Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Segundo COLL, MARCHESI e PALACIOS, analisar os itens abaixo:


I. A detecção e a avaliação dos alunos com necessidades educativas especiais constitui uma etapa irrelevante no processo de aprendizagem.


II. Os problemas de aprendizagem dos alunos são determinados, em grande medida, por seu ambiente familiar e social e pelas características da própria escola.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Somente o item II está correto.

Gabarito Letra C

Segundo COLL, MARCHESI e PALACIOS, analisar os itens abaixo:


I. A detecção e a avaliação dos alunos com necessidades educativas especiais constitui uma etapa irrelevante no processo de aprendizagem.

Falso! Pelo contrário, esses autores afirmam que a detecção e avaliação dos alunos com necessidades educativas especiais é, sim, primordial.

A detecção e a avaliação dos alunos com necessidades educativas especiais constitui uma etapa primordial. O objetivo já não é conseguir encontrar os traços que permitam situar determinados alunos dentro de uma das categorias nas quais se distribuem as deficiências. É um processo mais sistêmico, interativo e contextualizado. Supõe conhecer como foram geradas as dificuldades da criança, que influência teve o ambiente social e familiar, que papel está tendo a escola na origem e na manifestação dessas dificuldades e qual é a resposta educativa mais adequada. A finalidade principal da avaliação do aluno é analisar suas potencialidades de desenvolvimento e de aprendizagem e determinar, ao mesmo tempo, que tipo de ensino requer e que recursos suplementares são necessários para conseguir uma melhor educação no contexto mais integrador possível”


II. Os problemas de aprendizagem dos alunos são determinados, em grande medida, por seu ambiente familiar e social e pelas características da própria escola.

Certo! Veja:

“A avaliação dos problemas dos alunos não deve centrar-se unicamente neles mesmos, mas levar em conta o contexto no qual se produz a aprendizagem: o funcionamento da escola, os recursos disponíveis, a flexibilidade do ensino, a metodologia empregada e os critérios de avaliação utilizados. Os problemas de aprendizagem dos alunos são determinados, em grande medida, por seu ambiente familiar e social e pelas características da própria escola. O tipo de ensino que se desenvolve em uma escola pode originar ou intensificar as dificuldades dos alunos. Quanto maior for a rigidez nos objetivos educativos, maior a homogeneidade nos conteúdos que os alunos devem aprender e menor a flexibilidade organizacional, havendo mais possibilidades de que um maior número de alunos se sinta desvinculado dos processos de aprendizagem e manifestem, por isso, mais dificuldades

 

Assim, apenas a II está correta.
Gabarito
Letra C.

 

Referência

COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALÁCIOS, Jesús. Desenvolvimento psicológico e educação, vol 3, 2° edição. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *