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Segundo o documento “Referências técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica” (2013), o resultado do processo ensino e aprendizagem, em uma perspectiva crítica, é entendido como decorrente das práticas sociais e escolares que o produzem.

Nessa perspectiva, a(o) psicóloga(o) avança na compreensão desse processo quando

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Resposta:

A alternativa correta é letra D) o analisa a partir de condições histórico-sociais determinadas.

Gabarito: Letra D

 

Vejamos o que diz a cartilha:

“O resultado do processo ensino e aprendizagem, em uma perspectiva crítica, é entendido como decorrente das práticas sociais e escolares que o produzem. Nessa perspectiva, a (o) psicóloga (o) avança na compreensão desse processo quando o analisa a partir de condições histórico-sociais determinadas. Sua superação depende de ação que envolva os diferentes aspectos do processo de escolarização: relações familiares, grupos de amigos, práticas institucionais e contexto social. A complexidade do processo de escolarização, numa sociedade marcada pela desigualdade, é refletida nas condições de acesso e permanência nas escolas. Portanto, essa desigualdade precisa ser considerada, não como elemento acessório da subjetividade humana, mas sim como a base social de sua constituição (SOUZA, 2002). Dessa forma, a análise das práticas escolares centra-se nas relações institucionais, considerando o contexto social e histórico em que é produzido o processo de escolarização.”    

Nessa perspectiva, a(o) psicóloga(o) avança na compreensão desse processo quando
a)  encaminha o aluno para avaliação na área de saúde.
b)  solicita transferência do aluno para classe especial.
c)  o compreende sendo determinado por causas biológicas pré-determinadas.
d)  o analisa a partir de condições histórico-sociais determinadas.
e)  interpreta as práticas parentais como algo determinante do fracasso escolar.

 

Nosso gabarito é Letra B

Fonte: Conselho Federal de Psicologia Referências técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica / Conselho Federal de Psicologia. - Brasília: CFP, 2013.

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