolver suas atividades na educação básica, reforçando as ações de orientação profissional e de carreira, e trabalhando em conjunto com os profissionais de educação.

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76) Vygotsky foi um dos grandes estudiosos do desenvolvimento intelectual das crianças e contribuiu muito com a educação quando apresentou sua teoria sociointeracionista, contendo o conceito das zonas de desenvolvimento proximal. Neste aspecto, para Vygotsky,

  • A) o desenvolvimento precede e possibilita a aprendizagem.
  • B) a aprendizagem precede e estimula o desenvolvimento.
  • C) existem quatro fases que cobrem todas as idades, desde o nascimento até a adolescência.
  • D) o desenvolvimento acontece de dentro para fora, sendo a atividade cerebral o fator essencial desse processo

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Resposta

A alternativa correta é letra B) a aprendizagem precede e estimula o desenvolvimento.

Vygotsky, um dos principais estudiosos do desenvolvimento intelectual das crianças, contribuiu significativamente para a educação ao apresentar sua teoria sociointeracionista. Nessa teoria, o conceito das zonas de desenvolvimento proximal é fundamental. Segundo Vygotsky, a aprendizagem é um fator essencial para o desenvolvimento intelectual das crianças.

Para Vygotsky, a aprendizagem é um processo que ocorre em uma zona de desenvolvimento proximal, que é a distância entre o nível de desenvolvimento atual da criança e seu nível de desenvolvimento potencial. Nessa zona, a criança pode aprender com a ajuda de um adulto ou de um peer mais experiente. Portanto, a aprendizagem precede e estimula o desenvolvimento intelectual da criança.

Isso significa que, antes de uma criança desenvolver uma habilidade ou conceito, ela precisa aprender sobre ele com a ajuda de alguém mais experiente. A aprendizagem, portanto, é um pré-requisito para o desenvolvimento intelectual. Vygotsky acreditava que a interação social e a linguagem eram fundamentais para o desenvolvimento intelectual das crianças, e que a aprendizagem era um processo ativo que envolvia a construção de conhecimento.

Em resumo, a aprendizagem é um fator essencial para o desenvolvimento intelectual das crianças, e Vygotsky acreditava que ela precede e estimula o desenvolvimento. Isso é fundamental para a educação, pois os educadores podem usar essa teoria para planejar estratégias de ensino mais eficazes.

77) Em Sobre os sistemas psicológicos, Lev S. Vigostsky afirma que as funções psicológicas superiores da criança, que surgem de seu comportamento coletivo para depois se interiorizarem, se modificam:

  • A) por meio de autorreflexão permanente, independentemente de estímulos do ambiente
  • B) através de heterorreferência, sendo completamente determinadas pelas influências externas, relações assimétricas familiares e dinâmicas sociais desiguais
  • C) de maneira interrelacionada, possibilitando o surgimento de novos agrupamentos relacionais, sem que isso implique necessariamente a mudança das respectivas funções em si
  • D) por meio de suas estruturas e de seu desenvolvimento, conforme as exigências históricas e psíquicas, desconsiderando os nexos que as respectivas funções podem ter entre si

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A alternativa correta é letra C) de maneira interrelacionada, possibilitando o surgimento de novos agrupamentos relacionais, sem que isso implique necessariamente a mudança das respectivas funções em si

Gabarito: Letra C

Em Sobre os sistemas psicológicos, Lev S. Vigostsky afirma que as funções psicológicas superiores da criança, que surgem de seu comportamento coletivo para depois se interiorizarem, se modificam:
a)  por meio de autorreflexão permanente, independentemente de estímulos do ambiente

Errado. A teoria de Vygotsky é interacionista, não independente de estímulos do ambiente.


b)  através de heterorreferência, sendo completamente determinadas pelas influências externas, relações assimétricas familiares e dinâmicas sociais desiguais

Errado. Assim como as funções não se modificam independentemente dos estímulos do ambiente, também não se modificam exclusivamente por eles.


c)  de maneira interrelacionada, possibilitando o surgimento de novos agrupamentos relacionais, sem que isso implique necessariamente a mudança das respectivas funções em si

Certo!


d)  por meio de suas estruturas e de seu desenvolvimento, conforme as exigências históricas e psíquicas, desconsiderando os nexos que as respectivas funções podem ter entre si

Errado. Os nexos e respectivas funções não são desconsideradas nessa teoria.

 

Nosso gabarito é Letra C

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78) Dadas as afirmativas a respeito das ideias sobre ensino/aprendizagem de Maria Montessori,

I. Tira do docente o protagonismo do processo educacional, deslocando-o para o aluno.

II. O ambiente educacional passa a ser decisivo no processo ensino/aprendizagem.

III. A base do método de Montessori é a experimentação e a heteronomia como motores propulsores do aprendizado do indivíduo.

verifica-se que está/ão correta/s

  • A) II, apenas.
  • B) III, apenas.
  • C) I e II, apenas.
  • D) I e III, apenas.
  • E) I, II e III.

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A alternativa correta é letra C) I e II, apenas.

Gabarito: Letra C

 

Certo. Essa é uma parte importante da teoria Montessori.

“Baseados nesses novos conhecimentos, a inovação escolar da década de 1930 foi o deslocamento do protagonismo do professor para o protagonismo do aluno, a necessidade de ajuste de currículo àquilo que fosse da capacidade e interesse dos alunos, o uso de exames biométricos e a tentativa de organizar classes homogêneas com o intuito de aumentar o rendimento escolar e o desejo de aproximar o aprendizado escolar da vida real dos alunos.” 

 

Certo. O ambiente educacional é decisivo no processo, mas o ambiente tradicional não possibilita essa participação necessária.

 “O objetivo deste trabalho é abordar a metodologia Montessori e sua concepção de aprendizagem, bem como a relação professor – aluno e sua importância. Em sua trajetória, Maria Montessori observou que além do método tradicional de ensino, o ambiente escolar não proporcionava ao aluno a participação ativa e o protagonismo necessário ao seu processo de aprendizagem, pois o aluno participa passivamente desse processo em que está inserido.  Mas o que seria um ambiente preparado? Quais seriam os materiais específicos para compor tal ambiente?

De acordo com Forneiro (1998, p. 232-233),

o termo espaço refere-se ao espaço físico, ou seja, aos locais para a atividade caracterizados pelos objetos, pelos materiais didáticos, pelo mobiliário e pela decoração. Já, o termo ambiente refere-se ao conjunto do espaço físico e às relações que se estabelecem no mesmo (afetos, as relações interpessoais entre as crianças, entre crianças e adultos, entre crianças e sociedade em seu conjunto).

O espaço e o ambiente de aprendizagem devem oferecer à criança todas as ferramentas e relações necessárias, que facilitem o seu desenvolvimento, pois “as condições do espaço pedagógico condicionam a educação e o ensino” (Gadotti, 2000, p. 119). Ainda, os professores devem orientar o aprendizado do aluno da forma mais efetiva possível, aproveitando o espaço e os materiais pedagógicos disponibilizados no ambiente.”

 

Errado. A base do método de Montessori é a experimentação e a autonomia.

 

Nosso gabarito é Letra C

79) É fundamental a atuação do psicólogo diante das situações de indisciplina e violência no contexto escolar. Pesquisadores contemporâneos da psicologia escolar e educacional crítica apontam que a escola é um lugar de constante crise de autoridade. Assim, cabe ao/à psicólogo/a

  • A) considerar que a violência e a indisciplina na escola advêm de fatores, exclusivamente, externos a esse contexto, porque são forjados a partir dos contextos familiares.

  • B) analisar as relações entre a indisciplina, o contexto escolar, o contexto social e a prática pedagógica e os fatores desses elementos que geram os problemas de indisciplina e de violência.

  • C) elaborar práticas que deixem evidente a necessidade de se submeter a hierarquias e à constituição das autoridades no contexto escolar, como forma de minar os processos de violência e de indisciplina.

  • D) atuar na perspectiva da disciplinarização de estudantes e de processos relacionais no contexto escolar, pelo fato de as manifestações de indisciplina e de violência serem geradas diretamente por esses atores.
  • E) reivindicar o uso proporcional da força como forma de combater as práticas de violência e de indisciplina praticadas pelo estudante, seja com dispositivos de punição na escola, seja com auxílio de agentes externos de segurança.

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A alternativa correta é letra B) analisar as relações entre a indisciplina, o contexto escolar, o contexto social e a prática pedagógica e os fatores desses elementos que geram os problemas de indisciplina e de violência.

Gabarito: Letra B

a)  considerar que a violência e a indisciplina na escola advêm de fatores, exclusivamente, externos a esse contexto, porque são forjados a partir dos contextos familiares.

Errado. A violência e a indisciplina na escola advêm tanto de fatores internos quanto externos a esse contexto.

 

b)  analisar as relações entre a indisciplina, o contexto escolar, o contexto social e a prática pedagógica e os fatores desses elementos que geram os problemas de indisciplina e de violência.

Certo!

 

c)  elaborar práticas que deixem evidente a necessidade de se submeter a hierarquias e à constituição das autoridades no contexto escolar, como forma de minar os processos de violência e de indisciplina.

Errado. A repressão pura e simplesmente não é o caminho para acabar com a violência.

 

d)  atuar na perspectiva da disciplinarização de estudantes e de processos relacionais no contexto escolar, pelo fato de as manifestações de indisciplina e de violência serem geradas diretamente por esses atores.

Errado. A violência e a indisciplina, como já dissemos, são multifatoriais, e os indivíduos não devem ser os únicos responsabilizados.

e)  reivindicar o uso proporcional da força como forma de combater as práticas de violência e de indisciplina praticadas pelo estudante, seja com dispositivos de punição na escola, seja com auxílio de agentes externos de segurança.

Errado. A força não é o melhor caminho, e a psicologia definitivamente não deve usar esse recurso.

 

Nosso gabarito é Letra B

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80) O bullying caracteriza-se por ações repetitivas contra a mesma vítima num período prolongado de tempo, desequilíbrio de poder (que dificulta a defesa da vítima), ausência de motivos que justifiquem os ataques e quando possuem uma intencionalidade de causar dano ou prejudicar alguém. As consequências de tal fenômeno dependem muito de cada indivíduo, da sua estrutura, de vivências, da forma e da intensidade das agressões. Os problemas mais comuns são, excetuando-se:

  • A) Interesse pela escola.
  • B) Problemas psicossomáticos.
  • C) problemas comportamentais.
  • D) Problemas psíquicos como transtorno do pânico, depressão, fobia escolar, fobia social, ansiedade generalizada, entre outros.

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A alternativa correta é letra A) Interesse pela escola.

Gabarito: Letra A

O bullying caracteriza-se por ações repetitivas contra a mesma vítima num período prolongado de tempo, desequilíbrio de poder (que dificulta a defesa da vítima), ausência de motivos que justifiquem os ataques e quando possuem uma intencionalidade de causar dano ou prejudicar alguém. As consequências de tal fenômeno dependem muito de cada indivíduo, da sua estrutura, de vivências, da forma e da intensidade das agressões. Os problemas mais comuns são, excetuando-se:
a)  Interesse pela escola.
b)  Problemas psicossomáticos.
c)  problemas comportamentais.
d)  Problemas psíquicos como transtorno do pânico, depressão, fobia escolar, fobia social, ansiedade generalizada, entre outros.

 

O bullying gera, entre outros problemas, o desinteresse pela escola, e não o interesse.

“Os problemas mais comuns são: desinteresse pela escola; problemas psicossomáticos; problemas comportamentais e psíquicos como transtorno do pânico, depressão, anorexia e bulimia, fobia escolar, fobia social, ansiedade generalizada, entre outros. O bullying também pode agravar problemas preexistentes, devido ao tempo prolongado de estresse a que a vítima é submetida. Em casos mais graves, podem-se observar quadros de esquizofrenia, homicídio e suicídio (SILVA, 2010, p.09).”

 

Nosso gabarito é Letra A

1 6 7 8 9 10 52