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Segundo os princípios do behaviorismo radical, o professor deveria ter uma extensa gama de habilidades. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas habilidades:

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Resposta:

A alternativa correta é letra D) Graduar conteúdos por dificuldade, transformando-os em pequenos passos e em sequência.

Gabarito: Letra D

Segundo os princípios do behaviorismo radical, o professor deveria ter uma extensa gama de habilidades. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas habilidades:

 

Antes de ver as afirmativas, vamos ver quais são as habilidades que o professor deve possuir, segundo o Behaviorismo radical:

“Existem outros aspectos importantes do papel do professor. O terceiro deles é que deve selecionar os conteúdos acadêmicos para consecução dos objetivos e, em quarto lugar, deve propor quais os procedimentos para consecução dos objetivos. Esses procedimentos comportam um amplo espectro de habilidades que o professor poderia possuir:

Minimizar ou eliminar contingências aversivas, bastante comuns nas escolas, desde tempos imemoriais. Os alunos, ainda hoje, estudam mais para se livrar de possíveis consequências negativas (reforço negativo) do que pelo prazer de estudar ou pelo aumento da competência no conhecimento e no trato de alguns assuntos (reforço positivo). Isso sem falar dos problemas e polêmicas relacionadas à utilização de punição.

• Outro procedimento é o referente à habilidade de fornecer condições consequentes ao comportamento do aluno, com privilégio para a utilização correta e efetiva de reforçadores, quer sejam arbitrários ou naturais; dando preferência ao uso de confirmação de desempenho, indicação de progresso, trabalho preferido e aprovação social. Tais exemplos são importantes para diferenciarmos reforços muito distantes dos que geralmente se encontram no ambiente escolar e, principalmente, muito distantes do desempenho que se deseja instalar e que, na vida natural, dificilmente seriam autoproduzidos pelo comportamento em questão. Caso o professor ainda não tenha conseguido instalar o repertório comportamental que produza reforçadores por si só, poderá utilizar alguns reforços arbitrários, mas com preferência para os reforços arbitrários do tipo social e do tipo mais facilmente encontrado dentro do ambiente da sala de aula. Reforçadores muito artificiais são contra indicados.

• O professor deve também substituir progressivamente reforçadores arbitrários por reforçadores naturais. Em outros termos, o professor pode utilizar reforçadores arbitrários no início da aprendizagem, mas sempre com o compromisso de substituí-los por reforçadores naturais ao longo do tempo.

• Os aspectos anteriores relacionam-se com a tarefa de promoção da manutenção e generalização do comportamento após a sua instalação, o que torna o aluno independente de reforço arbitrário. O aluno só irá continuar estudando no mundo fora da escola e no futuro caso ele consiga produzir seus próprios reforçadores como decorrência do comportamento que ele está emitindo.

• O professor também deve ter respeito ao ritmo do aluno estabelecendo critério comportamental para reforçamento e individualização do ensino.

• O professor deve graduar conteúdos por dificuldade, transformando-o em pequenos passos e em sequência. Em outras palavras, realizar modelagem dos comportamentos que deseja ensinar, expressos nos objetivos curriculares.

• Deve propor e executar estratégias e procedimentos de ensino, atuando sobre as condições antecedentes e consequentes ao comportamento, por intermédio de modelagem, modelação, instruções, fading, timeout, instigação, treino discriminativo, discriminação condicional, discriminação condicional por exclusão etc..

• O professor pode utilizar tecnologia do ensino? O que seria considerado tecnologia do ensino? Sim, ele pode aplicar materiais programados, manuais, softwares educacionais ou pacotes instrucionais. No Brasil, os pacotes instrucionais mais identificados com análise do comportamento e mais conhecidos também são o PSI (Personalized System of Instruction) e o IP (Instrução Programada). O PSI é o ensino personalizado e individualizado, desenvolvido pelo psicólogo americano Fred Keller, na Universidade de Brasília, na década de 1960. Já a Instrução programada é o “pacote instrucional” elaborado pelo próprio Skinner. Existem vários outros “pacotes instrucionais” que podem ser identificados com os princípios analítico- comportamentais, pouco conhecidos no Brasil (Precision Teaching, Direct Instruction etc.). · Por último e não menos importante, o professor deve avaliar o desempenho do aluno, a partir dos objetivos e critérios de desempenho anteriormente estabelecidos. Deve avaliar não somente o desempenho do aluno, mas também o método e as condições de ensino, utilizando a avaliação do processo ensino-aprendizagem como condição para replanejamentos, sempre tentando observar e manter registro do comportamento dos alunos como base para identificação de repertórios, para modificação de materiais e procedimentos de ensino bem como, para estabelecer critérios de desempenho.”

 

“Dentre os elementos que compõem a aplicação à educação propusemos o ensino da concepção de ensino, conhecimento e educação do behaviorismo radical/análise do comportamento, bem como papel do professor (Identificar Para quem ensinar; O quê ensinar; Para quê ensinar e Quanto está sendo ensinado). Também propusemos que deve contemplar tudo o que a abordagem possa trazer de contribuição sobre ensinar a “como ensinar” (Minimização ou eliminação de contingências aversivas; Utilização correta e efetiva de reforçadores; Promoção de manutenção e generalização do comportamento após sua instalação; Respeito ao ritmo do aluno; Observação e manutenção de registros sobre o comportamento dos alunos; Gradação dos conteúdos e da dificuldade; Propor e executar estratégias e procedimentos de ensino; Utilizar - ou não- tecnologia de ensino).”


a)  Prover condições consequentes ao comportamento do aluno.

Certo! Essa é uma habilidade que o professor deve ter, segundo o Behaviorismo.


b)  Minimizar ou suprimir contingências aversivas.

Certo! Essa também é uma habilidade que o professor deve ter, segundo o Behaviorismo.


c)  Substituir progressivamente reforçadores naturalizados por reforçadores arbitrários, o que torna o aluno autônomo do reforço discricionário.

Errado. Na verdade, o professor deve fazer o movimento contrário, de substituir os reforçadores arbitrários por reforçadores naturais.


d)  Graduar conteúdos por dificuldade, transformando-os em pequenos passos e em sequência.

Certo! Esse é o processo de modelagem.


e)  Promoção da manutenção e generalização do comportamento após a sua instalação.

Certo! Essa também é uma habilidade que o professor deve ter, segundo o Behaviorismo.

 

Assim, a resposta que indica algo que não é uma habilidade do professor é a Letra C, e não a Letra D.

 

Fonte: Carmo, J.S. Contribuições da análise do comportamento à prática educacional. Org. João dos Santos Carmo e Maria Julia Ferreira Xavier Ribeiro. 1a ed. Santo André, SP: ESETec Editores Associados, 2012

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