Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Para viabilizar a educação inclusiva, foi preciso ampliar o conceito de acessibilidade, atribuindo seis dimensões à sua definição. A partir da legislação que garante atendimento prioritário às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, relacione as colunas, associando cada dimensão da acessibilidade à sua correspondente descrição, e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Dimensão arquitetônica.

2. Dimensão comunicacional.

3. Dimensão metodológica.

4. Dimensão instrumental.

5. Dimensão programática.

6. Dimensão atitudinal.

( ) Facilita o acesso ao conteúdo programático oferecido pelas escolas, ampliando estratégias para ações na comunidade e na família, favorecendo a inclusão.

( ) Possibilita a acessibilidade a todos os instrumentos, utensílios e equipamentos utilizados na escola, nas atividades de vida diária, no lazer e na recreação.

( ) Elimina barreiras em todos os ambientes físicos (internos e externos) da escola, incluindo o transporte escolar.

( ) Transpõe obstáculos em todos os âmbitos da comunicação, considerada nas suas diferentes formas (falada, escrita, gestual, língua de sinais, digital, dentre outras).

( ) Extingue todos os tipos de atitudes preconceituosas que impeçam o pleno desenvolvimento das potencialidades da pessoa com deficiência.

( ) Combate o preconceito e a discriminação em todas as normas, programas, legislação em geral que impeçam o acesso a todos os recursos oferecidos pela sociedade, promovendo a inclusão e a equiparação de oportunidade.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) 3 – 4 – 1 – 2 – 6 – 5.

Gabarito: Letra B.

     

   

A questão está baseada na seguinte tabela:

 
Dimensões da AcessibilidadeConceitos

1. Arquitetônica

Elimina barreiras em todos os ambientes físicos (internos e externos) da escola, incluindo o transporte escolar.

2. Comunicacional

Transpõe obstáculos em todos os âmbitos da comunicação, considerada nas suas diferentes formas (falada, escrita, gestual, língua de sinais, digital, entre outras).

3. Metodológica

Facilita o acesso ao conteúdo programático oferecido pelas escolas, ampliando estratégias para ações na comunidade e na família, favorecendo a inclusão.

4. Instrumental

Possibilita a acessibilidade em todos os instrumentos, utensílios e equipamentos, utilizados na escola, as atividades de vida diária, no lazer e recreação.

5. Programática

Combate o preconceito e discriminação em todas as normas, programas, legislação em geral que impeçam o acesso a todos os recursos oferecidos pela sociedade, promovendo a inclusão e equiparação de oportunidade.

6. Atitudinal

Extingue todos os tipos de atitudes preconceituosas que impeçam o pleno desenvolvimento das potencialidades da pessoa com deficiência.

Fonte: "Tecnologia Assistiva nas escolas" (ITS Brasil)

 

Com isso, podemos relacionar as colunas abaixo.

 

  

  

  

  

  

  

( 3 ) Facilita o acesso ao conteúdo programático oferecido pelas escolas, ampliando estratégias para ações na comunidade e na família, favorecendo a inclusão. (Dimensão metodológica)

  

( 4 ) Possibilita a acessibilidade a todos os instrumentos, utensílios e equipamentos utilizados na escola, nas atividades de vida diária, no lazer e na recreação. (Dimensão instrumental)

  

( 1 ) Elimina barreiras em todos os ambientes físicos (internos e externos) da escola, incluindo o transporte escolar. (Dimensão arquitetônica)

  

( 2 ) Transpõe obstáculos em todos os âmbitos da comunicação, considerada nas suas diferentes formas (falada, escrita, gestual, língua de sinais, digital, dentre outras). (Dimensão comunicacional)

  

( 6 ) Extingue todos os tipos de atitudes preconceituosas que impeçam o pleno desenvolvimento das potencialidades da pessoa com deficiência. (Dimensão atitudinal)

  

( 5 ) Combate o preconceito e a discriminação em todas as normas, programas, legislação em geral que impeçam o acesso a todos os recursos oferecidos pela sociedade, promovendo a inclusão e a equiparação de oportunidade. (Dimensão programática)

 

Portanto, a sequência ficou 3 4 1 2 6 5. Encontramos a resposta na Letra D.


a)  4 – 3 – 1 – 2 – 5 – 6.
b)  3 – 4 – 1 – 2 – 6 – 5.
c)  4 – 2 – 3 – 1 – 6 – 5.
d)  3 – 4 – 1 – 2 – 5 – 6.
e)  3 – 4 – 6 – 5 – 2 – 1.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *