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Sobre o trabalho do psicólogo e a educação inclusiva, assinale a alternativa CORRETA.

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Resposta:

A alternativa correta é letra D) O psicólogo, em seu trabalho, focaliza a força que o estudante possui para criar condições para o enfrentamento de sua deficiência e a expansão de seus limites, tendo como objetivo buscar uma posição social mais valorizada pela sua comunidade.

Gabarito: Letra D

Sobre o trabalho do psicólogo e a educação inclusiva, assinale a alternativa CORRETA.
a)  O psicólogo é responsável apenas por encaminhar o estudante para a avaliação especializada, visando ao fechamento do diagnóstico e, após a avaliação, com diagnóstico e laudo completos, realizar a sua inserção em classe especial.

Errado. O trabalho do psicólogo vai muito além do mero encaminhamento.


b)  A promoção de discussões coletivas a respeito do processo de atendimento escolar do aluno com deficiência, em que seja garantido o direito de pertencimento do estudante com deficiência à escola especial, garante a estimulação necessária, garantida em lei.

Errado. Essas ações, isoladas, não garantem a estimulação necessária.


c)  As ações de responsabilidade do profissional de psicologia são: participar na articulação de serviços para o atendimento do estudante com deficiência, como os Centros de Atenção Psicossocial, realizar o atendimento preventivo para evitar surtos dentro do ambiente escolar e garantir que o estudante seja incluído em classe especial, de forma a não ficar vulnerável em classe regular.
d)  O psicólogo, em seu trabalho, focaliza a força que o estudante possui para criar condições para o enfrentamento de sua deficiência e a expansão de seus limites, tendo como objetivo buscar uma posição social mais valorizada pela sua comunidade.

Certo!

“O trabalho da (o) psicóloga (o) com a temática do preconceito e a promoção de discussões coletivas a respeito do processo de inclusão escolar, em que seja garantido o direito de pertencimento do estudante com deficiência à escola regular, pode promover condições para que a relação social entre o estudante com deficiência e o ambiente escolar promovam situações desafiadoras que “empurram a criança para a via da compensação” no sentido de desenvolver potencialidades que auxiliem na superação da deficiência, conforme anuncia Vygotski (1997, p.106). Dessa forma, em seu trabalho, a (o) psicóloga (o) focalizará a força que esse estudante possui para criar condições para o enfrentamento de sua deficiência e expansão de seus limites, que tem como objetivo buscar uma posição social mais valorizada pela sua comunidade”


e)  O psicólogo deve estar inserido em contextos educativos e desenvolver grupos de trabalhos com professores, estudantes, familiares, equipe técnica, gestores e funcionários possibilitando que a temática das limitações dos estudantes seja ressaltada, para que a comunidade escolar nivele as suas expectativas em relação à produção do estudante com necessidade educacional especial.

Errado. Não deve haver um nivelamento de expectativas, e sim uma promoção da educação inclusiva.

 

Nosso gabarito é Letra D

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