Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Para Sargiani e Maluf (2018), como é chamada a perspectiva sobre a aquisição da linguagem que considera que a leitura e a escrita se desenvolvem na sequência do desenvolvimento da linguagem oral, que possui uma menor ênfase no ensino de relações entre letras e sons, uma vez que se espera que as crianças desenvolvam a linguagem escrita naturalmente, e que enfatiza abordagens mais holísticas?

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E) Alfabetização emergente.

 

Para Sargiani e Maluf (2018), como é chamada a perspectiva sobre a aquisição da linguagem que considera que a leitura e a escrita se desenvolvem na sequência do desenvolvimento da linguagem oral, que possui uma menor ênfase no ensino de relações entre letras e sons, uma vez que se espera que as crianças desenvolvam a linguagem escrita naturalmente, e que enfatiza abordagens mais holísticas?

 

A banca utiliza o artigo "Linguagem, Cognição e Educação Infantil: Contribuições da Psicologia Cognitiva e das Neurociências" de Sargiani e Maluf (2018) para elaborar essa questão. Vamos observar as três abordagens definidas no texto:

 

1ª Abordagem - Prontidão Para a Leitura

 

A primeira é uma abordagem maturacional, conhecida como prontidão para a leitura. Dessa concepção deriva-se a ideia de que é preciso atingir uma certa idade e ter um desenvolvimento mínimo de diferentes habilidades para estar apto (pronto) a aprender a ler e a escrever.

 

Assim, nessa abordagem é proposta a criação de testes para avaliar os níveis de conhecimentos e habilidades das crianças antes da alfabetização e determinar se estão prontas para serem ensinadas.

(...)

 

2ª Abordagem - Literacia Emergente ou Alfabetização Emergente

 

A segunda abordagem, também desenvolvimental, é a chamada literacia emergente ou alfabetização emergente e considera que a leitura e a escrita se desenvolvem na sequência do desenvolvimento da linguagem oral, i.e., existe uma continuidade do desenvolvimento da linguagem oral para a linguagem escrita.

 

Nessa perspectiva, as crianças são caracterizadas como desenvolvendo, desde muito cedo, conceitos sobre os componentes da leitura e da escrita, e seus desempenhos nas diferentes tarefas relacionadas à alfabetização são colocados em um continuum desenvolvimental.

 

Essa abordagem conduz a uma menor ênfase no ensino de relações entre letras e sons, uma vez que se espera que as crianças desenvolvam a linguagem escrita naturalmente, por isso enfatizam-se abordagens mais holísticas que incluem muitas atividades de linguagem oral, leitura oral de textos feita pelas professoras e o uso de desenhos, cantigas e parlendas, como nas propostas derivadas da teoria da psicogênese da linguagem escrita (Ferreiro & Teberosky, 1999)

(...)

 

3ª Abordagem - Aprendizagem da Linguagem Escrita

 

A terceira abordagem, da qual compartilhamos, considera que ler e escrever é um tipo específico de aprendizagem. As habilidades de leitura e de escrita são aprendidas e por esta razão devem ser ensinadas, pois não se desenvolvem naturalmente.

 

Embora a aprendizagem da linguagem escrita se fundamente sobre as bases do desenvolvimento linguístico e cognitivo, na verdade as crianças precisam ser ensinadas sobre como a escrita mapeia a fala e como se deve ler e escrever.

 

Depois de aprendido o mecanismo básico é que as crianças progridem ampliando e modificando seus conhecimentos; nesse sentindo passam a desenvolver as habilidades de leitura e escrita, o que é descrito em modelos teóricos como fases ou estágios do desenvolvimento da linguagem escrita

  

Percebemos, portanto, que a perspectiva que a questão deseja é chamada de literacia emergente ou alfabetização emergente.

  

a)  Prontidão para a leitura.

 

Vimos acima que não é a Prontidão para a Leitura que a questão pediu.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  Aprendizagem holística.

 

A abordagem holística tem relação com a perspectiva, porém não é esse o nome dado. O nome é literacia emergente ou alfabetização emergente.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  Aprendizagem natural.

 

Não há, entre as abordagens citadas, uma chamada de aprendizagem natural.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  Alfabetização sequencial.

 

Também não há, entre as abordagens citadas, uma chamada de alfabetização sequencial.

 

Assertiva Falsa.

 

e)  Alfabetização emergente.

 

Conforme vimos acima, este é o nome da perspectiva que a questão pediu.

 

Assertiva Correta.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra E. 

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *