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Para Harper et al. (2000), a escola não pode ser pensada como uma categoria abstrata, portadora de uma natureza imutável. A escola não pode ser lograda fora da compreensão de algo mais abrangente que ela: a sociedade mesma na qual está inserida. Desse modo, a escola não pode ser concebida desagarrada do contexto histórico-social, econômico e político da sociedade.


HARPER, B. et al. Cuidado, escola!: desigualdade, domesticação e algumas saídas. São Paulo: Brasiliense, 2000.


Assinale a alternativa que está em DESACORDO com a concepção de escola defendida pelos autores.

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Resposta:

A alternativa correta é letra B) É possível notar diferenças nas condições materiais de vida, como o local da residência, o tipo de família, o meio ambiente, o tempo de que os pais dispõem para se ocupar das crianças e ajudá-los nos deveres escolares, porém essas diferenças não desempenham um papel decisivo nos resultados obtidos pelos alunos das escolas.

Gabarito Letra B

Assinale a alternativa que está em DESACORDO com a concepção de escola defendida pelos autores.


a)  É possível notar diferenças socioindividuais entre crianças oriundas de um meio mais favorecido e crianças oriundas de meios menos favorecidos, e se a escola tratar todas igualmente, significa não apenas manter a desigualdade, mas até aumentá-la.

Certo. Considerando que a escola tradicional tem uma estrutura que se assemelha a realidade das crianças mais favorecidas economicamente, e se distancia das menos, manter essa estrutura e continuar tratando essas crianças de forma igual só aumenta a desigualdade entre elas.


b)  É possível notar diferenças nas condições materiais de vida, como o local da residência, o tipo de família, o meio ambiente, o tempo de que os pais dispõem para se ocupar das crianças e ajudá-los nos deveres escolares, porém essas diferenças não desempenham um papel decisivo nos resultados obtidos pelos alunos das escolas.

Errado! Desempenha um papel muito decisivo, de sentimento de fracasso e exclusão nas crianças que não tem acesso a esses recursos.


c)  As crianças das classes mais favorecidas podem estar habituadas desde a mais tenra infância à linguagem que a escola exige. Os livros e jornais podem fazer parte de seu universo familiar. Por isso, essas crianças podem se sentir mais à vontade na escola: suportarão melhor as obrigações escolares, entrarão mais facilmente no jogo da expressão verbal e do raciocínio abstrato.

Certo. Veja:

“Ora, a "cultura" da escola e a cultura do meio ambiente onde vivem as classes privilegiadas. As crianças dessas classes mais favorecidas estão habituadas desde a mais tenra infância a linguagem que a escola exige. Os textos escritos, livros e jornais, fazem parte de seu universo familiar e são percebidos como fonte de prazer e de informação. Essas crianças sentem-se, assim, naturalmente a vontade na escola: mesma linguagem, mesma presença do livro, mesma cultura.”


d)  As crianças dos meios populares podem sentir grande estranheza diante da linguagem, normas e valores da escola, que podem ser totalmente diferentes daqueles a que estão habituadas. Esse mal-estar experimentado pelas crianças dos meios menos favorecidos pode desembocar em uma atitude de recusa da escola com uma instalação progressiva numa situação de fracasso.

Certo.

“Ao inverso, as crianças dos meios populares sentem grande estranheza diante da linguagem, normas e valores da escola, que são totalmente diferentes daqueles a que estão habituadas. Elas se sentirão ainda mais inferiorizadas pelo fato de não poderem trazer para a escola sua maneira de falar e sua experiencia na família e no bairro menos favorecido. Elas se sentirão perdidas diante da falta de sentido e utilidade imediata dos exercícios escolares, confusas pelo lado artificial das situações vividas na sala de aula. Este mal-estar experimentado pelas crianças dos meios menos favorecidos pode desembocar numa atitude de recusa da · escola, que se traduz em erros constantes, num mutismo dentro da sala de aula, em suma, na instalação progressiva do aluno numa situação de fracasso.”

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

HARPER, B. et al. Cuidado, escola!: desigualdade, domesticação e algumas saídas. São Paulo: Brasiliense, 2000.

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