Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Segundo Moreira e Oliveira (2016), o fracasso escolar, portanto, não pode ser dimensionado apenas pelo insucesso na aprendizagem, não raro mensurado por meio de notas, mas deve ser levado em conta todo um universo de fatos, acontecimentos e relações que perpassam toda a vida prévia do aluno: as relações familiares, o meio mais ou menos culto em que vive a apropriação e instrumentos de aprendizagem e o modo pelo qual se dá a prática do ensino/aprendizagem na escola.

 

A atuação do psicólogo no ambiente escolar dependerá muito do conhecimento holístico desse profissional sobre a realidade do aluno e sobre todos os elementos que desencadeiam o fracasso escolar. Assim, para que o trabalho alcance seus objetivos no espaço escolar há que se levar em conta que o profissional da psicologia não é mais meramente um avaliador. É um profissional das ciências humanas que se enquadra na área da saúde, porque não tem como haver saúde sem humanização. Faz-se necessário ao psicólogo ter uma visão mais abrangente da realidade social, de maneira a compreender fenômenos sociais como a desigualdade.

 

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) No que se refere especificamente ao ambiente escolar, a atuação do psicólogo é essencial para que determinados problemas de aprendizagem sejam devidamente analisados, descobertas as origens, diagnosticados e solucionados. Na verdade, o trabalho do psicólogo, neste sentido, se restringe apenas ao trato com os alunos que apresentem limitações cognitivas.

Gabarito: Letra D

 

Essa questão não especifica exatamente o que quer. Ela traz uma bibliografia e uma série de alternativas que segue, na literalidade e na mesma sequência, o que traz o artigo. Apenas uma alternativa troca uma palavra, e a partir disso entendemos que a questão busca a alternativa incorreta. A letra D traz que o trabalho do psicólogo se restringe ao trato com alunos que apresentam limitações, enquanto o texto original afirma que o trabalho desse profissional não se restringe a isso. De resto, todas as alternativas compõem exatamente o artigo original, como você verá:

 

“O trabalho do psicólogo no ambiente escolar passa necessariamente pela análise da intervenção da família na aprendizagem, pois o fato da relação deficitária escola/família ser apenas parte das causas do fracasso escolar, não serve para isentar a família de seu importante e múltiplo papel de sustentar, guardar e educar os filhos. [Letra A] Contudo, a atuação do psicólogo na educação, dentro ou fora dos muros escolares, é bem mais ampla, especialmente nos tempos atuais, em que os problemas de ordem psicológica com reflexo na aprendizagem tendem a aumentar. [Letra B]  As possibilidades de atuação do psicólogo na instituição escolar constituem, ainda, um tema de reflexão e de debate entre esses próprios profissionais [...]. O debate e os questionamentos se expressam, também, em diferentes instâncias do sistema educativo e deles participam, em diferentes graus, gestores, pedagogos e outros especialistas no campo da educação. [Letra C]  (16) No que se refere especificamente ao ambiente escolar, a atuação do psicólogo é essencial para que determinados problemas de aprendizagem sejam devidamente analisados, descobertas as origens, diagnosticados e solucionados. Na verdade, o trabalho do psicólogo, neste sentido, não se restringe apenas ao trato com os alunos que apresentem limitações cognitivas. [Letra D]  

Um olhar atento ao desenvolvimento integral dos estudantes permite ao psicólogo estruturar um trabalho de orientação a alunos e pais, seja de forma individualizada, seja de forma grupal, que contribua para o desenvolvimento almejado. A coordenação de grupos de orientação a pais, em função de suas demandas no que diz respeito aos aspectos psicológicos do desenvolvimento e da educação dos filhos, tem representado uma das vias mais significativas do trabalho do psicólogo nesse sentido mais amplo. (16) Além de estar atento à realidade social e familiar do aluno enquanto paciente, o psicólogo deve ainda atentar para a realidade da escola, ciente de que, muitas vezes, uma parte significativa dos problemas de aprendizagem decorre da metodologia adotada, do tipo de clientela da escola, dos profissionais que a integram e até mesmo do espaço físico pouco propício à prática docente. [Letra E]”

 

Nosso gabarito é Letra D

 

Fonte: A importância do trabalho do psicólogo no ambiente escolar: perspectivas da educação na atualidade. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/268414476.pdf

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *