Sobre o testemunho de estudantes brasileiros em relação à escola na cultura digital descrito no livro A escola navega na web: que onda é essa? (2019), assinale a alternativa correta.
- A) Os estudantes ouvidos pela pesquisa utilizam o celular, no contexto escolar, apenas para fim educacional.
- B) A pesquisa constatou que o uso dos dispositivos tecnológicos não apresentam diferença entre as escolas públicas e privadas.
- C) Os estudantes defendem o uso das tecnologias no contexto escolar por acreditarem que este favorece o processo de aprendizagem.
- D) No depoimentos dos jovens da pesquisa, o professor ocupa um lugar de importância tanto na sua função de ensinar quanto como mediador nas relações entre os jovens e os recursos tecnológicos.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) No depoimentos dos jovens da pesquisa, o professor ocupa um lugar de importância tanto na sua função de ensinar quanto como mediador nas relações entre os jovens e os recursos tecnológicos.
Gabarito Letra D
Sobre o testemunho de estudantes brasileiros em relação à escola na cultura digital descrito no livro A escola navega na web: que onda é essa? (2019), assinale a alternativa correta.
a) Os estudantes ouvidos pela pesquisa utilizam o celular, no contexto escolar, apenas para fim educacional.
Errado. Considerando os padrões de uso de celulares e redes sociais na atualidade, apenas em um ambiente com regras e supervisão muito rígidos conseguiria que estudantes utilizassem o celular apenas para fim educacional.
b) A pesquisa constatou que o uso dos dispositivos tecnológicos não apresentam diferença entre as escolas públicas e privadas.
Errado. O nível socioeconômico não é o mesmo entre escolas públicas e escolas privas, e consequentemente também não é o mesmo o grau de acesso a dispositivos tecnológicos e seu uso.
c) Os estudantes defendem o uso das tecnologias no contexto escolar por acreditarem que este favorece o processo de aprendizagem.
Errado. Esse não é o único motivo que leva os estudantes a defenderem o uso de tecnologias no contexto escolar.
d) No depoimentos dos jovens da pesquisa, o professor ocupa um lugar de importância tanto na sua função de ensinar quanto como mediador nas relações entre os jovens e os recursos tecnológicos
Certo! Esse é um resultado apontado pela pesquisa.
Para fins de aprofundamento, vamos ver mais um pouco sobre o assunto
“As TICs são utilizadas em diversas maneiras e em vários ramos de atividades, podendo se destacar nas indústrias no processo de automação, no comércio em gerenciamentos e publicidades, no setor de investimentos com informações simultâneas e comunicação imediata, e na educação no processo de ensino aprendizagem e Educação a Distância. Pode-se dizer que a principal responsável pelo crescimento e potencialização da utilização das TIC em diversos campos foi à popularização da Internet. Em se tratando de informação e comunicação, as possibilidades tecnológicas apareceram como uma alternativa da era moderna, facilitando a educação com a inserção de computadores nas escolas, possibilitando e aprimorando o uso da tecnologia pelos alunos, o acesso a informações e a realização de múltiplas tarefas em todas as dimensões da vida humana, além de qualificar os professores por meio da criação de redes e comunidades virtuais. Sabe-se que, as mudanças com o aparecimento das tecnologias foram grandes e positivas para a sociedade, em relação à comunicação, ligação e convívio social. A Informática trouxe, além de inúmeros recursos tecnológicos, a esperança de melhorias no processo de ensino e aprendizagem. As TIC possibilitam a adequação do contexto e as situações do processo de aprendizagem às diversidades em sala de aula. As tecnologias fornecem recursos didáticos adequados às diferenças e necessidades de cada aluno. As possibilidades constatadas no uso das TIC são variadas, oportunizando que o professor apresente de forma diferenciada as informações. Por meio das TIC, disponibilizamos da informação no momento em que precisamos, de acordo com nosso interesse. O termo TIC é a junção da tecnologia ou Informática com a tecnologia da comunicação, a Internet é um ensinamento claro disso. As TIC quando são utilizadas, melhoraram o processo de ensino, pois criam ambientes virtuais de aprendizagem, colaborando com o aluno na assimilação dos conteúdos. O computador e a Internet atrai a atenção dos alunos desenvolvendo neles, habilidades para captar a informação. Essa informação manifesta-se de forma cada vez mais interativa e cada vez mais depressa, que os envolvidos no processo de ensino, muitas vezes, não conseguem assimilar. A principal dificuldade de se incorporar as TIC no processo de ensino, é o fato de o professor ser ainda apontado, o detentor de todo conhecimento. Hoje, diante das tecnologias apresentadas aos alunos, o professor tem o papel de interventor dessa nova forma de ensino, dando o suporte necessário ao uso adequado e responsável dos recursos tecnológicos. Para que isso aconteça, o professor deve buscar, ainda em sua formação, se atualizar não só dentro de sua especialidade, mas também, dentro das tecnologias que possam auxiliar em suas práticas pedagógicas. Muitos veem nas TIC, a perspectiva transformadora e determinante para melhorar a educação, mas deve-se considerar que há muitos problemas ainda associados à incorporação de tecnologias nas escolas. É um desafio para os professores mudar sua forma de conceber e por em prática o ensino, através de uma nova ferramenta. Para Imbérnom (2010, p.36): Para que o uso das TIC signifique uma transformação educativa que se transforme em melhora, muitas coisas terão que mudar. Muitas estão nas mãos dos próprios professores, que terão que redesenhar seu papel e sua responsabilidade na escola atual. Mas outras tantas escapam de seu controle e se inscrevem na esfera da direção da escola, da administração e da própria sociedade. As escolas devem fazer uso das TIC como novos meios de aprendizagem em todos os aspectos do currículo. Hoje as TIC são utilizadas em trabalhos extracurriculares, ou em disciplinas como complemento didático. O computador ainda não é considerado um recurso do cotidiano para criação e pesquisa.. Precisamos então começar a pensar no que realmente pode ser feito a partir da utilização dessas novas tecnologias, particularmente da Internet, no processo educativo. Para isso, é necessário compreender quais são suas especificidades técnicas e seu potencial pedagógico.”
Nosso gabarito é Letra D
Fonte: TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/11019
Deixe um comentário