Segundo o documento “Referências técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica” (2013), conhecer as direções éticas e políticas que norteiam o cotidiano escolar passa a ser prioridade para a ação de psicólogas(os).
Nesse sentido, um dos princípios de atuação visando uma Psicologia Escolar crítica e contextualizada seria:
- A) compor com a equipe escolar, a elaboração, implementação e avaliação dos alunos com dificuldade de aprendizagem e, a partir disso, indicar qual a sala e escola ideais para o aluno.
- B) relativizar o cotidiano escolar, colaborando na construção individual do projeto de formação em serviço, no qual professores devam planejar e compor ações continuadas.
- C) construir, com a equipe da escola, estratégias de ensino-aprendizagem, considerando os desafios da contemporaneidade e as necessidades da comunidade onde a escola está inserida.
- D) considerar a dimensão de produção da subjetividade, priorizando a perspectiva individualizante, aproximando- se de um modelo clínico-assistencial.
- E) potencializar a construção única de saberes, nos diferentes espaços educacionais, assegurando que todos devem ser iguais perante as instituições.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) construir, com a equipe da escola, estratégias de ensino-aprendizagem, considerando os desafios da contemporaneidade e as necessidades da comunidade onde a escola está inserida.
Gabarito: Letra C
Vamos ver o que a cartilha diz sobre essa prioridade. Vamos relembrar todos os princípios descritos pela cartilha:
• Compor com a equipe escolar, a elaboração, implementação e avaliação do Projeto Político Pedagógico da Escola e, a partir dele, construir seu projeto de atuação, como um profissional inserido e implicado no campo educacional;
• Problematizar o cotidiano escolar, colaborando na construção coletiva do projeto de formação em serviço, no qual professores possam planejar e compor ações continuadas;
• Construir, com a equipe da escola, estratégias de ensino- aprendizagem, considerando os desafios da contemporaneidade e as necessidades da comunidade onde a escola está inserida;
• Considerar a dimensão de produção da subjetividade, sem reduzi-la a uma perspectiva individualizante, afastando-se do modelo clínico -assistencial;
• Valorizar e potencializar a construção de saberes, nos diferentes espaços educacionais, considerando a diversidade cultural das instituições e seu entorno para subsidiar a prática profissional;
• Buscar conhecimentos técnico-científicos da Psicologia e da Educação, em sua dimensão ética para sustentar uma atuação potencializadora;
• Produzir deslocamento do lugar tradicional da(o) psicóloga(o)no sentido de desenvolver práticas coletivas que possam acolher as tensões, buscando novas saídas para os desafios da formação entre educadores e educandos;
• Romper com a patologização, medicalização e judicialização das práticas educacionais nas situações em que as demandas por diagnósticos fortalecem a produção do distúrbio/transtorno, da criminalização e da exclusão.
• Formar profissionais da Psicologia para se dedicarem a este campo de atuação e poderem acompanhar os estudantes em contextos sociais de desenvolvimento."
Nesse sentido, um dos princípios de atuação visando uma Psicologia Escolar crítica e contextualizada seria:
a) compor com a equipe escolar, a elaboração, implementação e avaliação dos alunos com dificuldade de aprendizagem e, a partir disso, indicar qual a sala e escola ideais para o aluno.
Errado. Segregação de alunos em salas específicas por características individuais não é uma conduta apropriada com a psicologia escolar crítica e contextualizada.
b) relativizar o cotidiano escolar, colaborando na construção individual do projeto de formação em serviço, no qual professores devam planejar e compor ações continuadas.
Errado. Esse não é um princípio.
c) construir, com a equipe da escola, estratégias de ensino-aprendizagem, considerando os desafios da contemporaneidade e as necessidades da comunidade onde a escola está inserida.
Certo!
d) considerar a dimensão de produção da subjetividade, priorizando a perspectiva individualizante, aproximando- se de um modelo clínico-assistencial.
Errado. A psicologia escolar crítica não se aproxima de um modelo clínico-assistencial.
e) potencializar a construção única de saberes, nos diferentes espaços educacionais, assegurando que todos devem ser iguais perante as instituições.
Errado. A construção de múltiplos saberes deve ser potencializada, desenvolvendo as capacidades individuais de cada um.
Nosso gabarito é Letra C
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