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Trechos da reportagem, no site G1 – “Brasil é 1° no ranking da violência contra professores: entenda os dados e o que se sabe sobre o tema” de Luiza Tenente e Vanessa Fajardo em 22/08/2017

 

Caso de professora em Santa Catarina reabriu debate sobre agressões em sala de aula. Dados mais recentes da OCDE colocam Brasil com pior índice no mundo.

 

 

Uma pesquisa feita em 2015 pelo Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (Apeoesp) apontou que 44% dos docentes que atuavam no estado disseram já ter sofrido algum tipo de agressão. Entre as agressões que 84% dos professores afirmam já ter presenciado, 74% falam em agressão verbal, 60% em bullying, 53% em vandalismo e 52% em agressão física.

 

Para a socióloga Miriam Abramovay, especialista em violências nas escolas e juventudes, é significativo a falta de dados sobre o tema. “Praticamente nunca foi feito nenhuma pesquisa específica só com os professores. Isso mostra que o tema não é prioritário, como se a violencia não tivesse impacto no ensino, no aprendizado e no cotidiano da escola”, afirma.

 

 

Qual o papel do psicólogo na violência escolar:

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) O psicólogo escolar e educacional (PEE) deve estar atento a identificar necessidades nas relações dos membros da escola, bem como promover estratégias que objetivam o combate à violência escolar, como também identificar os focos da violência e fazer as intervenções necessárias.

Gabarito: Letra A

 

Qual o papel do psicólogo na violência escolar:

a) O psicólogo escolar e educacional (PEE) deve estar atento a identificar necessidades nas relações dos membros da escola, bem como promover estratégias que objetivam o combate à violência escolar, como também identificar os focos da violência e fazer as intervenções necessárias.

Certo! Essas são funções que o psicólogo escolar pode fazer com objetivo de diminuir a violência nesse contexto.

 

b) O psicólogo escolar tem a função de através de um olhar crítico identificar os focos da violência e resolver esses problemas, não somente com os alunos, mas também com pais e professores. Esse trabalho deve ser feito quando a violência já esta instalada.

Errado. O papel do psicólogo na violência escolar deve ser principalmente preventivo.

 

c) O psicólogo é a pessoa menos indicada para fornecer ferramentas que contribuam com os processos de violência, pois ele não se constitui na relação professor-aluno diretamente mas sim como coadjuvante de um contexto muito maior.

Errado. Pela sua formação, o psicólogo dispõe de diversas técnicas e conhecimentos que podem ser de grande ajuda para diminuir o processo de violência nas escolas.

 

d) O tema da violência nas escolas deve ser velado, uma vez que, são os indivíduos em formação que sofrem com essa realidade podem instiga-los, a crise da educação esta sendo colocada cada vez mais em pauta, demonstrando-se uma preocupação global. Desmistificar esse assunto e assumir a sua ocorrência pode aumentar o problema.

Errado. Informação é fundamental para combater a violência.

 

e) Durante sua formação aprimorou seus conhecimentos possibilitando aprender sobre o relações grupais, quando em contato com o ambiente escolar, é de extrema importância que o profissional da psicologia trabalhe essas relações com alunos e professores.

Errado. O psicólogo não precisa transmitir seus conhecimentos técnicos para os professores e alunos, o objetivo não é transforma-los também em psicólogos, e sim melhorar as relações no contexto escolar.

 

Nosso gabarito é Letra A

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