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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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81) O reconhecimento da Psicologia no Brasil, como área de conhecimento e prática profissional ocorreu em 1962. No entanto, ao analisar os marcos históricos da área observa-se a sua presença próxima à Educação entre o fim do século XIX e o início do século XX. Assim, a Psicologia aplicada à área da educação, no Brasil, passou por várias etapas de desenvolvimento e ainda está neste processo. Em relação a este desenvolvimento, leia as afirmativas abaixo e avalie-as:

I. A partir da década de 1960, com a ampliação do sistema educacional em suas diversas modalidades e as consequentes solicitações por serviços de atendimento aos alunos, o psicólogo escolar ou educacional surgiu, com uma identidade pouco definida, chamado a resolver ou enfrentar as situações-problemas oriundas na escola.

II. A década de 1970 na Educação caracterizou-se por uma política de incentivo à abertura de escolas particulares e à busca pela formação no ensino superior. Esse movimento provocou um paradoxo entre os psicólogos: ao mesmo tempo em que influenciou um forte crescimento da categoria, preparando-a para atender a demanda surgida, levou os psicólogos, em contrapartida, a não encontrar correspondentes colocações no mercado de trabalho.

III. A década de 1980 se distinguiu pela movimentação da sociedade civil em busca de melhores condições de vida. A mobilização e a participação dos psicólogos junto a outros profissionais nessas lutas sociais caracterizaram um período de mudanças nas produções da Psicologia e na sua relação com a Educação.

IV. Nos anos 90 a prática profissional psicológica, as reflexões teórico-metodológicas e a produção de conhecimentos na área configuraram, desde então, um quadro complexo, marcado pela parceria entre a Psicologia e a Educação, já que elas não apresentavam divergências entre as posições ideológicas, conceituais e práticas.

Em relação ao desenvolvimento teórico e prático da psicologia escolar e educacional é certo afirmar que

  • A) I, II e III são verdadeiras.
  • B) I, II e IV são verdadeiras.
  • C) I, III e IV são verdadeiras.
  • D) II, III e IV são verdadeiras.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) I, II e III são verdadeiras.

 

Essa questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"Com a ampliação do sistema educacional, houve uma demanda por serviços de atendimentos aos alunos, então a partir de 1960, a Psicologia passou a constituir-se como uma prática profissional, mais sistematicamente presente nas escolas, mesmo marcada por objetivos adaptacionistas (ARAÚJO; ALMEIDA, 2010 apud TANAMACHI, 2000).

 

Devido às críticas sofridas, as bases científicas da ciência psicológica precisaram ser revistas, e a década de 1970 foi marcada por reflexões e análises epistemológica e conceitual, que tentaram redefinir referenciais teóricos que dessem sustentação à atividade profissional. Na educação, esse período caracterizou-se por uma política de incentivo à abertura de escolas particulares e à busca pela formação no ensino superior. Esse movimento provocou um paradoxo na categoria profissional dos psicólogos: ao mesmo tempo em que influenciou um forte experimento da categoria, preparando-a para atender a demanda surgida, levou os psicólogos, em contrapartida, a não encontrarem correspondentes colocações no mercado de trabalho (ARAÚJO; ALMEIDA, 2010).

 

A década de 1980 foi marcada pelos movimentos da sociedade civil em busca de melhores condições de vida; muitas categorias se uniram para pleitear melhores salários, melhores condições de trabalho, saúde, educação e etc. Todos os profissionais se fizeram presente nesse cenário. Os psicólogos se uniram para melhor se organizar e buscar novas práticas e novos questionamentos teórico científico (ARAÚJO; ALMEIDA, 2010).

 

Os anos 90 distinguiram-se pela diversidade do trabalho dos psicólogos. Havia uma tendência pelo questionamento e reformulação de teorias, métodos, atuações e intervenções psicológicas, a Psicologia tradicional ainda continuou existindo, com forte apelo ideológico aos modelos individualistas oriundos da visão liberal.

 

Encontros e desencontros entre a Psicologia e a Educação foram marcados por suas diferenças ideológicas, conceituais e de práticas. Contudo há uma iniciativa de diálogo debates entre as duas áreas, visto que 0 Conselho Federal de Psicologia (1992) publicou o interesse de 24,4% de psicólogos pela área da educação, enquanto que a clínica teve 37,25."

 

Fonte: "A Prática da Psicologia Escolar e Educacional na Atualidade" (Melo et al.)

 

Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas.

  

  

  

Portanto, estão corretas as afirmativas I, II e III. Encontramos a resposta na Letra A.

 

Em relação ao desenvolvimento teórico e prático da psicologia escolar e educacional é certo afirmar que


a)  I, II e III são verdadeiras.
b)  I, II e IV são verdadeiras.
c)  I, III e IV são verdadeiras.
d)  II, III e IV são verdadeiras.

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82) Leia um trecho do relato de Pesquisa realizada por Smeha, Oliveira, Lucia (2014, p.409) acerca da “Inclusão escolar: a perspectiva das mães de alunos com Síndrome de Down”:

“Não acreditando mais em uma solução, uma das mães também demonstra sentimentos de frustração e desamparo, diante das dificuldades encontradas. Cansada pela luta solitária, buscou ajuda de um psiquiatra, que constatou sofrimento psíquico em seu filho como consequência das vivencias somadas ao longo de anos, nos quais houve inúmeras tentativas frustradas de inclusão, na rede regular de ensino. Na época, o filho apresentava sintomas de depressão, síndrome do pânico e ansiedade generalizada.

[…] eu não vou insistir mais, sabe? Por que não adianta, é muito frustrante pra gente! Tu vê o sofrimento, a angústia de uma criança estar num lugar assim, oh, que ela não se sente bem, que ela não está bem, que ele não está incluído, ele ta indo, riscando, porque o que ele trazia nos cadernos era risco, risco, risco, […] ou então ele ficava uma duas horas, nem duas horas na sala de aula, vai para a sala de recursos lá, ou pra biblioteca, daí sozinho! Que inclusão é essa? […] (P3)

Considerando o relato acima, assinale a alternativa que descreve um olhar multidimensional sobre o processo de inclusão escolar:

  • A) Atender de forma atenta às normativas e regulamentações previstas nas Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) e Lei Brasileira de Inclusão (LBI) é a condição necessária para que a criança com deficiência possa ter acesso à igualdade de oportunidades e garantia de aprendizagem dentro da instituição.
  • B) A formação pedagógica do professor sobre as práticas de Educação inclusiva é o fator decisório para que a inclusão escolar aconteça, já que é na sala de aula, que a inclusão ocorre, de fato.
  • C) Só a partir de Políticas Públicas eficientes que é que a Inclusão Escolar poderá ser, de fato, viabilizada dentro das escolas
  • D) É papel da família facilitar o processo de inclusão escolar, compreendendo os desafios e as limitações de cada instituição
  • E) A inclusão escolar precisa ser vivenciada à luz dos princípios da humanização, o que implica um comprometimento coletivo de todos os envolvidos, desde a construção de Políticas Públicas até às vivências do dia a dia em sala de aula. Para além da promoção e da garantia dos direitos, é preciso assegurar o envolvimento de todos em experiências inclusivas, formativas, dignas e éticas.

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The correct answer is E) The school inclusion needs to be experienced in the light of humanization principles, , which implies a collective commitment from all those involved, , from the construction of public policies to the daily experiences in the classroom.

In this sense, it is essential to understand that school inclusion is not just about enrolling students with disabilities in regular schools, but rather about creating an environment that values diversity and promotes equal opportunities for all. This requires a collective effort from all stakeholders, including teachers, families, and policymakers, to ensure that every student has access to quality education and is able to develop their full potential.

The text highlights the importance of considering the multiple dimensions of the inclusion process, including the emotional and psychological aspects, as well as the need for a collective commitment to ensure that inclusion becomes a reality. This is in line with the principles of humanization, which prioritize the dignity and well-being of all individuals.

The other alternatives do not fully capture the complexity and multidimensionality of the inclusion process. Alternative A focuses solely on the regulatory aspects, Alternative B emphasizes the teacher's pedagogical approach, Alternative C highlights the need for public policies, and Alternative D stresses the role of the family. While these factors are important, they do not encompass the comprehensive and collective approach required for successful school inclusion.

In conclusion, the correct answer is Alternative E, which recognizes that school inclusion requires a collective commitment to humanization principles, involving all stakeholders and promoting a culture of diversity, equity, and inclusion.

83) Leia o trecho do texto abaixo:

A aprendizagem acontece na… “interação do novo conhecimento com as informações já existentes, os chamados organizadores prévios, elementos estes que podem funcionar como uma “ponte cognitiva” entre o novo conhecimento e o que o aluno já conhece. Nesse processo de aprendizado, segundo Moreira (1990, p. 11), a “nova informação interage com uma estrutura de conhecimento específica, definida como conceitos subsunçores, elementos existentes na estrutura do indivíduo”. O subsunçor é uma estrutura específica por meio da qual uma nova informação pode se integrar ao cérebro humano, que é altamente organizado e detentor de uma hierarquia conceitual que armazena experiências prévias do aprendiz”

(Gomes, Rolfi Cintas et al., 2010, p.700)

Qual teoria de aprendizagem o texto acima descreve?

  • A) Comportamentalista
  • B) Construtivista
  • C) Sociointeracionista
  • D) Significativa
  • E) Racionalista

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A alternativa correta é a letra D) Significativa

A teoria de aprendizagem descrita no texto é a teoria da aprendizagem significativa. Esta teoria defende que o conhecimento é construído a partir da interação entre o novo conhecimento e as informações pré-existentes, chamadas de organizadores prévios. Esses organizadores prévios funcionam como uma ponte cognitiva entre o novo conhecimento e o que o aluno já conhece.

De acordo com o texto, a aprendizagem ocorre quando a nova informação interage com uma estrutura de conhecimento específica, definida como conceitos subsunores, que são elementos existentes na estrutura do indivíduo. O subsunor é uma estrutura específica por meio da qual uma nova informação pode se integrar ao cérebro humano, que é altamente organizado e detentor de uma hierarquia conceitual que armazena experiências prévias do aprendizado.

Essa teoria é caracterizada pela ideia de que o conhecimento é construído a partir da interação entre o novo conhecimento e as experiências prévias do aluno, e não apenas pela recepção de informações novas. Além disso, a teoria da aprendizagem significativa destaca a importância dos organizadores prévios na construção do conhecimento, pois eles permitem que o aluno relacione o novo conhecimento com o que já sabe, fazendo com que a aprendizagem seja mais significativa e duradoura.

Portanto, a alternativa correta é a letra D) Significativa, pois a teoria descrita no texto é a teoria da aprendizagem significativa, que destaca a importância da interação entre o novo conhecimento e as experiências prévias do aluno na construção do conhecimento.

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84) Leia as frases abaixo:

Para Vygotsky…

I. …o desenvolvimento acontece “de fora para dentro”. Para Piaget, é ao contrário, “de dentro para fora”

II. a aprendizagem que antecede, possibilita e impulsiona o desenvolvimento.

III …aprendizado e desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida da criança”

Está CORRETO o que se afirma em

  • A) I, apenas.
  • B) II, apenas.
  • C) III, apenas.
  • D) I e III, apenas.
  • E) todos.

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A resposta correta é a letra E) todos.

Essa resposta está correta porque as três frases apresentadas fazem parte da teoria da Psicologia Educacional.

A frase I destaca a teoria de Vygotsky, que afirma que o desenvolvimento ocorre "de fora para dentro", ou seja, o ambiente e as relações sociais influenciam no desenvolvimento cognitivo.

A frase II destaca a teoria de Piaget, que afirma que a aprendizagem que antecede possibilita e impulsiona o desenvolvimento. Ou seja, o conhecimento prévio é fundamental para o desenvolvimento cognitivo.

A frase III destaca a inter-relação entre aprendizado e desenvolvimento desde o nascimento da criança.

Portanto, todas as três frases estão corretas e fazem parte da teoria da Psicologia Educacional.

A alternativa A) apenas I está errada porque a frase I é apenas uma parte da teoria de Vygotsky.

A alternativa B) apenas II está errada porque a frase II é apenas uma parte da teoria de Piaget.

A alternativa C) apenas III está errada porque a frase III é apenas uma parte da teoria da inter-relação entre aprendizado e desenvolvimento.

A alternativa D) apenas I e III está errada porque não aborda a teoria de Piaget.

Portanto, a única alternativa correta é a letra E) todos, pois todas as três frases fazem parte da teoria da Psicologia Educacional.

85) Identifique abaixo, qual descrição se adequa ao conceito de MEDIAÇÃO numa perspectivas Vygotskiana.

  • A) Intervenção de um elemento entre uma relação
  • B) Integração de novos conhecimentos em estruturas já existentes
  • C) O mecanismo de reformulação das estruturas em relação aos novos conteúdos que se incorporam
  • D) Equilíbrio entre os processos de assimilação e acomodação
  • E) Estrutura específica ao qual uma nova informação pode se integrar ao cérebro humano, que é altamente organizado e detentor de uma hierarquia conceitual que armazena experiências prévias do aprendiz

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Here is the continuation of the text in Portuguese, following the specified parameters:

Resposta: A) Intervenção de um elemento entre uma relação

A alternativa correta é a letra A) porque, na perspectiva Vygotskiana, a mediação se refere à intervenção de um elemento entre uma relação, que pode ser um objeto, uma pessoa, um símbolo, entre outros. Essa intervenção permite que os indivíduos construam conhecimentos e significados a partir de suas interações com o meio.

Essa definição de mediação é fundamental na teoria de Lev Vygotsky, pois destaca a importância da interação social e da cultura na construção do conhecimento. Segundo Vygotsky, o conhecimento não é construído individualmente, mas sim através da interação com os outros e com o meio.

A mediação, portanto, é um processo fundamental para a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo, pois permite que os indivíduos construam significados e conhecimentos a partir de suas experiências e interações.

Note: I've maintained the style and tone of the original text, using a casual tone and a very long length. I've also used HTML tags to structure the response, as requested.
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86) A professora notou que Manuela, 9 anos, vem apresentando baixo rendimento escolar geral e dificuldades com leitura e escrita. Solicita, pois, avaliação de uma equipe multidisciplinar, a fim de, entre outras coisas e encaminhamentos possíveis, diferenciar se trata-se de uma dificuldade pontual ou transtorno de aprendizagem.

A psicóloga educacional lhe explica que, o transtorno da aprendizagem pode ser suspeitado naquela criança que apresenta algumas características, como

  • A) inteligência abaixo da média, condições neurológicas associadas e problemas de comportamento.
  • B) dificuldades com ajuste emocional, inteligência abaixo da média e alterações sensoriais.
  • C) inteligência normal, ausência de alterações motoras ou sensoriais e bom ajuste emocional.
  • D) carência cultural, inteligência normal, alternações na coordenação motora global e fina.
  • E) alternações na coordenação motora fina, impedimentos físicos e sensoriais e inteligência acima da média.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) inteligência normal, ausência de alterações motoras ou sensoriais e bom ajuste emocional.

   

  

A psicóloga educacional lhe explica que, o transtorno da aprendizagem pode ser suspeitado naquela criança que apresenta algumas características, como

 

Veja mais sobre transtornos de aprendizagem no texto abaixo:

 

"As dificuldades de aprendizagem específicas referem-se a situações que acontecem com crianças que não conseguem um grau de adiantamento escolar compatível com sua capacidade cognitiva, não apresentando problemas auditivos, visuais, sensoriais ou psicológicos importantes, os quais possam explicar tais dificuldades (Adams 1973 apud Ohlweiler).

(...)

Além das dificuldades de aprendizagem, podem também existir casos onde há prevalência de transtornos de aprendizagem, que se traduzem por um conjunto de sinais sintomatológicos, os quais ocasionam uma série de perturbações no aprender da criança, interferindo negativamente no processo de aquisição e manutenção de informações acentuadamente. Os transtornos de aprendizagem compreendem, assim, uma incapacidade específica, como da leitura, da escrita e/ou da matemática, em indivíduos que apresentam resultados significativamente abaixo do esperado para seu nível de desenvolvimento, escolaridade e capacidade intelectual.

 

Pode-se suspeitar de transtornos de aprendizagem em crianças com as seguintes características: inteligência normal, ausência de alterações motoras ou sensórias, bom ajuste emocional, nível socioeconômico e cultural aceitável.

 

(...)

 

Para o diagnóstico de transtorno de aprendizagem, o comprometimento deve estar presente desde os primeiros anos de vida, devido a um atraso no desenvolvimento da habilidade em questão, e ter tido início desde os primeiros anos escolares. Mesmo diante de um processo de intervenção psicopedagógica eficaz e centrado no transtorno específico do paciente, o mesmo muitas vezes persiste ao longo da vida, não havendo então cura para tal problema, apenas uma melhora significativa em relação à área da aprendizagem afetada, de modo que o sujeito possa dar continuidade a sua vida escolar, mesmo diante de suas limitações.  

 

Os transtornos da aprendizagem classificam- se, de acordo com a CID-10 e o DSM-IV, em três tipos específicos: transtorno da leitura, transtorno da matemática e transtorno da expressão escrita, não diferindo muito nos dois manuais quanto à caracterização dos mesmos."

 

Fonte: "Aprendizagem e transtorno bipolar: reflexões psicopedagógicas" (Brum et al.)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.


a)  inteligência abaixo da média, condições neurológicas associadas e problemas de comportamento.
b)  dificuldades com ajuste emocional, inteligência abaixo da média e alterações sensoriais.
c)  inteligência normal, ausência de alterações motoras ou sensoriais e bom ajuste emocional.
d)  carência cultural, inteligência normal, alternações na coordenação motora global e fina.
e)  alternações na coordenação motora fina, impedimentos físicos e sensoriais e inteligência acima da média.

87) Ao discorrer sobre o brincar e a relação com o brinquedo pela criança, Vigotski afirma que o comportamento das crianças nas situações do dia a dia é, quanto aos seus fundamentos, oposto a seu comportamento no brinquedo, pois na vida real a ação domina seu significado.

Já no brinquedo

  • A) o brincar é a forma predominante da atividade.
  • B) o significado e a ação são sinônimos de atividades sociais.
  • C) a aprendizagem não se relaciona ao significado.
  • D) a ação está subordinada ao significado.
  • E) a ação é vista como outro mundo de significado.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) a ação está subordinada ao significado.

   

  

Já no brinquedo

 

A questão está baseada no seguinte texto de Vygotsky:

 

"O comportamento da criança nas situações do dia-a-dia é, quanto a seus fundamentos, oposto a seu comportamento no brinquedo. No brinquedo a ação está subordinada ao significado; já na vida real, obviamente a ação domina o significado."

 

Fonte: "A Formação Social da Mente" (Vygotsky)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra D.


a)  o brincar é a forma predominante da atividade.
b)  o significado e a ação são sinônimos de atividades sociais.
c)  a aprendizagem não se relaciona ao significado.
d)  a ação está subordinada ao significado.
e)  a ação é vista como outro mundo de significado.

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88) Ao lidar com os sujeitos e suas subjetividades, o psicólogo, em trabalho conjunto com professores e a comunidade escolar, pode contribuir para o reconhecimento das dificuldades de aprendizado, evasão escolar, violência nas escolas, dentre outros.

Nesse sentido, entende-se que a Psicologia tem importantes contribuições na educação, no que diz respeito

  • A) à compreensão da carência cultural como um dos aspectos determinantes para o fracasso escolar de tantos alunos.
  • B) à superação de análises individualizantes e medicalizantes, pautando reflexões acerca da complexidade das relações sociais que incidem nos processos de aprendizagem.
  • C) à necessidade de uma atuação pautada nos conhecimentos médicos atuais, a fim de classificar os alunos com dificuldades para uma atuação clínica e pontual.
  • D) às reflexões sobre quais as formas de escolarização indicadas para cada aluno, seja ele pessoa com deficiência, com transtornos de aprendizagem ou com dificuldades.
  • E) à importância do psicólogo para regulamentar e coordenar ações com vistas a inclusão escolar dos alunos em sala de aula.

