Segundo Marinho-araújo e Almeida (2005) a compreensão contemporânea acerca da atuação em Psicologia Escolar aponta para a necessidade de o psicólogo se comprometer com a modificação do processo de culpabilização e de exclusão dos alunos que prevaleceu como foco de atuação da área em outros momentos históricos. Nesse sentido, a perspectiva preventiva em Psicologia Escolar mostra-se como possibilidade de uma atuação diferenciada e ao contrário da visão de controle, a atuação preventiva em Psicologia Escolar deve estar respaldada em ações que busquem:
- A) facilitar e definir a construção de estratégias de ensino diversificadas.
- B) ajustamento e adequação de situações e comportamentos, tidos como inadequados, a padrões aceitos socialmente.
- C) superar, de forma individual, os obstáculos à apropriação do conhecimento.
- D) promover a reflexão e a conscientização de funções, papéis e responsabilidades dos sujeitos.
- E) classificar crianças com dificuldades escolares e propor às mesmas, métodos especiais de educação.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) promover a reflexão e a conscientização de funções, papéis e responsabilidades dos sujeitos.
Gabarito: Letra D
Segundo Marinho-araújo e Almeida (2005) a compreensão contemporânea acerca da atuação em Psicologia Escolar aponta para a necessidade de o psicólogo se comprometer com a modificação do processo de culpabilização e de exclusão dos alunos que prevaleceu como foco de atuação da área em outros momentos históricos. Nesse sentido, a perspectiva preventiva em Psicologia Escolar mostra-se como possibilidade de uma atuação diferenciada e ao contrário da visão de controle, a atuação preventiva em Psicologia Escolar deve estar respaldada em ações que busquem:
Veja o que dizem os autores referenciados:
“Ao contrário da visão de controle, a atuação preventiva em Psicologia Educacional deve estar respaldada em ações que busquem
a) facilitar e incentivar a construção de estratégias de ensino diversificadas,
b) promover a reflexão e a conscientização de funções, papéis e responsabilidades dos sujeitos e
c) superar, junto com a equipe escolar, os obstáculos à apropriação do conhecimento”
a) facilitar e definir a construção de estratégias de ensino diversificadas.
Errado. As ações devem, na verdade, facilitar e incentivar essa construção, e não defini-la.
b) ajustamento e adequação de situações e comportamentos, tidos como inadequados, a padrões aceitos socialmente.
Errado. Os autores não falam sobre adequação de comportamentos.
c) superar, de forma individual, os obstáculos à apropriação do conhecimento.
Errado. A forma de superar os obstáculos é coletiva, e não individual.
d) promover a reflexão e a conscientização de funções, papéis e responsabilidades dos sujeitos.
Certo!
e) classificar crianças com dificuldades escolares e propor às mesmas, métodos especiais de educação.
Errado. Os autores não falam classificação de crianças.
Nosso gabarito é Letra D
Fonte: MARINHO-ARAÚJO, C. M.; ALMEIDA, S. F. C. de. Psicologia Educacional: construção e consolidação da identidade profissional. São Paulo: Editora Alínea, 2005
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