Segundo Moura e Facci (2016), é importante superar os modelos tradicionalmente adotados pela ciência psicológica pautados na culpabilização, fragmentação e individualização do processo ensino-aprendizagem. De forma complementar, Marinho-Araújo (2009) aponta para a importância de favorecer as transformações nos processos subjetivos e na intencionalidade dos atores presentes nas instituições de ensino superior. Com base nos referidos autores, é CORRETO afirmar que a Psicologia Escolar:
- A) carece com urgência de uma reestruturação teórico-conceitual que dê conta de explicar os fenômenos presentes na relação ensino-aprendizagem, possibilitando um combate adequado ao fracasso escolar.
- B) necessita delimitar seu objeto de estudo referente ao ensino superior, de modo a garantir uma maior eficácia e efetividade de suas intervenções, permitindo não somente melhores resultados como também uma maior consolidação da área.
- C) precisa de uma ampliação de sua área de atuação no ensino superior, possibilitando uma maior autonomia dos estudantes e, consequentemente, uma melhor colocação/reposição no mercado de trabalho.
- D) necessita ter uma perspectiva sistêmica de seu objeto de estudo, considerando as diferentes dimensões presentes no ensino superior, atuando desde questões estratégicas até a caracterização dos estudantes.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) necessita ter uma perspectiva sistêmica de seu objeto de estudo, considerando as diferentes dimensões presentes no ensino superior, atuando desde questões estratégicas até a caracterização dos estudantes.
Gabarito Letra D
Segundo Moura e Facci (2016), é importante superar os modelos tradicionalmente adotados pela ciência psicológica pautados na culpabilização, fragmentação e individualização do processo ensino-aprendizagem. De forma complementar, Marinho-Araújo (2009) aponta para a importância de favorecer as transformações nos processos subjetivos e na intencionalidade dos atores presentes nas instituições de ensino superior. Com base nos referidos autores, é CORRETO afirmar que a Psicologia Escolar:
a) carece com urgência de uma reestruturação teórico-conceitual que dê conta de explicar os fenômenos presentes na relação ensino-aprendizagem, possibilitando um combate adequado ao fracasso escolar.
Errado. Perceba que essa afirmativa vai justamente contra o que o enunciado traz: pensar que a teoria e o conceito dão conta, sozinhos, do fracasso escolar é ignorar os processos subjetivos e envergar para a fragmentação do processo de ensino-aprendizagem.
b) necessita delimitar seu objeto de estudo referente ao ensino superior, de modo a garantir uma maior eficácia e efetividade de suas intervenções, permitindo não somente melhores resultados como também uma maior consolidação da área.
Errado. O objeto de estudo relacionado à educação deve ser amplo, global, sistêmico, e não delimitado.
c) precisa de uma ampliação de sua área de atuação no ensino superior, possibilitando uma maior autonomia dos estudantes e, consequentemente, uma melhor colocação/reposição no mercado de trabalho.
Errado. O foco é a educação, os processos de ensino, e não a colocação no mercado de trabalho.
d) necessita ter uma perspectiva sistêmica de seu objeto de estudo, considerando as diferentes dimensões presentes no ensino superior, atuando desde questões estratégicas até a caracterização dos estudantes.
Certo! A visão das pesquisas na área escolar deve ser sistêmica.
Nosso gabarito é Letra D
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