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Segundo Marinho-araújo e Almeida (2005) a compreensão contemporânea acerca da atuação em Psicologia Escolar aponta para a necessidade de o psicólogo se comprometer com a modificação do processo de culpabilização e de exclusão dos alunos que prevaleceu como foco de atuação da área em outros momentos históricos. Nesse sentido, a perspectiva preventiva em Psicologia Escolar mostra-se como possibilidade de uma atuação diferenciada e ao contrário da visão de controle, a atuação preventiva em Psicologia Escolar deve estar respaldada em ações que busquem:

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Resposta:

A alternativa correta é letra D) promover a reflexão e a conscientização de funções, papéis e responsabilidades dos sujeitos.

Gabarito: Letra D

Segundo Marinho-araújo e Almeida (2005) a compreensão contemporânea acerca da atuação em Psicologia Escolar aponta para a necessidade de o psicólogo se comprometer com a modificação do processo de culpabilização e de exclusão dos alunos que prevaleceu como foco de atuação da área em outros momentos históricos. Nesse sentido, a perspectiva preventiva em Psicologia Escolar mostra-se como possibilidade de uma atuação diferenciada e ao contrário da visão de controle, a atuação preventiva em Psicologia Escolar deve estar respaldada em ações que busquem:

 

Veja o que dizem os autores referenciados:

“Ao contrário da visão de controle, a atuação preventiva em Psicologia Educacional deve estar respaldada em ações que busquem

a) facilitar e incentivar a construção de estratégias de ensino diversificadas,

b) promover a reflexão e a conscientização de funções, papéis e responsabilidades dos sujeitos e

c) superar, junto com a equipe escolar, os obstáculos à apropriação do conhecimento”


a)  facilitar e definir a construção de estratégias de ensino diversificadas.

Errado. As ações devem, na verdade, facilitar e incentivar essa construção, e não defini-la.


b)  ajustamento e adequação de situações e comportamentos, tidos como inadequados, a padrões aceitos socialmente.

Errado. Os autores não falam sobre adequação de comportamentos.


c)  superar, de forma individual, os obstáculos à apropriação do conhecimento.

Errado. A forma de superar os obstáculos é coletiva, e não individual.


d)  promover a reflexão e a conscientização de funções, papéis e responsabilidades dos sujeitos.

Certo!


e)  classificar crianças com dificuldades escolares e propor às mesmas, métodos especiais de educação.

Errado. Os autores não falam classificação de crianças.

 

Nosso gabarito é Letra D

 

Fonte: MARINHO-ARAÚJO, C. M.; ALMEIDA, S. F. C. de. Psicologia Educacional: construção e consolidação da identidade profissional. São Paulo: Editora Alínea, 2005

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