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Segundo o documento “Referências técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica” (2013), conhecer as direções éticas e políticas que norteiam o cotidiano escolar passa a ser prioridade para a ação de psicólogas(os).

Nesse sentido, um dos princípios de atuação visando uma Psicologia Escolar crítica e contextualizada seria:

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Resposta:

A alternativa correta é letra C) construir, com a equipe da escola, estratégias de ensino-aprendizagem, considerando os desafios da contemporaneidade e as necessidades da comunidade onde a escola está inserida.

Gabarito: Letra C

Vamos ver o que a cartilha diz sobre essa prioridade. Vamos relembrar todos os princípios descritos pela cartilha:

• Compor com a equipe escolar, a elaboração, implementação e avaliação do Projeto Político Pedagógico da Escola e, a partir dele, construir seu projeto de atuação, como um profissional inserido e implicado no campo educacional;

• Problematizar o cotidiano escolar, colaborando na construção coletiva do projeto de formação em serviço, no qual professores possam planejar e compor ações continuadas;

Construir, com a equipe da escola, estratégias de ensino- aprendizagem, considerando os desafios da contemporaneidade e as necessidades da comunidade onde a escola está inserida;

• Considerar a dimensão de produção da subjetividade, sem reduzi-la a uma perspectiva individualizante, afastando-se do modelo clínico -assistencial;

• Valorizar e potencializar a construção de saberes, nos diferentes espaços educacionais, considerando a diversidade cultural das instituições e seu entorno para subsidiar a prática profissional;

• Buscar conhecimentos técnico-científicos da Psicologia e da Educação, em sua dimensão ética para sustentar uma atuação potencializadora;

• Produzir deslocamento do lugar tradicional da(o) psicóloga(o)no sentido de desenvolver práticas coletivas que possam acolher as tensões, buscando novas saídas para os desafios da formação entre educadores e educandos;

• Romper com a patologização, medicalização e judicialização das práticas educacionais nas situações em que as demandas por diagnósticos fortalecem a produção do distúrbio/transtorno, da criminalização e da exclusão.

• Formar profissionais da Psicologia para se dedicarem a este campo de atuação e poderem acompanhar os estudantes em contextos sociais de desenvolvimento."

Nesse sentido, um dos princípios de atuação visando uma Psicologia Escolar crítica e contextualizada seria:
 

a)  compor com a equipe escolar, a elaboração, implementação e avaliação dos alunos com dificuldade de aprendizagem e, a partir disso, indicar qual a sala e escola ideais para o aluno.

Errado. Segregação de alunos em salas específicas por características individuais não é uma conduta apropriada com a psicologia escolar crítica e contextualizada.


b)  relativizar o cotidiano escolar, colaborando na construção individual do projeto de formação em serviço, no qual professores devam planejar e compor ações continuadas.

Errado. Esse não é um princípio.


c)  construir, com a equipe da escola, estratégias de ensino-aprendizagem, considerando os desafios da contemporaneidade e as necessidades da comunidade onde a escola está inserida.

Certo!


d)  considerar a dimensão de produção da subjetividade, priorizando a perspectiva individualizante, aproximando- se de um modelo clínico-assistencial.

Errado. A psicologia escolar crítica não se aproxima de um modelo clínico-assistencial.


e)  potencializar a construção única de saberes, nos diferentes espaços educacionais, assegurando que todos devem ser iguais perante as instituições.

Errado. A construção de múltiplos saberes deve ser potencializada, desenvolvendo as capacidades individuais de cada um.

 

Nosso gabarito é Letra C

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