Sobre a Orientação Profissional (OP) como um campo de atuação em psicologia escolar na escola do século XXI, assinale a alternativa INCORRETA.
- A) Embora pouco enfatizada nos meios educacionais, a atuação do psicólogo escolar em OP é tão legítima como necessária.
- B) O trabalho de OP nas escolas, para ser efetivo, deve ser ofertado pelo psicólogo escolar mediante a realização de atendimentos individuais semanais de caráter obrigatório.
- C) Uma das metas orientadoras do trabalho do psicólogo escolar em OP é promover o desenvolvimento humano, propiciando o exercício do pensamento crítico.
- D) A OP é um campo de atuação relevante em psicologia escolar, embora não se encerre na intervenção psicológica, uma vez que requer a contribuição de outras áreas também.
- E) Os programas de OP ofertados pelo psicólogo escolar nas escolas devem se tornar parte integrante do processo de educação formal e não se restringir a uma sequência de ações pontuais.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) O trabalho de OP nas escolas, para ser efetivo, deve ser ofertado pelo psicólogo escolar mediante a realização de atendimentos individuais semanais de caráter obrigatório.
Gabarito: Letra B.
Sobre a Orientação Profissional (OP) como um campo de atuação em psicologia escolar na escola do século XXI, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Embora pouco enfatizada nos meios educacionais, a atuação do psicólogo escolar em OP é tão legítima como necessária.
Correto. Essa afirmativa está de acordo com o texto abaixo:
"Embora pouco enfatizada nos meios educacionais, a atuação do psicólogo escolar em OP é tão legítima como necessária. Fala-se aqui de uma Psicologia Escolar comprometida socialmente com a cidadania, cujas práticas estejam orientadas por finalidades transformadoras; que objetive a promoção do desenvolvimento humano, superando perspectivas meramente remediativas ou de solução de problemas."
Fonte: "Psicologia Escolar e Orientação Profissional" (Carvalho e Marinho-Araújo)
b) O trabalho de OP nas escolas, para ser efetivo, deve ser ofertado pelo psicólogo escolar mediante a realização de atendimentos individuais semanais de caráter obrigatório.
Falso. Observe o que o texto utilizado como referência propõe:
"Valore (2003) propõe que o processo de OP, assim pensado, seja ofertado pelo psicólogo escolar mediante a realização de seis a dez encontros grupais, semanais, com duração de aproximadamente duas horas, de caráter não-obrigatório, com utilização de técnicas e instrumentos variados, incluindo dinâmica de grupo, dramatizações, jogos relativos às profissões, visitas a instituições de ensino superior e de trabalho e outros."
Fonte: "Psicologia Escolar e Orientação Profissional" (Carvalho e Marinho-Araújo)
c) Uma das metas orientadoras do trabalho do psicólogo escolar em OP é promover o desenvolvimento humano, propiciando o exercício do pensamento crítico.
Correto. Essa afirmativa está de acordo com o seguinte trecho:
"Promover o desenvolvimento humano, propiciando o exercício do pensamento crítico dos sujeitos, deve ser a meta orientadora do trabalho do psicólogo."
Fonte: "Psicologia Escolar e Orientação Profissional" (Carvalho e Marinho-Araújo)
d) A OP é um campo de atuação relevante em psicologia escolar, embora não se encerre na intervenção psicológica, uma vez que requer a contribuição de outras áreas também.
Correto. Essa afirmativa está de acordo com o texto abaixo:
"Em oposição ao supracitado, defende-se que a OP é um campo de atuação relevante em Psicologia Escolar, embora ela não se encerre na intervenção psicológica, uma vez que requer a contribuição de outras áreas também. Como afirma Pimenta (1981), auxiliar uma pessoa na tomada de decisões profissionais não se reduz a “ajudá-la psicologicamente”, pois esta seria uma ajuda parcial e fragmentária. Contribuições advindas de ramos como a pedagogia, sociologia e economia, por exemplo, são também fundamentais nesse processo."
Fonte: "Psicologia Escolar e Orientação Profissional" (Carvalho e Marinho-Araújo)
e) Os programas de OP ofertados pelo psicólogo escolar nas escolas devem se tornar parte integrante do processo de educação formal e não se restringir a uma sequência de ações pontuais.
Correto. Outra afirmativa que está de acordo com o artigo. Observe:
"A ideia básica aqui posta é a de que o desenvolvimento do indivíduo é um processo contínuo, ininterrupto. Portanto, os programas que visam promover o desenvolvimento humano no domínio da carreira, devem partir desse pressuposto, fazendo com que a orientação não se restrinja a uma sequência de ações pontuais, mas que se torne parte integrante do processo de educação formal."
Fonte: "Psicologia Escolar e Orientação Profissional" (Carvalho e Marinho-Araújo)
Portanto, a alternativa incorreta é a Letra B.
Deixe um comentário