Quando os teóricos da área afirmam que a psicologia da educação é uma disciplina-ponte (César Coll Salvador et al. Psicologia da educação. Porto Alegres: Penso, 2014), querem dizer com isso que ela:
- A) Carece de desenvolvimento autônomo, pois sua realização está vinculada ao desenvolvimento da psicologia geral.
- B) Intenta aglutinar o interesse dos psicólogos de aplicar os princípios psicológicos ao âmbito da educação, e de pedagogos de buscar uma fundamentação psicológica para a teoria e prática educativas.
- C) Procura aplicar à educação princípios sociológicos capazes de entender o fenômeno educativo.
- D) Trata de buscar mecanismos de união entre psicólogos e pedagogos para reconhecer a importância das ciências da educação.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Intenta aglutinar o interesse dos psicólogos de aplicar os princípios psicológicos ao âmbito da educação, e de pedagogos de buscar uma fundamentação psicológica para a teoria e prática educativas.
Quando os teóricos da área afirmam que a psicologia da educação é uma disciplina-ponte (César Coll Salvador et al. Psicologia da educação. Porto Alegres: Penso, 2014), querem dizer com isso que ela:
A questão está baseada no seguinte texto:
"O fato de entender a psicologia da educação como uma disciplina-ponte implica mudanças profundas na maneira tradicional de entender as relações entre o conhecimento psicológico e a teoria e a prática educativas. De um lado, essas relações já não podem ser consideradas em uma única direção; o conhecimento psicológico pode contribuir para melhorar a compreensão e a explicação dos fenômenos educativos, porém o seu estudo pode facilitar igualmente a ampliação e o aprofundamento do conhecimento psicológico. Por outro lado, a fim de que esta reciprocidade seja produzida nas contribuições, será preciso considerar as características próprias das situações educativas mais do que habitualmente tem acontecido."
Fonte: "Psicologia da educação" (Coll Salvador et al.)
Portanto, encontramos a resposta na Letra B.
a) Carece de desenvolvimento autônomo, pois sua realização está vinculada ao desenvolvimento da psicologia geral.
b) Intenta aglutinar o interesse dos psicólogos de aplicar os princípios psicológicos ao âmbito da educação, e de pedagogos de buscar uma fundamentação psicológica para a teoria e prática educativas.
c) Procura aplicar à educação princípios sociológicos capazes de entender o fenômeno educativo.
d) Trata de buscar mecanismos de união entre psicólogos e pedagogos para reconhecer a importância das ciências da educação.
Deixe um comentário