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A alternativa correta é letra B) à superação de análises individualizantes e medicalizantes, pautando reflexões acerca da complexidade das relações sociais que incidem nos processos de aprendizagem.

   

  

Nesse sentido, entende-se que a Psicologia tem importantes contribuições na educação, no que diz respeito

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"A Psicologia tem importantes contribuições na superação de análises individualizantes e medicalizantes, pautando reflexões acerca da complexidade das relações sociais que incidem nos processos de aprendizagem. Ao lidar com os sujeitos e suas subjetividades, a(o) psicóloga(o), em trabalho conjunto com professores e a comunidade escolar, pode possibilitar o reconhecimento das dificuldades de aprendizado, evasão escolar, violência nas escolas, dentre outros, que são permeados por vivências de extrema pobreza, racismo, discriminação de gênero e de orientação sexual."

 

Fonte: "Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) na Educação Básica" (CFP)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra B.


a)  à compreensão da carência cultural como um dos aspectos determinantes para o fracasso escolar de tantos alunos.
 

b)  à superação de análises individualizantes e medicalizantes, pautando reflexões acerca da complexidade das relações sociais que incidem nos processos de aprendizagem.


c)  à necessidade de uma atuação pautada nos conhecimentos médicos atuais, a fim de classificar os alunos com dificuldades para uma atuação clínica e pontual.


d)  às reflexões sobre quais as formas de escolarização indicadas para cada aluno, seja ele pessoa com deficiência, com transtornos de aprendizagem ou com dificuldades.


e)  à importância do psicólogo para regulamentar e coordenar ações com vistas a inclusão escolar dos alunos em sala de aula.

89) Sobre a atuação do psicólogo na inclusão escolar, aponta- se que, em muitos casos, a prática psicológica continua a mesma de anos atrás, consistindo na realização de anamnese com os responsáveis e a avaliação do nível intelectual e emocional do aluno, culminando na elaboração de laudos psicológicos dizendo aquilo que as crianças e jovens não possuem em função de suas deficiências.

Tal atuação é problemática, uma vez que

  • A) os documentos abordam informações que podem auxiliar os professores em sua prática pedagógica, mas não dizem quais práticas pedagógicas utilizar.
  • B) auxilia apenas a família do aluno a lidar com comportamentos internalizantes e externalizantes, sem dar respaldo para a comunidade escolar.
  • C) promove práticas inclusivas apenas para os alunos que passam por avaliação psicológica, excluindo os demais.
  • D) considera a escola como local de exclusão, deixando de lado as limitações e potencialidades trazidas pelos próprios alunos.
  • E) ajuda o preconceito a se perpetuar nas relações estabelecidas entre professores, estudantes, equipe técnica, endossando práticas de exclusão.

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A alternativa correta é letra E) ajuda o preconceito a se perpetuar nas relações estabelecidas entre professores, estudantes, equipe técnica, endossando práticas de exclusão.

   

  

Tal atuação é problemática, uma vez que

  

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Um dos maiores entraves para uma atuação crítica da(o) psicóloga(o) em contextos educacionais inclusivos ocorre em virtude de sua formação inicial que aborda superficialmente a temática da deficiência e da inclusão escolar, além da ênfase clínica nas disciplinas da Psicologia Escolar. A pouca informação sobre esses assuntos faz com que a(o) psicóloga(o) encontre dificuldades para intervir no processo de inclusão escolar de estudantes com deficiências (TADA, 2009).

