Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Para Ausubel (1968), o principal fator que influencia a aprendizagem é a estrutura cognitiva daquele que aprende. Segundo sua teoria, a estrutura cognitiva do ser humano é organizada hierarquicamente. Isto significa que, se a estrutura cognitiva de um aluno for organizada adequadamente, será mais fácil a aprendizagem e a retenção de um assunto novo. Esses postulados pertencem à:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Teoria da aprendizagem significativa.

 

Para Ausubel (1968), o principal fator que influencia a aprendizagem é a estrutura cognitiva daquele que aprende. Segundo sua teoria, a estrutura cognitiva do ser humano é organizada hierarquicamente. Isto significa que, se a estrutura cognitiva de um aluno for organizada adequadamente, será mais fácil a aprendizagem e a retenção de um assunto novo. Esses postulados pertencem à:

 

a)  Teoria da aprendizagem cognitiva.

INCORRETA. Sob essa nomenclatura “Teoria da aprendizagem cognitiva” nenhuma abordagem encontra-se atrelada de forma específica. Porém, considerando as abordagens presentes na psicologia, o Cognitivismo é uma das perspectivas que podem, por exemplo, ser mencionada. Sobre o Cognitivismo, Castañon (2006) destaca:

“...o cognitivismo foi definido por Penna (1984) como sendo marcado por cinco características principais. A primeira é a centralidade do conceito de regra para explicar o processamento cognitivo e o comportamento. A segunda o comprometimento com uma visão construtivista dos processos cognitivos. A terceira pela concepção do comportamento humano como orientado a metas. A quarta a imagem de um sujeito ativo, e não reativo como o da tradição positivista. Por fim, a quinta seria a recuperação do conceito de consciência na psicologia.”

 

b)  Teoria da aprendizagem significativa.

CORRETA. David Ausubel é um dos principais teóricos defensores do método de “Aprendizagem significativa”. Em síntese, esta forma de aprendizagem pode ser definida basicamente, como quando uma nova ideia ou noção é somada aos conhecimentos já existentes de um estudante mediante uma questão enfatizada pelo instrutor. Dessa forma, ocorreria uma ampliação do saber prévio do aluno, além da agregação de novos significados, considerando um novo conhecimento que teria sido integrado. Para Ausubel, a estrutura cognitiva costuma organizar-se de forma hierárquica, de acordo com o nível de abstração, generalidade e inclusividade de seus conteúdos. Na perspectiva da teoria ausubeliana, o conhecimento prévio, isto é a estrutura cognitiva do aprendiz, é o elemento principal para a ocorrência da aprendizagem significativa.

 

c)  Teoria da inteligência emocional.

INCORRETA. Conforme Woyciekoski & Hutz (2009):

“A Inteligência Emocional (IE) constitui um construto psicológico recente, e um dos aspectos da inteligência mais discutidos na atualidade. Ela reflete, sobretudo, o estudo das interações entre emoção e inteligência, o que nos permite inferir a complexidade do campo conceitual, bem como as dificuldades metodológicas daí decorrentes.”

 

d)  Teoria das inteligências múltiplas.

INCORRETA. Segundo Garutti (2012, p.292):

“A Teoria das Inteligências Múltiplas foi desenvolvida por Howard Gardner, psicólogo da Universidade de Harvard na década de 70. Após anos de estudos publicou seu primeiro livro, “Estruturas da Mente”, no ano de 1983, o qual gerou um grande impacto na área da educação, porque se acreditava que através da Teoria das Inteligências Múltiplas muitos problemas no campo educacional poderiam ser resolvidos, e o mesmo poderia surtir como progresso educacional.”

 

_______________

Fonte consultada:

 

Arja Castañon, Gustavo. (2006). John Searle e o cognitivismo. Ciências & Cognição8, 096-109. Recuperado em 27 de julho de 2020, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-58212006000200011&lng=pt&tlng=pt.

 

Garutti, G. (2012). A teoria das inteligências múltiplas como conceito de educação ambiental. Revista Intersaberes7(14), 291-308.

 

Woyciekoski, Carla, & Hutz, Claudio Simon. (2009). Inteligência emocional: teoria, pesquisa, medida, aplicações e controvérsias. Psicologia: Reflexão e Crítica22(1), 1-11. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000100002

 

Aprendizagem Significativa: um Conceito Subjacente. Em Moreira, M.A., Caballero, M.C. e Rodríguez, M.L. (orgs.) (1997). Actas del Encuentro Internacional sobre el Aprendizaje Significativo. Burgos, España. pp. 19-44.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *