Tanto a integração quanto a inclusão ao mostrar a carência de recursos para atender seus objetivos, acabam por apresentar um problema que a escola e a sociedade já têm antes do ato em si.
Sobre a concepção de integração escolar, assinale a alternativa INCORRETA
- A) Refere à inserção da pessoa deficiente com o objetivo de prepará-la para o convívio social.
- B) Pode ser definida em seu objetivo único, de incorporar física e socialmente as crianças com necessidades especiais, para que possam usufruir dos bens socialmente produzidos, habilitando e oferecendo-lhes recursos para o exercício da cidadania.
- C) Acontecimento, no qual a sociedade se adéqua para incluir as pessoas com necessidades especiais, ao mesmo tempo, observa-se que esta convida os inclusos assumirem seu papel de cidadão e os integra em sua comunidade.
- D) Privilegia o aluno com necessidades educativas especiais, dividindo com ele a responsabilidade da inserção, enquanto a inclusão tenta avançar, exigindo também da sociedade, em geral, condições para essa inserção.
- E) [...] como o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades educativas especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade.
Resposta:
A resposta correta é a letra C) Acontecimento, qual a sociedade se adapta para incluir as pessoas com necessidades especiais, ao mesmo tempo, observa-se que esta convida os inclusos a assumirem seu papel de cidadão e os integra em sua comunidade.
A alternativa C é a que melhor define a concepção de integração escolar. Isso ocorre porque a integração escolar não se resume apenas à inserção da pessoa com deficiência em uma escola regular, mas sim ao processo pelo qual a sociedade se adapta para incluir essas pessoas, criando condições para que elas possam participar plenamente e exercerem seus direitos como cidadãos.
As outras alternativas não apresentam essa compreensão mais ampla da integração escolar. A alternativa A, por exemplo, apresenta uma visão mais limitada, considerando a integração escolar como um processo de preparação da pessoa com deficiência para o convívio social. Já a alternativa B define a integração escolar como um processo de incorporação de crianças com necessidades especiais em uma escola regular, mas não considera a necessidade de mudanças na sociedade para que essas pessoas possam ser incluídas.
A alternativa D, por sua vez, apresenta uma visão mais individualizada da integração escolar, considerando que a responsabilidade pela inserção da pessoa com deficiência é compartilhada entre o aluno e a sociedade. No entanto, essa visão não considera a necessidade de mudanças estruturais na sociedade para que a integração seja plena.
Já a alternativa E não apresenta uma definição clara da integração escolar, apenas descrevendo um processo de adaptação da sociedade para incluir pessoas com necessidades educativas especiais.
Portanto, a alternativa C é a que melhor define a concepção de integração escolar, considerando que a integração é um processo que envolve mudanças na sociedade para que as pessoas com necessidades especiais possam ser incluídas plenamente e exercerem seus direitos como cidadãos.
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