Sobre a finalidade da atuação do psicólogo na educação, conforme referência técnica para atuação de psicólogos na educação básica (Crepop, 2013), assinale a afirmativa correta.
- A) Considerar a dimensão de produção da subjetividade na escola, como modelo clínico-assistencial.
- B) Considerar patologização, medicalização e judicialização das práticas educacionais nas demandas.
- C) Compor, sozinho, a elaboração, a implementação e a avaliação do Projeto Político-Pedagógico da escola.
- D) Buscar conhecimentos técnico-científicos da psicologia e da educação, em sua dimensão ética para sustentar uma atuação potencializadora.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Buscar conhecimentos técnico-científicos da psicologia e da educação, em sua dimensão ética para sustentar uma atuação potencializadora.
Gabarito: Letra D.
Sobre a finalidade da atuação do psicólogo na educação, conforme referência técnica para atuação de psicólogos na educação básica (Crepop, 2013), assinale a afirmativa correta.
A questão está baseada no seguinte texto:
"E, nesse cenário de muitas e múltiplas demandas, apoiados nos princípios que defendemos para a atuação de psicólogas (os) na Educação Básica (CFP & CRPs, 2010), propomos:
• Compor com a equipe escolar, a elaboração, implementação e avaliação do Projeto Político Pedagógico da Escola e, a partir dele, construir seu projeto de atuação, como um profissional inserido e implicado no campo educacional.
• Problematizar o cotidiano escolar, colaborando na construção coletiva do projeto de formação em serviço, no qual professores possam planejar e compor ações continuadas.
• Construir, com a equipe da escola, estratégias de ensino-aprendizagem, considerando os desafios da contemporaneidade e as necessidades da comunidade onde a escola está inserida.
• Considerar a dimensão de produção da subjetividade, sem reduzi-la a uma perspectiva individualizante, afastando se do modelo clínico-assistencial.
• Valorizar e potencializar a construção de saberes, nos diferentes espaços educacionais, considerando a diversidade cultural das instituições e seu entorno para subsidiar a prática profissional.
• Buscar conhecimentos técnico-científicos da Psicologia e da Educação, em sua dimensão ética para sustentar uma atuação potencializadora.
• Produzir deslocamento do lugar tradicional da (o) psicóloga (o) no sentido de desenvolver práticas coletivas que possam acolher as tensões, buscando novas saídas para os desafios da formação entre educadores e educandos.
• Romper com a patologização, medicalização e judicialização das práticas educacionais nas situações em que as demandas por diagnósticos fortalecem a produção do distúrbio/transtorno, da criminalização e da exclusão."
Fonte: "Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educacão Básica" (CFP)
Com isso, encontramos a resposta na Letra D.
a) Considerar a dimensão de produção da subjetividade na escola, como modelo clínico-assistencial.
b) Considerar patologização, medicalização e judicialização das práticas educacionais nas demandas.
c) Compor, sozinho, a elaboração, a implementação e a avaliação do Projeto Político-Pedagógico da escola.
d) Buscar conhecimentos técnico-científicos da psicologia e da educação, em sua dimensão ética para sustentar uma atuação potencializadora.
Deixe um comentário