Ressaltamos que a escola aparece como o equipamento social que, por sua obrigatoriedade, faz parte do cotidiano da quase totalidade dos indivíduos de todas as classes sociais. Nessa totalidade, encontra-se a diversidade e, para atendê-la, o país tem proposto e implantado um conjunto de programas de educação em direitos humanos, educação para as relações étnico-raciais, educação do campo, educação quilombola, escola indígena e os direcionados aos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e superdotação/altas habilidades.
Mônica Carvalho Magalhães Kassar. Escola como espaço
para a diversidade e o desenvolvimento humano. In: Educação & Sociedade, Campinas, 37(137), 2016, p. 1223-1240.
Considerando o assunto abordado no texto precedente, julgue o item a seguir, acerca de desenvolvimento atípico, segregação e exclusão no contexto escolar.
Considerar a dimensão subjetiva da aprendizagem de alunos implica compreender que as dificuldades não surgem somente por impossibilidades intelectuais e envolvem sentidos subjetivos no processo de aprender que dificultam a sua realização, ou seja, a forma como os alunos subjetivam sua condição pode se tornar fonte geradora de produções subjetivas que desfavorecem a aprendizagem escolar.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
A afirmação está correta, pois considerar a dimensão subjetiva da aprendizagem dos alunos implica compreender que as dificuldades não surgem somente por impossibilidades intelectuais e envolvem sentidos subjetivos no processo de aprender que dificultam a sua realização.
Isso significa que a forma como os alunos subjetivam sua condição pode se tornar fonte geradora de produções subjetivas que desfavorecem a aprendizagem escolar. Portanto, é fundamental que os educadores considerem essa dimensão subjetiva para desenvolver estratégias que possam superar essas barreiras e promover um ambiente de aprendizado mais inclusivo e eficaz.
Além disso, a abordagem da diversidade e do desenvolvimento humano, como mencionado no texto, também é fundamental para que os alunos sejam considerados em sua totalidade, incluindo suas necessidades e experiências únicas. Isso permite que os educadores desenvolvam programas e estratégias mais eficazes para atender às necessidades de cada aluno.
Em resumo, a afirmação está correta, pois considerar a dimensão subjetiva da aprendizagem é fundamental para compreender as dificuldades dos alunos e desenvolver estratégias que possam superar essas barreiras e promover um ambiente de aprendizado mais inclusivo e eficaz.
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