Para Skinner, a aprendizagem será garantida por sua programação, que envolve o(a)
- A) especificação dos objetivos.
- B) autoaprendizagem, possibilitando o desenvolvimento intelectual e emocional.
- C) controle de contingências.
- D) feedback constante, fornecendo elementos que especifiquem o domínio de uma determinada habilidade.
- E) respeito ao ritmo individual de cada aluno.
Resposta:
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
Questão anulada
Para Skinner, a aprendizagem será garantida por sua programação, que envolve o(a)
a) especificação dos objetivos.
b) autoaprendizagem, possibilitando o desenvolvimento intelectual e emocional.
c) controle de contingências.
d) feedback constante, fornecendo elementos que especifiquem o domínio de uma determinada habilidade.
e) respeito ao ritmo individual de cada aluno.
Vejamos os elementos que compõe a programação da aprendizagem, segundo Skinner:
“Para Skinner, com os princípios da teoria do reforço, é possível programar o ensino de qualquer disciplina, tanto quanto o de qualquer comportamento, desde que se possa definir previamente o final desejado. A proposta de aprendizagem dessa abordagem se encontra na organização (estruturação) dos elementos para as experiências curriculares.
Essa estruturação direciona o aluno ao caminho adequado a percorrer para que atinjam o objetivo final. A aprendizagem será garantida pela sua programação.
Essa abordagem exige que o professor se responsabilize por planejar e desenvolver o sistema de ensino e aprendizagem, de forma tal que o desempenho do aluno seja maximizado, com os objetivos intermediários e finais bem definidos, juntamente com os critérios que fixam os comportamentos de entrada e aqueles os quais o aluno deverá exibir ao longo do processo de ensino. O professor é considerado como um planejador ou um engenheiro comportamental.
1.2.3 Metodologia no ensino comportamentalista
A metodologia abrange a aplicação de tecnologia educacional e estratégias de ensino, quantas formas de reforços no relacionamento professor-aluno. Esse ensino implica medir o desempenho do aluno por intermédio da coerência teórico-metodológica, que possui as seguintes características:
• Especificação dos objetivos
• Envolvimento do aluno
• Feedback constante que fornece elementos que especifique o domínio de determinada habilidade;
• Apresentação do material em pequenos passos, e
• Respeito ao ritmo individual de cada aluno.”
Assim, percebemos que as letras A, D e E poderiam ser respostas aqui, fazendo essa questão ser anulada.
Referência
GOULART, R. F. Aplicação da Validação Dicotômica nas Disciplinas de Linguagem de Programação. Curitiba: Appris, 2018.
Deixe um comentário