Segundo Melo e Leonardo (2019), foi a partir das reformas educacionais, iniciadas por Francisco Campos, que o ensino médio começou a ser pensado para as massas, que precisavam de profissionalização para trabalhar nas indústrias que estavam surgindo no Brasil. Em qual década essa mudança passou a ocorrer?
- A) 1920.
- B) 1930.
- C) 1940.
- D) 1950.
- E) 1960.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) 1930.
Gabarito Letra B
Segundo Melo e Leonardo (2019), foi a partir das reformas educacionais, iniciadas por Francisco Campos, que o ensino médio começou a ser pensado para as massas, que precisavam de profissionalização para trabalhar nas indústrias que estavam surgindo no Brasil. Em qual década essa mudança passou a ocorrer?
a) 1920.
b) 1930.
c) 1940.
d) 1950.
e) 1960.
Essa mudança começa na década de 1930:
“Como aponta Xavier (1990), no Brasil o ensino médio foi inicialmente o espaço para a formação da elite, tendo um currículo voltado para as humanidades, organizado a princípio dentro do modelo de seminário-escola dos jesuítas, cujo objetivo era preparar uma pequena parcela da população para exames de ingresso no Ensino superior. Mas, de acordo com Xavier (1990), Kuenzer (2000), Romanelli (2012) e Moehlecke (2012), foi na década de 1930, a partir das reformas educacionais iniciadas por Francisco Campos, que o ensino médio começou a ser pensado para as massas, que precisavam de profissionalização para trabalhar nas indústrias que estavam surgindo no Brasil.
Doravante, uma sucessão de reformas foi realizada. Segundo Romanelli (2012), uma delas é a Reforma Capanema, promulgada por meio da Lei Orgânica do Ensino Secundário (Decreto-lei n. 4.244/42) e dos decretos específicos para a educação profissional, em três linhas distintas: Lei Orgânica do Ensino Industrial (Decreto-lei 4. 073, de 30 de janeiro de 1942); Leis Orgânicas do Ensino Comercial (Decreto-lei 6.141 de dezembro de 1943) e do Ensino Agrícola (Decreto-lei 9.613, de agosto de 1946).
Como afirma Saviani (2008), essas reformas evidenciavam o caráter dualista do ensino médio, uma vez que tal organização vislumbrava, no máximo, para a população pobre, a conclusão do ensino técnico (industrial, comercial ou agrícola) e para a elite, a realização do ensino secundário, seguido do ensino superior.”
Nosso gabarito é Letra B.
Referência
Melo, Letícia Cavalieri Beiser de, & Leonardo, Nilza Sanches Tessaro. (2019). Sentido do ensino médio para estudantes de escolas públicas estaduais. Psicologia Escolar e Educacional, 23, e177542. Epub June 03, 2019.https://dx.doi.org/10.1590/2175-35392019017542
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