Sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), termo utilizado por Vygotsky para tratar as influências sociais, principalmente na educação, no desenvolvimento cognitivo das crianças, é correto afirmar:
- A) O limite mais baixo da ZDP é o nível de habilidades alcançadas por uma criança trabalhando independente.
- B) Na ZDP o raciocínio lógico substitui o raciocínio intuitivo, mas somente em situações concretas.
- C) O limite superior da ZDP é o nível de solução de problemas alcançado por uma criança com a ajuda de um instrutor habilidoso.
- D) A ZDP captura as habilidades cognitivas da criança que se apresentam em processo de maturação e podem ser concluídas apenas com a ajuda de um educador habilidoso.
Resposta:
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
Questão anulada
Sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), termo utilizado por Vygotsky para tratar as influências sociais, principalmente na educação, no desenvolvimento cognitivo das crianças, é correto afirmar:
Antes de ver as alternativas, vamos relembrar a ZDP, a partir de Santrock (2009):
“Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) é o termo criado por Vygotsky para descrever uma série de tarefas que são muito difíceis para que a criança domine sozinha, mas que podem ser aprendidas com orientação e assistência de adultos ou crianças mais habilidosas. Assim, o limite mais baixo da ZDP é o nível de habilidade alcançado por crianças trabalhando independentemente. O limite mais alto é o nível de responsabilidade adicional que a criança pode aceitar com a assistência de um instrutor hábil. A ZDP captura as habilidades cognitivas da criança que estão em processo de maturação e podem ser concluídas somente com a assistência de uma pessoa mais habilidosa.”
Agora, vejamos as alternativas:
a) O limite mais baixo da ZDP é o nível de habilidades alcançadas por uma criança trabalhando independente.
Certo! Praticamente copiado e colado do texto de Santrock.
b) Na ZDP o raciocínio lógico substitui o raciocínio intuitivo, mas somente em situações concretas.
Errado! Até fora de contexto, isso é o que acontece no estágio operacional concreto, descrito por Piaget e não Vygotsky.
c) O limite superior da ZDP é o nível de solução de problemas alcançado por uma criança com a ajuda de um instrutor habilidoso.
Errado. É, na verdade, a responsabilidade adicional que a criança pode aceitar.
d) A ZDP captura as habilidades cognitivas da criança que se apresentam em processo de maturação e podem ser concluídas apenas com a ajuda de um educador habilidoso.
Certo! Apesar de algumas palavras diferentes, a ideia é a mesma que a apresentada pela bibliografia consultada.
Dessa forma, a Letra A e a Letra D estão corretas, e a questão foi anulada.
Referência
SANTROCK, John W (2009). Psicologia Educacional (3 Ed.) São Paulo: McGraw-Hill.
Deixe um comentário