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Segundo Bastos e Kupfer (2010), para as crianças psicóticas, ir à escola pode significar a volta à circulação social e, também, a retomada de seu desenvolvimento intelectual.

Mais que um exercício de cidadania, ir à escola tem valor terapêutico, pois

Resposta:

A alternativa correta é letra A) a escola pode contribuir para a retomada ou para a reorganização da estruturação perdida para a criança.

Gabarito: Letra A

 

Mais que um exercício de cidadania, ir à escola tem valor terapêutico, pois

 

Vamos ver o que os autores dizem sobre o valor terapêutico da frequência a escola:

“Para as crianças psicóticas, ir à escola pode significar a volta à circulação social e também a retomada de seu desenvolvimento intelectual. Mais que um exercício de cidadania, ir à escola tem valor terapêutico: a escola pode contribuir para a retomada ou para a reorganização da estruturação perdida para a criança.

A educação terapêutica é então um conjunto de práticas do qual o grupo de professores é parte integrante.

Para que as crianças com transtornos graves possam usufruir da escola é fundamental que a equipe terapêutica trabalhe em parceria com os educadores. Nossa proposta é acompanhar a escolarização dessas crianças dando o suporte necessário aos professores que precisam sustentar uma função de produzir enlace (circulação social), em acréscimo à sua função pedagógica.

O trabalho de inclusão escolar não pode ser realizado sem a inclusão dos professores, já que eles são uma das ferramentas mais importantes na sustentação desse lugar social que se pretende oferecer à criança psicótica: o lugar de aluno.”


a)  a escola pode contribuir para a retomada ou para a reorganização da estruturação perdida para a criança.
b)  na escola a criança tem contato com indisciplina e comportamentos inadequados dos colegas.
c)  a presença do professor em sala de aula dará, à criança psicótica, a escuta diferenciada que ela necessita.
d)  a escola poderá encaminhar o aluno que necessitar para classe especial, com poucos alunos, o que será em si terapêutico.
e)  a criança psicótica entrará em contato com um continuum de condutas adaptadas e desadaptadas, no qual poderá se encontrar.

 

Nosso gabarito é Letra A

 

Fonte: BASTOS, Marise Bartolozzi; KUPFER, Maria Cristina Machado. A escuta de professores no trabalho de inclusão escolar de crianças psicóticas e autistas. Estilos clin.,  São Paulo ,  v. 15, n. 1, p. 116-125,   2010 

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