Piaget pesquisou sobre como as crianças constroem e desenvolvem as ferramentas intelectuais e as formas de raciocínio no decorrer da ontogênese.
Considerando essa teoria de Piaget, pode-se afirmar que a(o)
- A) desenvolvimento da inteligência não é linear e acontece por rupturas, pois será superada por um outro estágio. Sendo assim, a qualidade da inteligência se modifica quando ocorre a mudança de estágio.
- B) criança é um ser geneticamente social, pois é um ser biológico que nasce já social por ser membro de um grupo com cultura e linguagem própria.
- C) desenvolvimento da criança ocorre por meio de períodos de crise que transformam e reorganizam as funções psicológicas centrais e adjuntas, possibilitando o surgimento de novas funções.
- D) brinquedo tem papel central na produção da realidade da criança e funciona como um mediador entre ela e o meio social, pois permite lidar com as diferentes percepções e significados relacionados com objetos, ações e conceitos que ela ainda não domina, mas que fazem parte de seus outros meios sociais.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) desenvolvimento da inteligência não é linear e acontece por rupturas, pois será superada por um outro estágio. Sendo assim, a qualidade da inteligência se modifica quando ocorre a mudança de estágio.
Gabarito Letra A
Piaget pesquisou sobre como as crianças constroem e desenvolvem as ferramentas intelectuais e as formas de raciocínio no decorrer da ontogênese.
Considerando essa teoria de Piaget, pode-se afirmar que a(o)
a) desenvolvimento da inteligência não é linear e acontece por rupturas, pois será superada por um outro estágio. Sendo assim, a qualidade da inteligência se modifica quando ocorre a mudança de estágio.
Certo!
“Segundo Piaget (1979, p. 193), o desenvolvimento da inteligência não é linear, ou seja, não ocorre por acúmulo de informação. Na visão de Piaget esse desenvolvimento se daria por saltos e por rupturas.
Sendo assim, os estágios representam uma lógica da inteligência que será superada radicalmente por um outro estágio, um estágio superior, apresentando assim, uma outra lógica de conhecimento. Ou seja, a inteligência muda de qualidade de acordo com as mudanças de estágio, onde cada um representa uma qualidade dessa inteligência. Assim, de acordo com a teoria piagetiana, os estágios necessariamente são seguidos, de forma que nenhum deles possa ser ignorado.”
b) criança é um ser geneticamente social, pois é um ser biológico que nasce já social por ser membro de um grupo com cultura e linguagem própria.
Errado. A afirmação é correta, mas se refere a teoria de Wallon.
c) desenvolvimento da criança ocorre por meio de períodos de crise que transformam e reorganizam as funções psicológicas centrais e adjuntas, possibilitando o surgimento de novas funções.
Errado. Quem afirma que o desenvolvimento ocorre por períodos de crise também é Wallon.
“O eu não é um dado original ou inicial na psicologia humana, senão o fruto de uma longa trajetória, repleta de momentos críticos ou crises. Mas, para Wallon, tais crises não são vistas como necessariamente negativas, ao contrário, são momentos indispensáveis para a constituição da personalidade. A crise da adolescência, por exemplo, pode ser um importante momento em que o jovem toma para si modelos por ele mesmo escolhidos e busca livrar-se daqueles impostos até então. Certamente, como decorrência desse momento crítico podem surgir conflitos explícitos, mas Wallon alerta para o fato de que as crises no desenvolvimento não são sinônimo de conflito.”
d) brinquedo tem papel central na produção da realidade da criança e funciona como um mediador entre ela e o meio social, pois permite lidar com as diferentes percepções e significados relacionados com objetos, ações e conceitos que ela ainda não domina, mas que fazem parte de seus outros meios sociais.
Errado. Quem trabalha com a ideia do brinquedo como mediador entre a criança e o meio social é Vygotsky.
“Para Vygotsky (2007) o que torna a atividade de brinquedo um meio de suprir a necessidade da criança, é que dentro desta atividade a criança pode realizar desejos que não são realizáveis em seu mundo imediato. É uma das formas que a criança tem de se relacionar com os inúmeros fatores que lhe são novos e curiosos. De acordo com Vygotsky (2007, p. 108), “...se as necessidades não realizáveis imediatamente não se desenvolvessem durante os anos escolares, não existiriam os brinquedos, uma vez que eles parecem ser inventados justamente quando as crianças começam a experimentar tendências irrealizáveis.” A criança usará seu lúdico para realizar o que na vida real não pode, por exemplo, brincar de estar dirigindo um carro, de ser mãe, etc. Evidentemente, uma criança não consegue dirigir, ser mãe, montar um cavalo, etc. Mas, para resolver este problema, segundo Vygotsky (2007, p. 109) “... a criança em idade pré-escolar envolve-se num mundo ilusório e imaginário onde os desejos não realizáveis podem ser realizados, e esse mundo é o que chamamos de brinquedo.””
Nosso gabarito é Letra A.
Referência
Silva, Dener Luiz da. (2007). Do gesto ao símbolo: a teoria de Henri Wallon sobre a formação simbólica. Educar em Revista, (30), 145-163. https://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602007000200010
http://sites.pucgoias.edu.br/pos-graduacao/mestrado-doutorado-educacao/wp-content/uploads/sites/61/2018/05/Carlos-Augusto-Pereira-Gon%C3%A7alves.pdf
http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/2014%20ALESSANDRA%20REGINA%20DA%20SILVA%20SANTOS.pdf
https://www.efdeportes.com/efd146/relacoes-da-motricidade-com-a-aprendizagem-escolar.htm
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