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Sobre a motivação, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as perspectivas psicológicas aos seus respectivos campos do saber.


COLUNA I


1. Perspectiva comportamental


2. Perspectiva humanista


3. Perspectiva cognitiva


4. Perspectiva social


COLUNA II


(  ) Necessidade de afiliação ou vínculo – a necessidade dos alunos de vínculo ou afiliação é refletida na motivação para ficar ao lado de colegas e na vontade de ter um relacionamento positivo com os professores.


(  ) Hierarquia das necessidades – a autorrealização é a mais elevada das necessidades humanas e caracteriza-se pela motivação do ser humano em desenvolver todo o seu potencial como ser.


(  ) Incentivos – os incentivos usados pelos professores em sala de aula, por exemplo pontuações e conceitos, podem motivar o comportamento dos estudantes.


(  ) Motivação para competência – os estudantes devem receber mais oportunidades e responsabilidades para controlar o resultado de seu rendimento.


Assinale a sequência correta.

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Resposta:

A alternativa correta é letra D) 4 2 1 3

Gabarito Letra D
 

A questão pede para relacionar as perspectivas da motivação com sua definição. Para facilitar a compreensão, colocarei a frente de cada perspectiva a definição apresentada por Santrock (2009), para posteriormente encontrarmos uma correspondência na coluna II:

 

COLUNA I


1. Perspectiva comportamental

“A perspectiva comportamental da motivação enfatiza recompensas e punições externas como chave na determinação da motivação de um estudante. Incentivos são estímulos ou eventos positivos ou negativos que podem modificar o comportamento de estudante.”


2. Perspectiva humanista

“Segundo a perspectiva humanista de Maslow, existe uma hierarquia de motivos e as necessidades dos estudantes devem ser satisfeitas em determinada sequência. A auto-realização, a mais elevada e indefinida das necessidades de Maslow, envolve a motivação de desenvolver todo o seu potencial como ser humano.”


3. Perspectiva cognitiva

“De acordo com a perspectiva cognitiva da motivação, os pensamentos dos estudantes dirigem sua motivação. A perspectiva cognitiva foca na motivação interna em ter sucesso, nas atribuições, nas convicções dos estudantes de que podem efetivamente controlar seu ambiente, na definição de objetivos, planejamento e monitoramento do processo rumo ao objetivo. A perspectiva cognitiva combina com o conceito de R. W. White de motivação para a competência.”


4. Perspectiva social

“A perspectiva social enfatiza a necessidade de afiliação.”


COLUNA II


(4) Necessidade de afiliação ou vínculo – a necessidade dos alunos de vínculo ou afiliação é refletida na motivação para ficar ao lado de colegas e na vontade de ter um relacionamento positivo com os professores.

A perspectiva que aborda necessidade de afiliação é a Perspectiva social.


(2) Hierarquia das necessidades – a autorrealização é a mais elevada das necessidades humanas e caracteriza-se pela motivação do ser humano em desenvolver todo o seu potencial como ser.

A perspectiva que apresenta a hierarquia de necessidades é a Perspectiva humanista.


(1) Incentivos – os incentivos usados pelos professores em sala de aula, por exemplo pontuações e conceitos, podem motivar o comportamento dos estudantes.

A perspectiva que apresenta os incentivos como motivadores é a Perspectiva comportamental.


(3) Motivação para competência – os estudantes devem receber mais oportunidades e responsabilidades para controlar o resultado de seu rendimento.

A perspectiva que corresponde a motivação para competência é a Perspectiva cognitiva.

 

Nossa sequência fica, então: 4213.

Gabarito Letra D

 

Referência

SANTROCK, John W (2009). Psicologia Educacional (3 Ed.) São Paulo: McGraw-Hill.

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