Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre a dimensão da afetividade no ambiente escolar, assinale a alternativa correta:

Continua após a publicidade..

Resposta:

ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

QUESTÃO ANULADA

 

 

 

 

 

A questão está baseada no livro "Psicologia Escolar: que fazer é esse?" de Franschini et al.

 

Veja o trecho:

 

"É importante ressaltar que a afetividade não acontece apenas no contato físico, mas também quando o professor se interessa pelo desenvolvimento do aluno, elogia o que ele faz e reconhece os seus esforços. Também é necessário que o aluno se implique cuidando dessa relação. Essas são manifestações de afeto, mesmo que não tenham o contato corporal. Compreendemos que a afetividade não é puramente um ato 'meloso', e nem precisa ser, mas podemos considerá-la como um ingrediente importante e indispensável na relação entre pessoas, intensificando os vínculos e criando continentes favoráveis para o desenvolvimento cognitivo."

 

Portanto, o gabarito preliminar considerava como correta a alternativa C.

 

Contudo, a banca resolveu anular a questão. Veja a justificativa:

 

 

 

"Justificativa: Prezados candidatos, em resposta ao recurso interposto, temos a esclarecer que a questão será ANULADA, tendo em vista que apesar da questão ter sido elaborada corretamente consoante com o texto do material Psicologia Escolar: que fazer é esse? FRANSCHINI, Rosângela; VIANA, Meire Nunes Conselho Federal de Psicologia. - Brasília: CFP, 2016, p. 164/165, acolhe-se o recurso ao aquiescer que a alternativa E pode também ser considerada correta visto que existem vastas evidências em pesquisas que indicam vinculação da melhor obtenção de conhecimento com afetividade (sentimento), logo a redação da alternativa prejudica a apreciação da questão pelo candidato."

 

 

 

A banca também considerou correta a Letra E.

 

Temos duas alternativas corretas: Letra C e Letra E. Com isso, a banca optou por Anular.

 

 

a)  Desenvolver a afetividade significa recusar a importância do pensamento ou da razão e vincular conhecimento com sentimento.

 

b)  Afetividade significa suprir carências afetivas dos alunos.

 

c)  É importante ressaltar que a afetividade sucede-se quando o professor zela pelo desenvolvimento do aluno, enaltece o que ele realiza e reconhece os seus empenhos.

 

d)  É adequado reconhecer a importância das emoções como constituintes da vida do sujeito e que as mesmas estão desassociadas dos processos cognitivos, sem dar mais destaque à razão ou às emoções, algo que gera muitas cizânias.  

e)  É um ingrediente importante e indispensável na relação entre pessoas, intensificando os vínculos e criando continentes favoráveis para o desenvolvimento cognitivo.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *