Segundo Bastos e Kupfer (2010), para as crianças psicóticas, ir à escola pode significar a volta à circulação social e, também, a retomada de seu desenvolvimento intelectual.
Mais que um exercício de cidadania, ir à escola tem valor terapêutico, pois
- A) a escola pode contribuir para a retomada ou para a reorganização da estruturação perdida para a criança.
- B) na escola a criança tem contato com indisciplina e comportamentos inadequados dos colegas.
- C) a presença do professor em sala de aula dará, à criança psicótica, a escuta diferenciada que ela necessita.
- D) a escola poderá encaminhar o aluno que necessitar para classe especial, com poucos alunos, o que será em si terapêutico.
- E) a criança psicótica entrará em contato com um continuum de condutas adaptadas e desadaptadas, no qual poderá se encontrar.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) a escola pode contribuir para a retomada ou para a reorganização da estruturação perdida para a criança.
Gabarito: Letra A
Mais que um exercício de cidadania, ir à escola tem valor terapêutico, pois
Vamos ver o que os autores dizem sobre o valor terapêutico da frequência a escola:
“Para as crianças psicóticas, ir à escola pode significar a volta à circulação social e também a retomada de seu desenvolvimento intelectual. Mais que um exercício de cidadania, ir à escola tem valor terapêutico: a escola pode contribuir para a retomada ou para a reorganização da estruturação perdida para a criança.
A educação terapêutica é então um conjunto de práticas do qual o grupo de professores é parte integrante.
Para que as crianças com transtornos graves possam usufruir da escola é fundamental que a equipe terapêutica trabalhe em parceria com os educadores. Nossa proposta é acompanhar a escolarização dessas crianças dando o suporte necessário aos professores que precisam sustentar uma função de produzir enlace (circulação social), em acréscimo à sua função pedagógica.
O trabalho de inclusão escolar não pode ser realizado sem a inclusão dos professores, já que eles são uma das ferramentas mais importantes na sustentação desse lugar social que se pretende oferecer à criança psicótica: o lugar de aluno.”
a) a escola pode contribuir para a retomada ou para a reorganização da estruturação perdida para a criança.
b) na escola a criança tem contato com indisciplina e comportamentos inadequados dos colegas.
c) a presença do professor em sala de aula dará, à criança psicótica, a escuta diferenciada que ela necessita.
d) a escola poderá encaminhar o aluno que necessitar para classe especial, com poucos alunos, o que será em si terapêutico.
e) a criança psicótica entrará em contato com um continuum de condutas adaptadas e desadaptadas, no qual poderá se encontrar.
Nosso gabarito é Letra A
Fonte: BASTOS, Marise Bartolozzi; KUPFER, Maria Cristina Machado. A escuta de professores no trabalho de inclusão escolar de crianças psicóticas e autistas. Estilos clin., São Paulo , v. 15, n. 1, p. 116-125, 2010
Deixe um comentário