Segundo o relatório elaborado por Jacques Delors, para a Unesco, editado sob a forma de livro (Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998), a educação deve no século XXI organizar-se em torno de quatro tipos fundamentais de aprendizagens interligadas, consideradas os quatro pilares da educação do século XXI: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. A respeito do quarto tipo de aprendizagem (aprender a ser), é possível afirmar que ela promove:
- A) O domínio de habilidades, competências e técnicas.
- B) O desenvolvimento da personalidade total com crítica, autonomia e cidadania.
- C) A competência de agir sobre o meio envolvente.
- D) A aquisição de instrumentos de compreensão.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) O desenvolvimento da personalidade total com crítica, autonomia e cidadania.
Segundo o relatório elaborado por Jacques Delors, para a Unesco, editado sob a forma de livro (Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998), a educação deve no século XXI organizar-se em torno de quatro tipos fundamentais de aprendizagens interligadas, consideradas os quatro pilares da educação do século XXI: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. A respeito do quarto tipo de aprendizagem (aprender a ser), é possível afirmar que ela promove:
Segundo Delors & Cols. (1998, pp.89-90):
“Para poder dar resposta ao conjunto das suas missões, a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto é adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmente aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.”
a) O domínio de habilidades, competências e técnicas.
INCORRETA. O item preconiza correspondência com o pilar “Aprender a conhecer”.
b) O desenvolvimento da personalidade total com crítica, autonomia e cidadania.
CORRETA. O parâmetro descrito traduz aspectos compatíveis com o pilar “Aprender a ser”, portanto, alternativa CERTA.
c) A competência de agir sobre o meio envolvente.
INCORRETA. A afirmativa traz relação com o pilar “Aprender a ser”.
d) A aquisição de instrumentos de compreensão.
INCORRETA. A assertiva é pertinente ao pilar “Aprender a conhecer”.
_______________
Fonte consultada:
Delors, J., Chung, F., Geremek, B., Gorham, W., Kornhauser, A., Manley, M., ... & Suhr, M. W. (1996). Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Educação um tesouro a descobrir, 6.
Deixe um comentário