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Segundo Marinho-Araújo (2009), duas das dimensões de atuação do psicólogo escolar podem ser: auxiliar na elaboração de propostas pedagógicas; e avaliar o perfil do estudante. Visto que tais atuações são válidas na busca de uma educação inclusiva, e utilizando como base os conceitos de inclusão e integração desenvolvidos por Mittler (2003), analise as afirmativas abaixo, atribuindo V para as verdadeiras e F para as falsas:

( ) Entre os trabalhos de inclusão realizados pelo psicólogo escolar está o atendimento individual, oferecido para estudantes com deficiência recém-chegados, visando a uma melhor adaptação à instituição.

( ) A integração, com o passar do tempo, resultará automaticamente na inclusão educacional, porém tal processo só ocorrerá com o auxílio de profissionais de apoio qualificados, como no caso de psicólogos.

( ) Por mais que a educação inclusiva seja oferecida na sala de aula regular, esta não é incompatível com a noção de apoio; neste sentindo, o psicólogo pode ser uma possibilidade interessante.

( ) A inclusão implica também que os professores recebam uma preparação apropriada na formação inicial e desenvolvimento contínuo durante sua vida profissional, sendo um trabalho interessante para o psicólogo escolar.

Assinale a sequência CORRETA:

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Resposta:

A alternativa correta é letra D) F, F, V, V.

   

Segundo Marinho-Araújo (2009), duas das dimensões de atuação do psicólogo escolar podem ser: auxiliar na elaboração de propostas pedagógicas; e avaliar o perfil do estudante. Visto que tais atuações são válidas na busca de uma educação inclusiva, e utilizando como base os conceitos de inclusão e integração desenvolvidos por Mittler (2003), analise as afirmativas abaixo, atribuindo para as verdadeiras e para as falsas:

 

( F ) Entre os trabalhos de inclusão realizados pelo psicólogo escolar está o atendimento individual, oferecido para estudantes com deficiência recém-chegados, visando a uma melhor adaptação à instituição.

 

Essa afirmativa segue a perspectiva da integração, não da inclusão. Abaixo veremos esses conceitos.

 

Assertiva Falsa.

 

) A integração, com o passar do tempo, resultará automaticamente na inclusão educacional, porém tal processo só ocorrerá com o auxílio de profissionais de apoio qualificados, como no caso de psicólogos.

 

Outra afirmativa incorreta. Observe:

 

"As diferenças entre integração e inclusão não podem ser autoritariamente resumidas porque não há, nesse estágio, um consenso suficiente para justificar isso. Contudo, mesmo com o risco de uma supersimplificação, po- demos identificar alguma indicação em meio à neblina com a ajuda de publicações recentes e retornar ao conceito de prática da inclusão em capítulos posteriores.

 

A integração envolve preparar os alunos para serem colocados nas escolas regulares, o que implica um conceito de “prontidão” para transferir o aluno da escola especial para a escola regular (Blamires, 1999). O aluno deve adaptar-se à escola, e não há necessariamente uma perspectiva de que a escola mudará para acomodar uma diversidade cada vez maior de alunos. A integração significa tornar as escolas regulares em escolas especiais através da transposição das melhores práticas, dos melhores professores e dos melhores equipamentos das escolas especiais para o sistema regular de ensino, mesmo quando eles parecem não ser necessários. Alguns argumentam que os Programas Educacionais Individuais, originalmente desenvolvidos para provocar bons resultados nas escolas especiais, foram vendidos como um requisito para crianças nas escolas regulares.

 

A inclusão implica uma reforma radical nas escolas em termos de currículo, avaliação, pedagogia e formas de agrupamento dos alunos nas atividades de sala de aula. Ela é baseada em um sistema de valores que faz com que todos se sintam bem-vindos e celebra a diversidade que tem como base o gênero, a nacionalidade, a raça, a linguagem de origem, o background social, o nível de aquisição educacional ou a deficiência. As escolas podem fazer muito para reestruturar a sua prática de acordo com essas linhas, mas a legislação nacional na Inglaterra refere-se ao currículo e à avaliação, ao registro e ao relatório estabelecendo limites em relação ao quanto as escolas podem fazer."

 

Fonte: "Educação Inclusiva: contextos sociais" (Mittler)

 

Assertiva Falsa.

 

( V ) Por mais que a educação inclusiva seja oferecida na sala de aula regular, esta não é incompatível com a noção de apoio; neste sentindo, o psicólogo pode ser uma possibilidade interessante.

 

A afirmativa está de acordo com o seguinte texto:

 

"A educação inclusiva é oferecida na sala de aula regular, mas não é incompatível com a noção de apoio, o qual pode ser planejado e oferecido com um assistente de apoio à aprendizagem ou um outro professor na sala de aula. Uma outra alternativa seria o planejamento entre o professor e o coordenador das necessidades educacionais especiais para variar a abordagem usada pelo docente com a classe, seja coletiva, seja individualmente. A natureza e a intensidade do apoio variará de aluno para aluno e será diferente para um aluno em particular durante o dia. Entretanto, atualmente, há uma conscientização muito maior das muitas formas pelas quais apenas a presença de um apoio na sala de aula pode inconscientemente segregar um aluno na sala de aula regular (ver Capítulo 8)."

 

Fonte: "Educação Inclusiva: contextos sociais" (Mittler)

 

Assertiva Correta.

 

( ) A inclusão implica também que os professores recebam uma preparação apropriada na formação inicial e desenvolvimento contínuo durante sua vida profissional, sendo um trabalho interessante para o psicólogo escolar.

 

Outra afirmativa de acordo com Mitter. Veja:

 

"A inclusão implica que todos os professores têm o direito de esperar e de receber preparação apropriada na formação inicial em educação e desenvolvimento profissional contínuo durante sua vida profissional (ver Capítulo 9).

 

Eles também merecem apoio dos seus diretores e das autoridades locais, assim como dos coordenadores de necessidades especiais da escola e dos serviços externos de apoio à escola. Isto deve ser expresso com clareza no plano de desenvolvimento da escola e na política de necessidades especiais."

 

Fonte: "Educação Inclusiva: contextos sociais" (Mittler)

 

Assertiva Correta.

 

Portanto, a sequência ficou F F V V. Encontramos a resposta na Letra D.

 

Assinale a sequência CORRETA:


a)  V, F, V, F.
b)  F, V, F, V.
c)  V, V, F, F.
d)  F, F, V, V.

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