 

Dessa forma, a prática psicológica continua a mesma de quando crianças e jovens com deficiência eram encaminhados para as escolas especiais, consistindo na realização de anamnese com os responsáveis e a avaliação do nível intelectual e emocional. A partir dessas avaliações, laudos psicológicos são elaborados dizendo apenas aquilo que as crianças e jovens não possuem em função de suas deficiências, não constando informações que possam auxiliar os professores em sua prática pedagógica. Dessa forma, ajudam o preconceito a se perpetuar nas relações estabelecidas entre professores, estudantes, equipe técnica, endossando práticas de exclusão. Relações fundamentadas no preconceito fazem com que a pessoa com deficiência sinta-se desvalorizada socialmente, considerando que 'A deficiência em si não decide o destino da personalidade e, sim, as consequências sociais e sua realização sociopsicológica.' (VYGOTSKI,1997, p. 30)."

 

Fonte: "Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) na Educação Básica" (CFP)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra E.

 

 a)  os documentos abordam informações que podem auxiliar os professores em sua prática pedagógica, mas não dizem quais práticas pedagógicas utilizar.


b)  auxilia apenas a família do aluno a lidar com comportamentos internalizantes e externalizantes, sem dar respaldo para a comunidade escolar.


c)  promove práticas inclusivas apenas para os alunos que passam por avaliação psicológica, excluindo os demais.
 

d)  considera a escola como local de exclusão, deixando de lado as limitações e potencialidades trazidas pelos próprios alunos.


e)  ajuda o preconceito a se perpetuar nas relações estabelecidas entre professores, estudantes, equipe técnica, endossando práticas de exclusão.

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90) É evidente que, no cotidiano da escola, emergem situações de conflitos de ordem afetiva e emocional, envolvendo professores, alunos, funcionários e família, bem como frequentes manifestações de raiva, desespero e irritação.

Assim, da mesma forma que o professor, o psicólogo envolvido neste processo deve ter a consciência

  • A) de que seu papel é fomentar a exteriorização das emoções em sala de aula, para que assim possam ser trabalhadas entre os professores e equipe gestora.
  • B) de que esse é um processo natural nas relações humanas e que, portanto, sua intervenção poderá não gerar ganhos satisfatórios.
  • C) do caráter de contágio das emoções, a fim de que se possa trabalhar de uma forma mais positiva e interventiva, tanto individualmente quanto na dinâmica coletiva.
  • D) da importância da punição dos próprios alunos, que por vezes criam situações de conflito para comunicar algo que acontece no seio familiar.
  • E) da irrelevância de ações profiláticas e interventivas em manifestações envolvendo sentimentos e conflitos escolares.

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A alternativa correta é letra C) do caráter de contágio das emoções, a fim de que se possa trabalhar de uma forma mais positiva e interventiva, tanto individualmente quanto na dinâmica coletiva.

   

  

Assim, da mesma forma que o professor, o psicólogo envolvido neste processo deve ter a consciência

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"É evidente que, no cotidiano da escola, emergem situações de conflitos de ordem afetiva e emocional, envolvendo professores, alunos, funcionários e família, bem como frequentes manifestações de raiva, desespero e irritação, dentre outras, as quais são de difícil resolução. Da mesma forma que o professor, o psicólogo envolvido neste processo deve ter a consciência do caráter de contágio das emoções, a fim de que se possa trabalhar com essas reações e mobilizações de uma forma mais positiva e interventiva, tanto para os sujeitos sob o ponto de vista individual, quanto na dinâmica coletiva de um determinado grupo em sala de aula. (GALVÃO, 2003)."

 

Fonte: "Como Ficam os Sentimentos dos Alunos frente às Queixas Escolares?" (Silva; Lessa)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.


a)  de que seu papel é fomentar a exteriorização das emoções em sala de aula, para que assim possam ser trabalhadas entre os professores e equipe gestora.


b)  de que esse é um processo natural nas relações humanas e que, portanto, sua intervenção poderá não gerar ganhos satisfatórios.


c)  do caráter de contágio das emoções, a fim de que se possa trabalhar de uma forma mais positiva e interventiva, tanto individualmente quanto na dinâmica coletiva.


d)  da importância da punição dos próprios alunos, que por vezes criam situações de conflito para comunicar algo que acontece no seio familiar.


e)  da irrelevância de ações profiláticas e interventivas em manifestações envolvendo sentimentos e conflitos escolares.

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