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  Texto associado

O texto a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.

De acordo com Weiss & Cruz (s/d apud GLAT, 2007), o sujeito que está em processo de construção de seu conhecimento, seja em situação de aprendizagem formal ou informal, não é determinado somente pelo seu potencial cognitivo. Ele é o resultado da interação entre seu aparelho biológico, suas estruturas psicoafetiva e psicocognitiva, interações com o meio social no qual ele está inserido. Para Piaget, a aprendizagem depende do estágio de desenvolvimento atingido pelo sujeito; para Vygotsky a aprendizagem favorece o desenvolvimento das funções mentais. Assim os educadores não devem deixar de perceber o sujeito em relação ao tempo e a cultura.

(SANTOS, 2009.)

Em “Os Idiomas do Aprendente”, de Alicia Fernandes, encontra-se a diferença entre fracasso escolar e dificuldade de aprendizagem. A autora define dificuldades de aprendizagem como uma situação “que provém de causas que se referem à estrutura individual da criança, tornando-se necessária uma intervenção psicopedagógica mais direcionada”. Considerando as dificuldades de aprendizagem, dentre elas a dislexia, a disgrafia, a disortografia, a discalculia, a dislalia e o TDAH (Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade), e que elas ocorrem com mais frequência nas salas de aula, analise a imagem a seguir de um aluno de 9 anos do 3º ano do ensino fundamental:

(Disponível em https://www.google.com/search?q=imagem+de++exemplo.)

É possível afirmar que trata-se de

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Resposta:

A alternativa correta é letra B) dislexia.

 

Em “Os Idiomas do Aprendente”, de Alicia Fernandes, encontra-se a diferença entre fracasso escolar e dificuldade de aprendizagem. A autora define dificuldades de aprendizagem como uma situação “que provém de causas que se referem à estrutura individual da criança, tornando-se necessária uma intervenção psicopedagógica mais direcionada”. Considerando as dificuldades de aprendizagem, dentre elas a dislexia, a disgrafia, a disortografia, a discalculia, a dislalia e o TDAH (Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade), e que elas ocorrem com mais frequência nas salas de aula, analise a imagem a seguir de um aluno de 9 anos do 3º ano do ensino fundamental:

  

Nota-se que há erros no texto: "chugar" ao invés de "jogar" ou "chutar", "chardim" ao invés de "jardim", etc.

 

É um texto que apresenta características da dislexia.

 

"2.1 Dislexia

 

De (origem grega, da contração das palavras dis= difícil, prejudicada, e lexis= palavra). Ocorre um retardo e desordem para ler, escrever e soletrar. Portanto, dislexia é o impedimento que aparece na leitura, bloqueando o aluno de ser fluente, pois faz trocas e omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta, silabada, dá intervalos entre linhas ao ler um texto não consegue dar continuidade na mesma linha, possui desorganização espacial etc. Estudiosos afirmam que suas causas têm origem de fatores genéticos, porém ainda nada foi comprovado pela medicina.

 

2.2 Disgrafia

 

Normalmente vem associada à dislexia, porque se o aluno faz trocas e inversão de letras consequentemente apresenta dificuldade na escrita. Além disso, está associada a letras mal traçadas e ilegíveis, letras muito próximas e desorganização ao produzir um texto. A habilidade de escrita está abaixo do nível esperado para idade cronológica, escolaridade e inteligência, associada ou não ao transtorno de leitura.

 

2.3 Disortografia

 

É a dificuldade da linguagem escrita e também pode acontecer como consequência da dislexia. É um quadro, muitas vezes, descrito como característico da disgrafia. Esse transtorno da escrita apresenta-se como uma persistência de trocas de natureza ortográfica (como ch por x, ou s por z, e viceversa), aglutinações (de repente/derepente, tem que/temque), fragmentações (em baraçar); inversões (in/ni, es/se) e omissões (beijo/bejo), após a 2a série do Ensino Fundamental ou equivalente. Estas alterações devem ser observadas com determinada frequência, e em vocabulário conhecido pelo aluno."

 

Fonte: "Os Desafios e Processos que o Psicopedagogo Enfrenta nas Escolas do Ensino Fundamental" (Trevisan)

 

Veja a justificativa da banca para o gabarito:

 

"A dislexia, de origem grega, da contração das palavras dis = difícil, prejudicada, e lexis = palavra. Ocorre um retardo e desordem para ler, escrever e soletrar. Portanto, dislexia é o impedimento que aparece tanto na leitura, como na escrita. Em idade escolar, os sinais são muitos mais e mais variados, pois além da dificuldade na leitura e escrita, em memorizar letras e respetivos sons e na divisão silábica e fonética das palavras, a dislexia bloqueia o aluno de ser fluente, pois faz trocas e omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta, leitura silabada, hesitante e com erros constantes, que podem incluir adição, substituição ou omissão de sílabas e letras, dá intervalos entre linhas ao ler um texto não consegue dar continuidade na mesma linha, etc. Na imagem em questão, apresenta erros ortográficos frequentes, possui desorganização espacial, confusão entre letras com grafia similar (por exemplo: p, q, d, b...), mas sobretudo trocas fonológicas e lexicais - trocar o j pelo ch, o Z pelo j, o m pelo n...

 

Ciasca (2005, p. 66), define dislexia como uma falha no processamento da habilidade da leitura e escrita durante o desenvolvimento. A dislexia como um atraso do desenvolvimento ou a diminuição em traduzir sons em símbolos gráficos e compreender qualquer material escrito é o mais incidente dos distúrbios específicos da aprendizagem, com cifras girando em torno a 15% da população com distúrbios da aprendizagem(...) (CIASCA, 2005, apud TOSTES, 2016, p. 130)

 

Já a disortografia, é a dificuldade da linguagem escrita apenas e também pode acontecer como consequência da dislexia. Portanto o argumento que cita alternativa D, como correta, não procede. Esse transtorno da escrita apresenta-se como uma persistência de trocas de natureza ortográfica, fragmentações, inversões e omissões de letras, troca os sons em palavras e aplicação incorreta de regras gramaticais. Portanto, diferente da dislexia a disortografia, é um transtorno de aprendizagem específico que se manifesta em dificuldades na escrita, mais especialmente na gramática. A banca mantém, gabarito publicado B.

 

Fonte:

  • WEISS, M. L. L. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 14a ed.

    Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.

  • WEISS, M. L. L. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. Porto

    Alegre: Artes Médicas, 1992

  • TOSTES, E. A. T; BELLAN, M; GURNHAK, L. T; SILVA, V. L. M. X. da. Os desafios e processos que o

    psicopedagogo enfrenta nas escolas do ensino fundamental. Revista Científica UNAR (ISSN 1982-4920),

    Araras (SP), v.13, n.2, p.126-138, 2016.

  • UHLMANN, M. M. B; CIPOLA E. S. M; JÚNIOR A. P. A. de O. A função diagnóstica da avaliação psicopedagógica.

    Revista Científica UNAR, v.16, n.1, SP. 2018.

  • VISCA, J. Clínica Psicopedagógica. Epistemologia Convergente. Porto Alegre, Artes Médicas, 1987."

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra B.

 

É possível afirmar que trata-se de

a)  dislalia. b)  dislexia. c)  disgrafia. d)  disortografia.

 
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