Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

  Texto associado

O conceito de Educação foi amplamente debatido por vários pesquisadores ao longo do tempo. Estes interpretaram a Educação, segundo áreas do conhecimento distintas e formularam teorias e metodologias que permeiam as atividades educacionais até os dias atuais. O conhecimento das principais teorias de aprendizagem permite embasar e traçar estratégias que atendam aos objetivos de aprendizagem.

(Pinheiro, 2002.)

Não existe uma teoria específica para todos os objetivos, mas sim uma teoria adequada a cada tipo de objetivo. Nesse sentido, deve-se utilizar uma combinação dessas teorias visando a atender a diversidade de alunos e recursos.

(Bittencourt, 1999.)

Considerando a atuação do professor na concepção sociocultural, infere-se que:

Continua após a publicidade..

Resposta:

Resposta: A alternativa correta é a letra D) Tem o papel de instigar o aluno a perceber a organização social em que vive e situá-lo no espaço geográfico e seu tempo histórico. Leva o aluno a entender que é um sujeito ativo na construção dos conhecimentos históricos. A relação entre estudante e professor é igualitária; o aluno é instigado a questionar sempre.

A resposta correta é a letra D porque, , de acordo com a concepção sociocultural, o professor tem o papel de instigar o aluno a perceber a organização social em que vive e situá-lo no espaço geográfico e seu tempo histórico. Isso significa que o professor deve criar um ambiente que permita ao aluno entender que é um sujeito ativo na construção dos conhecimentos históricos, e não apenas um receptor passivo de informações.

Essa abordagem é fundamental para o desenvolvimento da criticidade e da criatividade do aluno, pois permite que ele se situe no contexto histórico e geográfico e entenda como as relações sociais influenciam a construção do conhecimento. Além disso, a igualitária relação entre estudante e professor é essencial para que o aluno se sinta estimulado a questionar e a buscar respostas, tornando-se um sujeito ativo na construção do conhecimento.

É importante notar que as outras alternativas não apresentam a mesma abordagem sociocultural, que enfatiza a importância do professor como um mediador entre o conhecimento e o aluno, e a construção do conhecimento como um processo ativo e participativo.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *