Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Segundo Melo e Leonardo (2019), o ensino escolar é fundamental para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, do pensamento em conceitos e da consciência dos sujeitos. No entanto, não é qualquer tipo de ensino que promove o desenvolvimento.

 

Nesse sentido, assinale a alternativa que indica como se dá a motivação para a aprendizagem dos sujeitos.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E) A aprendizagem ocorre dependendo do sentido que tenha para o sujeito, o que requer que o professor estruture a atividade de estudo de modo que os objetos a serem aprendidos tenham lugar estrutural na atividade dos estudantes.

Gabarito Letra E

 

Nesse sentido, assinale a alternativa que indica como se dá a motivação para a aprendizagem dos sujeitos.

a)  A aprendizagem ocorre dependendo do sentido que tenha para o sujeito, o que não requer que o professor estruture a atividade de estudo, de modo que os objetos a serem aprendidos tenham lugar estrutural na atividade dos estudantes.

b)  A aprendizagem ocorre unicamente a partir do sentido que tenha para o sujeito, o que requer que o professor estruture a atividade de estudo de modo que os objetos a serem aprendidos tenham lugar estrutural na atividade dos estudantes.

c)  A aprendizagem ocorre independentemente do sentido que tenha para o sujeito, o que requer que o professor estruture a atividade de estudo de modo que os objetos a serem aprendidos tenham lugar estrutural na atividade dos estudantes.

d)  A aprendizagem ocorre independentemente do sentido que tenha para o sujeito, o que não requer que o professor estruture a atividade de estudo de modo que os objetos a serem aprendidos tenham lugar estrutural na atividade dos estudantes.

e)  A aprendizagem ocorre dependendo do sentido que tenha para o sujeito, o que requer que o professor estruture a atividade de estudo de modo que os objetos a serem aprendidos tenham lugar estrutural na atividade dos estudantes.

 

Veja o que dizem os autores:

 

De acordo com a Psicologia Histórico-Cultural, é por meio da aquisição dos conhecimentos produzidos pela humanidade que o homem se faz homem, ou seja, o psiquismo humano se constrói a partir da aprendizagem dos sujeitos, primeiramente de forma espontânea e posteriormente de maneira organizada por meio do ensino escolar. Assim, a criança inicia a construção de seu conhecimento acerca do mundo a partir de suas vivências concretas, nas quais as relações de mediação entre os sujeitos são imprescindíveis. Nessas relações, ela vai construindo os conceitos espontâneos, com os quais opera de forma prática, mas sobre os quais não consegue ter consciência, pois seu conhecimento parte do empirismo. No entanto, quando a criança passa a ir à escola e a entrar em contato com os conceitos científicos - que já são organizados dentro de um sistema e possuem relações mediadas com os objetos -, por meio de outros conceitos, consegue generalizar e, portanto, tomar consciência sobre eles. A aquisição dos conceitos científicos, por sua vez, modifica a estrutura do pensamento, possibilitando maior capacidade de generalização e de estabelecimento de relações. Isso altera o funcionamento do pensamento qualitativamente e permite, enfim, alcançar o pensamento em conceitos.

Considerando esses pressupostos, o ensino escolar é fundamental para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, do pensamento em conceitos e, portanto, da consciência dos sujeitos. No entanto, é preciso ressaltar que não é qualquer tipo de ensino que promove o desenvolvimento. Como afirma Asbahr (2011, p.100), “A aprendizagem ocorre dependendo do sentido que tenha para o sujeito, o que requer que o professor estruture a atividade de estudo de modo que os objetos a serem aprendidos tenham lugar estrutural na atividade dos estudantes”.

Como já dissemos, o processo de aquisição do que foi produzido pela humanidade se dá a partir das mediações que são estabelecidas nas inter-relações, no meio social. No entanto, o homem não é um ser passivo nesse processo, ele internaliza o que é dado na cultura, mas o faz de maneira particular. Assim, apesar de em determinado momento histórico estarem presentes certas configurações sociais, estas serão incorporadas pelas pessoas de maneira singular, em função de suas vivências concretas, do lugar que ocupam nas relações sociais de dada estrutura social, o que resulta nas diferenças individuais, nas distintas personalidades humanas.

Portanto, no processo de aquisição dos significados sociais das palavras, ao internalizá-los, o homem fixa neles suas impressões pessoais - marcadas pelos afetos e pelos motivos que conduzem sua ação -, o que se denomina sentido. Pautando-se nos estudos sobre linguagem desenvolvidos pelo psicólogo francês F. Paulham, Vigotski introduziu na Psicologia Histórico-Cultural o conceito de sentido da palavra, diferenciando-o do significado da palavra, e definiu-o assim:

...o sentido de uma palavra é a soma de todos os fatos psicológicos que ela desperta em nossa consciência. Assim, o sentido é sempre uma formação dinâmica, fluida, complexa, que tem várias zonas de estabilidade variada. O significado é apenas uma dessas zonas do sentido que a palavra adquire no contexto de algum discurso e, ademais, uma zona mais estável, uniforme e exata. (Vigotski, 2009, p. 465).

Nessa perspectiva, o sentido de uma palavra é sempre inconstante e, portanto, inesgotável, variável de acordo com o contexto. Por sua natureza dinâmica, como afirma Asbahr (2010, p. 86), “O sentido enriquece a palavra a partir de seu contexto e essa é a lei fundamental da dinâmica do significado das palavras”.

 

Nosso gabarito é Letra E.

 

Referência

Melo, Letícia Cavalieri Beiser de, & Leonardo, Nilza Sanches Tessaro. (2019). Sentido do ensino médio para estudantes de escolas públicas estaduais. Psicologia Escolar e Educacional, 23, e177542. Epub June 03, 2019.https://dx.doi.org/10.1590/2175-35392019017542

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *