Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre a Inclusão Escolar, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

 

I. A Lei nº 11.340 de 7 de Agosto de 2006, chamada de Lei Brasileira de Inclusão, consagrou a política de educação inclusiva no Brasil.

 

II. A inclusão escolar é a capacidade de entender e reconhecer o outro e assim ter o privilégio de aceitar e conviver com pessoas com deficiência, compartilhando experiências que possibilitem seu desenvolvimento social e educacional.

 

III. A prática de educação inclusiva, será possível se houver mudanças na escola, que viabilizem às pessoas com necessidades educativas especiais condições para que todos tenham acesso e permanência na escola, de forma que sejam respeitadas e trabalhadas suas limitações.

 

IV. Dentre as atividades relativas ao profissional de psicologia, estão presentes: oferecer suporte aos professores de educação regular e inclusiva por meio da coleta e da busca de dados relacionados às crianças e suas dificuldades; investigar as possíveis variáveis que interferem na manutenção dos problemas; analisar condições ambientais e interpessoais; propor e desenvolver estratégias e planos de intervenção, como também avaliar os resultados obtidos.

 

V. Por meio de experiências pessoais de suas significações de deficiências, o psicólogo estará apto a rever suas emoções, afetos, aprender com suas negações, sendo capaz de “conquistar a percepção da deficiência” como um objeto compartilhado e de proporcionar ao nosso cliente um ambiente acolhedor e condições facilitadoras para sua aceitação dessa condição, favorecendo e possibilitando seu próprio desenvolvimento.

 

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Apenas II, III, IV e V estão corretas.

Gabarito Letra D


I. A Lei nº 11.340 de 7 de Agosto de 2006, chamada de Lei Brasileira de Inclusão, consagrou a política de educação inclusiva no Brasil.

Errado. A lei 11.340 é a lei Maria da Penha. A lei brasileira de inclusão é a lei 13.146.

 

II. A inclusão escolar é a capacidade de entender e reconhecer o outro e assim ter o privilégio de aceitar e conviver com pessoas com deficiência, compartilhando experiências que possibilitem seu desenvolvimento social e educacional.

Certo! Essa é a definição de inclusão escolar:

“Segundo Mantoan (2008) a inclusão escolar é a capacidade de entender e reconhecer o outro e assim ter o privilégio de aceitar e conviver com pessoas com deficiência, compartilhando experiências que possibilitem seu desenvolvimento social e educacional. Neste sentido, a finalidade da educação inclusiva é acolher a todos sem exceção, especialmente os estudantes que têm algum tipo de deficiência ou até mesmo aqueles que são discriminados do convívio social.” (Ramos et al, 2016)

 

III. A prática de educação inclusiva, será possível se houver mudanças na escola, que viabilizem às pessoas com necessidades educativas especiais condições para que todos tenham acesso e permanência na escola, de forma que sejam respeitadas e trabalhadas suas limitações.

Certo! Essas mudanças são necessárias para a prática da educação inclusiva, do contrário ela é inviável.

 “A prática de educação inclusiva, de acordo com Meyrelles (2009), só será possível se houver mudanças na escola, que viabilizem às pessoas com necessidades educativas especiais condições para que todos tenham acesso e permanência na escola, de forma que sejam respeitadas e trabalhadas suas limitações.” (Ramos et al, 2016)

 

IV. Dentre as atividades relativas ao profissional de psicologia, estão presentes: oferecer suporte aos professores de educação regular e inclusiva por meio da coleta e da busca de dados relacionados às crianças e suas dificuldades; investigar as possíveis variáveis que interferem na manutenção dos problemas; analisar condições ambientais e interpessoais; propor e desenvolver estratégias e planos de intervenção, como também avaliar os resultados obtidos.

 Certo!

“Dentre as atividades relativas ao profissional de psicologia, estão presentes: oferecer suporte aos professores de educação regular e inclusiva por meio da coleta e da busca de dados relacionados às crianças e suas dificuldades; investigar as possíveis variáveis que interferem na manutenção dos problemas; analisar condições ambientais e interpessoais; propor e desenvolver estratégias e planos de intervenção, como também avaliar os resultados obtidos. (MCNAMARA, 1998).” (Ramos et al, 2016)

 

V. Por meio de experiências pessoais de suas significações de deficiências, o psicólogo estará apto a rever suas emoções, afetos, aprender com suas negações, sendo capaz de “conquistar a percepção da deficiência” como um objeto compartilhado e de proporcionar ao nosso cliente um ambiente acolhedor e condições facilitadoras para sua aceitação dessa condição, favorecendo e possibilitando seu próprio desenvolvimento.

 Certo!

Por meio de experiências pessoais de suas significações de deficiências, o psicólogo estará apto a rever suas emoções, afetos, aprender com suas negações, sendo capaz de “conquistar a percepção da deficiência como um objeto compartilhado e de proporcionar ao nosso cliente um ambiente acolhedor e condições facilitadoras para sua aceitação dessa condição, favorecendo e possibilitando seu próprio desenvolvimento.” (AMIRALIAN 1997, P. 37).” (Ramos et al, 2016)

 

Assim,  Apenas II, III, IV e V estão corretas.

Gabarito Letra D.

 

Referência

RAMOS, Felipe Salviano, et al. O papel do psicólogo escolar no processo de inclusão educacional de pessoas com deficiência. Campina Grande: II congresso internacional de educação inclusiva, 2016.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *