Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Para Alencar (2003), os problemas evidenciados pelos alunos que se destacam por suas habilidades superiores estão relacionados à frustração e falta de estímulo diante de programas acadêmicos monótonos e repetitivos que não favorecem o desenvolvimento e expressão de seu potencial superior.

 

Considerando as características dos indivíduos com altas habilidades, qual problema não corresponde à característica da superdotação?

 

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D)

GRANDE SENSO DE HUMOR: Repulsa por uma estrutura rígida de aula, rebeldia e oposição às pressões sociais dos adultos, incompreensão por parte de pais, educadores e pares.

Gabarito Letra D

 

Considerando as características dos indivíduos com altas habilidades, qual problema não corresponde à característica da superdotação?

 

Vejamos como Pardó e Fernandes (2002) fazem essa associação:

Perfeccionismo: expectativas pouco realistas e muitas horas de trabalho com baixa produtividade.

 

Hipersensibilidade do sistema nervoso: hiperatividade e distração que levam à déficits de atenção.

 

Iniciativa e autossuficiência: tendência em dominar as discussões e atividades.

 

Poder de concentração e comportamento dirigido para metas: resistência à interrupções e obstinação.

 

Avançadas estratégias de análise e resolução de problemas, percepção de relações complexas entre ideias e fatos: impaciência com os detalhes, resistência com a rotina.

 

Originalidade e criatividade: pensamento divergente, a percepção dos pares quanto a esses aspectos provoca a discriminação e sentimentos de inconformismo.

 

Aprendizagem eficiente, boa memória, extensa base de conhecimentos e capacidade de observação: desenvolvimento de hábitos improdutivos de trabalho, pouca dedicação e interesse pela busca de novas estratégias de resolução de problemas e baixo rendimento acadêmico.

 

Independência e inconformismo: repulsa por uma estrutura rígida de aula, rebeldia e oposição às pressões sociais dos adultos, incompreensão por parte de pais, educadores e pares.

 

Grande senso de humor: podem revelar-se indivíduos sarcásticos e ofender aos que os rodeiam."

 

Percebemos que na Letra D, a alternativa relaciona grande senso de humor com “repulsa por uma estrutura rígida de aula, rebeldia e oposição às pressões sociais dos adultos, incompreensão por parte de pais, educadores e pares.”, que é o problema da independência e conformismo.

 

Nosso gabarito é, então, Letra D.

 

Referência

PARDO,R: FERNANDEZ, S. (2002). Alumnos superdotados con dificultades de aprendizaje: combinación de caracteristicas, pero uma única realidad. Sobredotação, 3, pg. 124-134.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *