Pensar a articulação entre o tema direitos humanos e as escolas é, antes de tudo, pensar sobre a educação em direitos humanos: suas características, implicações e modos de fazer. Para tanto, é preciso considerar as duas dimensões em que ela se realiza, ou seja, a educação como um direito humano e para os direitos humanos.
MEC. Direitos Humanos e Educação. Brasília: MEC/Série Cadernos Pedagógicos. 2017 p. 7 (com adaptações).
Acerca desse tema, julgue o próximo item.
A educação em e para os direitos humanos deve seguir uma concepção hegemônica sobre esses direitos.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A resposta certa é B) Errado.
Isso porque a educação em e para os direitos humanos não deve seguir uma concepção hegemônica sobre esses direitos. Ao contrário, é fundamental considerar a diversidade de perspectivas e abordagens que permitem uma compreensão mais ampla e crítica dos direitos humanos.
Além disso, a educação em direitos humanos deve ser pautada pela interdisciplinaridade, pela contextualização e pela reflexão crítica, de modo que os estudantes possam desenvolver uma compreensão mais profunda e complexa dos direitos humanos em diferentes contextos.
Portanto, a afirmação de que a educação em e para os direitos humanos deve seguir uma concepção hegemônica sobre esses direitos é errônea, pois ignora a importância da diversidade e da complexidade na abordagem dos direitos humanos.
Essa abordagem é reforçada pelo documento do MEC "Direitos Humanos e Educação" (2017), que destaca a importância da educação em direitos humanos para a formação de cidadãos críticos e responsáveis. No entanto, não há menção a uma concepção hegemônica sobre os direitos humanos, mas sim à importância da diversidade e da interdisciplinaridade na abordagem desses direitos.
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