Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

  Texto associado

A psicopedagogia e as questões da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade estão indissoluvelmente associadas, simplesmente pelo fato de que a psicopedagogia tem a vocação de trabalhar nestas duas abordagens. A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são dois termos que vêm assumindo importância crescente, como parte de um amplo movimento de interesse e, com isso, de crítica que se trava, atualmente, ao paradigma científico moderno que até então nos alicerçava. Tanto a interdisciplinaridade quanto a transdisciplinaridade apontam para outras possibilidades de atuação como resposta aos limites do modelo atual, caracterizado pela simplificação, redução e fragmentação da realidade, que já não mais responde às perguntas dos pesquisadores e pensadores em Educação.

(Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo. Acesso em: fevereiro de 2024.)

Relacione adequadamente as abordagens educacionais às suas respectivas características.

1. Interdisciplinaridade.

2. Transdisciplinaridade.

( ) É possível perceber a cooperação e o diálogo entre as diferentes disciplinas, coordenadas por uma disciplina específica, um problema comum a todas as disciplinas ou diferentes formas que representem um elemento de integração das disciplinas.

( ) Intercâmbio mútuo e interação de diversos conhecimentos de forma recíproca e coordenada; perspectiva metodológica comum a todos; integra os resultados. Permanecem os interesses próprios de cada disciplina; porém, buscam soluções dos seus próprios problemas através da articulação com as outras disciplinas.

( ) É a coordenação do conhecimento em um sistema lógico que permite o livre trânsito de um campo de saber para outro, ultrapassando a concepção de disciplina e, ainda, enfatizando o desenvolvimento de todas as nuances e aspectos do comportamento humano.

( ) Possibilita o reconhecimento da importância de cada disciplina, não havendo sobreposição de significados, mas contribuição de todas elas, buscando, além disso, compreendê-las de forma a incluí-las em um diálogo inclusivo, respeitoso e essencial devido, principalmente a este campo de estudo ainda não ter seu objeto de estudos definido.

A sequência está correta em

Continua após a publicidade..

Resposta:

The correct answer is A) 1, 1, 2, 2.

To understand why this is the correct answer, let's break down the concepts of interdisciplinarity and transdisciplinarity in educational approaches.

Interdisciplinarity refers to the cooperation and dialogue between different disciplines, coordinated by a specific discipline, a common problem, or different forms that represent an integrating element of the disciplines. In this approach, each discipline maintains its own interests and seeks solutions to its own problems through articulation with other disciplines.

Transdisciplinarity, on the other hand, involves the coordination of knowledge in a logical system that allows for the free transit of one field of knowledge to another, transcending the concept of discipline and emphasizing the development of all nuances and aspects of human behavior.

In the context of educational approaches, interdisciplinarity is characterized by the mutual exchange and interaction of different knowledge, with a common methodological perspective, integrating the results and maintaining the specific interests of each discipline.

Transdisciplinarity, in contrast, enables the recognition of the importance of each discipline, without overlapping meanings, but rather contributing to a comprehensive understanding through an inclusive, respectful, and essential dialogue.

Therefore, the correct sequence is:

  • A) 1, 1, 2, 2.

This sequence correctly relates the characteristics of interdisciplinarity and transdisciplinarity to their respective approaches in educational settings.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *