Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

  Texto associado

O texto a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.

De acordo com Weiss & Cruz (s/d apud GLAT, 2007), o sujeito que está em processo de construção de seu conhecimento, seja em situação de aprendizagem formal ou informal, não é determinado somente pelo seu potencial cognitivo. Ele é o resultado da interação entre seu aparelho biológico, suas estruturas psicoafetiva e psicocognitiva, interações com o meio social no qual ele está inserido. Para Piaget, a aprendizagem depende do estágio de desenvolvimento atingido pelo sujeito; para Vygotsky a aprendizagem favorece o desenvolvimento das funções mentais. Assim os educadores não devem deixar de perceber o sujeito em relação ao tempo e a cultura.

(SANTOS, 2009.)

Utilizando-se do método histórico-crítico, Vygotsky empreende um estudo original e profundo do desenvolvimento intelectual do homem, cujos resultados demonstram ser o desenvolvimento das funções psicointelectuais superiores um processo absolutamente único. Assim, do ponto de vista da aprendizagem, a importância dos estudos de Vygotsky é inquestionável, pois ele critica as teorias que separam a aprendizagem do desenvolvimento.

(GIUSTA, 1985.)

Sobre a teoria de Vygotsky, assinale a afirmativa INCORRETA.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) A aprendizagem é um processo de reorganização cognitiva e depende do nível de desenvolvimento do sujeito.

   

Utilizando-se do método histórico-crítico, Vygotsky empreende um estudo original e profundo do desenvolvimento intelectual do homem, cujos resultados demonstram ser o desenvolvimento das funções psicointelectuais superiores um processo absolutamente único. Assim, do ponto de vista da aprendizagem, a importância dos estudos de Vygotsky é inquestionável, pois ele critica as teorias que separam a aprendizagem do desenvolvimento.

  

  

 

Sobre a teoria de Vygotsky, assinale a afirmativa INCORRETA.

 

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"Implicações do pensamento piagetiano para a aprendizagem

(...)

A aprendizagem depende do nível de desenvolvimento do sujeito, e um processo de reorganização cognitiva. Os conflitos cognitivos são importantes para o desenvolvimento da aprendizagem. A interação social favorece a aprendizagem. As experiências de aprendizagem necessitam estruturar-se de modo a privilegiarem a a colaboração, a cooperação e intercâmbio de pontos de vista na busca conjunta do conhecimento."

 

Fonte: "Psicologia e desenvolvimento humano" (Quadros)

 

Portanto, a alternativa que não fala sobre a teoria de Vygotsky, mas sobre a de Piaget, é a Letra D.

 

As outras alternativas citam elementos importantes da teoria de Vygotsky: cultura, relações sociais, contexto histórico e sistemas simbólicos.


a)  A cultura é parte essencial do processo de construção da natureza humana.


b)  O funcionamento psicológico tem como base as relações sociais dentro de um contexto histórico.


c)  A relação entre o homem e o mundo é mediada por sistemas simbólicos, que auxiliam a atividade humana.


d)  A aprendizagem é um processo de reorganização cognitiva e depende do nível de desenvolvimento do sujeito.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *